Contribuição 7: E.Saranga (_osmanos_)

Contribuição nos enviada pelos “manos” e escrita por E. Saranga. Aguardamos mais .....

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos dias de hoje, quase todo mundo tem um fotolog: uns para exposição dos seus pensamentos, outros para meterem as fotos deles abraçados aos seus amigos enquanto aumentavam o tamanho da barriga bebendo cerveja, outros ainda para meterem fotos de luares e por ai adiante…Até aí tudo bem..!! O problema surge nos comentários, quase todos (senão todos) iguais e sem conteúdo, e desculpem-me a sinceridade, rídiculos. “Ohh que texto tão lindo, és tão querida..”, “mt sweet o que escreveste, és um kido”..Isso são alguns dos exemplos dos comentários que apanhamos nos flogs. Amigos, se não têm nada para dizer mais vale fechar a boca, aliás, poupar os dedos e o teclado, porque sinceramente é muito triste, irritante e enjoativo.

Se observarem bem, assim com algum cuidado (agora estou a ser irónico, confesso), porque isso é tão claro como a água, vão perceber que todos eles são iguais e não dizem nada!
Todos eles iguais, e na minha opinião falsos, porque se virmos as coisas assim ao fundo, muitas dessas pessoas nem são assim tão amigas, muito pelo contrário, desejam-se todos os males do mundo e só não se deram uma “rasteira” porque ainda não tiveram oportunidade para tal (já chego a essa parte dos amigos).

Pegando de novo nos lindos e fofos comentários, epa, fartam...ouvir que somos lindos e queridos todos os dias sabe muito bem á todos, mas quando isso se torna repetitivo soa á falsidade, enjoa e as palavras perdem o seu valor. Depois chega a fase 2, quando os (des)conhecidos viram “amigos”: aí então é o máximo, vemos declarações de amor e tudo, te amo para aqui, para lá, e para acolá. As pessoas pelos vistos perderam a noção do que significa a palavra amor e dizem “assim por dizer”, porque é bonito. É bonito o tanas, porque quando as pessoas dizem “amo-te” assim á torto e á direito é porque algo não está jogar bem, algo está muito errado.

Eu amo aos meus pais, meus irmãos e “manos” do dia-a-dia, e não vou andar ai a dizer “amo-te mt” quando nos conhecemos ontem e porque é “fotologicamente correcto”. Das duas uma: ou dizem sem se darem conta, ou são tão fingidos que nem Judas (esse cabrão que na verdade nunca existiu). E o problema se calhar nem está na falsidade, quem quer fingir que finja a vontade! Mas na maneira repetitiva com que usam o verbo amar. as palavras perdem o valor quando são usadas em exagero, claro que é bom ouvi-las, mas sabe muito melhor quando elas aparecem naqueles momentos mais inesperados, naqueles momentos silenciosos quando estamos lado a lado…e não diariamente numa página virtual ou num comentário qualquer..

Se calhar até há quem tenha necessidade de gritar ao mundo que está a amar alguém, muito bom, muito bonito…mas não acham que há maneiras mais criativas, mais originais, do que um simples post? Ou sequência de posts? Claro, vocês vão responder, o que importa é que o sentimento seja verdadeiro e o post seja sentido…ahahah…o problema está mesmo ai! Isso raramente acontece! É muito amor e amizade para pessoas que mal se conhecem, para pessoas que a gente sabe que mal conseguem trocar olhares. Da noite para o dia viram manos, abraços calorosos e fingidos, e na semana seguinte já os vemos em poses colectivas, “te amo, te adoluh, hugz pos meus brus...”

Pensemos um pouco (isto é para os namorados também): o que é amor afinal? Quando é que sabes que estás a amar alguém? As pessoas andam a usar indevidamente essa palavra, há muita falsidade nela!! As pessoas hoje deixam-se levar pelo que fica bonito, pelo que que aparenta ser perfeito, quando essa perfeição não existe. Criam “amizades” e ilusões que passado algum tempo a cabeça não consegue alimentar mais. E onde isso acaba? Desgosto, na maior parte dos casos a chamarem-se de putas e cabrões...

Fotolog hoje para muitos é sinónimo de fama, quanto mais gente comentar e estar lá nos favorites melhor. Não condeno, porque cada um sabe como atinge os seus objectivos, mas dá que pensar as coisas que assistimos aí pelos flogs. Não é nenhuma critica á algum flog em especial, é algo que tenho vindo a observar já há tempos, comentários “fora de tempo”, “amizades inimigas”, enfim, gente falsa e que se anda a mentir porque no fim de tudo têm um interesse que é aumentar a fama e apunhalar o outro pelas costas.

O textuh não tah nada linduh neh? Acontece...Azar do caralho
Bjoooooo gland gland pa vces
Vos amo mt, mt mxm..

Por: E.Saranga & uma amiga que tem um fotolog e cansou-se de comentários fúteis

Ps: Para contribuições, opiniões, e outros...grossocurto@yahoo.com.br

Artur, o parlador


Este parece daqueles individuos que parece ter nascido para gerar polémica . Desde que desembarcou no aeroporto (na verdade aeródromo) de Mavalane directamente das terras de Eusébio,aliás, de Camões onde foi adquirir conhecimentos que segundo ele dão-lhe o estatuto de treinar grandes equipas mundiais como o Barcelona e o Chelsea, que a sua imagem é sinónimo de controvérsia e arrogância.
Chegou, viu e cedo ganhou fama pelas suas declarações (venenosas, diga-se) pouco habituais no futebol moçambicano, sendo logo apelidado de “Sem Medo” pelos jornalistas. De "Sem Medo" passa á "Mourinho moçambicano", isso pelos discursos provocatórios e recados aos seus rivais e aos altos dirigentes do orgão máximo que tutela o futebol moçambicano. Sim, porque o verdadeiro Mourinho fala, provoca, é arrogante e controverso mas no fim ganha (quase sempre), e acima de tudo sabe reconhecer quando o adversário foi superior ou quando a sua equipa não esteve bem. O Artur pensa diferente, quando a equipa dele ganha é completamente normal, quando perde culpa os árbitros ou existe uma jogada qualquer de bastidores para deitar a sua equipa abaixo. Eu diria Artur Sem Juízo,este nome encaixava de feição na personalidade do homem.

“Quem é infantil não merece ganhar!!”
Esta afirmação tornou-se célebre no desporto moçambicano, e mais uma vez é produto do extenso e disparatado vocabulário do senhor Semedo.
Na prática o infantil é ele mesmo, tal criança mimada e inconformada que mesmo antes de lhe tirarem completamente o doce já começou a chorar, e avisou que se o Desportivo de Maputo conquistar o campeonato nacional ele não vai reconhecer tal titulo, afirmação essa que é sustentada pelas tais jogadas de bastidores de que a sua equipa é sempre vitima. Até é engraçado, porque sempre que a equipa deste senhor joga com o Desportivo leva autênticos “banhos de bola”, para gaúdio do povo moçambicano que já se cansou da arrogância deste senhor.
É tão arrogante que chama o futebol e o campeonato em que ele participa de “futebolzinho subdesenvolvido” (em certo ponto tem razão). Se é subdesenvolvido porque ele com os conhecimentos desenvolvidos que tem ainda não conseguiu impôr-se aos outros clubes?
Este mesmo senhor é o seleccionador nacional da equipa principal de futebol de Moçambique, e resultados que são bons nada...só palavreado!!
O que vemos na nossa selecção são onze jogadores do clube que ele representa, isto porque na opinião dele, estes são os melhores jogadores que temos, quando todos sabemos que a rapaziada do Desportivo é que dá show nos relvados. Ele bem sabe, porque por duas vezes esta época foi vitimado, e por números bem expressivos.
Terá este senhor moral para conduzir os destinos de uma selecção nacional de futebol de qualquer que seja o país?
O problema do Semedo é que quando fala, consegue transmitir todo o desprezo que lhe vai na alma, reduz tudo o que está a sua frente á mesquinhez.
Formação é capaz de não lhe faltar, mas cadê a humildade?

Pensem nisso...

Tsapau

Para contribuições, opiniões e outros...grossocurto@yahoo.com.br

Curiosidade

O grossocurto foi galardoado com o Óscar Destaque 2006 na Gazeta dos Blogueiros (prémio de renome mundial !!! hahaha), e como prémio o nosso link ficará exposto durante 7 dias na página principal da Gazeta dos Blogueiros.

Este “prémio” é um indicador de que o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por todos nós (equipa do grossocurto, contribuintes, visitantes) não tem passado despercebido nos demais quadrantes deste mundo dos blogs. É também uma oportunidade que teremos para divulgar mais o nosso espaço, e assim criar novas parcerias, atrair mais visitantes, mais neurónios para os debates e quem sabe futuros contribuintes.

Vamos continuar a trabalhar (até nos muitos feriados que o Estado nos tem dado) e quem sabe brevemente não estaremos a receber um prémio Tvzine na categoria dos Mais Populares conjuntamente com Mc Roger (hahahahha, era lindo neh!?).

Agradecer aos Blogueiros (www.blogueiros.com/) pelo prémio, e a todos que de uma ou outra forma contribuem para a existência e divulgação deste sitio.

Khanimambo
A Equipa do grossocurto

PS – Este post era só para agradecer ao pessoal dos blogueiros pelo destaque...valeu!

Pensa bem antes de...


Antes de ficar chateado, deprimido ou infeliz com alguma cena, pensa bem antes de reclamar e ficar fudido da vida . . . Vais ver que afinal, a coisa não está assim tão bad..

Pensem Nisso
Tsin Tsi Va

Samora Moisés Machel


Vinte anos passados após a morte do saudoso Marechal Samora Moisés Machel, paira ainda a questão: “Quem Matou Samora?”O que todos sabemos foi aquilo que os camaradas com maior patência na Frelimo comunicaram ao povo há décadas atrás, ou seja, Samora foi vitima do regime do “Apartheid” que ele combatia com todas as forças. Até aí tudo bem..Mas pensemos assim:
e ele foi assassinado por esse regime que é visto com maus olhos pelo mundo inteiro, porque é que até hoje a Frelimo nunca apresentou uma queixa formal num desses muitos tribunais internacionais que pelos vistos até estão na moda contra o governo sul-africano daquela época???
O que estou a querer dizer amigos é aquilo que muitos de vós já sabem :os dirigentes da Frelimo sabem quem matou Samora, e têm o dever de dizer a verdade ao povo moçambicano. Muitos dos que mataram o Marechal hoje organizam simpósios, fóruns,e aparecem na televisão sem nenhuma vergonha na cara com discursos cinicos a fazerem lembrar aquele ladrão que dizia que não roubou quando tinha a galinha na mão. “Não vamos descansar enquanto não descobrirmos quem matou Samora”.É o que ouvimos muitas vezes quando ligamos a rádio ou a televisão..!! E com a maior calma todos os anos depositam uma coroa de flores para homenagear a data que eles trataram de criar. Neste momento estão todos reunidos lá na Praça da Independência, todos bem agravatados e sentidos.Mas Samora ainda vai viver durante gerações no coração e memória de todos os moçambicanos, e um dia a verdade virá ao de cima. A justiça tarda mas chega... Será que Samora hoje ainda cantaria a popular canção “Khanimambo Frelimo”? Já agora, acreditam mesmo que Mondlane morreu no escritório? Ai a nossa história... Pensem nisso... Tsapau

Contribuição 6- Por Leonardo Vieira

Se bem se lembram, na antiga casa sempre abrimos espaço as contribuições que íam de acordo com os objectivos do Curto_e_Grosso. Aqui não fugimos a regra, e publicamos uma vez mais (pela primeira vez na nova casa) uma contribuição de um amigo, e que por sinal já gerou debate antes mesmo de a publicarmos. É que logo depois de nos ter enviado o texto que terão a oportunidade de ler,o amigo Vieira mandou-nos também a resposta de uma amiga ao texto por ele elaborado. Estão então lançados os dados, cabe a vós opinarem também sobre este assunto
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Saudações caros amigos

No fim de semana que findou tive a oportunidade (e o desprazer) de me
dirigir a uma das casas nocturnas da nossa cidade (Coconuts Live) com
o intuito de, mais uma vez "estudar" o comportamento das nossas
raparigas/mulheres..
Não vos vou falar aqui de casos particulares porque pude reparar que
Cada vez mais é generalizável o comportamento que vemos nesse tipo de
ambientes!

O primeiro aspecto que vou salientar é a idade: 15/16 anitos, lá sai
ela de casa para ir "chilar"... (que pais são estes?). São daquelas que madrugam na night e "abrem" a disco..
Ficam a deambular de um lado para o outro a esbanjar o seu charme com
roupas que acabam por onde começam de tão curtas (e que nem sequer sentem frio)!
Depois, cada vez é mais crescente o consumo de álcool, quando nem são
2 da manhã ja estão a cambalear entre as escadas todas podres de bebadas!

A forma como dançam e se insinuam nos Homens é algo de deplorável e
quase enoja...E, é claro que (nós) os Rapazes com uns copos a mais nem temos
mais controle dos nossos actos acabando por contribuir nessa vergonha!!

De quem será a culpa???
Dos pais que não têm o cuidado de olhar para suas filhas e lhes
Concedem liberdades sem responsabilidade?
Delas que, cedo perdem o os valores morais e cada vez mais cedo se
expõem a situações de risco?
De (nós) Homens que erradamente dão uma ideia de mulher ideal e
desejada que muitas das vezes não corresponde ao real que idealizamos??
Das casas nocturnas, que aceitam que cada vez mais menores acedam a
este tipo de ambiente, que devia ser exclusivamente para adultos??

Não sei..Por mim todos e cada um de nós temos a nossa quota parte de
culpa neste processo!!
Só posso ter a certeza de uma coisa: Não é essa, com certeza a mulher
que quero pra casar e ter futuro!!!!!

Pensem nisso!!!

LV
Por: Leonardo Vieira
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Eis a resposta da Claúdia ao texto do Leonardo:

---------------------------------------------------------------------------------

Caro Leonardo

Pude, através de um amigo, ter acesso aos teus textos. No começo até me agradavam.. Falavam de assuntos interessantes e, de certa forma, cotundentes e sensiveis para alguns...
Porém foste um pouco infeliz neste teu último em particular!! Pois ora vejamos:

Tu já pensaste que podem ser os próprios HOMENS e a SOCIEDADE que criam em nós este tipo de comportamento??
Já te ocorreu que uma menina/mulher que não seja "da visão" ou que saiba acompanhar o seu damo pode, quese de imediato ser trocada por outra?? Uma vez já fui uma dessas meninas recatadas que se dava ao respeito e não saia de noite..Mas sabes o que se passou??
Ele me TROCOU por outra que o fazia!! Voçês Homens são uns seres insatisfeitos por natureza, se têm uma recatada,é recatada demais, se é "da visão" é PU**!!!!

AFINAL O QUE QUEREM???
GOSTARIA QUE ALGUÉM UMA VEZ ME RESPONDESSE...

Cláudia
-------------------------------------------------------------------------------
Ps:
Para contribuições, opiniões, e outros...grosssocurto@yahoo.com.br



Nova Rubrica...


Mais Curto ainda do que já somos, e igualmente grossos... heheheeh....brincadeira.
Mas as frases são isso mesmo, curtas e grossas... Abrimos a rubrica, força aí e nos mandem as frases que nós vamos postando...

Tsin Tsi Va

Até Quando???!!

Até quando ??? !!!

Até quando vamos permitir este tipo de humilhações e permitir os constantes abusos a Moçambique e aos moçambicanos??
Nao falo deste caso concreto, que por acaso está engraçado, até o chefe de estado foi speedado por estrangeiros . . .
É bom para aprender!! Macaco.... Para ver o que o cidadão comum (quer dizer, nem tanto neh) passa ao querer, por exemplo, obter um visto para Portugal, para os USA ou ,até mesmo e mais recentemente, para o Brasil .
Ou os milhares de Moçambicanos que são constantemente mal tratados na vizinha África do Sul, os mineiros. Já tentaram obter um visto para Portugal ????!! Experimentem e vão ver a dança que aquilo é!!Até fotocópias dos impressos vos mandam tirar (para poupar papel... Juro, eu vi!!). Já os portugueses (e não entro na recente onda de descriminação que se faz aos tugas, porque bocas há em todo o mundo) quando veem a Moçambique basta apenas entrarem no avião que o seu passaporte é carimbado á chegada.

E a embaixada dos USA...já viram??! Cortar uma estrada da nossa cidade!!! Senhores, vamos lá tentar fechar a estrada onde fica a embaixada moçambicana na América....quero ver!!! ahhahaah ..Se querem se enfiar numa caixa forte, que a construissem no meio do mato, e até minas poderiam por lá...
matrecos!

E nesse tópico, podemos voltar a questão da música, onde não há espectáculos sem artistas estrangeiros, só ver recentemente a abertura do verão amarelo, o lançamento do Zico e em breve do Deny OG...TUDO ESTRANGEIRADA!!
E o moçambicano ali feito mendigo.Nós não temos orgulho próprio mesmo!! Arri.... Já agora, me davam mais exemplos...

Epa, antes dos outros, nós é que nos temos que dar valor...
PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

PS: Para contribuições, opiniões, e outros...grossocurto@yahoo.com.br

Dicas da nova casa

Caros parceiros...

O nosso novo colega, que ainda nao demos nome por acaso, tem txunado este blog não??!! Epa, eu e Tsapau estamos mal, agora temos que escrever que não acaba... Mas penso que o nosso espaço ficou bem mais agradável....ESTÁ SÉRIO!!!

Mas quando digo nosso, é mesmo nosso, de todos que por aqui passam.Este é um espaço criado para todos e que pretendemos, já o dissemos, ser de debate e troca de ideias. Então não hesitem e mandem os vossos textos, assuntos a debate, fotos... tudo que traga uma mais valia para o nosso espaço.

Mudamos de espaço e as contribuições diminuiram, então estamos sem perceber muito bem porquê. O fotolog era mais prático, é facil comentar e ver os comments, mas aqui também não é assim tão dificil.... Ainda temos o novo espaço de mensagens rápidas, que permite mais flexibilidade ainda....

Enfim, PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

PDF de Setembro nas BANCAS !

Já está em circulação o PDF referente ao mês de Setembro.

São 22 páginas de posts que passaram no nosso querido CURTO E GROSSO no mês passado.

Envie um email (
grosssocurto@yahoo.com.br) solicitando uma cópia do PDF, nós trataremos de fazer com que o PDF contendo os posts de Setembro cheguem a sí.
Lembramos que temos ainda disponiveis os pdfs de
Abril, Maio, Julho e Agosto para todos aqueles que
estiverem interessados.



PS: Para contribuições, opiniões, e outros...grosssocurto@yahoo.com.br

Será?!?

A foto foi tirada há 3 semanas na Baia de Maputo. Achei engraçada... Para
que servirá a estrutura rebocada?? Será para uma ponte? Um Cais? Um barco? Uma PLATAFORMA?? ehhehehe... Pois, será que descobriram petróleo no nosso país?? Cá por mim espero que não!!!

Petróleo iria elevar os niveis de corrupção de tal forma que se tornaria insustentável (se ainda nao é, ta quase), o fosso entre ricos e pobres iria aumentar e tornaria-se cada vez mais dificil... E só pegar em exemplos como Angola e Nigéria. (grande previsao!!hahahaah)
Isso para não falar do pior cenário, a guerra... Cá por mim ficamos sem petróleo que estamos bem, a riqueza já é muita, apenas está mal distribuida.
Mas que tal... para que será essa estrutura??
PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

PS: Para contribuições, opiniões, e outros...grosssocurto@yahoo.com.br


PS 2 - Os comentários diminuiram drasticamente nesta nova casa. Porque será? Só agora podemos controlar a afluência e por isso não sabemos se está menor ou maior. Será que as pessoas ficam intimidadas com este novo espaço? Parece mas não é nada complicado comentar... Tão simples. Enfim...Cá por nós, continuamos a bombar!!

Assaltante ou Chambocado?


Espectaculo Verão Amarelo dia 1 de Outubro de 2006

AMARELADO o Verão...


Terça á noite… Um friozinho e muita chuva depois, cá estamos… Mas não começou assim. Estava um calor terrivel no domingo!! Pois é, o Verão chegou mesmo, ou ameaçou pelo menos, e veio abençoar o lançamento do nosso querido e saudoso VERÃO AMARELO ! ! !

Em resumo, o que nós tinhamos ? Um grande espectáculo, outra vez com artistas estrangeiros como cabeças de cartaz (enfim...), sol, areia, água, praia....calor... aliado a uma publicidade intensiva de 2 semanas de anúncios... só poderia resultar num sucesso neh?? Deve ter sido mesmo...
A parte colorida, bonita, alegre, já devem ter visto em todos os telejornais e imprensa nacional, não vale a pena repisar, e também não foi para bajular a Mcel que criamos este espaço (talvez se nos começassem a pagar como fazem a imprensa nos vendessemos também). Analisemos, como sempre, os pontos menos famosos, o outro ponto de vista, e que geralmente escapa a maioria desatenta...

O que em outros paises torna-se motivo para cadeia, processos judiciais, indemnizações entre outros, cá entre nós, passa por um sucesso e um grande espectáculo !!! Quem se lembra do show dos UB40, onde mesmo pagando 300 mil para entrar, se ficou 5 horas na bicha e ainda entrou-se num local sem comida nem bebida durante horas!! E os shows no campo do Maxaquene que pautavam pela mesma história.... Pois, desta vez, e para não variar, a MCEL nos brindou com mais um evento mal organizado e sem respeito nenhum pelos famosos 1 milhão de clientes...o povo (e não confundam povo com pobres como erradamente se faz.)
Fechou-se a marginal (sem prévio aviso de rotas a seguir, sem sensibilização para as pessoas irem a pé ou de transporte) e sem uma frota de transportes que levassem as pessoas e facilitassem o trânsito. A confusão é indiscritivel, vos aviso.
Depois, virou-se o palco para a estrada, ou seja, ficou tudo afunilado, e para melhorar a coisa, ao invés de barreiras a meia altura, colocou-se cercas de 2metros de altura. Lindo não é? Qualquer minimo pânico ou agitação, e umas centenas de pessoas morriam asfixiadas e esmagadas (não, não é ficção cientifica, acontece todos os anos em todo o mundo, e deveriamos aprender com isso!! E não esperar que nos aconteca também). Depois para abrilhantar a coisa, começaram a chambocar as pessoas para se afastarem das barreiras (que pensa-se terem sido colocadas exactamente para as pessoas saberem até onde poderiam ir) e de notar que as pessoas chambocadas eram crianças... Nota * parabens ao Jorge Ribeiro por ter pegue no microfone e solicitado aos policias para pararem com o chamboco. Nota positiva Jorge * Afastaram as pessoas 3 metros, e colocaram uma fita plástica.E adivinhem, as pessoas não violaram a fita!! Agora vejamos os extremos... de rede de 2metros a uma fita, vai uma diferença abismal!! (simples blocos de betão armado, ou outros marcadores de meia altura, serviriam para as pessoas saberem onde parar). A estrada estava repleta, a areia também, enfim....não havia espaço!! Previsivel, visto ter sido tão anunciado o espectáculo ser MAHALA!!! Por falar nisso me expliquem, será que se fosse festival de música nacional, as pessoas deixariam de ir?!? Isso aliado ao facto dos artistas no cartaz terem baldado a Mcel (bem feito!!) e para piorar, os macacos, ao invés de aproveitarem a deixa e tornarem aquilo num festival Moçambicano, vão chamar bandas sul africanas para tapar o buraco....sim, porque em Moçambique, é PROIBIDO fazer show sem estrangeiros!! Deus Castiga!!

Epa, mais respeito com as pessoas (que são clientes) e que se proiba fazer eventos daquela dimensão, em espaços não apropriados para tal!!! É um perigo, e não vamos esperar morrer gente para pararmos.

PENSEM NISSO!!!
TSIN_TSI_VA

PS : Vimos "in loco" pessoas desmaiadas, e soubemos (não confirmado) que deram entrada no HCM, 4 vitimas de violação...
Atraiu-se as pessoas para a toca do lobo, e as deixaram desprotegidas...enfim...RESPONSABILIDADE SOCIAL é o lema....

PS 2: Para contribuições, opiniões, e outros...grosssocurto@yahoo.com.br