Número1 da poluição


Ora bem...
Com que então na semana finda ( dia 13 de Dezembro para ser mais exacto), a KPMG divulgou a lista das 100 maiores empresas moçambicanas, e como já era de se esperar a nossa querida Mozal está no topo desse ranking. Seguem-se (se a memória não me atraiçoa) HCB e Sasol.
Eu, como bom moçambicano pergunto: desde quando a Mozal,HCB e Sasol são empresas moçambicanas?!?
As tantas eu percebo mal português, pode ser o caso, da mesma maneira que o português veio até mim é da mesma maneira que por exemplo a HCB está a ser dada aos moçambicanos: ás migalhas!! Olha, já me esquecia, então ontem mesmo o patrão Guebas (como diz o consagrado palhaço Mc Roger) usou da arguta voz para dizer ao povo moçambicano que Cahora Bassa já era nossa. Disse com tamanha convicção que até ele mesmo acreditava. Enfim, pior mentiroso é aquele que mente e acredita na sua mentira...

Voltando a Mozal...1º lugar nas maiores empresas, porém esqueceram-se de atribuir um outro prémio: LÍDERES DA POLUIÇÃO EM MOÇAMBIQUE !!
Chegaram, ofereceram uns Cherokees, Bmw`s, e Mercedes aos bosses aí dos ministérios e dias depois lá estava todo sumptuoso o monstro de ferro a cuspir merda por tudo quanto é canto.
Triste, mas essa é a realidade do nosso país e continente, sugados dos seus recursos, expostos á gases altamente tóxicos em troca de uns Mercedes para os seus dirigentes.
Essa tal de Mozal que hoje é líder dos tops que anualmente são inventados para reunir os maiores responsáveis pela degradação e delapidação dos recursos deste país, amanhã será de certeza o PESADELO AMBIENTAL DO SÉCULO XXI. Ontem as ameijôas do Rio Matola, hoje os ares de Boane (Mavoco), amanhã todo Moçambique poluído e todos nós fodidos dos pulmões e atrofiados dos membros.
Para quem não sabia, a Mozal instalou uma lixeira para dejectos produzidos pelo monstro lá para os lados de Boane. É que no fabrico do aluminio é produzido um residuo muito forte (SPL) que acaba forrando as paredes das fundições, e para sua remoção e gestão são exigidos cuidados extremos para evitar a contaminação do ambiente á volta.

Depois de tirarem uma das bases alimentares dos habitantes ao redor do Rio Matola, estes senhores decidiram viajar para Boane, e lá pretendem lançar flúor e cianeto.
E, adivinhem, tudo isto com permissão do MICOA mesmo sabendo que naquela zona existem dois rios que fornecem água a Matola e Maputo.
Estes resíduos secam a terra provocando grandes desgostos á população que vive da agricultura, e como se isso não fosse suficiente poluem as águas.
Já me esquecia, a Mozal não assume nenhuma responsabilidade em relação a lixeira, portanto passou a “batata quente” para o MICOA.
Porque será?!?
Como diz o meu companheiro Tsintsiva, a Mozal deixou de instalar a fábrica lá na terra natal com as melhores condições (sistemas de comunicação, condições técnicas,e.tc) por causa das “praias” que temos cá. E que praias, digo eu...
Golfinhos e baleias morrem, a marginal da nossa cidade a desaparecer nas barbas brancas do senhor De Castro , e como se isso não bastasse ainda nos querem dar flúor e cianeto para cheirarmos e bebermos...
O senhor Luciano André de Castro e seu elenco parece que foram os primeiros a sufocar no meio de tantos problemas ambientais...

Sejam bem-vindos ao Moçambique Poluido da Mozal e do Micoa!!!!!

PENSEM NISSO
Tsapau

Ps: Desculpem-me o testamento, mas isto da Mozal polue-me os neurónios...

Contribuição 9


O nosso amigo Leonardo Vieira foi apreciar o evoluir da música jovem moçambicana e decidiu rabiscar umas linhas a descrever o que ele presenciou. O nosso obrigado por mais uma contribuição neste nosso espaço.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Oi manos! Escrevo-vos hoje, para vos retratar um facto positivo que presenciei na sexta-feira passada (24/11). Tive acesso a um convite para o lançamento do single dos TRIO FAM. Vos confesso que, quando tive a ideia de escrever este texto inicialmente seria para criticar a postura da 85% do pessoal que lá vi (todos vestidos a RAPPERS, com aqueles tiques americanizados e tal...), porém quando os TRIO FAM usaram da palavra fiquei pasmo!!Não posso deixar de mencionar que um facto lamentável é que estava prevista uma conferência de imprensa para quele dia, porém, os órgãos de informação não se fizeram presentes (como de costume)!

Mas os “putos” deram a volta por cima e o ÁFRICA BAR pegou fogo quando começaram a tocar AO VIVO (não como MC´s Rogeres e malta BANG que tocam em playback) as músicas que irão constar no seu álbum final. No final eu e todos os presentes estavamos ansiosos por poder levar uma cópia do single (que vinha acompanhada com uma camisete TSATSU) para ouvir depois!É louvável o conteúdo das suas letras (não ZÁ GÁ ZÁs e companhia limitada), e o ritmo é muito bem audível. É motivo pra dizer que estão de parabéns os TRIO FAM (e a TRACK) e bem haja a música jovem Moçambicana...
Nos encontraremos por ai nos palcos.....
LV

NICE !


Após uma semana com média diária de + de 100 visitas por dia, chegamos ao redondo número de 5000 visitas. Não estamos numa corrida, mas não podemos mentir...É NICE !! É bom ver o número de visitas a aumentar que significa automáticamente.....mais informação alternativa a circular.

O nível de comentários aumentou embora sejam poucos ainda. Infelzimente as contribuições diminuiram. Porque será?

Palavras para quê ??


Mas até que dá ! ! ! Porque desta vez não são vocês a fazerem o post?? Tá aí...Quem puder que faça o post desta imagem....

Senhora com S MAIÚSCULO ! ! !

É verdade !!!...Se lhe encontrar na rua espero ter a coragem/descaramento de me dirigir a esta SENHORA e lhe apertar a mão e lhe dar os parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver. Senhora Ministra HELENA TAÍPO, meus Parabéns !!

Para os mais distraídos, trata-se da Ministra do Trabalho do actual governo. Estranho não é ??!! Será que mudou de ideias o Tsin Tsi Va??!! Não... Muito pelo contrário. Cada vez mais o sr. Guebuza e sua escória me decepcionam e mostram que não passam de cabritos iguais aos outros, ou até piores ! (nunca imaginei pior que Chissano) mas ok. Esta ministra entrou em exercicio e tomou atitudes...firmes, não consensuais, arrojadas....enfim....teve TOMATES para fazer alguma coisa e não se deixar levar pela onda de sei lá o quê que temos no país em que todos querem ser politicamente correctos e todos fogem do conflito acabando por fazer...nada!

- Demitiu o individuo que roubou milhões de dólares aos "Madgermanes" e que estava na altura a fazer o mesmo na África do Sul com os mineiros.
- Demitiu toda a cabritagem do INSS (talvez um sector que poderiamos chamar de VERGONHA NACIONAL de tanto dinheiro que se desviava/desvia por lá! Até um banco financiaram...)
- Iniciou visitas ao terreno e não só em Maputo, ao contrário do da Saúde, com muita classe e respeito pelas pessoas, mesmo quando era para repreender e fechar fábricas.
- Encerrou fábricas poluidoras em Nampula.

São apenas alguns dos factos que me ocorrem de repente, muitos haverão com certeza. Também não quero dizer que tenha eliminado a corrupção nem que ela própria seja santa. Mas que está a trabalhar está!

Para quem ficou atento na altura, a senhora Taipo pagou cara a afronta ao PEDRO TAIMO (perdoem-me se me enganei no nome) e teve a sua vida privada e profissinal escancarada na capa do jornal Zambeze durante 1 mês inteiro ! Foram ataques pessoais cerrados à sua pessoa. Porquê? Estando atento deu para saber que o jornalista seria o cunhado do PEDRO TAÍMO....UAU.

Neste momento a senhora acaba de colocar-se do lado de 250 trabalhadores de segurança (classe trabalhadora quase escrava e mal paga) e obriga a empresa a pagar o que deve aos trabalhadores. O inédito está no facto do boss da empresa negar a pagar e desrespeitar o Ministério afrontando-o. Coisa rara na nossa terra, a senhora ministra não aceita o abuso e corta a licença de trabalho ao individuo proibindo-o de ganhar $$$ no nosso país à custa de uma economia que não quer respeitar. Oxalá mais seguissem o exemplo e passássemos a dar BENIX a todos aqueles que ganham $$ no nosso país e ainda têm o descaramento de publicamente cuspir no prato que devoram.
O texto já vai longo por isso...

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Não vamos esquecer!!

Oito dias se passaram desde que colocamos o que pode ser considerado o mais importante post até agora neste blog. E oito dias se passaram sem que tenhamos mexido uma linha, propositadamente e mesmo que o pensassemos em fazer não o conseguiriamos. Porque não é fácil colocar para trás um assunto como o do post passado, é extremamente dificil. E por isso demoramos...
Vamos retomar agora a actividade "normal" do C&G mas sem nunca esquecer o assunto. Voltaremos a tocar no assunto vezes sem conta até que nós, todos juntos, façamos alguma coisa para mudar a situação. Sim nós!! Porque se não formos nós a fazê-lo ninguém o fará...Devemos isso a nós próprios e talvez até o devamos à Edna...

Foi um post que demorou a ser escrito, e demorou a ser publicado, houve exitação...mas valeu a pena. O post teve respostas muito fortes e uma aderência muito grande o que nos faz crer que não estamos sozinhos neste modo de ver a vida e que podemos sim fazer alguma coisa...

O post mantém-se activo pois foi colocado como DESTAQUE aqui no blog. No final do mês será publicado no PDF de Dezembro e esperamos que todos juntos possamos espalhar mais ainda a informação e a nossa revolta...

PENSEM NISSO
C&G

Beleza Assassina

No país do gangstrismo (e o facto de haver paises em pior estado não me comove…), onde grandes homens/mulheres foram já assassinados e onde a população morre todos os dias devido a inércia/ocio/ganância/ignorância, e irresponsabilidade das pessoas que colectam seus impostos e recebem gordos salários (fora o $$ roubado) sem cumprirem as suas tarefas minimas, num país destes, este post pode parecer, de certa forma, pequeno ou de pouca importância. Mas não o é, podem crer !

Em 1º lugar, porque a vida humana é o que de mais precioso temos.
Em 2º lugar, porque essa mesma vida, não tem preço !
Em 3º lugar, porque a pessoa em causa (e acreditem que há pessoas que o merecem) cumpria harmoniosamente e sem grandes confusões a sua passagem nesta vida.

E se, mesmo não conhecendo aqueles a quem já chamamos de heróis aqui neste espaço, reclamamos e gritamos....INJUSTIÇA ! ! ! Então, neste caso o nosso dever é ainda maior ! Porquê ???
Porque desta vez foi perto de nós, muito perto ! E mesmo que não fosse (como o caso do jovem FARUK), gritariamos na mesma.

A EDNA DE CASTRO já não está entre nós e todos sabemos que nada, nada mesmo irá compensar a sua ausência, nem todos os biliões de doláres do mundo, nem um fuzilamento público, nem o que quer que seja. Mas sinceramente...isto já é demais !!! Que sentem os colegas, amigos e especialmente familiares (e até a sociedade civil) quando na rua se deparam com a jovem “modelo” assassina ??!! Que espécie de pais somos nós que permite a uma psicopata assassina passear livremente após um acto barbáro e selvagem daqueles ??!! Apesar de até a pena de morte ser para mim admissivel em certos casos, nem chego a tanto desta vez (olha que não me importava!!) mas no minimo numa cadeia aliada a uma psiquiatria para ver se tratavam minimamente a pessoa em causa, para que no mínimo ela conseguisse ter a dimensão do seu acto, e quem sabe assim, quem sabe, poder sentir o peso da culpa a devorar-lhe a alma....Mas porra, que se foda!!! Pena de morte e acabou!!

Curto e Grossamente falando, essa modelo de m**** matou á facada e brutalmente uma outra jovem. Assassina confessa vai para a cela e fica lá......meses!!! Isso mesmo....meses!!! E agora passeia a sua classe nas ruas de Maputo. Olha, já me sinto seguro!! O nosso sistema começa a nao ter adjectivos para o descrever! E nós que fazemos?? Ficamos calados...calados e serenos. A espera que aconteca a um nosso familiar e ai possamos gritar e insultar os culpados! Está na hora de acabar com esta palhaçada! Ontem foi a Edna, antes de ontem o Faruk, e amanhã alguém mais perto de ti! Sim, de ti que estás a ler isto e apenas abanas a cabeça em concordância. Está na hora de todos juntos pormos termo a estas barbaridades (dos nossos governantes) e com pressão da sociedade civil dar a volta a isto.

Mas a Edna não volta. E cada vez que alguém se cruzar com essa menina na rua, vai se lembrar do pais em que vivemos, da Edna que não está cá, e de que realmente,estamos no pais das bananas !Parabéns ao deixa andar por mais um filho...

E se a assassina está a solta, onde anda o seu cúmplice?? Sim, o denominado FIFI . Porque pelos vistos ser cúmplice por cá é “maningue nice” ! ! ! Assistes o crime (se foi apenas assistir, não sabemos!), ficas horas com a vitima, não levas para o Hospital, não pedes ajuda (pelo que se sabe quem ligou a pedir ajuda foi a própria Edna), na esquadra nada dizes de concreto e no fim....estás livre ! !

Depois aparecem uns jovenzinhos com video clip a idolatrar o individuo com slogans de “Free FIFI” !!! Sinceramente TRIO FAM, meteu nojo!!! São um grupo bastante interessante, mas METEU NOJO !!! Calculo que uns copos, uma amizade de jovens e prontos, já deu para pôr a mão no fogo pelo “amigo” e fazer uma demonstração pública de apoio a um cúmplice de assassinato (e cúmplice é ser simpático, porque enquanto não virmos um julgamento onde esclareçam os factos, não sabemos o que lá se passou!!).
No próximo video, façam FREE ANIBALZINHO!!

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

PDF de Novembro

Já em circulação por email a "revista" de Novembro. Também disponivel na barra lateral do blog, na secção de RESUMOS MENSAIS...
Aproveite...é MAHALA!!

PS - Para contribuições, opiniões e outros...grossocurto@yahoo.com.br


Frases&Frases

Dia Mundial...

1 em cada 7 Moçambicanos está infectado pelo Vírus...Só 37 mil dos 370 mil infectados é que fazem tratamento Anti-Retroviral...

Já não há tempo para apontar o indicador a ninguém, cabe a nós (Sociedade Civil) a responsabilidade de pôr termo ou minimizar a evolução desta pandemia.
Por isso, hoje, amanhã e sempre procure despertar sensibilidades para esta doença que continuamente infecta e dizima milhões de vidas humanas...é teu dever como cidadão, e acima de tudo o teu contributo como membro da Sociedade!!!

O estigma e a discriminação em relação aos portadores do vírus, não trazem nenhuma solução para o problema, só o dão proporções “mais alarmantes”:
● Desrespeitar, ter medo ou desconfiar de pessoas infectadas são atitudes que levam a que estas pessoas não procurem apoio e tratamento médico.
● Vamos compreendê-los e aceitá-los, para que não se isolem e consequentemente se excluam da Sociedade.

Por isso “Pensa Direito” antes de desprezares um amigo, familiar, ou um simples peão como tu, só por ele estar infectado.
O HIV/SIDA existe para todos.

PENSEM NISSO...

TSAPAU