Mais um inquerito vem ai!!!

MAIS UM INQUERITO QUE VEM AI!!!

Mais uma comissão de inquérito que vem ai!!!

É verdade, o Presidente da Republica disse, em conferência de imprensa, para não se avançar com emoções para se descobrir as causas incêndio que destruiu uma parte significativa do Ministério de Agricultura e que se desse espaço a comissão de inquérito (especializada!) para que se apure as razões e chegue a alguma conclusão. Porque em parênteses a palavra especializada? Será que é a mesma comissão do paiol? Especializada em explosões e incêndios! Será?

Se for a mesma comissão, então, prevejo já o resultado da extensa e apurada investigação que irá decorrer. Isso mesmo, que irá, ou já esteja a decorrer. Eu tenho esse mau hábito de ao ver um bolo a ser confeccionado já estou a pedir para provar o creme que vai cobrir o já negligenciado bolo.

Sigamos, portanto, directamente ao creme da questão:
as causas do incêndio pela capacidade técnica da comissão de inquérito!

1. O clima – a brisa semi-gelada que começou a soprar nos últimos dias na capital do país contribuiu para as chamas se propagarem mais depressa;

2. A capacidade de reacção dos Soldados da Paz;

É assim mesmo que eu prevejo o relatório de mais um famigerado inquérito.

Também, vejamos. Ao clima não podemos responsabilizar e aos nossos Soldados da Paz, eles lá tinham culpa que o tráfego no acesso ao Ministério estava caótico? E que por causa de um ligeiro furo no carro-tanque, que está absoleto e só serve para encher piscinas lá para os lados dos bairros da Sommerschield, o liquido precioso foi-se derramando no asfalto escaldante? Em cada um dos casos como podemos pedir as devidas responsabilizações? E o pior, é bater nos ceguinhos. Os nossos bombeiros funcionam! Um dia vieram arrombar a minha casa porque perdi as chaves.

E o que o inquérito NÃO vai dizer?
Isso mesmo, as reais causas do incêndio!

Membro_Sem_Nick

PS. Para surpresa minha, três dias depois do ministério ter sido arrasado foi anunciado que este ano o governo aprovou o investimento, este ano, de 13 milhões de meticais (aproximadamente 481.500,00 USD!) para a compra de duas viaturas para o combate a incêndio. Porque é que só depois dos acidentes é que resolvemos os problemas? Porque?

Porque não nos podemos calar??


Porque não nos podemos calar??

O silêncio não é apenas a ausência do som... Certas vezes pode significar apatia, ou seja, como já diz o velho ditado “quem cala consente”, mas pra mim falta completar com “...mas não sempre!” Pois vejamos:

Se Lutero e Calvino não tivessem “falado”, as igrejas protestantes não terias sido criadas.

Se Mahatma Gandhi se tivesse escusado de falar, a independência da India demoraria muito mais para chegar.

Se Uria Simango, o 1º presidente da FRELIMO (sim, leram bem) tivesse “consentido”, o que seria de nós hoje?

Como estes há, de certo muitos outros exemplos a mostrar, porém acho que são suficientes para mostrar onde quero chegar! Há muitas coisas que passam à nossa volta que não podem mais ser consentidas ou caladas enquanto vão sendo feitas, enquanto barbáries vão acontecendo debaixo dos nossos olhos impávidos! A opinião pública é estupendamente maleável, e, de certa forma o povo está se deixando levar pelos rumos dos acontecimentos!

Como pode o preço da energia aumentar, a tal da taxa de lixo, o preço do pão, os preços disto e daquilo, que, à medida que o Dólar ou o Rand sobe ou desce, quem sofre são os nossos bolsos e o tão mencionado aumento do salário (muito falado perto do 1º de Maio) ainda não se ter concretizado?? E onde está o povo???

Como podem os jovens, nós, ficarmos calados enquanto fazemos bichas intermináveis nas faculdades públicas para concorrer para vagas que de ante mão já foram ocupadas, quando acabamos os cursos superiores voltamos a fezer bichas para arranjar emprego, correndo o risco de não sermos admitidos simplesmente não temos os famosos “anos de experiência”

Onde está a voz dos jovens????

Saibam pois que foram os jovens que em 1989 em Tiananmen na China se juntaram num nº igual ou superior a cem mil (100.000) em protesto a favor da liberdade e igualdade e contra a corrupção do governo Chinês. Foram jovens soldados que, em 25 de Abril em Portugal realizaram a “Revolução dos Cravos”. Nós jovens, somos chamados a intervir cada vez mais e melhor para que o nosso Moçambique não sejá de vez entrelaçado na teia da Corrupção e do deixa andar (dois termos ao quais estamos a ficar cada vez mais habituados). Não podemos deixar que o estado/governo ou quem quer que seja, nos roube o direito de viver numa nação democrática, onde a liberdade de expressão não é calada com balas no peito, como foi com Cardoso ou como muitos outros jornalistas pelo mundo fora!

Em que um ministro do interior incompetente como Tobias Dai, não se mantenha no cargo, depois da tragédia que foi causada por uma negligência humana a olhos vistos.

Onde ministros e dirigentes fazem o deu trabalho, como Ivo Garrido ou Felício Zacarias (estou certo que haverá muitos outros que não foram citados).

Pensemos, mas pensemos bem em que caminhos queremos conduzir o nosso Moçambique, pois somos NÓS que teremos que fazer com que esse caminho seja cumprido!!!

É CASO PARA DIZER...

Moçambique jovem, SURGE ET AMBULA!!!!!!!

Leonardo Vieira

O porquê do silêncio...

Porque será que o blog ficou 1 mês em silêncio ?

Falta de tempo ?
Falta de motivação ?
Forma de protesto ?
Falta de participação dos mais de 100 visitantes diários ?
Algum problema entre os membros ?
Esgotamento de temas ?
Existência de outros blogs que retratam situações semelhantes ?
Algum outro motivo que nos escapa ?
Falta de tempo ?
Medo de Represálias ?

O que vocês acham ?

Tsin Tsi Va