É só FOTO...um ângulo...uma lente


“É só foto, é só foto !!”... cantam e dançam os moçambicanos pelo país inteiro !! DJ ARDILES, está na hora de fazeres o remix !! È que acabamos de descobrir que não é só foto não... Tem que ser a foto que eles querem, uma só verdade, uma só cor......UM SÓ PARTIDO !!!

É sem dúvida o ponto mais negativo da nova era FOGUINHO... O cerco se aperta e quem não estiver de VERMELHO começa a ter cada vez mais complicada a sua vida.

E isto porquê ?? A STV acaba de noticiar o facto do porta voz da Renamo (O homem fala tão rápido que não se percebe o porquê desse cargo!!) foi preso por tirar fotos ao local onde 2 dias antes se realizaram as comemorações do aniversário do Partido. Sim, do partido, porque quem vai se atrever a chamar aquilo comemoração da indepêndencia ??!! Que pena... Eu e outros milhares gostariam de celebrar a independência de outras cores que não vermelho (e no meu caso todo nu visto não ter cor ainda!! ).

Voltando ao facto, o homem esteve preso 2 horas por ter fotografado o local 2 dias depois... Não sei se por ter tirado foto às bandeiras do partido ou às palhotas vizinhas (como ele fez referência).

Enfim, o resto dos comentários ficam a vosso cargo e lembrem-se...CUIDADO COM AS FOTOS !!


PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

PS – já vos disse várias vezes e cada vez mais se confirma....estamos a caminho do Zimbabwe....Que Pena!

TPC - 25.06.2007


Este PDF (clique aqui para ter acesso ao ficheiro!) do WorldBank foi sugerido como leitura por um dos nossos assiduos visitantes.

O que nós pretendemos é que todos façam um leitura, o documento não é muito grande, e que se comente. A discussão é importante baseada em documentos reais.

Por favor, o debate está aberto.

Pensem nisso.

C&G

Será possivel?

(Para desanuviar da Mcel e do Azagaia)

A montagem de fotografias é da Catedral de Maputo, o ícone da Igreja Católica em Moçambique. Se repararem no fim da montagem está o que quero mostrar.

Eu sou ateu, portanto estes assuntos religiosos eu não tenho tanto conhecimento. Mas sei, por cultura geral, que uma das razões que a IURD é marginalizada pela sociedade, é por “exigir” o dizimo para realizar os seus milagres sociais.

Bem sei, também, que na Igreja Católica antes da missa acabar os cestos se espalham pela nave da igreja a espera de donativos.

Portanto as duas igrejas pedem dinheiro para continuar a realizar os seus serviços. Só que uma pede discretamente e a outra, todos sabemos como é:

“Seja fiel, e tudo o que vier nas suas mãos separe o dizimo! Se der o dinheiro será salvo…Ámen irmão.”

Assim sendo, qual foi o meu espanto quando vejo a seguinte frase na porta principal da Catedral. Sé visto mesmo…clique AQUI para ver com os próprios olhos!

“DIZIMO É AMOR, PARTILHA”

Pensem nisso…

Ma_Fur_Ra

PS. Não se esqueçam que estamos a fazer um protesto, aqui.

Por um SERVIÇO MELHOR - está no ar!!!


Está no ar a campanha. Até 2@ feira vamos todos espalhar emails, links e SMS´s com o conteúdo descrito no flyer.

Aconcelhamos a dar mais atenção aos 3 dias seguintes e à própria 2@feira de manhã.

Poderiamos, e deveriamos também, redigir um memorando ou uma carta à Mcel dando conta do nosso protesto, suas razões etc ... (Caro Egidio, por onde andas ?? )

A Vitória Prepara-se, a Vitória Organiza-se

PENSEM NISSO
C&G

Por um SERVIÇO MELHOR


Esta é uma proposta para o flyer. Por favor não copiem este ainda. Façam comentários e em 24horas teremos aqui o final para repassarem.

Lembrar que esta é uma campanha com o único objectivo de ver os serviços melhorados. Desejamos que se invista mais na qualidade de serviço que no Marketing Barato...E porque não um marketing mais virado para gerar riqueza, cultura (verdadeira cultura) e não tão fútil ??? Bem, no desporto estão de parabéns !

Como podem ver, a Mcel possui uns clientes "amigos" que mesmo com alternativas preferem reclamar seus direitos a mudarem-se. Os sociólogos podem ajudar a explicar esse comportamento ? Ou os psicólogos? Ou os marketólogos ??

Por uma campanha que surta efeitos !!
PENSEM NISSO

PS : Não posso mentir, estou bastante satisfeito com a resposta da MCEL à questão da ilha de Moçambique. Rápida e assumindo o seu erro. Não é tão comum assim no nosso país. Mais raro ainda quando reparam o erro. Errar é humano e num país com tanta falta de quadros com qualidade e sensibilidade um erro daquele género acontece...ao património MUNDIAL!!! ahhahahahahah....VALEU

Isto é crime!!!


Não há muito a dizer, estes sorrisos "verdes-amarelos" foram realizados na Ilha de Moçambique.

(...)A Ilha de Moçambique é uma cidade insular situada na província de Nampula, na região norte de Moçambique, que deu o nome ao país do qual foi a primeira capital. Devido à sua rica história, manifestada por um interessantíssimo património arquitectónico, a Ilha foi considerada pela UNESCO, em 1991 Património Mundial da Humanidade(...) Leia mais aqui.

As imagens foram retiradas de um post no dia 14.06.07 do blog ma-shamba e a Mcel respondeu desta maneira no dia 16.06.07 no mesmo blog, ver aqui.

Alguém sabe dizer quais são os estragos que tais pinturas irão causar as fragilizadas muralhas de pedra coralina e cal? Algum arquitecto? Conservador? Era importante uma opinião tecnica acerca deste assunto.

Pensem nisso...

Curto&Grosso


Proibido fumar??

O CONSUMO de tabaco e seus derivados em lugares públicos passará a ser proibido a partir de Dezembro próximo, devendo os proprietários de cada espaço definir locais para fumadores e não fumadores, conforme determina o Decreto 11/2007, de 30 de Maio, que regula sobre o Consumo e Comercialização do Tabaco. O documento foi divulgado no Boletim da República, um dias antes do Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, assinalado esta semana, sob o lema “Ambientes Livres do Fumo do Tabaco”. Leia o resto aqui.

Parece que é verdade, vamos ter uma sociedade mais saudavel, "livre do Fumo do Tabaco". Mas quem é que vai controlar, monitorar e inspecionar os locais proibidos? Multa-se a quem? A pessoa que está a fumar ou ao proprietario do espaço?

Sem duvida que é uma medida muito arrojada porque as pressões serão enormes.

1 - 0
para os não fumadores!!!

Pense nisso!!!

Ma_Fur_Ra

PS. Veja mais sobre o anti-tabagismo
aqui.

Diz olá...

A Mcel voltou a ganhar prémios. Parabéns!

Soube dessa informação ao lado do sorriso mais bonito de Moçambique! É verdade, numa publicidade de página inteira do jornal “vendido” do nosso país.

A direcção da nossa querida, mais sorridente, empresa de celulares, conseguiu refrear-me os ânimos. Sim! Antes de eles encontrarem o sorriso mais bonito de Moçambique eu tomava calmantes por causas das falhas periódicas da rede ou problemas sérios de facturação. Cheguei a pedir aconselhamento médico porque comecei a ser agressivo com a minha família.

Deixando a minha vida privada de lado, volto para falar do resto da publicidade.

Mais abaixo, ao anuncio dos prémios, havia uma frase pré-fabricada, possivelmente de um software publicitário, de versão mais recente, que dizia:

“A empresa que mais contribui para o desenvolvimento económico de Moçambique”

Não vou discutir a frase porque o feitiço poderia voltar-se contra o feiticeiro (não há duvida que as comunicações trazem desenvolvimento ao país mas não será esse o objectivo da Mcel: eles querem fazer dinheiro!). Portanto, simplesmente, vou mudar a frase:

“A empresa que mais contribui para o desenvolvimento CRIMINAL do país”

Não pretendo acusar ninguém mas simplesmente tenho algo a dizer sobre roubos de celular. A primeira razão de se roubar um celular será de vende-lo e o segundo de usar para fazer chamadas. Acredito que a primeira razão será a mais frequente porque a outra é evitável com a desactivação do cartão quinze minutos depois (já aconteceu comigo e confirmo que funciona!). Um celular tem um numero de série que é composto por um numero de 15 algarismos ((digite *#06# e carregue o botão de chamar). A Mcel com esse numero poderia bloquear esse celular da sua rede. Mesmo não sendo um “celular Mcel”, daqueles oferecidos que muitas das vezes estão avariados!!

Se eles podem bloquear qualquer celular que tente entrar na sua rede simplesmente tem que começar a usar as páginas completas dos jornais para publicitar esses métodos de proteger o cliente. Porque se o ladrão souber que o celular estará bloqueado 15 minutos depois do roubo nunca assaltaria. Certo?

Ou será que uma das maiores facturações da Mcel, o Giro, provem de um mercado que maioritariamente é de celulares roubados!? Será que não há interesse em bloquear os celulares? Será?!

PENSEM NISSO!!!

Ma_Fur_Ra


DEBATE ABERTO


É talvez um dos trunfos de uma democracia. O debate aberto e livre.Onde cada um diz o que pensa e acha de um assunto. A bem ou a mal, com mais ou menos qualidade e isenção,penso que a STV vem realizando um grande trabalho nesse sentido. A figura politica por trás desta estação de televisão sinceramente desconheço, fala-se de vários nomes, especula-se, mas no fim do dia....não se sabe. Claro que uma televisão com tanto impacto como a STV e com um espaço de manobra considerável como se tem visto só pode ter alguém de peso por trás. Mas sinceramente, não me interessa lá muito...O que conta é que está a fazer um SERVIÇO PÚBLICO que supostamente não lhe cabe (veja-se a 9TV por exemplo) que é de louvar.

Os motivos por detrás desse bom serviço da STV, esses não sabemos ao certo. Motivações politicas ? Noção de Cidadania ? Puro marketing ? O que me interessa é que eles estão a fazer. Prova mais clara disso é o caso do cidadão que ao se confrontar com Policias Corruptos nada mais fez que roubar as suas pastas e correr para a.....STV !!

Isso é um sinal muito bom para a STV, tornou-se uma referência !!! “Alguém” em que as pessoas “confiam”. Por outro lado é triste quando os cidadãos deste país têm como único aliado contra as ilegalidades uma TELEVISÃO!! Ainda por cima PRIVADA!! No minimo dos minimos seria na TVM, que a essa nós pagamos impostos para nos servir. Também pagamos aos Policias, Procuradores, Juízes, etc....Enfim

Mas o meu foco de hoje era mesmo a STV e os seus programas de debate & informação.

- DEBATE PÚBLICO (diário)

- PONTOS DE VISTA (semanal)

- 3 JORNAL DA MANHA,TARDE e NOITE (diários)

- PONTO PARÁGRAFO (semanal)

Já se imaginaram se ainda dependessemos da TVM ???!!! Era o Ver Moçambique e nada mais.

Já agora, que têm de comum esses 6 programas da STV ??? 5 deles, senão estou em erro, são patrocinados pela GRINGO !! É isso mesmo! São detalhes.Mas é nos detalhes que está a diferença. Parabéns à Gringo por direcionar o seu $$ de Marketing para causas com significado (não é JOHN ??!!). Está mesmo de parabéns esta empresa que com discrição vem conquistando espaço e evoluindo devagar, mas com muita solidez ! Note-se que a GRINGO também patrocina a FUTESCOLA (projecto de escola de futebol em que as crianças além de jogarem são obrigadas e incentivadas a estudar). É isso que Moçambique precisa meus amigos ! Ter uma burguesia que produz riqueza e a utiliza racionalmente e dentro do próprio país.

Sinceramente o meu objectivo hoje era falar do debate que acaba de acontecer...do PONTOS DE VISTA onde podemos sempre assistir aos Ociosos da RENAMO, à esquerda do monitor, ao sempre Silencioso quando a batata é quente à direita (Adelino Buque/Frelimo) e ao sr Carlos Jeque, no centro,que a cada programa ganha mais pontos e admiração da minha parte pela sua imparcialidade.

Gostaria de, convosco e todas as semanas, debatermos os temas do programa e o debate em si. Todas as semanas fariamos o nosso próprio PONTO DE VISTA, aquele bem CURTO e GROSSO... Alinham ???

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

As Mentiras da Verdade



Como haviamos anunciado, o video do Azagaia já está online.
Vejam e PENSEM NISSO!!!

Curto & Grosso

Dia da Criança


Hoje é o dia internacional da criança (mas em todos os países...ver aqui).
E deve ser considerado mais um dia feliz para todas as crianças de Moçambique e do Mundo.

Mas no caso de Moçambique, hoje, pelo menos 90 crianças não vão ser tão felizes. É verdade, porque algum tipo de negligência, invariavelmente por adultos, estas crianças serão infectados pelo virus do HIV/Sida durante a gravidez, parto ou amamentação.

Este fim de semana, depois da discoteca e de alguns copos, PENSEM NISSO!!!

Ma_Fur_Ra


PS. Dados não confirmados, retirados do jornal.