Manifestação na Imprensa
30 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra


Amanha sem falta estaremos por lá. Faça a sua parte, compareça e espalhe a mensagem...
30 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Posted in: | 2 comments | |
29 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
“Não há maneira de compensar as pessoas mortas” e “Isto foi um ACIDENTE num armazem de armas do estado, NÃO haverá compensações monetárias” – Sr Luísa Diogo à agência REUTERS.
Já tudo foi dito nos posts anteriores. Sem palavras é como estou neste momento ao ler estas afirmações. Para mim, um pedido de desculpas por parte do todo o governo e aceitarem as culpas pelo sucedido era o minimo dos minimos. Mas nem isso quanto mais pagarem vidros,portas,paredes e algumas casas a pessoas que quase nada têm.... Bastava próximo ano absterem-se de comprar carros para os ministérios e já estava. Repunham as milhares de casas que destruiram (sim, porque pelos relatos que nos chegam, não foram de certeza 150 as casas atingidas!!). Os números são falsos, as causas uma mentira sem vergonha, os responsáveis intocáveis...enfim...até onde vamos deixar esta gente chegar ??!! Começa a tornar-se surreal a arrogância desta gente, sem escrupulos e sem alma, empoleirados que nem abutres no poder. Um dia o povo que eles desprezam se zangará.......um dia......
Tsin Tsi Va
PS- Espalhem a mensagem !! SMS,email,net...qualquer maneira....mas espalhem.
Posted in: | 10 comments | |
25 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Posted in: | 5 comments | |
by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Quase dois meses depois, o que se temia voltou a acontecer: o paiol de Malhazine mais uma vez voltou a arder. Pela terceira vez na história do nosso país (segunda este ano), assistimos e vivemos momentos de pânico e sofrimento no seio das familias moçambicanas. Quando no dia 28 de Janeiro o paiol de Malhazine ardeu e provocou sérios danos e ferimentos nas casas e em alguns moradores das zonas em redor respectivamente, vieram à tona algumas questões tais como os porquês da não eliminação deste material que o nosso querido ministro Dai classificou de obsoleto.
Se o meu português ainda não é obsoleto, devo dizer (até para ajudar o próprio ministro) que o termo obsoleto significa caído em desuso...antiquado!! Se caiu em desuso, o seu destino natural é o lixo, e no caso concreto tratando-se de material militar, a destruição. Janeiro passou, Fevereiro passou e o material continou lá, talvez a espera de um qualquer donativo para a sua remoção ou talvez até reciclagem. Sim, porque o senhor ministro Dai parece não querer se desfazer das suas “filhinhas”. Mas olha papá Dai, por mais protecção que possamos dar aos nossos filhos, sempre chega o dia em que eles se emancipam, e se for contra a vontade do pai aí eles decidem fazer sérios estragos.
Aquele material que o ministro Dai classificou de obsoleto, catalizado pelo lindo verão amarelo e amaçarocado que temos em Moçambique ou por um engraçadinho qualquer armado em Fahrenheit, entrou em combustão e provocou violentas explosões.
O ministro e o governo (porque não é só culpa do ministro) naquela inteligência e memória de elefante que os caracteriza, esqueceram-se que apesar de obsoleto, o material militar é super sensivel à explosões.
Não vamos culpar o calor, foi mesmo NEGLIGÊNCIA!!!
Mil estrondos depois, eis que o “Homem do Momento” aparece na televisão para mostrar a solidariedade do governo e do partido para com a população.
Fato bonito, cara de idiota e de filho da p***, com meio quilo de palavreado obsoleto, lá estava ele a falar asneiras ao vivo e a cores para Moçambique inteiro.
A este “engenho” Dai que escapou da destruição quando as forças das Nações Unidas cá estiveram, podemos sim classificar de OBSOLETO.
Se já não era “adepto” deste governo, agora então nem de longe quero ouvir falar dele.
Sou moçambicano e tenho orgulho da minha moçambicanidade, mas hoje sinto-me envergonhado, triste e raivoso com este meu Moçambique. País dirigido por merdeiros que dia-a-dia tratam de afundar mais o que afundado estava.
Hoje já visitam as zonas afectadas, já providenciam a mudança do paiol para “amanhã” e até já dizem que aquele local não é o ideal para a sua localização. Quantos anos tiveram que pensar para chegar a essa conclusão? Quantas mães tiveram e terão que chorar os seus filhos?
Quantas pessoas pagam neste momento por essa actividade pensante obsoleta do nosso governo?!?
O povo pede responsabilidades, dispensamos discursos de merda e visitinhas cinicas a quem sofreu na pele mais uma estupidez da “gang” do batuque e da maçaroca.
Peguem na maçaroca e enfiem nas vossas bocas sujas, assim tentam não aumentar a nossa revolta. Com o batuque façam um ritual a pedir ajuda aos vossos madodas, porque desta vez será dificil calar a boca do povo com capulanas e lenços.
Posted in: | 7 comments | |
by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Posted in: | 2 comments | |
by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Posted in: | 1 comments | |
23 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
As pessoas às vezes acham que exageramos, e que não, “eles não seriam capazes de fazer isso !!”. Abram o olho e vejam...
A equipa do C&G esteve ontem à noite a doar um pouco do seu sangue a quem precisasse. Foi bonito ver que antes mesmo de o banco estar aberto, já tinha dezenas de pessoas lá dentro (entraram pelas traseiras) a querer ajudar. E como os funcionários estavam retidos no tráfego apenas surgiu 1 enfermeiro e uma médica de emergência. Do nada, jovens dadores e estudantes de medicina arregaçaram as mangas e puseram a recolha a funcionar, auxiliando a médica nos testes e o enfermeiro na recolha. Soubemos hoje por um dos jovens que ontem se recolheram 66 unidades até ao fecho do banco (que abriu hoje as 7h). Se o número de feridos é de + de 350, façam as contas!! E depois das contas mexam esse rabo e vão dar sangue ! A TVM surgiu no local horas depois e filmou o movimento, foi bom para ver se estimulam mais pessoas... E o facto se passou aí mesmo...
Em tempos de crise, fato e gravata deveriam ser substituidos por fato macaco. Os estúdios da TVM pelo local das operações (parabéns sr Garrido e todo o pessoal da Saúde). Agora o concelho de Ministros se vai reunir...QUE ADIANTA AGORA SEUS PALHAÇOS ???!! Infelizmente, aquela senhora sem pé que vimos pela Televisão a entrar no HCM não é da vossa familia...nem nenhuma das + de 350 vitimas...Sinceramente, é pena mesmo !!
Tsin Tsi Va
Posted in: | 6 comments | |
by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Posted in: | 1 comments | |
20 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Recebemos por email esta suposta carta ou desabafo de uma suposta jovem médica Moçambicana. Sendo um assunto que achamos de interesse, fazemos questão de comentar e abrir o debate...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Assim vai o nosso pais.....
O curso de Medicina, por si so, 'e extremamente dificil, somos obrigados a lidar com todo o tipo de excrementos que o corpo humano expele. Somos obrigados a transmitir confianca e esperanca aos nossos doentes. Temos que estar bem e em paz para podermos exercer a nossa profissao.
Como nao tivesse um horario muito apertado, concordei com o salario, mas arranjei mais 2 clinicas onde fazia consultas. Consegui juntar ao meu salario mais 1000 dolares por mes.
Quanto a clinica do Hospital Central.
Doutores houve que se formaram perto da independencia, filiaram-se ao partido, e conseguiram reinar durante mais de 20 anos. Muitos nao percebem nada da profissao, mas destacaram-se porque eram os unicos.
Inconscientemente, criou melhores condicoes para a clinica do Hospital Central que passou a ser frequentada pela maioria das pessoas, pelas excelentes condicoes que oferece. O movimento na sua clinica e do seu amigo Aires diminuiu. Quando foram fazer as contas no fim do ano aperceberam-se que estavam a perder doentes para a clinica do hospital central.
Muito menos senis.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Concordei com... Ops !! Até ia escrever qualquer coisinha mas sinceramente, voltei a ler um e logo no principio desanimei... Agora sobre a suposta história...
1 - Sinceramente, nenhum casal de camponeses pobres em Moçambique consegue pagar os estudos universitários de um filho, nem na nossa UEM que é quase de borla (600 a 1000 MTN por semestre !!). Poderias até ser uma camponesa pobre, mas não foram os pais que pagaram o curso.
A clinica especial já deixou de ter sentido pois são por demais as clinicas privadas na cidade. A sua qualidade já não era nada de especial e não havia procura para a clinica. Decisão correcta de a fechar. Apenas o argumento apresentado é ridiculo !Dizer que é para não haver diferenças e bla bla bla...Sinceramente ! As diferenças continuam só mudaram de sitio...Os sem taco continuam a ir ao HCM ser maltratados e os restantes às privadas. Não precisavam desse papo matreco.
Porque apenas os médicos são obrigados a servir 2 anos o estado ?? Todos os estudantes da UEM deveriam ser obrigados. Fazem um curso praticamente MAHALA. Me desculpem, mas um curso superior não custa 60 USD por ano !!! Se o estado cobre essas despesas todas (e como sabem, são fundos do estrangeiro) é lógico que o mesmo estado retire dividendos. Não só os médicos mas todos deveriam ser obrigados a devolver o investimento ao estado e talvez 2 anos até sejam poucos. Curso superior nos USA por exemplo, os jovens saiem com dividas de 100 a 200 mil dólares !! E trabalham alguns anos para pagar. Felizmente têm crédito disponivel. Diz a eles que aqui se fazem cursos de medecina a 420 usd !! Vamos mas é trabalhar e deixar de reclamar por egoísmos parvos e mesquinhos! Vitórias só acontecem com trabalho e sacrificio.
PENSEM NISSO
Posted in: | 5 comments | |
by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Posted in: | 2 comments | |
Copyright 2007 | All Rights Reserved.
MistyLook made free by Web hosting Bluebook. Port to Blogger Templates by Blogcrowds