One Man Show
25 março 2007 by Tsintsiva_Tsapau_Mafurra
Quase dois meses depois, o que se temia voltou a acontecer: o paiol de Malhazine mais uma vez voltou a arder. Pela terceira vez na história do nosso país (segunda este ano), assistimos e vivemos momentos de pânico e sofrimento no seio das familias moçambicanas. Quando no dia 28 de Janeiro o paiol de Malhazine ardeu e provocou sérios danos e ferimentos nas casas e em alguns moradores das zonas em redor respectivamente, vieram à tona algumas questões tais como os porquês da não eliminação deste material que o nosso querido ministro Dai classificou de obsoleto.
Se o meu português ainda não é obsoleto, devo dizer (até para ajudar o próprio ministro) que o termo obsoleto significa caído em desuso...antiquado!! Se caiu em desuso, o seu destino natural é o lixo, e no caso concreto tratando-se de material militar, a destruição. Janeiro passou, Fevereiro passou e o material continou lá, talvez a espera de um qualquer donativo para a sua remoção ou talvez até reciclagem. Sim, porque o senhor ministro Dai parece não querer se desfazer das suas “filhinhas”. Mas olha papá Dai, por mais protecção que possamos dar aos nossos filhos, sempre chega o dia em que eles se emancipam, e se for contra a vontade do pai aí eles decidem fazer sérios estragos.
Aquele material que o ministro Dai classificou de obsoleto, catalizado pelo lindo verão amarelo e amaçarocado que temos em Moçambique ou por um engraçadinho qualquer armado em Fahrenheit, entrou em combustão e provocou violentas explosões.
O ministro e o governo (porque não é só culpa do ministro) naquela inteligência e memória de elefante que os caracteriza, esqueceram-se que apesar de obsoleto, o material militar é super sensivel à explosões.
Não vamos culpar o calor, foi mesmo NEGLIGÊNCIA!!!
Mil estrondos depois, eis que o “Homem do Momento” aparece na televisão para mostrar a solidariedade do governo e do partido para com a população.
Fato bonito, cara de idiota e de filho da p***, com meio quilo de palavreado obsoleto, lá estava ele a falar asneiras ao vivo e a cores para Moçambique inteiro.
A este “engenho” Dai que escapou da destruição quando as forças das Nações Unidas cá estiveram, podemos sim classificar de OBSOLETO.
Se já não era “adepto” deste governo, agora então nem de longe quero ouvir falar dele.
Sou moçambicano e tenho orgulho da minha moçambicanidade, mas hoje sinto-me envergonhado, triste e raivoso com este meu Moçambique. País dirigido por merdeiros que dia-a-dia tratam de afundar mais o que afundado estava.
Hoje já visitam as zonas afectadas, já providenciam a mudança do paiol para “amanhã” e até já dizem que aquele local não é o ideal para a sua localização. Quantos anos tiveram que pensar para chegar a essa conclusão? Quantas mães tiveram e terão que chorar os seus filhos?
Quantas pessoas pagam neste momento por essa actividade pensante obsoleta do nosso governo?!?
O povo pede responsabilidades, dispensamos discursos de merda e visitinhas cinicas a quem sofreu na pele mais uma estupidez da “gang” do batuque e da maçaroca.
Peguem na maçaroca e enfiem nas vossas bocas sujas, assim tentam não aumentar a nossa revolta. Com o batuque façam um ritual a pedir ajuda aos vossos madodas, porque desta vez será dificil calar a boca do povo com capulanas e lenços.
O texto está excelente...vou apenas complementar.
O sr Tobias Dai é apenas a ponta do iceberg.É justo que se queira a sua demissão,sem dúvida.Mas para mim, o problema é muito maior que isso.Se o sr Armando Guebuza não se vai demitir, pelo menos que peça desculpas ao seu povo.Peça humildemente desculpas às 550 vitimas e a uma nação inteira.Porque ele é o líder da equipa.Ele estava presente em Janeiro e sabia tanto quanto o sr Tobias o que poderia acontecer.E que fez ele?? NADA....NADA....NADA.
É tão ou mais culpado que ele.
E sabem que é mais culpado ainda?A FRELIMO...O partidão que vêm semeando a ganância,ambição desmedida,corrupção,morte e o espirito do deixa andar (esse espirito que mata lentamente o nosso pais) é essa a córgia responsável por isto tudo.Não me venham com a treta que o governo não é Frelimo porque agora nem para ser chefe de um distrito se consegue ser sem se filiar ao partido. Enfim, espero que com a manifestação possamos por estes pedaços de gente (porque há muito que deixaram de ser por completo) em sentido e pelo menos que acordem e comecem a trabalhar porque ao contrário dos que alguns pensam, RARAMENTE boas pessoas estão no poder...é preciso ser-se muito sujo ou submisso para lá se chegar....
Pensem Nisso
"Será que nunca ninguém explicou ao senhor Tobias Dai que há formas especiais de armazenar explosivos para evitar este tipo de incidentes? Para os isolar uns dos outros impedindo o rebentamento por simpatia de todo o paiol se, por um acidente, um dos projecteis rebentar"?
"E Tobias Dai não pode dizer que herdou essa situação do governo anterior, dos tempos do deixa-andar. Ele próprio transitou desse tempo para o actual".
In, Machado da Graça
Finalmente vou comentar...
Sou assiduo deste blog e identifico-me bastante com suas ideias.Meus parabens...
Só para contar um episódio de hoje...
Estudantes de Arquitectura,Engenharia e Psicologia foram convidados a voluntariar-se para apoiar o concelho municipal na recolha de dados, ou seja, identificar os danos materiais causados pela tragédia de 5a feira.Penso que eramos mais de 100 pessoas disponiveis.Desde as 10h da manhã, ficámos à disposição do INGC por 7horas que no total diriamos que tiveram à sua disposição 700 horas de trabalho.Saldo no fim de um dia desses....10minutos (tempo que durou a formação que nos deram) cada pessoa dá 17 horas, ou seja, 683 horas de trabalho desperdiçadas. Foi triste 100 pessoas ávidas em ajudar e trabalhar perderem 1 dia inteiro sem fazer nada.Tudo devido à desorganização em que trabalham as nossas instituições.Amanha estamos de volta e espero que desta vez seja para aproveitarem de verdade a mão de obra oferecida...Haver vamos
Demissao é pouko para esse tipo de crime.Axo k deviam levar o homem ao banco dos reus. Negligencia é clime.
se ha pais k sao presos por maltratarem os filhos e medicos por "destratarem" os doentes...entao os politiocs negligentes tb deviam ser julgados.
força ai no dia 31 de Março....espero k crra td bem e k valha alguma coisa.
"Entretanto, dados até agora disponíveis indicam para 60 casas totalmente destruídas e cerca de 150 com danos parciais" in jornal Noticias 28 de Março...
Posso vos dizer que é um numero completamente falso e irrealista! Fiz parte do grupo de estudantes voluntários que visitou alguns dos bairros recolhendo informação dos danos às estruturas.Só a minha brigada e em apenas alguns quarteiroes presenciou esse numero quase.E estamos a falar do bairro de Khongolote apenas, que é bastante distante do paiol.E éramos 7 brigadas para dezenas de quarteiroes. Ainda faltavam 5 bairros só para o nosso grupo. Posso dizer com certeza que foram milhares de casas danificadas (vidros,paredes,coberturas) e centenas de casas destruidas.Mesmo o numero de mortos é falso.Em Khongolote, que é bastante longe,havia várias casas enlutadas e deu para perceber que eles não levaram os mortos para a morgue/hospital, fizeram tudo lá mesmo.Dá para ver que centenas de mortos não estão registados...
Enfim....foi muito maior do que estão a retratar...
Já previa que assim seria, alias, como tem sido na maior parte dos casos. A TVM e o Jornal Noticias cumprem o seu papel habitual de paus mandados e desinformam milhoes de moçambicanos, e os lideres de avaliaçao de danos (morais/materiais) vao "tapando" tudo aquilo que conseguem. Mas felizmente há muitos individuos envolvidos neste processo, e muitos deles (o JSP é um deles)já fornecem aquilo que sao os verdadeiros números da tragédia.
Quando fizerem o balanço final aí é que nos vamos rir de tanta raiva..
Tsc, macacos..
tem razao o jsp, tb tou nas brigadas e ate agora n vimos nem metade do k foi afectado!!!