Recebemos por email esta suposta carta ou desabafo de uma suposta jovem médica Moçambicana. Sendo um assunto que achamos de interesse, fazemos questão de comentar e abrir o debate...
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Assim vai o nosso pais.....
Sou medica de profissao, mestrada e gostaria que voces compartilhassem comigo este pensamento. Levei 12 anos a concluir o meu curso. Durante estes longos anos de estudo, eu e a minha familia fizemos muitos sacrificios. A minha mae e o meu pai, camponeses pobres, escolheram uma das 3 filhas para investir, e essa fui eu.
O curso de Medicina, por si so, 'e extremamente dificil, somos obrigados a lidar com todo o tipo de excrementos que o corpo humano expele. Somos obrigados a transmitir confianca e esperanca aos nossos doentes. Temos que estar bem e em paz para podermos exercer a nossa profissao. Estar bem e em paz significa ter o que comer e vestir para n'os e para a nossa familia. Ter a oportunidade de pagar os estudos dos nossos filhos e garantir o sustento dos nossos pais, que possibilitaram a obtencao dos nossos diplomas. Quando comecei a exercer a profissao, fui mandada para um distrito no norte do pais, onde fiquei 2 anos em condicoes inaceitaveis para o ser humano. Mas suportei todo este sofrimento na esperanca de no futuro puder ter uma vida melhor.
Para isso acontecer, quando regressei a Maputo, comecei a trabalhar para o estado que me paga 11.600 mil Meticais por mes incluindo todas as regalias.
Como nao tivesse um horario muito apertado, concordei com o salario, mas arranjei mais 2 clinicas onde fazia consultas. Consegui juntar ao meu salario mais 1000 dolares por mes. Este valor permitia-me satisfazer as necessidades basicas da minha familia e concedia-me alguma dignidade na sociedade. Conseguia comer e ir limpa as consultas e com moral para atender aos meus pacientes.
Hoje o senhor Ivo Garrido, acha que eu devo estar sentada o dia todo no hospital publico ou no posto de saude a ganhar 11.600,00MT por mes. Quer que eu trabalhe ao sabado. Ainda quer que eu faca uma ronda nocturana pelos pacientes que estao nas camas de baixa. Acham que eu vou fazer isso? Pensem e respondam. Voces acham que eu estudei para receber esse valor por mes? Com os medicos descontentes e esfarrapados ira surgir o mercado informal dos medicos. Iremos passar a dar consultas em casa e a facturar por conta propria. Isso vai acontecer de certeza. Vamos cumprir com o horario que o senhor Ivo quer e vamos retirar todo o equipamento hospitalar para as nossas casas. Passaremos a ter cada um uma pequena clinica em casa.
Quanto a clinica do Hospital Central.
Doutores houve que se formaram perto da independencia, filiaram-se ao partido, e conseguiram reinar durante mais de 20 anos. Muitos nao percebem nada da profissao, mas destacaram-se porque eram os unicos. Abriram as suas clinicas e comecaram a facturar milhoes e milhoes mensalmente. O senhor Ivo Garrido, quando entrou para o poder, vinha acelerado e mandou reabilitar o hospital central e meter equipamento novo. Fez isso com muita pressa para mostrar servico ao presidente.Disciplinou os funcionarios e criou um servico de primeira classe.
Inconscientemente, criou melhores condicoes para a clinica do Hospital Central que passou a ser frequentada pela maioria das pessoas, pelas excelentes condicoes que oferece. O movimento na sua clinica e do seu amigo Aires diminuiu. Quando foram fazer as contas no fim do ano aperceberam-se que estavam a perder doentes para a clinica do hospital central. Como todo o gestor publico corrupto, decidiu, fechar a clinica do hospital central, para acabar com a concorrencia. Obrigando os medicos a cumprir o horario unico, garante que durante as horas que eles puderem prestar servicos as clinicas o numero de medicos a oferecer servicos vais ser elevado o que vai baixar os valores que as suas clinicas pagam aos medicos. Todas as medidas tomadas pelo senhor Ivo Garrido, visam o seu enriquecimento pessoal. E mais nada. Esquece o senhor Ivo Garrido, que podera nao ser uma das escolhas do presidente no proximo mandato O srº Mandlate da Agricultura humilhou a todo o mundo quando entrou para ministro e hoje passou a estar do lado de ca. E agora Mandlate??? Espero que este exemplo sirva ao senhor Ivo Garrido.
Nao somos amnesicos ao ponto de esquecermos o que nos esta a fazer hoje.
Muito menos senis.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Concordei com... Ops !! Até ia escrever qualquer coisinha mas sinceramente, voltei a ler um e logo no principio desanimei... Agora sobre a suposta história...
1 - Sinceramente, nenhum casal de camponeses pobres em Moçambique consegue pagar os estudos universitários de um filho, nem na nossa UEM que é quase de borla (600 a 1000 MTN por semestre !!). Poderias até ser uma camponesa pobre, mas não foram os pais que pagaram o curso.
2- 12 anos a acabar o curso?!?! Pohhhh, ou fizeste a licenciatura (7anos) e especialização (outros 7, que dá 14) em tempo recorde, ou a tua licenciatura foi a passo de camaleão. Acontece a estudantes que trabalhem em simultãneo ou a individuos da classe média que não têm pressa. Tu é muito burra !!
3 – É um curso dificil, todos sabemos, mas sinceramente pensei que fosse pelo tempo e esforço que empreendem e pelas longas horas que perdem no hospital mas afinal estava enganado!! Segundo a nossa médica, se é que lhe devo chamar isso, e cito “somos obrigados a lidar com todo o tipo de excrementos que o corpo humano expele. Somos obrigados a transmitir confianca e esperanca aos nossos doentes” . Não seja por isso, caga para os doentes e diz lhes que vão morrer!! Realmente é muito dificil uma profissão com essas 2 dificuldades!
4 – “Quando comecei a exercer a profissao, fui mandada para um distrito no norte do pais, onde fiquei 2 anos em condicoes inaceitaveis para o ser humano” ... realmente, viver sem ar condicionado não devia ser aceitável nem para uma mosca!! Quanto mais sem ver a novela mexicana!!!
5- 10x o salário minimo ainda mais regalias, que imaginamos não devem passar duma barra de sabão ao fim do mês não??? Tsc... Pouco né ?? Vergonha na cara fazia bem...
6 – Os 1000 usd trouxeram lhe alguma dignidade na sociedade !!! Que fofo !! Então fazendo as contas, para se ser digno é necessário receber 1500 usd no minimo! Está anotada essa... Fora o facto de ir limpa para o trabalho ! Sim, porque para uma pessoa ser estar limpa, só ganhando 1500 para cima... E ainda ficarão esfarrapados !! Epa, nem na somália...
7 – Olhe, garanto-lhe que a sua empregada doméstica ou guarda trabalham ao sábado para si, e se bobear os deixas aí ao domingo !
8 – Vamos, Iremos, etc... Porque não falar na 1ª pessoa?? E então vão levar todo o equipamento para casa??? A isso se chama roubo. E se já nada me surpreende neste país, sei lá, fica dificil carregar uma cadeira de dentista ou o raio x... Mas pelo menos deixem as torneiras para se tomar banho!!! TODO o EQUIPAMENTO??!! Ganãncia.....
9 – Perto da indepêndencia??? Quem nos dera a nós nos formarmos naquele tempo!! Todo mundo sabe que eram tempos muito sérios e que havia UNIVERSIDADE neste país!! Se produzia conhecimento e só acabava um curso quem era mesmo habilidoso e muito esforçado!! Agora qualquer idiota com 250USD por mês é licenciado. Ops, agora com a privada da UP, bastam 100 USD.... Então os médicos daquela altura nada sabem...triste.
10 – Poxa, o ministro fez isso tudo??? Que nice !! Parabéns a ele. O HCM saíu a ganhar... Agora essa parte de todo o mundo ter saltado para a Clinica Especial, sory lá... não vimos isso.
11 – O ministro da agricultura, e me pareceu mais a vice ministra, entrou com força em relação ao uso dos meios, carros e etc... Mas nada fez em relação ao que lhe competia...a agricultura. E por isso..fora ! Tão claro e sem relação nenhuma....que comparação!
E isto foi a análise directa à pseudo carta. Agora ao tema em geral...
Discordamos de alguns métodos do sr Garrido...Muito populista, muito show off, arrogância e prepotência. Porém alguma coisa vai fazendo. Achamos que humilhar e vinganças pessoais não são o melhor caminho mas enfim. Colocar o único especialista em radiologia (senão me engano na especialidade) à frente do sector de obras no ministério é ridiculo e contra a tão propalada campanha de tirar os médicos dos gabinetes.
A clinica especial já deixou de ter sentido pois são por demais as clinicas privadas na cidade. A sua qualidade já não era nada de especial e não havia procura para a clinica. Decisão correcta de a fechar. Apenas o argumento apresentado é ridiculo !Dizer que é para não haver diferenças e bla bla bla...Sinceramente ! As diferenças continuam só mudaram de sitio...Os sem taco continuam a ir ao HCM ser maltratados e os restantes às privadas. Não precisavam desse papo matreco.
O ponto que acho importante realçar é o seguinte...
Porque apenas os médicos são obrigados a servir 2 anos o estado ?? Todos os estudantes da UEM deveriam ser obrigados. Fazem um curso praticamente MAHALA. Me desculpem, mas um curso superior não custa 60 USD por ano !!! Se o estado cobre essas despesas todas (e como sabem, são fundos do estrangeiro) é lógico que o mesmo estado retire dividendos. Não só os médicos mas todos deveriam ser obrigados a devolver o investimento ao estado e talvez 2 anos até sejam poucos. Curso superior nos USA por exemplo, os jovens saiem com dividas de 100 a 200 mil dólares !! E trabalham alguns anos para pagar. Felizmente têm crédito disponivel. Diz a eles que aqui se fazem cursos de medecina a 420 usd !! Vamos mas é trabalhar e deixar de reclamar por egoísmos parvos e mesquinhos! Vitórias só acontecem com trabalho e sacrificio.
O texto já vai longo e deixo para voces preencherem com mais argumentos...
PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va