Manifestação na Imprensa


Obviamente não é no NOTICIAS nem no DOMINGO...mas alguém não se amedrontou e xutou a informação cá para fora... Valeu LUÌS NHACHOTE !!! Confira a noticia no CANAL DE MOÇAMBIQUE.

Amanha sem falta estaremos por lá. Faça a sua parte, compareça e espalhe a mensagem...


"Não haverá..."


“Não há maneira de compensar as pessoas mortas” e “Isto foi um ACIDENTE num armazem de armas do estado, NÃO haverá compensações monetárias” – Sr Luísa Diogo à agência REUTERS.

Já tudo foi dito nos posts anteriores. Sem palavras é como estou neste momento ao ler estas afirmações. Para mim, um pedido de desculpas por parte do todo o governo e aceitarem as culpas pelo sucedido era o minimo dos minimos. Mas nem isso quanto mais pagarem vidros,portas,paredes e algumas casas a pessoas que quase nada têm.... Bastava próximo ano absterem-se de comprar carros para os ministérios e já estava. Repunham as milhares de casas que destruiram (sim, porque pelos relatos que nos chegam, não foram de certeza 150 as casas atingidas!!). Os números são falsos, as causas uma mentira sem vergonha, os responsáveis intocáveis...enfim...até onde vamos deixar esta gente chegar ??!! Começa a tornar-se surreal a arrogância desta gente, sem escrupulos e sem alma, empoleirados que nem abutres no poder. Um dia o povo que eles desprezam se zangará.......um dia......

Sábado gostaria que algo mudasse...

Pensem Nisso
Tsin Tsi Va


PS- Espalhem a mensagem !! SMS,email,net...qualquer maneira....mas espalhem.



Chegou a nossa hora


Chegou a nossa hora meus amigos !!! De parar de reclamar em voz baixa e sair à rua e mostrar aos idiotas que estão no poder que afinal alguém lhes pôs lá, e esse alguem exige trabalho e responsabilidade. Sem pressão nada anda neste mundo e é por nossa culpa.Nós a sociedade civil que andamos estes anos todos calada, que eles fazem e desfazem...está na hora de mudar isso.

Recebemos por SMS a informação desta manifestação...objectivo - exigir a demissão do Ministro da Defesa. É compreensivel que as pessoas queiram a cabeça de alguém e embora não seja o único responsável, será ele a pagar, esperemos, pelos outros.... O nosso objectivo,Curto & Grosso, não é especificamente a tal demissão. Achamos que está na hora sim das pessoas no poder deixarem de se acomodar nela. De sentirem que estando lá têm muitos beneficios e regalias mas também deveres e responsabilidades. E é a essa responsabilidade que andam a fugir. E já chega !!!

Copiem a imagem (o nosso pequeno contributo para a manifestação) e a reenvie por email ao maior número possivel de pessoas ... Chegou a nossa vez !!

PENSEM NISSO
C&G

One Man Show


Quase dois meses depois, o que se temia voltou a acontecer: o paiol de Malhazine mais uma vez voltou a arder. Pela terceira vez na história do nosso país (segunda este ano), assistimos e vivemos momentos de pânico e sofrimento no seio das familias moçambicanas. Quando no dia 28 de Janeiro o paiol de Malhazine ardeu e provocou sérios danos e ferimentos nas casas e em alguns moradores das zonas em redor respectivamente, vieram à tona algumas questões tais como os porquês da não eliminação deste material que o nosso querido ministro Dai classificou de obsoleto.

Se o meu português ainda não é obsoleto, devo dizer (até para ajudar o próprio ministro) que o termo obsoleto significa caído em desuso...antiquado!! Se caiu em desuso, o seu destino natural é o lixo, e no caso concreto tratando-se de material militar, a destruição. Janeiro passou, Fevereiro passou e o material continou lá, talvez a espera de um qualquer donativo para a sua remoção ou talvez até reciclagem. Sim, porque o senhor ministro Dai parece não querer se desfazer das suas “filhinhas”. Mas olha papá Dai, por mais protecção que possamos dar aos nossos filhos, sempre chega o dia em que eles se emancipam, e se for contra a vontade do pai aí eles decidem fazer sérios estragos. E foi o que se viu...

Aquele material que o ministro Dai classificou de obsoleto, catalizado pelo lindo verão amarelo e amaçarocado que temos em Moçambique ou por um engraçadinho qualquer armado em Fahrenheit, entrou em combustão e provocou violentas explosões.
O ministro e o governo (porque não é só culpa do ministro) naquela inteligência e memória de elefante que os caracteriza, esqueceram-se que apesar de obsoleto, o material militar é super sensivel à explosões. Devem andar demasiado ocupados no congresso a afinar a estratégia para mais uma vez enganar o povo. Talvez seja isso...

Não vamos culpar o calor, foi mesmo NEGLIGÊNCIA!!! Aquilo que em Janeiro foi uma coisa “soft” (usando o calão da minha faixa etária), ontem foi bem pesado. Está a ser dificil, muito dificil digerir o que aconteceu ontem na nossa cidade capital. Não preciso, não quero e nem consigo descrever o que todos vimos , é inútil e só iria piorar o meu estado de espirito.

DAI “ONE MAN SHOW”

Mil estrondos depois, eis que o “Homem do Momento” aparece na televisão para mostrar a solidariedade do governo e do partido para com a população... Qual solidariedade, qual quê?!?

Fato bonito, cara de idiota e de filho da p***, com meio quilo de palavreado obsoleto, lá estava ele a falar asneiras ao vivo e a cores para Moçambique inteiro.
A este “engenho” Dai que escapou da destruição quando as forças das Nações Unidas cá estiveram, podemos sim classificar de OBSOLETO. Como pode ele num momento de crise causado pelo “deixa andar” do ministério da pasta que tutela aparecer na televisão com aquela conversa?? Ao menos nos poupasse daquela triste cena...Segunda vez num ano e o senhor devia estar no minimo preso, por negligência e falta de respeito para com o povo. Ou então lá dentro do paiol, a ver se os artefactos que lá se encontram lhe mostravam o verdadeiro sentido das palavras OBSOLETO e SOLIDARIEDADE. Solidariedade é aquilo que o seu camarada Guebuza está a ter com a sua pessoa para não o ter demitido já há meses. Obsoleto está todo o teu processo de raciocinio...

Se já não era “adepto” deste governo, agora então nem de longe quero ouvir falar dele.
Sou moçambicano e tenho orgulho da minha moçambicanidade, mas hoje sinto-me envergonhado, triste e raivoso com este meu Moçambique. País dirigido por merdeiros que dia-a-dia tratam de afundar mais o que afundado estava.*=/)&&% que ontem estavam enfiados nos seus “bunkers” e hoje sairam a rua para fazer campanha.
Hoje já visitam as zonas afectadas, já providenciam a mudança do paiol para “amanhã” e até já dizem que aquele local não é o ideal para a sua localização. Quantos anos tiveram que pensar para chegar a essa conclusão? Quantas mães tiveram e terão que chorar os seus filhos?
Quantas pessoas pagam neste momento por essa actividade pensante obsoleta do nosso governo?!? O povo chora, o povo pede a “cabeça” do nosso ministro obsoleto...
O povo pede responsabilidades, dispensamos discursos de merda e visitinhas cinicas a quem sofreu na pele mais uma estupidez da “gang” do batuque e da maçaroca.

Peguem na maçaroca e enfiem nas vossas bocas sujas, assim tentam não aumentar a nossa revolta. Com o batuque façam um ritual a pedir ajuda aos vossos madodas, porque desta vez será dificil calar a boca do povo com capulanas e lenços.

PENSEM NISSO...
Tsapau

Para contribuições, opiniões e outros...grossocurto@yahoo.com.br

Frases Infelizes


Perguntado sobre o que as pessoas deviam fazer para se proteger das BALAS,OBUSES,ROCKETs e etc.... Parabéns Sr Tobias Dai, Ministro da Defesa da Républica de Moçambique

Frases Infelizes


Infeliz é pouco para descrever o que saiu da boca desse individuo ! Sinceramente, estou farto !!! Cabe a nós acabarmos com estes palhaços que engordam a olhos vistos com o nosso dinheiro e que não honram 1 centavo dos milhões que auferem ! Corruptos,Negligentes,Arrogantes, Incompetentes......ESTOU FARTO !

Prémio LEÃO DE OURO - festival de marketing



As pessoas às vezes acham que exageramos, e que não, “eles não seriam capazes de fazer isso !!”. Abram o olho e vejam...

Era uma vez, uns empregados dum armazem de mercadorias. Os empregados roubaram e venderam muita mercadoria e quando descobriram que íam ser descobertos e para ocultar o roubo eles queimaram o armazem para justificar a mercadoria desaparecida e/ou em falta."

Isto foi dito por um cidadão que ligou para a TVM e sabem que mais, eu NÃO DUVIDO nem um pouco !! É comum em todo o mundo a ganância tomar conta da situação. Vejam o que os americanos fizeram às suas duas torres para justificar o petróleo todo que agora sugam do Iraque... Mas ok, neste momento o assunto é outro.

Já foram dar sangue ?? Porque esperam ?? Esperam amanhã dizer que eu gostaria de ajudar, mas não sabia como, bla bla bla...Levantem-se da cadeira, dirijam-se ao banco de sangue e salvem uma vida ! Mas agora ao assunto concreto do post...

A equipa do C&G esteve ontem à noite a doar um pouco do seu sangue a quem precisasse. Foi bonito ver que antes mesmo de o banco estar aberto, já tinha dezenas de pessoas lá dentro (entraram pelas traseiras) a querer ajudar. E como os funcionários estavam retidos no tráfego apenas surgiu 1 enfermeiro e uma médica de emergência. Do nada, jovens dadores e estudantes de medicina arregaçaram as mangas e puseram a recolha a funcionar, auxiliando a médica nos testes e o enfermeiro na recolha. Soubemos hoje por um dos jovens que ontem se recolheram 66 unidades até ao fecho do banco (que abriu hoje as 7h). Se o número de feridos é de + de 350, façam as contas!! E depois das contas mexam esse rabo e vão dar sangue ! A TVM surgiu no local horas depois e filmou o movimento, foi bom para ver se estimulam mais pessoas... E o facto se passou aí mesmo...

Adivinhem quem chegou 3minutos depois da TVM ?? O nosso camarada FILIPE PAÚNDE, novo Secretário Geral do nosso grande PARTIDO FRELIMO !! Para dar sangue não é ?? Olha, nem 1 gota foi retirada de seu corpo. E após a saída da TVM quem se seguiu ?? O nosso camarada... Então o que foi lá fazer ?? Assistam o telejornal de hoje e vão perceber !!! E passo a citar...

Filipe Paúnde (Partido Frelimo) --- “ estamos aqui desde o 1º minuto bla bla bla ...” . Devidamente trajado com uma camisa do partidão (que parecia nova, retirada do plástico), acessorada pelo palhaço Macuácua (o tal que tem 7 salários pagos pelo Estado) o camarada foi digno da sua pessoa e conseguiu fazer o seu marketing. A GOLO que se ponha a pau !!!

Mas é isso caros amigos, essa é a face crua e nua dos responsáveis por esta tragédia. NÃO ESTÃO NEM AÍ !!! Pensam que eles se importam com o que está a acontecer ??? Aparecer na TV, ganhar vantagem politica, alguns neste momento devem estar a abrir empresas repentinas de vidros porque facturar é que é importante! Tragédia é para os que não sabem aproveitar. E como sempre, ninguem será responsável, está tudo bem e é preciso manter a calma como diz o rei dos patos. Mas estão a brincar com este povo e parece não estar muito longe o dia em que vão dar o troco. Assistam a TVM (que no momento aproveitou para facturar com o serviço SMS) e vejam as intervenções das pessoas...revolta está no ar.

Em tempos de crise, fato e gravata deveriam ser substituidos por fato macaco. Os estúdios da TVM pelo local das operações (parabéns sr Garrido e todo o pessoal da Saúde). Agora o concelho de Ministros se vai reunir...QUE ADIANTA AGORA SEUS PALHAÇOS ???!! Infelizmente, aquela senhora sem pé que vimos pela Televisão a entrar no HCM não é da vossa familia...nem nenhuma das + de 350 vitimas...Sinceramente, é pena mesmo !!

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Apelo


Irmãos:

O dia de ontem foi de agitação, dor e luto no seio de muitas familias moçambicanas. Como todos sabemos, a cidade de Maputo viveu horas de autêntico terror provocado pela explosão do Paiol de Malhazine.
As explosões acalmaram, mas ainda há quem neste momento sofre (e muito) as consequências de mais uma estupidez deste nosso governo imbecil e idiota.
É tempo de darmos as mãos e ajudarmos a quem precisa.
Como ajudar?
É simples! Basta nos dirigirmos ao Banco de Sangue do Hospital Central de Maputo, e lá deixarmos ficar 500ml daquele precioso liquido que chamamos de sangue. Ontem mesmo este mesmo local já registou uma razoável afluência por parte de muitos cidadãos que num acto de solidariedade estenderam a mão a quem está a precisar.
Vamos contribuir por favor, e assim (tentar) evitar mais luto e sofrimento para o povo moçambicano.
Doe sangue, salve uma vida!!!

PENSEM NISSO...

CURTO&GROSSO

Retrato da nova geração...PODRE

Recebemos por email esta suposta carta ou desabafo de uma suposta jovem médica Moçambicana. Sendo um assunto que achamos de interesse, fazemos questão de comentar e abrir o debate...
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Assim vai o nosso pais.....

Sou medica de profissao, mestrada e gostaria que voces compartilhassem comigo este pensamento. Levei 12 anos a concluir o meu curso. Durante estes longos anos de estudo, eu e a minha familia fizemos muitos sacrificios. A minha mae e o meu pai, camponeses pobres, escolheram uma das 3 filhas para investir, e essa fui eu.

O curso de Medicina, por si so, 'e extremamente dificil, somos obrigados a lidar com todo o tipo de excrementos que o corpo humano expele. Somos obrigados a transmitir confianca e esperanca aos nossos doentes. Temos que estar bem e em paz para podermos exercer a nossa profissao. Estar bem e em paz significa ter o que comer e vestir para n'os e para a nossa familia. Ter a oportunidade de pagar os estudos dos nossos filhos e garantir o sustento dos nossos pais, que possibilitaram a obtencao dos nossos diplomas. Quando comecei a exercer a profissao, fui mandada para um distrito no norte do pais, onde fiquei 2 anos em condicoes inaceitaveis para o ser humano. Mas suportei todo este sofrimento na esperanca de no futuro puder ter uma vida melhor.
Para isso acontecer, quando regressei a Maputo, comecei a trabalhar para o estado que me paga 11.600 mil Meticais por mes incluindo todas as regalias.
Como nao tivesse um horario muito apertado, concordei com o salario, mas arranjei mais 2 clinicas onde fazia consultas. Consegui juntar ao meu salario mais 1000 dolares por mes. Este valor permitia-me satisfazer as necessidades basicas da minha familia e concedia-me alguma dignidade na sociedade. Conseguia comer e ir limpa as consultas e com moral para atender aos meus pacientes.

Hoje o senhor Ivo Garrido, acha que eu devo estar sentada o dia todo no hospital publico ou no posto de saude a ganhar 11.600,00MT por mes. Quer que eu trabalhe ao sabado. Ainda quer que eu faca uma ronda nocturana pelos pacientes que estao nas camas de baixa. Acham que eu vou fazer isso? Pensem e respondam. Voces acham que eu estudei para receber esse valor por mes? Com os medicos descontentes e esfarrapados ira surgir o mercado informal dos medicos. Iremos passar a dar consultas em casa e a facturar por conta propria. Isso vai acontecer de certeza. Vamos cumprir com o horario que o senhor Ivo quer e vamos retirar todo o equipamento hospitalar para as nossas casas. Passaremos a ter cada um uma pequena clinica em casa.
Quanto a clinica do Hospital Central.

Doutores houve que se formaram perto da independencia, filiaram-se ao partido, e conseguiram reinar durante mais de 20 anos. Muitos nao percebem nada da profissao, mas destacaram-se porque eram os unicos. Abriram as suas clinicas e comecaram a facturar milhoes e milhoes mensalmente. O senhor Ivo Garrido, quando entrou para o poder, vinha acelerado e mandou reabilitar o hospital central e meter equipamento novo. Fez isso com muita pressa para mostrar servico ao presidente.Disciplinou os funcionarios e criou um servico de primeira classe.
Inconscientemente, criou melhores condicoes para a clinica do Hospital Central que passou a ser frequentada pela maioria das pessoas, pelas excelentes condicoes que oferece. O movimento na sua clinica e do seu amigo Aires diminuiu. Quando foram fazer as contas no fim do ano aperceberam-se que estavam a perder doentes para a clinica do hospital central. Como todo o gestor publico corrupto, decidiu, fechar a clinica do hospital central, para acabar com a concorrencia. Obrigando os medicos a cumprir o horario unico, garante que durante as horas que eles puderem prestar servicos as clinicas o numero de medicos a oferecer servicos vais ser elevado o que vai baixar os valores que as suas clinicas pagam aos medicos. Todas as medidas tomadas pelo senhor Ivo Garrido, visam o seu enriquecimento pessoal. E mais nada. Esquece o senhor Ivo Garrido, que podera nao ser uma das escolhas do presidente no proximo mandato O srº Mandlate da Agricultura humilhou a todo o mundo quando entrou para ministro e hoje passou a estar do lado de ca. E agora Mandlate??? Espero que este exemplo sirva ao senhor Ivo Garrido.
Nao somos amnesicos ao ponto de esquecermos o que nos esta a fazer hoje.
Muito menos senis.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Concordei com... Ops !! Até ia escrever qualquer coisinha mas sinceramente, voltei a ler um e logo no principio desanimei... Agora sobre a suposta história...

1 - Sinceramente, nenhum casal de camponeses pobres em Moçambique consegue pagar os estudos universitários de um filho, nem na nossa UEM que é quase de borla (600 a 1000 MTN por semestre !!). Poderias até ser uma camponesa pobre, mas não foram os pais que pagaram o curso.

2- 12 anos a acabar o curso?!?! Pohhhh, ou fizeste a licenciatura (7anos) e especialização (outros 7, que dá 14) em tempo recorde, ou a tua licenciatura foi a passo de camaleão. Acontece a estudantes que trabalhem em simultãneo ou a individuos da classe média que não têm pressa. Tu é muito burra !!

3 – É um curso dificil, todos sabemos, mas sinceramente pensei que fosse pelo tempo e esforço que empreendem e pelas longas horas que perdem no hospital mas afinal estava enganado!! Segundo a nossa médica, se é que lhe devo chamar isso, e cito “somos obrigados a lidar com todo o tipo de excrementos que o corpo humano expele. Somos obrigados a transmitir confianca e esperanca aos nossos doentes” . Não seja por isso, caga para os doentes e diz lhes que vão morrer!! Realmente é muito dificil uma profissão com essas 2 dificuldades!

4 – “Quando comecei a exercer a profissao, fui mandada para um distrito no norte do pais, onde fiquei 2 anos em condicoes inaceitaveis para o ser humano” ... realmente, viver sem ar condicionado não devia ser aceitável nem para uma mosca!! Quanto mais sem ver a novela mexicana!!!

5- 10x o salário minimo ainda mais regalias, que imaginamos não devem passar duma barra de sabão ao fim do mês não??? Tsc... Pouco né ?? Vergonha na cara fazia bem...

6 – Os 1000 usd trouxeram lhe alguma dignidade na sociedade !!! Que fofo !! Então fazendo as contas, para se ser digno é necessário receber 1500 usd no minimo! Está anotada essa... Fora o facto de ir limpa para o trabalho ! Sim, porque para uma pessoa ser estar limpa, só ganhando 1500 para cima... E ainda ficarão esfarrapados !! Epa, nem na somália...

7 – Olhe, garanto-lhe que a sua empregada doméstica ou guarda trabalham ao sábado para si, e se bobear os deixas aí ao domingo !

8 – Vamos, Iremos, etc... Porque não falar na 1ª pessoa?? E então vão levar todo o equipamento para casa??? A isso se chama roubo. E se já nada me surpreende neste país, sei lá, fica dificil carregar uma cadeira de dentista ou o raio x... Mas pelo menos deixem as torneiras para se tomar banho!!! TODO o EQUIPAMENTO??!! Ganãncia.....

9 – Perto da indepêndencia??? Quem nos dera a nós nos formarmos naquele tempo!! Todo mundo sabe que eram tempos muito sérios e que havia UNIVERSIDADE neste país!! Se produzia conhecimento e só acabava um curso quem era mesmo habilidoso e muito esforçado!! Agora qualquer idiota com 250USD por mês é licenciado. Ops, agora com a privada da UP, bastam 100 USD.... Então os médicos daquela altura nada sabem...triste.

10 – Poxa, o ministro fez isso tudo??? Que nice !! Parabéns a ele. O HCM saíu a ganhar... Agora essa parte de todo o mundo ter saltado para a Clinica Especial, sory lá... não vimos isso.

11 – O ministro da agricultura, e me pareceu mais a vice ministra, entrou com força em relação ao uso dos meios, carros e etc... Mas nada fez em relação ao que lhe competia...a agricultura. E por isso..fora ! Tão claro e sem relação nenhuma....que comparação!

E isto foi a análise directa à pseudo carta. Agora ao tema em geral...

Discordamos de alguns métodos do sr Garrido...Muito populista, muito show off, arrogância e prepotência. Porém alguma coisa vai fazendo. Achamos que humilhar e vinganças pessoais não são o melhor caminho mas enfim. Colocar o único especialista em radiologia (senão me engano na especialidade) à frente do sector de obras no ministério é ridiculo e contra a tão propalada campanha de tirar os médicos dos gabinetes.

A clinica especial já deixou de ter sentido pois são por demais as clinicas privadas na cidade. A sua qualidade já não era nada de especial e não havia procura para a clinica. Decisão correcta de a fechar. Apenas o argumento apresentado é ridiculo !Dizer que é para não haver diferenças e bla bla bla...Sinceramente ! As diferenças continuam só mudaram de sitio...Os sem taco continuam a ir ao HCM ser maltratados e os restantes às privadas. Não precisavam desse papo matreco.

O ponto que acho importante realçar é o seguinte...
Porque apenas os médicos são obrigados a servir 2 anos o estado ?? Todos os estudantes da UEM deveriam ser obrigados. Fazem um curso praticamente MAHALA. Me desculpem, mas um curso superior não custa 60 USD por ano !!! Se o estado cobre essas despesas todas (e como sabem, são fundos do estrangeiro) é lógico que o mesmo estado retire dividendos. Não só os médicos mas todos deveriam ser obrigados a devolver o investimento ao estado e talvez 2 anos até sejam poucos. Curso superior nos USA por exemplo, os jovens saiem com dividas de 100 a 200 mil dólares !! E trabalham alguns anos para pagar. Felizmente têm crédito disponivel. Diz a eles que aqui se fazem cursos de medecina a 420 usd !! Vamos mas é trabalhar e deixar de reclamar por egoísmos parvos e mesquinhos! Vitórias só acontecem com trabalho e sacrificio.

O texto já vai longo e deixo para voces preencherem com mais argumentos...

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Sem Comentários

Brasileiro é foda!!!


Manifestação ANTI BUSH, ANTI AMÉRICA, ANTI IMPERIALISTA,etc etc.....
Veja mais fotos AQUI . . .

Retirado do blog dos malandros