Sacrificado 03 - Final

Agora que coloco este post estou a pensar no assunto. Eu comecei esta trilogia sem qualquer intenção de acabar assim mas ao ver as obras da Avenida 25 de Setembro, a resposta apareceu-me a frente!

Quando é que um presidente do municipio realizou este tipo de obras numa das nossas estradas? Só pode ser para a mudança de nome...numa enorme cerimonia em cortejo de grande estilo com os nossos militares a empurrarem tchovas e armados de fisgas!!

Mondlane, Samora e Chissano já tem uma avenidade, sendo que este ultimo ganhou um moderno centro de conferências, recentemente! Para quando uma avenida para o presidente Guebuza? Para quando?

PENSEM NISSO!!!

Ma_Fur_Ra

10 comments:

    A Primeira coisa que me apereceu na cabeça quando li este post, foi um trecho de uma anedota que dizia "Eu já tava a prever essa Merda"!!
    Não vos posso tirar a razão...Nem no auge da Boa vontade uma estrada foi tão "Tchunada" assim...Preparem-se que no dia 10 vamos conhecer o novo nome daquela avenida...

    LV

     

    Esta é a velha história do preso por ter cão, e preso por não ter.
    Se não fazem nada, é porque são incompetentes, corruptos etc. Se fazem alguma coisa, é porque há segundas intenções.
    Calma, vamos esperar para ver se realmente a ideia é mudar o nome da avenida.
    Não esqueçamos que proximamente haverão eleições provinciais, e que este tipo de obras compra votos.
    Este tipo de estratégia é muito usado em todo o sítio onde haja eleições.
    Não quer necessariamente dizer que visa dar o nome da avenida ao guebas.
    Vamos esperar para ver.
    Pode ser que tenham razão, pode ser que não.

    Raúl Monteiro

    P.S. e o prémio do chissas? não merece comentário? Independentemente de defeitos que lhe possam apontar (e claro que existem) parece-me a mim que o prémio é merecido: Não esquecer que foi com ele que a guerra acabou. Foi com ele que a democracia chegou. Foi com ele que a economia de mercado apareceu. E foi ele que saiu quando podia ter mais uma eleição.

     

    Sem duvida que o Chissas teve os seus méritos. Mas sory, memória curta é algo que procuro combater na minha pessoa...

    Nao me vou esquecer do tempo em que ele esteve no poder e que a sua "bananice" contribuio em muito para o afundar do nosso país e para fazer crescer o grande crocodilo que hoje querem imputir ao guebuza, a corrupcao e criminalidade.
    Nao posso esquecer Carlos Cardoso e Siba Siba,entre outros...De certeza que a viuva de Siba Siba nao esqueceu que naquela manha o presidente lhe disse na cara, VAMOS APANHAR OS CULPADOS, para depois sabotarem as investigacoes, mandarem embora os inspectores da PIC e termos o assassino livremente a viver em Angola....

    Nao vou esquecer nao, e por isso nao me babo com esse prémio! Se a sua diplomacia trouxe a paz ?? Possivel.... Ha quem diga que foram os financiadores da Renamo que queriam comecar a explorar Mocambique e mandaram parar a guerra...Ou acham que o Petróleo que anda a ser descoberto agora é novidade??!!

    Nada é tao simples quanto parece, e esse mundo dos politicos mete mesmo é nojo... No entanto, parabens ao homem pelo seu prémio e que os 5 milhoes de USD possam, quem sabe, inspirar outros lideres africanos a roubar menos e a largar o poder (cá para mim, este foi obrigado,de voluntário pouco teve...)

    Saudacoes

    PS - Nao estavam à espera que o Tsin Tsi Va desse os parabens e ponto final pois nao???!!!

     

    OPS!! nao comentei o post!!
    Parabens pela reabilitacao!! Sim senhor... Mas deixa me cá ver... Nao seria mais prioritário reabilitar a marginal visto que a 25 de Setembro poderia ainda aguentar um bom tempo??
    È que a cada dia que passa o custo da s obras naquele local cresce exponencialemnte... Ora bem, deixa ver....TALVEZ SEJA ESSA A IDEIA !!

    Para que reabilitar com poucos milhares de dólares no inicio, se podemos esperar o problema ser gigante para PEDIR um fundo de igual proporcao ....é.....

     

    Tsin Tsi Va, se não fosses tu a colocar esses comentários, não eras tu!

    Uhhhh...baralhei agora!

    Recapitulando, acho que disseste bem, a memoria tem que ser elastica. Não pode parar onde nos convem. O Presidente Chissano trouxe a paz sim. Ele sem duvida foi a figura de cartaz, mas muitos bons homens, deste país, fizeram paz, não foi só uma pessoa.

    Acerca da 25 de Setembro, acredito que estás certo e errado, tambem precisava de ser reabilitada. Ou melhor as drenagens tinham que ser refeitas e em alguns lugares feitas de raiz. A marginal o problema é mais grave, a obra é muito cara mesmo. Mas o grande problema é a nossa falta de manutenção. Ou melhor, o moçambicano só conhece a palavra REPARAÇÂO!!!

    Abraço

     

    Agora respondendo ao caro Raúl Monteiro,

    Olha, desde que me lembro de ser eleitor, recordo-me vivamente das "obras pré-eleitorais", e geralmente, eram realizadas as podas e o caiamento das arvores, um ou outro passeio reabilitado, linhas viarias pintadas, bandeiras penduradas, faixas amarradas aos postes.

    Mas este ano, drenagens na 25 de Setembro? Uhhhh...este ano no dia 10 de Novembro vem bomba, desde que seja benefica, eu cá gosto!

    E se a 25 de Setembro, passar a se chamar Avenida Armando Quebuza, qual é o mal????

    Abraços

     

    Hehehe
    Isto está a aquecer...Assim é que dá prazer comentar.
    Quanto ao prémio do Chissas, eu penso que:
    -Desde que me conheço como pessoa ele é o "pápá Chissano"-o presidente do País e da Freli.
    Para mim a Freli é uma fraude desde a sua criação. QUem deveria ganhar os louros todos não era Mondlane,mas sim Simango. É um autêntico ninho de cobras egocêntricas e Urubus que consomem o pouco que nós produzimos e 70% do que nos dão!

    Qnt ao Chissas como Presidente, epa, convenhamos que ele fez algo de jeito, apesar de tb tirar o seu "terço" cada vez que assinasse algo. De certo ponto até mereceu esse prémio, mas acho que pela sua capacidade de DIPLOMACIA, e não tanto como presidente... mas ok!

    LV

     

    e já agora Daddy, vais ver o que é ser Urubu agr que ganhaste esse prémio. O Nhimpas e companhia vão te cair em cima BEM!!!:)

    Eu tou pidiri só 10.000!!!!!!!!

    Lol

     

    Mas alguma vez um homem conseguiu um grande feito sozinho? O Mandela e o De Klerk ganharam o Nobel da Paz, mas estavam sozinhos?
    Claro que não.
    O mesmo se passa com o Chissas.
    Claro que não foi ele sozinho que fez tudo, mas a sua vontade contribuiu para isso. E como líder máximo que era, acredito que a sua abertura impulsionou a coisa.
    Há quem diga que com o Samora ainda hoje estaríamos em guerra, com aquela sua teimosia característica, que tanto servia para o bem como para o mal.
    A abertura económica do Chissas também é de louvar, com todos os defeitos que existem nesta tal de economia de mercado, mas naquele tempo simplesmente não tínhamos economia: Éramos oficialmente o país mais pobre do mundo.
    Ele conseguiu ter visão para perceber que se quisesse manter aquela teimosia dos marxismos-leninismos, não iamos a lado nenhum.
    Se estes acontecimentos tiveram interesses por de trás? Mas é óbvio! Alguém me diz qual foi o acontecimento histórico, de origem humana claro, que se baseou somente num espírito puramente altruísta? somente com a preocupação de querer ajudar? Assim de repente, lembro-me de poucos.
    Todas as guerras têm interesses, todos os finais de guerra também têm interesses, and so on.
    Não esquecer que o fim da nossa guerra (e da angolana tb, muito embora depois tenham voltado a fightar) coincidiu com o fim da guerra fria, a queda do império soviético e do bloco socialista etc.
    Sinceramente, faço mais facilmente uma associação do fim da guerra com estes acontecimentos, do que somente com um alegado interesse de quem financiava a RENAMO em querer explorar as riquezas do país.
    Claro que ele tem muitas manchas no cartório, é óbvio, mas na mesma acho que de entre os candidatos ele era o mais merecedor.
    Ao contrário do guebuza que devia era ganhar o nobel da confusão.
    Agora que vejo esta governação do guebuza, até fico com saudades do deixa-andar do chissano. Esta é que é a verdade.
    Acho que nestes 3 anos de guebuza já vi mais barracas do que em 18 anos de chissano.
    Acho também que a ideia deste prémio é incentivar os nossos líderes a deixar o poder.
    Lia outro dia um autor que diz que uma das teorias que avançam para o facto de os nossos líderes não quererem largar o poder, é o facto de recearem o seu futuro quando sairem do poder. Se calhar agora a acenarem-lhes com 5 milhões, eles façam fila para sair do poder.
    E então havia que começar a distribuir o prémio por algum lado, e de entre os poucos possíveis líderes que abandonaram o poder voluntariamente em África, acho que chissano era o que mais merecia, apesar de tudo.
    Quanto à questão de ele ter ou não saido voluntariamente, alguém disse aqui e bem que a política mete nojo, e esta é a verdade.
    Jogadas dessas de empurrar alguém do cadeirão acontecem em todo o lado. Acho que não é isso que tira mérito à saída voluntária de chissano. Até nisso ele soube sair com o bico calado. Podia muito bem não ter aceitado ou ter saido e andado a pôr a boca no trombone.
    Vai lá tentar empurrar o Mugabe do cadeirão a ver o que te acontece. O quê que impedia o chissas de agir assim?
    Há que dar crédito ao homem.


    A propósito desta conversa, deixo este excerto deste texto que está neste site:
    http://altohama.blogspot.com/2007/10/se-fosse-em-moambique-eu-dizia-lhe-como.html

    "Do que a memória registou, ficou-me de Chissano a imagem de um estadista de nível mundial, tão capaz de dialogar com o arrumador de carros como com o secretário-geral da ONU. Era o homem certo no lugar certo, na circunstância a Presidência de Moçambique.
    Quanto a Guebuza não ficou a imagem mas, isso sim, a certeza de um político arrogante, sem grande preparação intelectual e que tinha orgulho em demonstrar que a razão da força era a solução para todos os problemas."

    E ainda a propósito da "preparação intelectual" do guebuza, e do Kofi Annan a spidar-lhe, vejam também este video no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=YgB_1QeBPcE

    Abraços

    Raúl Monteiro

     

    Caro Raúl Monteiro

    A tua capacidade analítica é invejável, bem hajam comentários como os teus.
    Concordo que dentra os males da nossa sociedade há algo que Chissas fez de bom, concordo mais ainda quando dizes que preferes os 18 anos de Governo Chissas do que os 3 de Guebas. Essa foi a melhor verdade que há por dizer...

    Pena que os governantes não tenham hábitos internéticos ou Bloguistas. Gostava de saber o que pensam...Seria curioso!

    LV