Parlamentar...


Carta a bancada Par(a)lamentar da Renamo

Senhores deputados:

Sou um jovem cidadão moçambicano, nascido nos fins da década de 80 e que portanto, assistí ao nascer do multipartidarismo no nosso país e tenho acompanhado o seu (não) desenvolvimento. Volvidos que estão 15 anos após o fim da Guerra Civil, e 13 da instauração do multipartidarismo, esperava no minimo uma oposição que tentasse fazer frente ao partido no poder no que respeita a apresentação de ideias construtivas para o desenvolvimento do país. É muito provável que as ideias que são propostas pelos senhores não tenham aceitação, porque como sabemos a vossa bancada tem pouco poder de votação em relação a bancada do partido no poder (e enquanto não mudarem de atitude assim continuará por muitos e longos anos), mas isso não significa baixar os braços, ficar a falar ao telefone durante as sessões parlamentares ou simplesmente adormecer na cadeira. Até porque dormir na cadeira faz mal a coluna...

Senhores deputados:

Treze anos é tempo mais que suficiente para começarem a “mostrar serviço”, mostrar que não estão ali para serem submissos, ainda por cima quando o oponente se chama FRELIMO. É certo que a FRELIMO detém maior número de assentos, e qualquer que seja a lei vinda das bandas do “Futuro Melhor”, aliás, “Força da Mudança” (o futuro foi tão positivo que acharam melhor introduzir uma certa mudança), será sempre aprovada, mas isso não implica que os senhores não devem trabalhar para mostrar as dificuldades do povo que os elegeu. Mostrar inconformismo não é de modo algum provocar distúrbios, até porque se estão ali é para chegarem a um consenso por via do diálogo, porque se bem me lembro quando não tinham argumentos ficavam lá nas matas a disparar rajadas de AK-47, e aí não tinham que pensar muito... O povo quando vê aquelas cenas tristes que a TVM (parceira da Frelimo) faz questão de mostrar pormenorizadamente mete as mãos á cabeça, como que a dizer “ Xikwembu xa ga Ni Nhike Mani a Humudzuku dzaga xa na” ? Batuques, panelas, apitos, ovos já ví serem tocados e arremessados dentro da casa onde supostamente se decidem as prioridades do povo. Mete nojo ver senhores, pais de filhos e acima de tudo com um compromisso assumido com o povo protagonizarem cenas daquelas. Isso sem falar no salário e nas mil e uma regalias de que dispõem. Se pretendem virar marimbeiros existe um festival anual muito conhecido no nosso país, podem ir lá e inscrever o vosso grupinho, porque de verdade não passam disso.
O povo não quer timbileiros a dirigir os seus destinos, até porque se quisessemos nomeavámos os Timbila Muzimba que dignificam e mostram o quão belo e culturalmente rico é o nosso país, atraindo investimentos que os senhores não sabem canalizar para o povo, deixando-os a mercê dos vossos colegas da assembleia que tratam de delapidar sem contemplações. O tempo gasto no planeamento daquelas zaragatas, podia ser muito bem usado na busca de soluções e propostas para a enorme lista de problemas que o povo diariamente apresenta.

Quase todos anos temos cheias e ciclones que fustigam as populações, aumentam a pobreza e semeiam o terror no seio da população mais desfavorecida. Que tal tentar (ao menos tentar) elaborar um plano de crise?

A criminalidade e em particular o crime organizado vai crescendo a olhos vistos no nosso país, e nada (embora os vossos colegas digam o contrário) é feito para mudar essa situação. Estamos a criar Corleones e Tattaglias neste “nostro” pobre país.

O número de pedintes nas esquinas aumenta a um ritmo alucinante, tal e qual vai aumentando o fosso entre ricos e pobres. E o que é feito? Hmmm, mudaram aquele slogan de “luta contra a pobreza” e instituiram a “erradicação da pobreza absoluta”. Como a palavra erradicação é meio complicada, lá foram os senhores cair na conversa que fez o boi dormir. Ainda ontem uma senhora chorava na televisão porque o seu filho único perdera o lugar na escola por falta de vagas. Mas ontem mesmo ví o presidente Guebuza a proferir umas palavritas básicas no parlamento(chamaram de discurso), e onde dizia que uma das prioridades do seu governo era o ensino para todos. Vagas até existem, a verdade é que o tal “deixa andar” e o “cabritismo” que muitos diziam extintos ainda imperam nas nossas escolas, e quem sofre com isso é o povo com a carteira vazia que não consegue cobrir a proposta que o “leiloador de vagas” vai atirando até chegar ao valor que lhe agrada. Que tal senhores deputados, sentarem-se naquele barzinho que tanto gostam e frequentam e tentar arranjar uma solução para que o filho da Dona Artemiza (aquela Renamista ferrenha) no próximo ano possa estudar?

Todos os dias sou obrigado a levar com “luta contra o HIV/SIDA” e “erradicação da pobreza” em tudo que é noticiário nacional. Mas a verdadeira luta tem que ser contra a corrupção, porque ela é que vai penetrando em todos os sectores da nossa Sociedade. O vírus “Corrupção” penetrou nos fundos do HIV/SIDA que são desviados ao mesmo ritmo das contaminações, enraizou-se nos profissionais de educação que tinham como obrigação formar quadros que soubessem dar continuidade a luta para a redução da descrepância social que se vive em Moçambique.
A informação que as crianças recebem na escola (e até em casa) só me leva a pensar isto: estaremos a formar GRANDES continuadores do “cabritismo” e do “deixa andar”.
Não sou renamista (Se Deus existe que me livre disso), e muito menos frelimista (arghh). Sou simplesmente um filho desta nação que observa com muita atenção, e que acredita que a oposição poderia fazer um esforço minimo para agradar o povo que os elegeu.

Enquanto os cães ladram, a caravana vai passando, passam até á ritmo de camaleão, mas roubando e pisando o povo 10 vezes mais que há 13 anos atrás.
Penso que a cultura parlamentar já se consolidou, e a oposição deve agir com responsabilidade e respeito pelo eleitor.
A não ser que foram afectados pela Síndrome de Estocolmo e apaixonaram-se pelos seus raptores, neste caso os vossos rivais, e pretendem ficar reféns dos ideiais frelimistas para a vida toda.

PENSEM NISSO...
Tsapau

Para contribuições, opiniões e outros grossocurto@yahoo.com.br

19 comments:

    Cara Tsapau....
    Simplesmente EXCELENTE !!!

    Meus Parabéns

     

    Puxa!!!

    Fiquei com a boquiaberto com tamanha sinceridade!!
    Tas mesmo de parabéns jovem...
    Tive a ousadia (se me permites) de copiar oi teu texto e enviei para TODOS os endereços de e mail que tenho!
    Acho que as pessoas devem ter conta que aqueles autênticos palermas andam a engordar a olhos vistos e a população, que eles deveriam estar a representar está cada vez mais a emagrecer...

    Abraços

    Leonardo Vieira

     

    A corrupcao eh realmente o pior mal de Africa. O comodismo tambem mas a corrupcao eh o que realmente impede um pais de ir em frente.

    Parabens Tsintsiva_Tsapau!

    Ate quando uma oposicao que nao se opoe a nada? Que nao apresenta alternativas construtivas? Um dia desses o povo nem sequer ha-de ir votar porque nao ha em quem votar, ninguem apresenta solucoes para os problemas do povo.

    Ta-se mal.

     

    Cara Ana...

    O povo já não foi votar, não é um dia destes!! A abstenção nas eleiçoes passadas,se bem me lembro e corrigam-me se estiver errado, foi de 80% !!! E ainda tiveram cara de pau de festejar a ``vitória´´... Tamanha abstenção é um BENIX no rabo tanto para o governo como para a oposição...Não voto nem em quem já lá está a roubar nem em quem quer ir para lá fazer o mesmo, fico em casa !

    Enfim

     

    a serio que nao fazia ideia da percentagem de abstencao. entao o nosso povo eh mais esperto do que parece... so eh pena que tambem entre no mesmo comodismo, sera que nao ha ninguem para fazer frente a frelimo? por mais que nao ganhe as eleicoes, alguem que nos faca sair de casa para ir votar, que nos motive e que motive o partido que estiver no poder. eu nao tenho nada contra a frelimo, acho mesmo que eh a melhor opcao no momento. mas a nossa democracia esta muito pobre, acredito que ha muito boa gente da frelimo que prefere ficar la e fazer alguma coisa de jeito do que vir ca para fora e so falar mal. se houvesse uma oposicao forte, talvez eles ponderavam em sair da frelimo para se juntar a quem quer fazer alguma coisa por mocambique, do rovuma ao maputo!
    se calhar ja estou a falar demais, tenho que confessar que nao pesco nada de politica...

     

    Estou a analizar atento o debate entre a Ana e Tsin Tsi va! Posso dar aminha opinião?
    Ao contrário da Ana eu tenho TUDO contra a FRELIMO,que, apesar de ser o maior responsável da nossa independência face aos colonos, é responsável pela nossa constante colonização partidária!!
    qualquer boca, dedo ou mão que erguer contra ELA, será logo calada em seguida...
    Até já se dão ao loxo de criar Sub-partidos, como é o caso do PDD de Raul Domingos...Acreditam que, o Sr DOmingos pagou a impressão de suas camisetes para a campanha a presidência com um cheque do COMITÉ CENTRAL DA FRELIMO???? Curioso e caricato não??

    Pois é...

    Cá pra mim o nomopartidarismo reinará ainda...

    a não ser que NÓS, jovens mudemos o rota dos acontecimentos....

    Pensem Nisso

    Leonardo Vieria

     

    Interessante artigo...
    Carissimo Tsapau, o s meus parabens!

    Knto + em venho pra aki e ler vossos artigos, fiko xtupefacta. Ja ha mto k era necessario 1 orgao de informacao desta categoria (e ja agora, se pudessem torna-lo + abragente, isto e, n apenas na net, pk nem tdos tem a opurtunidade d acede-la, mas em jornal ou algo de genero).

    Indo ao axunto focal dext artigo, gostaria de salientar k no pais em k vivemus a criacao de um partido politico adversario da Frelimo eh kase k impossivel. Digo ixto pk, akando das ultimas eleicoes municipais houve um partido de filosofos k pretendia camdidatar-se pra as mesmas eleicoes. Seguiram tdos os termos de referencia pra tal, e faltando poko tempo pra a divulgacao dos partidos candidatos, xte foi notifikado em kmo nao poderia participar (pk as artimanhas da Freli num kriam tal concorrente).
    O pk dxta recusa se o partido havia feito tdo, knsiguido as tais assinutaras e otros items pra a sua candidatura?
    Seria talvez por xte partido ser formado por filosofos, e pk xte vai a busca do saber, questiona a origem das coisas?
    Talvez por xte ser um grand inimigo para o xpirito de deixa andar da Frelimo?

    Xego por vezes a, infelizmente (pk a verdade eh dura), de concordar km algmas passagens do discurso do Pieter Botha de 1985, kndo ele dixe k o "preto" num eh capaz de governar-se a si proprio. De lhes armas k eles irao matar-se uns aos outros. Sao bons em + nada do k fazer barulho, dancar, casarem mtas mulheres, e espojarem-se do sexo. A maioria dos "pretos" sao vulneraveis ao dinheiro, tem sentido de moral inferior, e num tem caracter.

    Agora pergunta: sera k xtava ele de tdo errado kndo proferiu tais palavras?

    Eu digo k nao, e a prova dixo eh a realidade k se vive nao so em Moz, mas em mtos paises africanos.

    Por agora paro por aki.
    Gostaria k tdos refletissem acerca dos pontos k abordei.

    Vou, mas volto! Podem crer.

     

    xi
    detesto quando se comeca a culpar um determinado comportamento por causa do tom de pele! posso ate concordar quando se diz que eh uma questao cultural, mas a cor da pele nao tem nada a ver. sera que acreditam que em mocambique so os negros eh que roubam. ja pensaram na quantidade de mesticos, indianos e brancos que tambem fazem das suas?
    se queremos lutar contra a corrupcao e o "deixa-andar" temos que parar de justificar comportamentos com argumentos deste tipo, deixar de por a culpa na cor da pele, nos colonos, nos traumas da guerra, etc.

     

    Racismo nao por favor!
    O discurso do Pieter Botha so devia ser lembrado para mostrar quao repugnante e desumano era o regime do apartheid. A lena que me desculpe, eu sou a favor da liberdade de expressao, mas veio desviar o tema do debate.
    Voltando ao tema, caro Leonardo, eu sei que estamos bastante saturados com tudo o que a Frelimo ja nos fez passar mas temos de ser ponderados e analisar que assim como ha coisas mas tambem muito bem se tem feito e ha muito boa gente na Frelimo que ama este pais e que contribui para que este pais ainda seja agradavel para se viver. Comparando com o resto de Africa eu nao vejo outro sitio onde gostaria de viver, e eu nem sou tao patriotico assim.
    A moeda sempre tem 2 caras.
    JD

     

    Este debate promete...

    1o dar os parabéns à Lena por se expressao tão livremente.Meus SINCEROS parabéns!Porque ela falou o que muitos pensam (tantos pensam que os pretos são X, os brancos são Y, mulatos Z e monhes K, etc..). Parabéns MESMO!

    Caro JD, também concordo cntg, não devemos desviar o assunto, mas digo-te, são MUITOS que pensam assim, e caiem na asneira de desculpar-se com outros factores, ou arranjarem bodes expiatórios! Mesmo neste debate, já se quis culpabilizar a CULTURA! A cultura é algo que caracteriza os povos etc etc etc...mas agora, tudo k é mau temos a tendência de desculpar dizendo que é cultural! Desculpem-me, mas ser corrupto não é cultural!È falta de ética,educação de uma pessoa ou uma cambada proveniente na sua maioria da sua FORMAÇÂO como homem e cidadão! E é ai que reside a maior percentagem da causa disto tudo.A formação e educação de um individuo.

    Miss Lena,a corrução existe, existira sempre com maior ou menor expressão.Nos dias de hoje, ela têm maior expressão em África, Porque? Porque pessoas que nada tinham de repente caiu lhes do céu a maior das drogas....o PODER! E tudo aquilo que nunca imaginaram poder ter, agora podem e têm...e assim vão mandando e desmandando e usando o $$ oferecido/desviado para arruinar o nosso continente. Hoje são, e como tu dizes, os ``pretos´´ em África...nos anos 30 eram os ``brancos´´ nos USA (ou esqueces O PADRINHO, o tráfico de bebida alcoolica,etc...era só GANGSTERs e corrupção naquela altura). E antes eram os Romanos,etc... Há coisa de uma década atrás aconteceu uma cheia gigante na China e por causa disso ficou visivel o nível de corrupção existente pois os diques de protecção rebentaram pelas costuras.Tinham sido todos mal construidos (com material a menos) ,imagina para onde foi o $$...
    Se levares um bebé, como tud dizes preto, de 6 meses para um país desenvolvido, lhe oferecere s toda a formação (escolar, familiar, carinho, amor, etc...) qual será o probabilidade de ele se tornar um AFRICANO CORRUPTO como muitos que cá existem?? Pois...

    Abre os olhos cara Lena, a diferença das pessoas está no seu interior e no meio em que vivem.Sinceramente, eu não consigo ver as pessoas como cores, nem tentando, não está em mim.Mas também já percebi que faço parte da minoria.....

    Pensem Nisso

    PS - desculpa JD por desviar do tema

     

    Cara ana,
    axo k nao entendeu a questao primordial do meu post. Tambem ja xtava a xpera d uma reaccao dexe genero, pk falando d Pieter Botha a kestao inicial seria o apartheid.

    A xpressao "preto" foi colocada por mim colocada intencionalmente, apenas pra dar se calhar + enfase ao assunto.

    Num me xtava a referir a traumas d guerra, i nada a respeito dixo. Apenas referia-me a grandes verdades proferidas por xte Homem em relacao ao comportamento dos africanos.

    Sei k mtos n iram admitir tal afirmacao, irao argumentar como a Ana o fez k xtamos a depositar culpas no tom de pele, nos colonos, etc, mas a realidade levanos a constatar k sim. Nao quero com isto dizer que apenas os pretos sao ladroes, corruptos, nao foi nesse sentido. Mas apenas dizer k os k deveriam defender-se, governar uns aos otros, sao os mesmos k nos traem.

    Temos 1 Governo que ao inves d ajudar o povo na tal erradicacao da pobreza, poe-no ainda + soterrado na tal pobreza k ele xegue mesmo a pensar k a sua pobreza ate eh rikeza.

    Kndo me refiro a pobreza nao me refiro apenas a falta produtos basicos pra a subsistencia humana, problemas sociais (saude, educacao,etc), problemas etico-morais, enfim tdos akeles k nos fazem fikar cada vez + soterrados.

    Acredito k nos mesmos as vezes fazemos 1 certo tipo de xpressoes:"problema de preto; gente dexta cor eh mto complikada; ja sabia k so podia ser 1 negro", e otras xpressoes.

    Nao quis km xte post anterior k so as pessoas d uma certa pigmentacao da pele roubam, sao corruptos.
    Mas kriam sim ressaltar, kmo vem no discurso, que nos os africanos (generalizando)temos uma "habilidade" tal de nos destruirmos uns aos outros.

    Nao me venha a senhora Ana dizer que algumas das palavras proferidas por PW Botha, nao sao reais (lembre-se k xtas palavras foram proferidas em 1985) e k hoje passados kase 22 anos, tais palavras faxam parte da realidade de mtos paises. Ja diz um velho adagio: - A verdade doi, mas tem que ser dita.”



    Mas prontos, dxemo-nos desses assuntos i voltemos a questao primordial do texto publicado pelo carissimo tsapau.

    Vou, mas volto! Podem crer1

     

    Amigos!!
    Estamos a desviar-nos do assunto do Post...
    O ponto fulcral é que hoje em dia em Moçambique, não temos oposição, temos meia dúzia de gatos mal pingados que brincam de fazer política enquanto vão enchando os bolsos e multiplicando mansões.
    Quanto a currupção, caros amigos eu diria que é cultura sim, mas CULTURA DE ESTADO!!
    Já dizia uma célebre fraze que recebi via e mail "Os políticos Moçambicanos são dos mais católicos do mundo, não assinam nada sem levar um terço"
    parece que é uma regra de conduta, que cada elemento que for eleito a um cargo de chefia de quelaquer ramo do governo, tem por obrigação desviar, pilhar e engordar com dinheiro do povo que deveria estar a representar!!
    Acredito que um dos caminhos poseria ser, a criação de um partido sério e íntegro...Mas será que a Freli não os vai calar???

    Pensem Nisso...

    Leonardo Vieira

     

    Ganhar numa cidade como a Beira foi possivel. È uma cidade, basicamente um povo homogéneo e pelos factos históricos, a maioria contra a Frelimo. Mas vencer uma eleição no país inteiro isso, durante os próximos 20 ou 30 anos, é uma utopia.
    Como vais convencer milhões de analfabetos, milhões de regionalistas e tribalistas que o o partido X é que têm o melhor programa e é sério. Pois... Talvez se vendem do ao capitalismo para conseguir $$ para fazer milhões de Tshirts!
    Mas por outro lado, LULA do Brasil ganhou na 4a tentativa...são 20 anos! Por algum lado têm que se começar....

    Valeu

     

    Torna-se cada vez + dificil o partido no poder fazer trabalho, pk no nosso pais num temos 1 oposicao forte. E kndo se tenta criar um otro partida da xkerda, a Freli comeca logo a impor barreiras, dxando apenas k se criem partidos simpatizantes.

    Vejam por exemplo o caso de alguns partidos kmo o do raul domingos, e do yakub sibinde, sao todos simpatizantes da Freli, k ate recebem financiamento destes para as suas campanhas e despesas do partido.

    Assim nao da!

     

    Nao vinha aqui ha um tempo por isso demorei um bocado a ler todos os posts do debate. Muito interessante! Apesar do ligeiro desvio, voltemos ao ponto que eh muito importante e merece a atencao de todos nos.
    Caro Leonardo, neste debate assino em baixo a tudo o que tem dito. Nao temos que nos conformar com a porcaria de governo que temos so porque as vezes acerta ou porque tem algumas pessoas a trabalhar bem. O governo num todo tem que ser assim, todos tem que trabalhar e fazer Mocambique crescer, e nao fazer crescer apenas as suas contas bancarias. Quem nao trabalha sai, eh assim nos paises com democracias reais. Aqui vivemos numa democracia fantoche, numa semi-ditadura.
    Ja me foi dito, em conversa com um amigo que vive na Africa do Sul, que o ANC nunca vai deixar outro partido que nao a Frelimo governar Mocambique. Segundo ele foi um membro do ANC que lhe disse. Mas o que eh isto? O que eh que o ANC tem a ver connosco, sera que mudamos de colonizadores? Tudo leva a crer.
    Africa esta mesmo mal, os que lutaram pela independencia sentem que o pais lhes pertence. O pais pertence ao seu povo, que morreu pela independencia.
    O post Par(a)lamentar do Tsapau ja diz, se ao menos a oposicao fosse energica e apresentasse propostas inteligentes... Eu sei que a Frelimo podia vetar, mas o povo observa e nas proximas eleicoes podia mudar de ideias. Enquanto a oposicao tiver o objectivo de enriquecer rapidamente esquecendo a sua verdadeira funcao, de nada vale estarem sentados no parlamento a ver o tempo passar.
    Um abraco

     

    Parabens para kem escreveu o post, nao poderia ter elucidado melhor os factos. Sempre soube k a corrupcao era um mal kuase geral em Mocambike, mas depois de ler isso...parece que vi as verdadeiras proporcoes. 'E lamentavel e triste o que a FRELIMO esta a fazer com o nosso pais, 'e ainda mais deprimente ver a oposicao(se 'e k se pode chamar assim) a fazer NADA.
    Foram levantadas varias kestoes, para justificar o fracasso do nosso continente (cor da pele, cultura, etc), mas eu axo k se resume a ignorancia...a ignorancia faz-nos parecer um bando de "pretos" que n tem amor proprio.
    Infelizmente, os nossos governantes e a sua corja de mal feitores veio para fikar...e por muito k keiramos e desejemos ha muito pouko k possamos fazer, pk eles estao dispostos a TUDO para continuar la no PODER.
    A OPOSICAO(custa-me muito chamar-lhes isso), essa infelizmente 'e composta por gente sem kualker vergonha e francamente eu acredito k nem eles sabem kual 'e o trabalho deles.
    Nao sou da FRELIMO, nem da REMANO nem de outro partido kualker, mas uma coisa 'e certa, cada dia k passa n vejo melhorias, pelo contrario vejo tudo a piorar (violencia, miseria, sida, corrupcao e tudo de mal k existe).
    Nos somos Jovens, e pelo k vejo temos uma perspectiva e visao muito diferente das coisas....VAMOS FAZER ALGO, so n'os 'e k podemos mudar algo.

     

    Sem querer desviar muito, quem quisser pode ler o livro "Capitalist Nigger" de Chika Onyeani, ira entender porque a Lena tem muita razao.

     

    "what it do" tsapau, "Sup" My Homeboy tsin-Tsinva "You guys got me on this one foreal". Bom Eh assim: Na minha opiniao, nenhum partido existente em Mocambique,luta para o bem estar do povo. O meu desejo era que um dia pudessemos respirar o ar que eles respiram, porque nos, o povo, a minoria, a ultima classe, estamos realmente a sofrer,comendo o pao que o diabo do Guebuza amacou dia-apos-dia. um abraco a todos

     

    debate interessante sem dúvida, contudo sou absolutamente contra o que disse a senhorita Lena, quando se referiu ao termo "preto" e à sua ideia sobre a corrupção. No mundo moderno nunca se poderá colocar a hipótese de Botha ter razão, porque saberá tão bem qaunto eu que não há só corrupção em África... presumo que sabe disso. E quem mais rouba em África, não são os africanos, são os dos outros continentes. Americanos, Europeus, etc... Repare que não falo em raças. No meu entender a única raça que existe é a raça humana, daí que para mim não faça sentido falar em pretos e brancos.

    Moçambique é um país que vive no caos. É uma autêntica república das bananas onde o fingimento é a maior arma usada para enganar a maioria dos Moçambicanos que ainda acreditam num governo que lute pelo povo.
    Penso que todas as questões levantadas pelo Tsapau são pertinentes, contudo, são de difícil implementação. É uma luta difícil, mas só quem tem vontade de mudra o rumo dos acontecimentos e que não se deixe contagiar pela corrupção é que pode combater tudo que há de errado!

    Subscrevo totalmente a ideia destes artigos serem publicados num JORNAL A SÉRIO!