PODES AUDITAR ESTAS CONTAS??!!

Este post foi-nos enviado por email e como o próprio autor nos esclarece, ele foi baseado de outro email. Foram adicionadas algumas ideias novas e elaborado num post, aqui apresentado. Obrigado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------


Caros Amigos,

Permitam-me compartilhar convosco esta triste constatação. Poderá não constituir novidade para muitos, mas gera -me uma tamanha indignação.


Já imaginaram, por alto, quanto de imposto pagamos nesta nossa perola de índico que se chama Moçambique, cujo montante serve somente para suportar as despesas de funcionamento do Governo? Vamos lá fazer as contas:

  • Do nosso salário bruto, retêm na fonte entre 20 a 25% para pagamento do IRPS;
  • Quase todos os bens e serviços que adquirimos têm IVA a uma taxa de 17%;
  • Descontamos 3% do salário base para a segurança social obrigatória (INSS) – as empresas contribuem com 4% que poderia ser nosso;

Se a estas percentagens acrescermos a taxa de lixo, as taxas municipais, quanto fica?

Portanto, entre 40 a 45% dos nossos salários vão para os cofres do Estado. Isto é, para quem recebe 30 mil meticais fica somente com pouco mais de 15 mil. O remanescente será para pagar as mordomias (que não são poucas!) do Governo e dos respectivos funcionários.

E o quê é que recebemos em troca? (i) Educação? Não. Pela má qualidade, recorremos aos serviços privados – um relatório da UNICEF refere que no País as crianças com o nível primário concluído não sabem ler nem escrever. (ii) Saúde? Também, não. Vamos as clínicas privadas, aliás os próprios hospitais públicos têm clínicas especiais (iii) Segurança? Também, não.

Confunde-se o polícia e o ladrão, pelo que para a nossa segurança recorremos também a privados. Ademais, são os reguladores de trânsito e os cinzentinhos que procuram situações para nos extorquir mais dinheiro. Numa situação destas, que incentivo tenho para pagar impostos? E que moral tem o Governo para me exigir? E depois questionam a razão da fuga ao fisco na pátria amada.

Enfim, somos nós que trabalhamos para o bem-estar do Governo e não o contrário. É o país da marrabenta, onde o que está a dar é dzukuta!

Estamos Juntos!

LV

4 comments:

    Irmãos;
    Antes de mais nada, deixem-me fazer um acerto:
    A Base deste texto recebi por e mail (não fui eu que escrevi), tendo depois acrescentado algumas pequenas ideias minhas...
    Não confundam com plágio sim!

    Abraço

    LV

     

    Deixem de reclamar e façamos alguma coisa!!!!!!!!!

     

    Deixa de reclamar que os outros nao fazem nada e faz alguma coisa!!

    ahhahhaha..

    Meu caro, este é um espaço de debate. Isso por si só já é alguma coisa. Cabe a ti pegar nas ideias aqui expostas e produzir o teu pensamento, o teu raciocinio...

    Para comecar podias contribuir com alguma coisa...um texto, um pensamento....qualquer coisa caro amigo...

    As mudanças começam dentro de nós e antes de mudar o mundo, tenta mudar o TEU mundo, aqueles que te rodeiam....Isso por si só já será muito...

    Pensa Nisso
    Tsin

     

    Não estou a reclamar, é que muitas vezes venho ao blog na esperança de encontrar uma causa a q eu m possa juntar e contribuir pa eliminá-la, se fôr negativa claro, ou contribuir pa mantê la se fôr positiva, e só encontro dedos apontados a isto e aquilo mas manifestação d q se vai acabar com isso, nenhuma!
    Adoro este blog, nunca quis parecer mal intencionado!