Cimentos de Moçambique


O Jornal Noticias de hoje traz uma conversa com o Sr. Luciano de Castro, do MICOA, que fala do meio ambiente e da poluição (ver aqui!). E o que me incentivou a escrever este post foi a seguinte frase:
Devo dizer que nesse aspecto não temos tido grandes problemas, senão com a Cimentos (de Moçambique) porque a fábrica é muito obsoleta, por ser muito antiga. Com base nas nossas auditorias falámos com a Cimentos e eles têm um plano até 2008 para reduzir os actuais níveis de poluição da fábrica. E eles fizeram algumas intervenções e a situação está melhor que há alguns tempos.
Sinto-me muito mais descansado, afinal de contas, só vamos mais alguns meses de poluição de alta qualidade!!!!!

Pensem nisso...acho que vou sentir saudades!

Ma_Fur_Ra

6 comments:

    FAz me lembrar qnd o EDSON MACUACUA na capa de um jornal ha uns meses atras, dizia que nao trabalhava nos 7 empregos/7 salarios que tinha porque nao tinha tempo....

    Ou quando a sra Luisa Diogo nos disse que nao haveriam compensacoes as vitimas do paiol porque foi um acidente...

    CARAS DE PAU ....

    Ha ppl mesmo sem vergonha nenhuma na cara...enfim

     

    Caros irmãos!
    1º Pedir desculpas pq tenho estado ausente por questões de job VS escola. Mas não estou alheio ao que se passa.
    A questão da poluição já vem de a muito tempo. Para quem tem bons olhos pode ver logo a seguir à portagem que há uma enorme núvem de fumo proveniente da fábrica de Cimento. O estado e/ou governo já deveria ter tomado alguma atitude a muito tempo atrás. Mas deve ter um Camarada por detrás da direcção, portanto...

    Pensem Nisso

     

    E já agora, os serviços da Mcel como têm avaliado?
    Não estará na hora de uma 2ª edição da "Hora silêncio"?

    Abraços

     

    E lógico que a Cimentos está obsoleta com tecnologia da década de 60, apesar de terem melhorado o sistema de filtragem de particulas, mas até nem é um problema de dificil resolução mas somente dispendioso. Quero realçar que a maioria do >"fumo" que vemos é somente vapor de água proveniente dos secadores. Mas convenhamos que quem mora por perto não gosta muitoo do pózinho que que vai acumulando.
    Mais grave, muito mais grave, é a MOZAL com o lançamento de produtos tóxicos cancerígenos para a atmosfera e por lançar águas contaminadas para a baía de >Maputo. Por acaso têm estado atentos à ao aumento da incidência de doenças do foro oncológico em Maputo/Matola? Foi o diagnóstico que melhorou ou foi um aumento %? Acreditem que nem todos estão a morrer de HIV! Onde estão os estudos prometidos por entidades independentes???

     

    Parabens...

    boa intervencao, sim senhor. E deixa me curioso....nao ha ninguem da medecina k pudesse nos esclarecer?? k tem contacto com a realidade no terreno?

     

    Esse plano devia ser tornado público. Ouvi que foram atribuidos o selo Produza e Consuma Moçambique. Acho que não deviam ter atribuído o selo antes da conclusão da implematação do plano. Ambiguidade, como sempre!