Admissão aos Edificios Publicos

Depois do C&G ouvir durante anos os relatos sobre a admissão a edificios publicos, maioritariamente aos ministérios, resolvemos ajudar o governo e produzir uma placa para ser colocada nas entradas destes edificios.

Não foi facil escolher os elementos ou artigos de proibição, porque desde a muito que a lista tem se aumentando. O ultimo relato foi de uma jovem moçambicana que usava um "top" com alças (prmeiro artigo identificado na placa) foi impedida de entrar em num "ministério" para resolver alguns assuntos privados. É preciso salientar que nesse dia estava a fazer 40 graus celsius e que a jovem tem tudo no lugar para mostrar.

Observem a placa e adicionem mais artigos atravez de comentarios.

Pensem nisso...

Ma_Fur_Ra

24 comments:

    Exprimentem também a sede das LAM... Usem qualquer um desses itens e tentem entrar...

    Já está na altura de pensarmos com as nossas cabeças e parar de seguir regras e normas copiadas de paises onde NEVA!!! Inovar, Inspirar e até copiar outros é bom quando reflectimos sobre o assunto e o adaptamos à nossa realidade...Agora COPY PASTE dá nisso....

     

    Exprimentem também a sede das LAM... Usem qualquer um desses itens e tentem entrar...

    Já está na altura de pensarmos com as nossas cabeças e parar de seguir regras e normas copiadas de paises onde NEVA!!! Inovar, Inspirar e até copiar outros é bom quando reflectimos sobre o assunto e o adaptamos à nossa realidade...Agora COPY PASTE dá nisso....

     

    Da próxima vez que vos barrarem por estarem "mal-vestidos", perguntem onde é que está a lei que diz isso? Caso insistam, acho que é de chamar a polícia e apresentar queixa por discriminação.

     

    chamar a policia porque no ministerio do interior não deixam entrar de calções ou de alças?

    Não faz muito sentido!

    É como a obra do muro da presidencia, não tem placa que mostra a licença de consrução, responsavel tecnco, empresa de construção, mas está na lei que qualquer obra tem que ter licença e exibir. E os trabalhadores? Todos em farrapos, sem capacete, luvas, oculos ou mascaras!!!

    QUANDO A PROPRA PRESIDENCIA PASSA O EXEMPLO COMO É QUE NÓS VAMOS RESPEITAR AS LEIS E REGULAMENTOS!?

    Vivemos na selva, pessoal!!!

     

    Epah, então com base nisso os bufos podem fazer o que quiser porque eles já são os polícias.
    Eu disse chamar a polícia e, caso mantenham essa postura, é de apresentar queixa.
    Qualquer pessoa pode apresentar queixa contra um polícia. Mesmo que essa queixa seja apresentada NA POLÍCIA!
    Supostamente quem investiga as queixas é a PIC, que é uma instituição diferente da PRM.
    E se a polícia se recusar a receber uma queixa contra um seu funcionário, sempre podes ir directamente à PIC ou mesmo ao Paulino (PGR).
    Afinal de contas, se fosse tudo a mesma coisa, estavamos fod**os! Os bufos usavam e abusavam e ninguém podia fazer nada porque eles próprios é que se investigavam... Era o que faltava.
    Quanto à presidência, tens toda razão. Mas então há que chamar a atenção pra esse facto. Há que escrever para a carta de opinião do notícias. Há que alertar os Savanas, Zambezes, etc. pra escrever sobre isso.

    abraço

     

    "Os bufos usavam e abusavam e ninguém podia fazer nada porque eles próprios é que se investigavam... Era o que faltava." in ANONIMO COMENTARIO

    Felizmente penso que vives num outro pais. Tenta visitar mocambique meu caro. E nao o mocambique das escolas privadas, lounges e resorts. Procura viver como um cidadao minimamente comum, e veras que a tua frase, apesar de bem intencionada, nao faz sentido nenhum na nossa realidade. Ou simplesmente vai a uma esquadra e pede para visitar quem lá dentro está. E conversa com eles...

    Nao é o que faltava nao , porque essa é a realidade...

    E please, da um name à tua personagem, para podermos dialogar melhor...

    Tsin Tsi Va

     

    Camarada,

    Mantenho o que disse, muito embora o que tenhas afirmado seja verdade.
    Eu não disse que eles não usam e abusam.
    O que eu disse é que tens possibilidade de denunciar isso apresentando uma queixa.
    Podes ir à PIC ou à PGR fazê-lo.
    Ou se preferes vai até à Liga Moçambicana dos Direitos Humanos.
    Já o fizeste alguma vez? Desconfio que não.
    Foi isso que eu disse.
    Ninguém vive num conto de fadas em que pensa que em Moçambique a polícia não abusa da autoridade.
    A diferença está na postura com que encaras a coisa.
    Enquanto que tu, pelos vistos, limitas-te a reclamar e a cruzar os braços e a apregoar que conheces o país real e o que vive o cidadão comum, eu digo que tens fundamento para apresentares queixa na PGR.
    Percebeste agora o que quis dizer ou queres que te faça um esquema?
    E como já sei que o argumento que vais usar é que mesmo com apresentação de queixa, não vai adiantar nada etc. eu adianto-me e respondo que não custa tentar.
    Se não a Alice Mabote a Liga dos Direitos Humanos etc. eram todos malucos.
    Há que tentar, quem sabe qualquer dia apanhas um inspector ou procurador da república honesto e competente que se preocupe com a queixa e leve o caso avante.
    Abraço

    P.S. Que tal deixarem de lado essa postura arrogante de que só vocês é que conhecem o país real e o resto são todos burros? Mas afinal de contas vocês possuem o dom da verdade? Toda e qualquer crítica que vos é feita, a resposta que dão é sempre a mesma: que não conhecemos o país real; que temos de sair da cidade blablabla.
    Epah mudem o disco pah.
    Querem refutar argumentos, façam análises mais consistentes, e não se limitem a dar a entender que só vocês é que sabem o que se passa em Moçambique, e o resto das pessoas vive num conto de fadas.
    Repara que em momento algum apresentaste factos a contradizer o que eu disse. Limitaste só a dizer “pra ir visitar presos na esquadra; pra viver como um cidadão comum; pra visitar Moçambique”… ok, ok! Muito bem, mas continuo à espera que me digas porquê que ir apresentar uma queixa na PIC ou na PGR, ou na LDH contra a polícia não vai resultar em nada. Quero factos, quero argumentos.
    Não quero lições de moral completamente descabidas e fora de qualquer contexto.
    O que eu sei é que a PRM e a PGR e a LDH são instituições diferentes e portanto se eu for apresentar uma queixa na PGR ou na LDH, é suposto que eles investiguem. Esse é o meu pensamento.
    Se estou errado, e posso obviamente estar, explica-me porquê com factos. Diz-me que a PGR é corrupta. Diz-me que afinal estou enganado e a PGR faz parte da PRM. Diz-me que ao contrário do que eu penso a LDH não é vocacionada para estas coisas.
    Epah, apresenta argumentos consistentes e deixa-te de moralismos saloios.

    O Personagem

     

    Hum...
    Boa resposta! Muitas das coisas, com razao...

    Mas indo ao que intressa. Nao é "se eu for..." e se isto e aquilo. A verdade é que eu já fui! E por isso falo na 1a pessoa. Por varios motivos o Tsin Tsi Va nao existe e dai a minha dificuldade me te dar exemplos concretos.

    Mas garanto-te que já fui e estive lá...E que na teoria tens razao, isso tens! E a prática??

    O lema deste espaco nos leva à atitude e respostas que damos. Nao estamos muito preocupados com as teorias, as leis, o bla bla bla bonito que a TV e o ensino nos obriga a digerir. Estamos preocupados com o dia a dia do cidadao, de todos nós! E somos os 1os a dizes que os podres do pais acontecem porque nós deixamos, porque somos analfabetos e incultos de tal forma que nem os nossos direitos sabemos, muito menos reclamar por eles.

    E a tua resposta veio, a meu ver, comprovar a minha ideia..."se....e se.."... Eu já o fiz e nao deu em nada. E nao devo ser dos cidadaos mais incomuns deste país. E vi de perto o que acontece a quem é mais comum que eu. Por isso meu caro, nao falo de SEs, mas de coisas que vi na 1a pessoa.
    Todos esses sitios de que falas já lá estive, PRM, LDH... Faltou a PGR, mas ya, depois do que vi, perdi forcas...Forcas que de certeza familiares do Cardoso e Siba Siba já perderam faz anos...(sem nunca me comparar, meu caso foi nada...)

    PENSEM NISSO
    TSIN TSI VA

     

    E ja agora, dentro deste tema em debate, acompanha o post do Clandestino...

    http://malandros-ousados.blogspot.com/

    Sao 2 relatos da mais comum das normalidades no nosso dia a dia...
    Vamos sim ao PGR...Aquele mesmo PGR que esqueceu o caso autonomo do C.Cardoso, que apagou provas, mandou inspectores estudar ingles na SA e deixou o assassino do Siba Siba sair do pais....vamos sim, ao PGR prestar queixa....

    Sinceramente!

     

    Camarada,

    Fui ler aqueles tais 2 exemplos que disseste para eu ir ler e não percebi o que queres provar com aquilo.
    Sinceramente.
    A PRM tem ladrões na suas fileiras. A PRM actua mal e prende quem não deve. Ya… e depois?
    Sinceramente.
    Mas o que isso tem haver com a questão que estávamos a debater? O quê que isso tem haver com a possibilidade de apresentares queixa na LDH ou na PGR?
    Sinceramente.
    Eu disse, e acho que falamos os dois português, que no caso de a PRM actuar mal, tu tens sempre a possibilidade de ires apresentar queixa contra eles.
    Não disse que nenhum cinzentinho rouba e que eles são honestos e só actuam como deve ser. Muito pelo contrário, precisamente por saber que eles usam e abusam, é que disse que há sempre a LDH e PGR.
    Portanto não percebi porquê que deste esses exemplos.
    Sinceramente.
    Depois acho-te piada porque só te contradizes.
    Dizes que o nosso problema é não sabermos quais os nossos direitos, somos analfabetos e incultos.
    Ora, eu sei os meus direitos. Sei que posso apresentar queixa na PGR e na LDH.
    Mas se digo isso, já é porque uso muitos “se” e “se”.
    Epah então decide-te homem.
    Sinceramente.
    Ora, o problema é não sabermos os nossos direitos.
    Aparece uma pessoa que sabe os seus direitos e diz: “epah, e se formos apresentar queixa na PGR, porque sei que esse é um direito meu?”.
    Aí o problema já não é a falta de conhecimento dos direitos mas o “Se”.
    Sinceramente.
    Então faz-me um favor, se nós temos direitos mas pelos vistos para ti nem vale a pena tentar exercê-los, porque eles não funcionam, então explica-me como é que queres fazer a coisa? Como é que queres mudar o rumo dos acontecimentos?
    Vais pegar numa arma e andar aí a disparar rajadas, é assim que vais resolver as coisas?
    És o revolucionário de serviço, o Che Guevara moçambicano?
    Sinceramente.
    Penso que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
    Há que insistirmos.
    Se for preciso ir diariamente à PGR, ligar todos os dias, enviar cartas todos os dias, ires à STV publicitar o caso para ter visibilidade pública, achas que não vai resultar em nada?
    Sinceramente.
    Quanto ao PGR, epah mas tens alguma prova de que ele apagou provas e deixou assassinos sair do país?
    Se tens provas, então manda isso pra ser publicado no Savana etc. e para outros orgãos, e se tens receio manda em anonimato que assim não te acontecerá nada.
    Mas se não tens provas, epah brada, então essa é a postura mais mesquinha que podemos ter.
    Acusar pessoas com base em meras suposições populares. Com base em “disse que disse” na rua. Com base em julgamento popular.
    E eu não vou por aí. Não é o meu estilo.
    Sinceramente.
    Para terminar, volto a dizer que aguardo que me indiques como é que então poderemos mudar o actual estado de coisas. Se o nosso problema é não conhecermos os nossos direitos. Mas depois quando conhecemos os nossos direitos também as coisas não funcionam, porque aí o problema já são os “ses”… epah então aguardo que me indiques qual é a tua ideia.
    Sinceramente.
    E mais uma dica. Lê bem o texto, e volta a reler, para perceberes bem o que eu escrevo porque parece-me que não andas a perceber o que eu escrevo.
    Na ânsia de quereres ser sempre do contra, de quereres ser o revolucionário de serviço, acabas por te contradizer e dar exemplos que nem sequer interessam ao caso.
    Sinceramente.

    O Personagem

     

    "Se for preciso ir diariamente à PGR, ligar todos os dias, enviar cartas todos os dias, ires à STV publicitar o caso para ter visibilidade pública, achas que não vai resultar em nada?
    Sinceramente." --- Madgermanes fazem isso há 14 anos... e o que conseguiram? Além de umas migalhas 12 anos depois e 1 colega assassinado em plena via publica...

    Lembras-te do Jovem Faruk ? Fuzilado em frente do HCM por 3 guarda costas do presidente da républica....caso noticiado na imprensa que tanto confias. O que lhes aconteceu?

    "Vamos descobrir os culpados" by Joaquim Chissano para viuva de Siba Siba... E depois disso? O que aconteceu?

    Os 2 casos do link sao casos reportados na imprensa em que tanto confias. Casos reportados e que resultaram em k? Nada...completa falta de justica e abuso do poder. A PGR nao sabia?? Ora deixa ver..

    "fuzilamento de supostos criminosos no bairro dos pescadores", altamente reportado pelos media, pela populacao local...processo foi para a PGR...e o que aconteceu??

    O PGR durante 7 anos foi ao parlamento e em alto e bom som gritou...HA CORRUPCAO!!! Roubaram X e Y bilioes nos ministerios A e B... Porque nao disse os nomes? O que aconteceu a essa gente?

    Volto a repetir, tens os teus pontos correctos, mas parece-me que te falta um pouco da realidade dia a dia e talvez de informacao alternativa. A verdade raramente passa na televisao meu caro. Aconcelho-te a ver o documentario A REVOLUCAO NAO SERA TELEVISIONADA sobre o golpe de estado na venezuela que foi frustado pela forcao do povo.

    E essa é a solucao...mas enfim, pelo pouco que já vivi e pelo que posso prever, faltam muitas décadas até que o nosso país tenha um povo capaz de lutar pelos seus direitos.

    E dizes tu que eu devia ir sozinho todos os dias à porta da PGR reclamar...Isso ou é utupia ou é estupidez! Meu caro, só as massas derrubam um sistema. Sozinho és esmagado como formiga (e nao, nao é SE, já lá estive...). E sim, é preciso conhecermos os nossos direitos, nós todos povo mocambicano. De que adianta meia duzia de pessoas conhecerem?? O que vamos mudar?? NADA...

    Se queres que te diga, enquanto este sistema (adorado,apoiado e patrocinado pelos intresses economicos selvagens) as coisas nao vao mudar nunca. Sao raros os Hugo Chavez, Samora Machel,Evo Moralez e outros...E a nós faltam décadas até chegar outro...

    Enquanto o sistema de voto for baseado em milhoes de analfabetos nada, isto nao muda. Enquanto se puder comprar voto com pasta de dentes com cara de guebuza ou palitos de fosforo..nao, isto nao muda. Pessoalmente acredito mais em descentralizar as eleicoes, elegendo-se por bairros por exemplo, e subindo a piramide até ao topo... E parece que no passado se fez isso, mas apenas com um partido claro...

    Enfim, gostei da "raiva" nos teus argumentos...

    PENSEM NISSO

    Tsin

     

    Só quero corrigir uma frase no comentário do "O Personagem"...caro amigo no nosso querido país a frase "água mole em pedra dura tanto bate até que fura" não funciona!

    Talvez a seguinte:

    "água mole em pedra dura, tanto bate até que PULA!"

    Um coisa só para rematar, eu tenho direito de reclamar, certo? Mas se a minha reclamação não é analisada e respondida, negativamente ou positivamente, de que vale ter o direito?

     

    A derrota de Chávez

    07/12/2007

    Jeremias Langa

    Num inesperado acto de coragem, os venezuelanos chumbaram, esta semana, o projecto de reforma constitucional de Hugo Chávez. O presidente venezuelano quer perpetuar-se indefinidamente no poder - coisa que não é bonita, mesmo se plebiscitada (conjugo o verbo no presente porque Chávez já deu mostras de não ser um homem de desistir facilmente das suas convicções, pelo que de uma ou de outra forma voltará à carga).

    Desde que chegou ao poder, Hugo Chávez gere a Venezuela como um empreendimento em que ele é absolutamente accionista exclusivo. Como se diz na gíria, faz e desfaz. Começou por aumentar o mandato presidencial de cinco para seis anos e introduzir a possibilidade de o presidente ser reeleito. Depois, conseguiu que o parlamento lhe desse poderes especiais para governar por decreto. Pelo meio, como todos os absolutistas, fez com que se calasse uma televisão privada que lhe era politicamente desafecta.

    Agora, num absolutismo inaceitável nos dias que correm, queria dar poder a si mesmo de se candidatar a presidente quantas vezes quisesse, de aumentar o mandato presidencial de seis para sete anos e ainda de administrar as reservas internacionais do país. O povo mostrou-lhe cartão amarelo, sinal de que tudo tem limites.

    Hugo Chávez partiu para este referendo com a convicção de que “eram favas contadas”: a sua popularidade está no ponto mais alto; a economia do país está em grande, graças aos sucessivos aumentos do preço do petróleo no mercado internacional; a oposição está enfraquecida; a media está do lado do presidente.

    Mas, num acto de coragem assinalável, os venezuelanos mostraram ao seu presidente que apesar da confiança que nele depositam, ela não é, contudo, ilimitada; não aceitarão que governe com “cheque em branco”, como ele pretendia. A reforma constitucional que Chávez propunha é um verdadeiro golpe militar feito de forma “democrática”.

    Apesar da derrota política, Hugo Chávez está longe de estar liquidado politicamente. Aliás, o presidente venezuelano mostrou, mesmo neste episódio, que é uma inesgotável caixa de surpresas. Reagiu à derrota com elevação e com espírito de um verdadeiro homem que respeita a democracia. É esta a sua capacidade de se transfigurar que faz dele um animal político absolutamente surpreendente e indomável. Hugo Chávez é para se amar ou se detestar, nunca para se deixar indiferente.

    Na própria Venezuela, Chávez divide o povo entre os prós e os contra: uns o vêem como alguém que deu voz política a milhões de pobres que eram ignorados pelos partidos políticos "tradicionais"; outros como um populista que procura perpetuar-se no poder.

    O certo é que Hugo Chávez não é o tipo de democrata que eu recomendaria. É espécie de um demagogo mediático, feito à custa da especulação que está a conhecer o preço do petróleo no mercado mundial, que representa 90% das exportações da Venezuela.

    Enfim, Hugo Chávez é um desconcerto. Mesmo quando diz a verdade, fá-lo de forma disparatada e inconveniente. Que o diga o Rei da Espanha...

    http://www.opais.co.mz/jeitofecho/index.php

     

    Camaradas,

    querem mesmo que eu comente a pseudo-revolução da venezuela e o pseudo-revolucionário Chávez?
    Sinceramente, digo eu.
    Para começar, o Chávez e o Morales agem como agem porque têm o cú sentado na 4ª maior reserva petrolífera do mundo e numa das maiores de gás natural, respectivamente.
    Para continuar, não posso aplaudir um presidente que está constantemente a alterar a constituição, repito: alterar a contistuição, só para se perpetuar no poder, como muito bem nota o Jeremias Langa neste artigo.
    Portanto, esses que fazem a apologia de Chávez, sinceramente, nem me preocupo em rebater argumentos.
    Fiquem lá com o vosso Chávez.
    Só mais uma coisa.
    Os documentários que tu vês, são perspectivas que os seus autores têm das coisas, não se tratam de verdades absolutas.
    Se achas que o Chávez é maningue nice, dá-me bons argumentos vindos da tua cabeça, e não porque viste um documentário qualquer.
    O Farhenheit 9/11 do Michael Moore é um documentário em que ele dá a sua visão sobre os atentados de 11/9 em NY. E epah, embora seja interessante, é claramente a visão DELE! O gajo praticamente insinua que foi a própria administração bush quem estava associada aos atentados. Que a eles também interessava o que aconteceu etc. etc.
    O mesmo acontece, embora aqui não tenha haver com política, no documentário Super Size Me, em que o autor fica um mês inteiro só a comer Mcdonalds. Mata-bicho, almoço e jantar só hamburguers. Depois no fim, quando está constantemente a vomitar, a peidar-se todo e ter ido ao médico e terem-lhe dito que o seu fígado estava feito em papa, ele chega à conclusão que o Mcdonalds faz muito mal à saúde.
    Mas epah, será que alguém lhe pode dizer que não é suposto comer só Mcdonalds durante um mês?
    Isso também é propaganda pah. trata-se da visão dos seus autores, e não de verdades absolutas.
    O mesmo se aplica ao teu documentário sobre a revolução venezuelana.
    Se acreditas fielmente em tudo o que vês em documentários, não passas duma simples marioneta.
    A crítica que aplicas a mim sobre ler os Savanas etc. eu reverto contra ti.
    Pelos vistos deliras com o Chávez porque viste um documentário... epah sinceramente.

    abraço

    O Personagem

     

    Caro Personagem...

    Agora sim vamos falar!!!
    Se vibro com Chavez??!! SEM DUVIDA!!
    Como poucos tem coragem de desafiar o sistem actual (que talvez aches porreiro, o capitalismo selvagem) mandando fuder todos que tentam pilhar os recursos da venezuela. Porque investir num pais é possivel sem o pilhar!! Agora vamos a exemplos reais:

    - 8 referendos chavez já fez. E este é o 1o que perde!! Nao sabias né? OITO!!! Quantos referendos tu já partecipaste onde pudesses decidir o futuro do teu pais??Somos pobres né? Entao pergunta aos USA ou outros paises desenvolvidos qnts referendos já tiveram...

    - Sim, parece que desta vez ele exagerou nas reformas que queria fazer. Foi ambicioso...mas nao te preocupes, com certeza ira reformular e voltar com uma proposta mais sensata. E todos falam muito mas nem param para pensar um pouco. É diferente querer estender automaticamente o seu mandado, e querer ter a chance de o povo lhe votar + 1 vez...Sao coisas diferentes!!

    - Tal como SAMORA, Chavez nao esta sozinho!! Nao é uma pessoa que dirige a Venezuela!!

    - O 9/11 é porreirinho, mas nada de especial meu caro. E tu ainda tens duvidas que foram os USA que fizeram o atentado??!!Man, tens k ver menos CNN... Aconselho-te o LOOSE CHAIN 9/11...outro documentario.

    - Já reparaste que tu nao viste o documentario que te falei ? Ve esse e ainda o CAMBIO NA VENEZUELA. Depois disso tudo, volta e vamos falar em pé de igualdade meu caro.

    - A TV que o governo venezuelano nao fechou, mas sim nao renovou a licenca, foi a mesma TV (e 5 outras) que falsificando imagens e mentido à populacao criou o golpe de estado. Foi essa televisao que fez chocar 2 manifestacoes saldando-se em vários mortos. E que o Chavez fez qnd o povo, repito, o POVO lhe pos no poder de novo ? NADA...nao se vingou nem das 5 televisoes nem de todos os CORRUPTOS que tentaram derrubar um governo eleito pelo voto.

    - E já agora, qual foi a 1a accao desse governo golpista nos 3 dias em que esteve no semi poder?? CORTAR COM MOTOSERRA o sinal da televisao ESTATAL VENEZUELANA!!! Sobraram assim apenas 5 TVs, as privadas, comandadas por intresses economicos imperialistas, que ocultaram a verdade ao povo. E sabes o que o povo fez quando descobriu (pela TV SATELITE) que e Chavez se encontrava num aerodromo perto de ser detido e enviado para os USA....FORAM À RUA!!! E milhoes de Venezuelanos junto com a guarda presidencial colocaram Chavez no poder.

    - Porque será que apesar de Chavez ter mandado renegociar todos os contratos de exploracao de petroleo, e mandado todas as empresas estrangeiras pagar as dividas de bilioes de dolares ao fisco, pq sera que elas mesmo assim quiseram ficar???!! Sera que passariam a perder $?? Ou os lucros eram tao fabulosostao fabulosos que....

    - Quantas pessoas foram às urnas em mocambique eleicoes passadas?? 80% de abstencao!! Senao me engano... Quantas pessoas se recenciaram no prazo previso?? 500 mil ou algo parecido?? É este o sistema porreiro? 70% das nossas exportacoes sao da MOZAL!! Para onde vai essa mola?? Sabes que a Mozal se encontra na zona franca, ou seja, paga 0 ou quase 0 impostos!!! O que ganhamos nos?? meia duzia de escolas e campos de futebol??

    Já o economista HIPOLItO HAMELA foi à televisao explicar como funciona...clarificar as pessoas. O dito crescimento economico,os numeros, provem de 3 empresas!!! HCB, MOZAL e SASOL!!! 3 fontes de rendimento para outros paises!! E o resto? os milhoes de mocambicanos que cada vez apertam mais o cinto??Nem preciso ir longe man, quantos molewenes tens tu hoje em dia em cada semaforo?? E isso é um indicador quase suferfulo...

    Sinceramente, este espaco foi criado para isso mesmo, debate de ideias, informacao alternativa e tudo mais...Nao estamos aqui para divulgar o que as vossas televisoes vos mostram, o que o jornal noticias vos dá todos os dias...
    Claro que num debate há sempre posicoes extremas e relutancia em aceitar o ponto do outro mas, espero que nisto tudo, consigas pegar pelo - nesses 3 documentarios que te falei, ver com atencao, e reflectir... Depois de os ver, ai sim poderemos estar no mesmo nivel de discussao. Porque o Noticias, CNN, etc etc, eu já os vejo!! Para mim seria uma vitória só o facto de + alguem ter tido acesso a informacao de outras fontes!!

    Nada que consumo assumo como verdade meu caro, isso ta fora de questao! Mas nao me limito a minha opiniao às informacoes que recolho de MEDIAS dependentes do poder economico. Algum dia a STV vai falar mal de GUEBUZA e outros?? Falar as verdades ??? Claro que nao!! Estariam a cortar o seu ganha pao!! Os documentarios, devido ao seu low budget e dificuldade de exposicao, sao uma fonte de informacao bem mais independente que as TVs e Jornais...

    E antes que aparecam argumentos nada haver, nao sou contra a burguesia e o enriquecimento, pelo contratio!! Mas temos que ter uma burguesia que crie riqueza!! Que defenda as nossas riquezes e que transforme os proveitos da sua exploracao em + valias para o pais!! Nao andar a vender o pais e por a mola na Suica!! Ou na alemanha pagando mercedez e bmws....

    Enfim, meu caro...o prazer é todo meu!

    SAUDACOES

    Musica Alternativa já agora :
    Valete,Azagaia,DeadPrez e Immortal Tecnique

     

    Meu caro,

    Na minha concepção, é suposto haver democracia e alternância na liderança.
    Sempre que um líder se perpetua no poder é mau.
    Ora, o senhor Chávez anda a perpetuar-se no poder há anos.
    A alterar a constituição a torto e a direito.
    Como é que isso pode ser saudável?
    Dizes tu que é com base em referendos e que o povo é que decidiu assim.
    Muito bem.
    Mas para eles votarem assim, é porque alguém lhes disse que essa era a melhor opção, ou não?
    Chama-se a isso propaganda. Normalmente os regimes absolutistas e autoritários [como o de Chávez] fazem muito uso desta técnica.
    Propaganda e populismo barato para o povo consumir, e como este está sedento de melhorar a sua vida, acredita e vai atrás.
    A máquina de propaganda de Chávez é a mesma que lhe permite ter um programa semanal no qual ele fica em directo na TV durante 6 horas seguidas.
    É a mesma máquina de propaganda que lhe permite ter este direito de antena e não permite o mesmo à oposição.
    Porque será?
    Isto não é propaganda? Lavagem cerebral?
    Ok… então eu vou ali e já volto.
    Quanto à estação de TV encerrada, eu não vou discutir contigo se ela devia ser encerrada ou não.
    Se havia motivos para isso ou não.
    Eu pergunto-te é se o processo que culminou com o seu encerramento foi o mais correcto?
    Numa sociedade que se quer democrática e num estado de direito, como o próprio nome indica, o direito é suposto funcionar.
    Não é uma pessoa de modo unilateral, por mais que seja o presidente do país, a decidir se fecha ou não um canal de TV.
    Essas coisas seguem determinados procedimentos.
    São instaurados processos, eventualmente vai-se a tribunal etc. etc. and so on.
    Chama-se a isso princípio da separação de poderes, no qual o poder legislativo, o poder executivo e o poder judicial devem ser independentes e autónomos.
    Ora, se o presidente, que é o poder executivo, acumula também as funções de poder legislativo [sim, porque o Chávez também fez uma alteração que o permite legislar sem precisar do senado], e ainda acumula as funções de poder judicial [sim, porque ele é que decide quando e como é que manda fechar TV’s], como é que me podes dizer que isto é uma coisa boa?
    Não foi encerrar, mas sim não renovou a licença. Ok, muito bonito essa troca de palavras.
    Mas na prática, afinal não renovaram a licença porquê?
    Quem é que deu ordens para não renovar?
    Please pah…
    Quanto aos exemplos que dás de Moçambique e das MOZAL’s etc., tens toda a razão. Mas alguém disse que estavas errado e que Moçambique está bem como está?
    O que eu não concordo é com a opção que apresentas para mudarmos as coisas.
    Dizes tu que o que faltava para nós era um Chávez etc. e com isto é que eu dis-cordo.
    Um populista que faz uso e abuso de uma máquina de propaganda para fazer uma lavagem cerebral ao povo, um gajo desses eu dispenso.
    Vai lá viver para a Venezuela e muda de nacionalidade, porque eu dispenso um gajo desses no meu país.
    O que nos falta são governantes mais sérios.
    É uma aposta na educação.
    Faltam governantes que estão lá no governo para servir o país, e não para se servir do país.
    Isso é o que nos falta, e não um chávez moçambicano.
    Os país mais desenvolvidos do mundo, e aqui falo em especial dos países nórdicos europeus, não precisam nem têm chávezs no poder.
    E no entanto têm índices de desenvolvimento do caraças.
    Chama-se boa governação, rigor, honestidade.
    É o que precisamos, e não de uma revolução da tanga com um chávez em versão africana.
    Quanto à pseudo-música alternativa. Conheço isso tudo.
    E se dizem muita coisa acertada, também dizem muita merda.
    Principalmente o Valete, que está constantemente a fazer referências comunas e que no meio vai-se contradizendo todo com as referências que faz.
    Mitsura alhos com bugalhos, sem ter noção que não são bem a mesma coisa.
    Mas como soa bem falar do Karl Marx e depois do Amílcar Cabral e depois do Chávez, enfim…
    Depois assume sempre aquela postura, muito idêntica à vossa, que ele é que é o dono da verdade e nós somos todos burros.
    E porque eu aos 12 anos já lia livros do Karl Marx e vocês ainda jogavam à bola e porque eu e tal blablabla.
    Epah, não há pachorra brada.
    O primeiro album, “Educação Visual”, estava muito bom e fazia intervenção social sem a necessidade de estar sempre a fazer apologia do comunismo e com a arrogância de que sabe tudo.
    Criticava o que havia a criticar.
    Fazia trocadilhos a chamar a atenção para a toxicodependência. Aquela da puta colombiana etc. e o trocadilho com a heroína.
    Estava muito porreiro.
    Mas agora, não sei se a fama subiu-lhe à cabeça, anda com manias que é profeta.
    O Azagaia, epah só conheço umas 3 músicas dele. Não me parece mau, mas tam-bém parece-me que especula bastante, e não sei até que ponto isso é positivo.
    Ora porque sabe quem matou samora (como é que ele pode saber?), ora porque se fores a um banco não vês negros e a culpa é dos de fora… “é o neo-colonialismo da forma mais pura”.
    Yeah… right!
    Típico… a culpa é sempre dos de fora.
    Mas depois já critica os que têm casa no Triunfo e Belo Horizonte… afinal a cul-pa é do neo-colonialismo ou dos nossos dirigentes?
    Mas epah, são gostos.
    Se gostas, fico feliz por ti.

    P.S. Segundo julgo saber, o Valete trabalha de fatinho numa qualquer consulto-ra/auditora em Lisboa… grande exemplo para quem se gaba de ser anti-capitalismo e todo comuna.

    Bom fim de semana.

    O Personagem

     

    Ok...parece me que a discussao atingiu o seu pico e creio que ira morrer por aqui...

    Pena só que nao tenhas apontado os 3 documentarios que falei e dessa forma consumir um pouco dessa informacao.Apos isso, e pela tua propria cabeca, irias tirar as conclusoes pessoais...Porque repito, com a imagem que tens da Venezuela, fica dificil...

    Sim, nao devo saber muito mais, mas ao menos já vi 2 lados! O pró e o contra....e de ambos tiro as minhas conclusoes.

    Fechar a TV privada e o que sobra?? Sobram outras 4 identicas!! E quem disse que foi o presidente que fechou?? Ahhhh pois, a CNN!! Quem disse que Chavez mudou a constituicao?? Ahh pois...CNN...
    Meu caro, pelo que percebi o povo na venezuela vota como nunca, atraves de referendos apoia as decisoes do presidente. Que de tao ambiciosas desta vez, nao conseguio a maioria! Queres sistema mais bonito que esse ??
    6horas por semana na TV? Só??!! é 1 canal contra outros 5!! Quem está a fazer a lavagem afinal? Epa, sério, nao vale a pena discutirmos sobre Chavez se nao tiveres visto os documentarios...é mesmo inutil.

    Qnt aos sons, epa, penso que o MC ROGER virus já infectou por demais a nossa sociedade. É tudo muito basico, tudo exageradamente simples que qnd vem um som com mensagem fica tudo atrapalhado!
    O que tem haver ser anti capitalismo selvagem com ter um emprego?? E pq nao usar o sistema, retirar a parte boa e deitar fora a má ? Ou será que a solucao é isolar nos numa caverna?

    Sim, a dica dos negros nos bancos é bem fraca...fora isso o album ta muito forte! Só o INTRO já espanca tudo que se tem feito em mocambique recentemente...

    E voltando à vaca fria, nao será utopia querer dirigentes sérios e preocupados com o povo? Se no sistema actual para lá se chegar tem que se vender aos interesses economicos ou ser um gajo sem caracter e graxista...Limita muito a hipotese de se ter pessoas sérias nos lugares de decisao...

    PENSEM NISSO
    Tsin

     

    Ouve MC Kapa, principalmente "Katroismo" e "Atrás do Prejuízo", a ver se percebes que é possível fazer música de intervenção sem necessidade de assumir uma postura comuna e arrogante completamente desnecessária.
    Afinal se um gajo não gosta de Azagaia e Valete, é porque só ouve Mc Roger?
    Enfim... whatever.
    Quanto ao resto, caga nisso bro. Não percebeste o meu argumento.
    Eu penso pela minha cabeça, analiso e depois raciocino.
    Tu pelos vistos segues documentários. Se o documentário diz, é porque é verdade.
    Não sei quantas TV's tem a Venezuela, nem é essa a questão.
    A questão é que o aparelho do estado e, por consequência, a TV do Estado, tem sempre mais meios e abrangência do que uma TV privada.
    Isso é uma regra universal. Basta olhares aí para a TVM e comparares com a STV.
    Basta olhares para a RTP e para a SIC ou TVI na tuga.
    Assim sendo, por mais que os outros canais façam propaganda da oposição, quem é que sai a ganhar?
    Aquele que tem recursos ilimitados, que se for preciso faz uso do erário público para suportar a sua propaganda? Ou aquele que tem de angaria dinheiro para pagar a sua ccampanha na TV e ainda pra mais essa TV só transmite para Caracas e não chega à fronteira com o Brasil ou Colômbia?
    Brada, quando estás no governo os teus recursos são ilimitados. Devias saber isso, vivendo no país em que vives.
    Ainda para o Chávez que, repito, dorme em cima de uma das maiores reservas de petróleo do mundo.
    E depois vens tu dizer que ele encerrou uma TV, mas restaram mais? Enfim...
    Pra finalizar esta história de encerrar a TV. Eu não vi isso na CNN, aliás, nem vejo a CNN. Aliás, até vejo mais a Al-Jazeera do que a CNN, mas isso não vem ao caso.
    O que eu te volto a perguntar é: e como é que me garantes que a CNN e a Al-Jazerra é que distorce as coisas e os documentários é que estão correctos?
    É que é tão simples rebater esse teu argumento. Basta só virar as coisas.
    O Chávez é um herói? Viste onde isso? ahhh foi no documentário. O Chávez está muito preocupado com o seu povo e em combater as desigualdades? Viste onde isso? ahhh foi no documentário.
    Enfim...
    O que tem haver ser anticapitalista selvagem e trabalhar numa auditora? Epah... queres mesmo que responda?
    Queres maior exemplo do capitalismo que as KPMG's e Delloitte's? As 100 maiores empresas de Moçambique... quem publica isso? E isso não é capitalismo? Epah esta eu nem te respondo.

    Abraço

    O Personagem

     

    MCk - bom mas nao é excepsional. Bom pacote mas nao excelente rapper...
    Por acaso ainda me falta ouvir o album, so conheco uma.

    Valete - nao trabalha numa auditora, já agora...

    Venezuela - enquanto nao tiveres visto, nao vale a pena discutir, repito...Até dá vontade de responder aos teus argumentos mas... "Não sei quantas TV's tem a Venezuela, nem é essa a questão." . Esse teu desconhecimento nos leva a uma discussao de mudos/surdos.

    Fica para a proxima...no entanto, valeu! Deu para trocar ideias!

    Saudacoes
    Tsin

     

    Brada,

    passei aqui a ver se tinhas dropado alguma resposta, e confesso que me desiludi contigo.
    Não respondes porque eu ainda não vi o documentário, e sem eu ter visto não vale a pena discutirmos?!?
    Epah, isso só demonstra que tu fazes do documentário um dogma sagrado.
    Se o documentário diz, é porque é verdade, e quem não viu eu nem vou discutir porque é preciso ver?!?
    É este o teu pensamento?
    Como se para analisar a venezuela fosse preciso ver um documentário.
    Era o que faltava.
    Não preciso de ver um documentário para formar as minhas ideias e discuti-las.
    Vejo tv, leio, venho à internet e consigo ter acesso a notícias da venezuela, sem precisar de ver documentários.
    Sim, porque essa teoria da conspiração de que os media são todos manipulados, tem muito que se lhe diga.
    E volto a frisar, não percebo em que medida é que a minha ignorância de quantas tvs existem na venezuela, é demonstrativo da minha ignorância do que se passa lá.
    eu acho que expliquei muito bem que o problema não são o número de TV que existem, mas sim os meios de que dispõe a TV estatal, e os meios de que dispõem as TVs privadas.
    E não preciso de ir ver um documentário para saber que, à partida, a tv estatal leva vantagem.
    Se tivres capacidade analítica suficiente, enntão rebate esta meu raciocínio. Não te escuses numa pretensa pena por eu não ter visto "O" documentário, porque isso é argumento fraco... muito fraquinho diria até.

    O Personagem

     

    "eu acho que expliquei muito bem que o problema não são o número de TV que existem, mas sim os meios de que dispõe a TV estatal, e os meios de que dispõem as TVs privadas.
    E não preciso de ir ver um documentário para saber que, à partida, a tv estatal leva vantagem."

    Tanto nao precisas de ir ver como NAO SABES MESMO! E se fosses ver, virias que é bem ao contrario...E virias as condicoes da Estatal e da Privada! Mas como te recusas a ver, meu caro, volto a repetir, nao vale apena estarmos a debater man...Porque assumiste que os casos de STV/TVM e SIC/RTP seguem de exemplo para todo o mundo...

    Todos os argumentos já foram aqui lancados, e a meu ver, chegamos ao limite em que nada mais ha a dizer enquanto nao estivermos em "pé de igualdade"... Os medias e a net eu tenho tal como tu...Os documentarios nao tens. Logo à partida nao falamos a mesma lingua...

    Saudacoes

    Tsin

     

    Camarada,

    Eu sei que tens acesso aos media e à net, aliás, se não tivesses não estaríamos aqui a ter este debate né.
    O que eu quis dizer é que essa teoria da conspiração dos media, que tu defendes, não pega.
    Faz-me leembrar os teus conterrâneos quando dizem sempre que a culpa é toda dos estrangeiros e da colonização.
    Ou vais dizer que todos os jornais, tvs, sites e radios do mundo estão a fazer propaganda contra o Chávez?
    Todos sem excepção uniram-se e estão contra o pobre coitado do chávez?
    Daí que eu tenha dito que, leio inúmeros jornais, vejo várias estações de TV de todo o mundo, e a CNN que tu tanto gostas de citar é das que vejo menos, oiço rádio etc. e obviamente que daqui consigo formar a minha ideia sobre a Venezuela. Era o que faltava se para eu ter uma ideia da Venezuela, fosse preciso ver um documentário em específico.
    Mas pelos vistos para ti sem esse documentário, não podemos falar, porque tu já viste e eu não, e quem não viu. não pode falar.
    Enfim... argumento fácil e básico, mas whatever.
    Quanto às TV's, não sou eu que assumo que as tv estatais em geral têm mais recursos que as privadas, isto é uma verdade inquestionável.
    Ninguém está a dizer que as estatais são melhores, mas sim que têm maior facilidade de angariar recursos e que são mais aptas a ser usadas pelo governo para propaganda.
    Isto é um facto, não é eu assumir.
    Se não percebes este argumento, tenho pena.
    Volto a dizer, aguardo que me expliques porquê que o documentário que viste é uma dogma para ti e o que eu leio num qualquer jornal sobre o mesmo assunto é adulterado?
    É que, sinceramente, o que me causa impressão não é tu simpatizares com o Chávez.
    Cada um sabe de si.
    O que me está a fazer confusão é ver uma pessoa completamente "embebedada" por um documentário.
    Muito embora esse documentário seja obra humana, portanto também passível de ser adulterado e manipulado etc., mas pra ti o documentário é a realidade e o resto é manipulado.
    Ora eu, volto a perguntar, explica-me porquê que esse documentário é que é a verdade e porquê que, se eu não vi esse documentário, não estou habilitado a falar da Venezuela e do Chávez.
    É só isso que eu gostava de saber.
    Explica-me porquê que uma notícia que sai na Al-Jazeera a dizer que o chávez é absolutista, está errada, e o documentário que viste é que está correcto.
    Aguardo a tua fundamentação.

    O Personagem

     

    Caros colegas de discussão, concordo plenamente com o ultimo comentário do "Personagem".

    É bem visivél que a posição do Tsin Tsi Va sobre o Hugo Chavéz deve-se a uma empatia criada por ele. E sem dúvida que isso lhe tira um pouco a razão do seu raciocinio.

    Deixem-me contar um episodio da minha vida sobre o Chavez. O documentario "A revolução não será televisionada" ia passar numas das salas de cinema de filme alternativo de uma cidade onde eu morava. Eu adorava ir lá, passavam filmes diferentes, e era perto do serviço. Então era o meu bónus do dia de trabalho. O custo era minimo. Entrei para esse documentario com uma imagem da Venezuela e do Chavez muito má, trazida daqui, dos medias. O documentario revelou-se pro-chavez. Fiquei mais sensibilizado, ele quase chorou a frente das cameras. Os 15 metros que separavam a saida, eu recriminei-me por ter sido "mal informado" pelos media em Moçambique. O meu maior espanto é que na saida, estão duas pessoas a distribuir panfletos que diziam que o documentario era um fraude que tudo era mentira. E que os realizadores foram pagos para passar aquela imagem do Chavez. Fiquei confuso e ja nao sabia o que pensar.

    Amigos, é impossivel entender o que se passa na Venezuela quando estamos em Moçambique. Quem nos garante que algumas das informações estão certas ou erradas?

    Mesmo informação aqui de dentro não é possivel decifrar a sua veracidade. Quanto mais lá fora?

    E que tal discutirmos os nossos problemas, e não dos outros?

    Abraço

     

    http://markonzo.edu http://www.ecometro.com/Community/members/Ashley-Furniture-company.aspx http://vmtoolkit.com/user/Profile.aspx?UserID=148542 http://cargocollective.com/talk/comments.php?DiscussionID=1699 warrentempe samiti http://aviary.com/artists/Infrared-Heater http://aviary.com/artists/Treadmills