Cardoso Vive...

O Pai da Informação Alternativa!!!

A prova viva (sim, porque ainda vive) de que a honestidade, a luta contra a corrupção e construção de um verdadeiro futuro melhor é crime em Moçambique...e com direito a morte.
Seis anos passaram-se, porém Cardoso continua uma presença viva.
Grande senhor do jornalismo de investigação e que fez valer a Liberdade de Imprensa de uma forma Imparcial e Responsável.

Um autêntico vigilante ao serviço da cidadania...

Foi-se o Homem, mas ficou a obra e a lição para as gerações contemporâneas e vindouras:a lição de que os deveres relacionados com a nossa profissão são para serem cumpridos até ao fim, atingindo até se necessário as últimas consequências.
O povo precisa de trabalhadores assim, guiados pela ética, responsabilidade e isenção na transmissão de informação.

Ainda exigimos a Verdade, porque a “verdade verdadeira” ainda não foi totalmente dita. Continuamos a querer Justiça, porque Liberdade de Imprensa e de Expressão é um DIREITO DE TODA E QUALQUER SOCIEDADE.!!!

Cardoso Vive...

PENSEM NISSO...

Tsapau

12 comments:

    mto mais que brilhantes futebolistas, talentosos actores ou grandes cantores... homens cmo o Carlos Cardoso devem ser recordado!

    CARDOSO VIVE!


    Uma sugestão: reparei ke mudaram o scheme das cores aki no Blog... sugeria ke tentassem clarear um pouco as letras, se fôr possível... pessoalmente estou a axar um poko dolorosa a leitura agora, mesmo ajustando o meu monitor!


    Abraços*

     

    Muito bem dito!
    Carlos Cardoso é, para mim, uma fonte inesgotável de inspiração. Foi apartir do processo de julgamento de sua morte que eu pude notar quão Hipócritas podem ser os órgãos de estado e os próprios estadistas, e desde ai tive vontade de mudar um pouco as coisas, apresentando as minhas ideias livremente, como Cardoso fazia!

    "Diz sempre a verdade, mesmo que ela esteja contra ti"- Samora Machel

     

    Não concordo quando dizes que talvez tenhamos que ir às últimas consequências. Talvez seja por não me rever como jornalista. No entanto, compreendo e admiro as pessoas que ultrapassam toda e qualquer barreira para alcançarem a Verdade. Na minha área, por exemplo, nunca colocaría a minha Vida em risco. O que Cardoso fez foi arriscado e de uma coragem enorme... E pode ser que traga benefícios no futuro... se as pessoas seguirem o exemplo e quiserem lutar por um Moçambique melhor...

     

    Arri!!!
    Homem com HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH....
    Nem 300 anos de vida da escoria que anda por aqui vao se impor aos menos de 50 anos que o CC viveu...
    "mais vale viver de pe que morrer de joelhos"

     

    j Mauro S, nao precisa ser jornalista para se ir as últimas consequências. Nao sei qual a tua área, mas imagina por exemplo o caso do Siba Siba.Nao era jornalista, mas cumpriu as funções que lhe foram incumbidas até as últimas consequências. Resultado, foi enxotado por uma escada abaixo. Mas como diz Tsapau "ficou a obra, ficou a lição"..
    Já viste que é mesmo necessario sempre ir as ultimas consequencias, principalmente quando se trata de paises como este?? Se nao fores viras escumalha, viras corrupto e cobarde como os que assassinaram estes homens..
    Imagina se as pessoas que estao a frente do caso Cardoso e Siba Siba cumprissem as suas funçoes como deve ser..achas que até hoje ainda perguntavamos quem os assassinou?

    E repiso.. "mais vale morrer de pé do que de joelhos"

    Abraço

     

    Um heroi nacional com certeza, e eh bom que hajam herois actuais pra ver se motivam as novas geracoes a quem herois de outros tempos ja nao fazem muito sentido.

    Nao tenho palavras pra descrever o Carlos Cardoso, e o que a sua perda significa para o nosso pais.

    Cardoso vive!

    Siba Siba vive!

     

    Parabens pelo post, nao podemos nunca esquecer o grande Homem que foi Carlos Cardoso, e a causa por que ele morreu.
    Eu admiro a sua coragem, sou da mesma opiniao do Mauro, nao sei se teria "tomates" pra arriscar a minha vida pela mesma causa, mas eh isso mesmo que torna o Carlos Cardoso na figura que ele eh.
    Um abraco

     

    Bem, parece que o sr. pirilampo não compreendeu o que eu quis dizer. Sugiro que leia outra vez o que eu escrevi. Fiquei com a pequena sensação que apenas leu a primeira frase que escrevi. Tendo lido todo o meu comentário, posso prosseguir.
    Quando me referi á minha área quis dizer que não preciso de ir às últimas consequências, e por isso entendo por em risco a minha vida. Uma vez que a minha área tem uma natureza diferente, apesar de haver muita corrupção pelo meio. Podemos perfeitamente fazer as coisas bem, num sítio onde as coisas não se fazem da forma mais correcta. É preciso é ter bem assentes os nossos valores, sabemos quem somos, e nunca nos esquecermos de onde viermos.
    No comentário escrevi que admiro pessoas que ponham a sua vida em risco por causa de uma nação. Hoje em dia, não sei se faría isso. Mas há formas de querer ajudar um país. E eu tenho as minhas ideias. Penso que não preciso de morrer, nem de ser corrupto para ajudar Moçambique. Tenho as minhas ideias e espero que um dia percebas este comentário... quem sabe num futuro breve. Ninguém pode dizer o que vai acontecer amanhã...

    Que fique bem claro que não critiquei a atitude de Carlos Cardoso (quem sou eu para o fazer). Apenas estou a dar a minha opinião!

     

    Caro J Mauro, a minha opiniao nao foi no sentido de acusá-lo de qualquer coisa. Simplesmente tentei mostrar que Cardoso nao pediu para morrer, os factos e as pessoas que ele investigava ditaram esse tragico fim. Mas para tal foi necessario que ele nunca desse o braço a torcer sob qualquer ameaça que recebesse, sempre levou avante as suas investigaçoes, doesse a qualquer um que fosse.Foi so isso que tentei xplicar..tanto que hoje tanto o proprio Cardoso como nós gostariamos de o ter vivo, para o bem da nação.
    Espero ter explicado..nao foi nenhuma agressao a sua pessoa, o momento nao é para isso, é de homenagem ao grande HOMEM que foi Cardoso.
    Um abraço

     

    Penso que estamos esclarecidos então. Só não quería que se generalizassem as coisas e que não se dissesse que se não for até ás últimas consequências uma pessoa "vira escomalha". Tudo depende do contexto e das pessoas envolvidas. Por isso é que digo que podem haver diferentes maneiras de fazermos as coisas. Claro que compreendo muito bem que aí, liberdade de expressão ´w um conceito que não se entende muito bem. Por isso é que admiro o que Cardoso fez. Teve coragem. Nunca menosprezei ou critiquei Cardoso. Antes pelo contrário. Disse que ele teve coragem e que foi até onde tínha que ir. Não teve medo!
    Mas penso que esclareci o meu ponto te vista.

    Um abraço.

     

    Cardoso VIVE, vive em todas as pessoas que nao se deixam corromper, que sao desligadas de coisas materiais e de grandes postos, vive em todas as pessoas que vivem honestamente, amam a sua familia, que nao se curvam nem toleram injusticas, vive dentro da consciencia de cada um.

    Que o dia do seu desaparecimento fisico seja um dia para comemorar todos esses anonimos que fazem a sua parte por um mundo melhor.

    ...

     

    Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu