Contribuição 9


O nosso amigo Leonardo Vieira foi apreciar o evoluir da música jovem moçambicana e decidiu rabiscar umas linhas a descrever o que ele presenciou. O nosso obrigado por mais uma contribuição neste nosso espaço.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Oi manos! Escrevo-vos hoje, para vos retratar um facto positivo que presenciei na sexta-feira passada (24/11). Tive acesso a um convite para o lançamento do single dos TRIO FAM. Vos confesso que, quando tive a ideia de escrever este texto inicialmente seria para criticar a postura da 85% do pessoal que lá vi (todos vestidos a RAPPERS, com aqueles tiques americanizados e tal...), porém quando os TRIO FAM usaram da palavra fiquei pasmo!!Não posso deixar de mencionar que um facto lamentável é que estava prevista uma conferência de imprensa para quele dia, porém, os órgãos de informação não se fizeram presentes (como de costume)!

Mas os “putos” deram a volta por cima e o ÁFRICA BAR pegou fogo quando começaram a tocar AO VIVO (não como MC´s Rogeres e malta BANG que tocam em playback) as músicas que irão constar no seu álbum final. No final eu e todos os presentes estavamos ansiosos por poder levar uma cópia do single (que vinha acompanhada com uma camisete TSATSU) para ouvir depois!É louvável o conteúdo das suas letras (não ZÁ GÁ ZÁs e companhia limitada), e o ritmo é muito bem audível. É motivo pra dizer que estão de parabéns os TRIO FAM (e a TRACK) e bem haja a música jovem Moçambicana...
Nos encontraremos por ai nos palcos.....
LV

6 comments:

    Infelizmente, so vejo alguma musica moçambicana pelo programa do nosso tao conhecido MC Roger (em que desculpem me k vos diga, mas da-me ideia que ele so mostra akilo k ele axa k é bom, e não propriamente musica africana), e pelo pouko k tenho visto estou bastante satisfeita, a nossa musica melhorou bastante. Ja ha muitos jovens a cantar em dialeto e a fazer coisas muito interesantes...Parabens a todos vós, k ousaram arriscar e criar.

     

    Fiquei curiosa.
    Daqui a 1 semana tou em Maputo e vou procurar.
    "Qualidade eh quase sempre melhor do que quantidade"!

     

    A música do MC Roger é prá se danxar, não pra se ouvir... há ke não confundir as coisas!

    Se ele diz ke faz música de qualidade, e a música bate nas discotecas e não só, então é pk tem alguma qualidade mesmo!

    Não se esqueçam ke mta gente por ai tenta fazer músicas animadas e prá se danxar, mas nem todas têm a aceitaxão ke as músicas do MC Roger têm...

    Não estou a kerer armar-me em defensor do MC Roger, mas nem tdo de mau ke falam sobre ele, eu concordo!

    Cheerz...

     

    Eskeci de adicionar: o grande prob. em certas músicas dele, são algumas barbaridades ke ele diz.... mas enfim... ixo ai axo ke toda gente já tá habituada, tendo em conta a pexoa em questão!

    Cheerz!

     

    Caro Luis, nem se ker falei da musica do homenzito, kis apenas comentar que este programa (Musicas de Africa)não reflete a musica africana na totalidade...mas sim mostra-nos apenas akilo k o MC ROger gosta e axa que é bom...Toda gente sabe disso a BUEEEEEEEE de anos...desde os tempo de "Espaço aberto":)..
    Kd escrevi o comentario, keria apenas felicitar o pouko k tenho visto no programa, mais NADA.
    Para se falar da musica do MC ROger precisariamos de um Post especial para isso, porke ha muto para se dizer sobre a musica do senhor em questao... só para terminar:
    "ELe tem feito algumas coisitas simpaticas na musica moçambikana"

     

    Cara Anonymous...

    O meu comentário não era uma resposta ao seu... por acaso li o seu comentário, e achei ke ia de encontro às minhas próprias ideias, portanto seria ilógico estar a contraria-lo...

    O meu comentário foi sim, a proposito deste trecho, no texto do LV:

    "É louvável o conteúdo das suas letras (não ZÁ GÁ ZÁs e companhia limitada)"

    E elaboro: música prá danxar, é música prá danxar... nao temos ke prestar grande atenxão, ou esperar grandx mensagens neste tipo de música, pk não é usual e mtas vezes se calhar não será conveniente, do ponto de vista do próprio "flow" da música, kerer inserir letras, ke por exemplo fzm críticas sociais ou tenham mensagens demasiado constructivas...

    Com isto, não kero dizer ke só pk é musica prá danxar, podem-se dizer as maiores barbaridades, ke ninguém liga! Nada dixo!!! Só defendo ke, não devemx fzr certas exigências às músicas de um MC Roger, ke é tipicamente música de farra... agora, obviamente ke se ele dissesse algo cmo: "Anibalzinho e o povo a subir em sintonia", aí eu seria um dos primeiros a insultar e a amaldixoar essa música!

    Enfim, vou parar por aki pk já escrevi mto... era só mesmo prá esclarecer bem o meu ponto!

    Cheerz!