Senhora com S MAIÚSCULO ! ! !

É verdade !!!...Se lhe encontrar na rua espero ter a coragem/descaramento de me dirigir a esta SENHORA e lhe apertar a mão e lhe dar os parabéns pelo trabalho que tem vindo a desenvolver. Senhora Ministra HELENA TAÍPO, meus Parabéns !!

Para os mais distraídos, trata-se da Ministra do Trabalho do actual governo. Estranho não é ??!! Será que mudou de ideias o Tsin Tsi Va??!! Não... Muito pelo contrário. Cada vez mais o sr. Guebuza e sua escória me decepcionam e mostram que não passam de cabritos iguais aos outros, ou até piores ! (nunca imaginei pior que Chissano) mas ok. Esta ministra entrou em exercicio e tomou atitudes...firmes, não consensuais, arrojadas....enfim....teve TOMATES para fazer alguma coisa e não se deixar levar pela onda de sei lá o quê que temos no país em que todos querem ser politicamente correctos e todos fogem do conflito acabando por fazer...nada!

- Demitiu o individuo que roubou milhões de dólares aos "Madgermanes" e que estava na altura a fazer o mesmo na África do Sul com os mineiros.
- Demitiu toda a cabritagem do INSS (talvez um sector que poderiamos chamar de VERGONHA NACIONAL de tanto dinheiro que se desviava/desvia por lá! Até um banco financiaram...)
- Iniciou visitas ao terreno e não só em Maputo, ao contrário do da Saúde, com muita classe e respeito pelas pessoas, mesmo quando era para repreender e fechar fábricas.
- Encerrou fábricas poluidoras em Nampula.

São apenas alguns dos factos que me ocorrem de repente, muitos haverão com certeza. Também não quero dizer que tenha eliminado a corrupção nem que ela própria seja santa. Mas que está a trabalhar está!

Para quem ficou atento na altura, a senhora Taipo pagou cara a afronta ao PEDRO TAIMO (perdoem-me se me enganei no nome) e teve a sua vida privada e profissinal escancarada na capa do jornal Zambeze durante 1 mês inteiro ! Foram ataques pessoais cerrados à sua pessoa. Porquê? Estando atento deu para saber que o jornalista seria o cunhado do PEDRO TAÍMO....UAU.

Neste momento a senhora acaba de colocar-se do lado de 250 trabalhadores de segurança (classe trabalhadora quase escrava e mal paga) e obriga a empresa a pagar o que deve aos trabalhadores. O inédito está no facto do boss da empresa negar a pagar e desrespeitar o Ministério afrontando-o. Coisa rara na nossa terra, a senhora ministra não aceita o abuso e corta a licença de trabalho ao individuo proibindo-o de ganhar $$$ no nosso país à custa de uma economia que não quer respeitar. Oxalá mais seguissem o exemplo e passássemos a dar BENIX a todos aqueles que ganham $$ no nosso país e ainda têm o descaramento de publicamente cuspir no prato que devoram.
O texto já vai longo por isso...

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

8 comments:

    Se realmente eh assim: Parabens e continuacao de bom trabalho.

     

    Tal como o Jorge disse: Se realmente é assim....
    Num país super podre como o nosso é muito dificil acreditar que alguem finalmente fez algo de bom pela minoria "Trabalhadores". Mas mesmo sem saber o k esta por trás dessas atitudes todas, a Senhora Ministra esta de Parabens, muitos Parabens. Pelo menos nesses casos ela esteve muito bem.

     

    Não prestei mta atenxão ao assunto na altura, mas apercebi-me dos atakes à Ministra do Trabalho... exa do jornalista ser o primo do tal Pedro Taimo realmente faz o caso ganhar outros contornos...

    Qto ao trabalho ke ela tem vindo a desenvolver, e qto à firmeza que ela está a demonstrar, só dá prá louvar e encorajar... é ke neste País, é perigoso fazer isso ke ela tá fazer, e ela provavelmente sabe dixo... mas se continua a fazer, é pk realmente tem TOMATES!

     

    de acordo com todo o apoio que lhe deram , mas pensando nesses mesmos trabalhadores...quem lhes ira pagar seu devido? e depois quem lhes ira empregar? ficam quase 300 pessoas sem trabalho...ja pensaram nisso. orgulho nao enche barriga, sinceramente. aquele ex-patrao ate chegou a dizer que lhes iria recontratar...mas nao, eles querem indemnizacao e ainda querem seus empregos de volta. talvez deveriam ate retirar a licenca de operar essa empresa em mocambique, mas isso quem deveria decidir e um tribunal...se nao, nao sera uma decisao unilateral, autoritaria, e anti-democratica? pensem que em outros paises as pessoas podem recorrer ao tribunal, inclusive demandar nao so pessoas individuais, empresas mas ate governos. nao vamos longe, na vizinha africa do sul existem casos desses.
    so um pensamento.

     

    Fixamos-nos na ideia que e bem feito, por ser estrangeiro e ainda por cima arrogante. que audacia a dele, vir ser arrogante no pais dos outros...tudo bem.mas ser arrogante nao e caracteristica so de estrangeiros, muita elite mocambicana e ainda mais arrogante...e muita empresa mocambicana nao paga seus trabalhadores, demite de qualquer maneira, e suas direcoes executivas estao intactas. e isso nos engolimos com um epa, paciencia.
    vamos trabalhar para que o salario minimo seja um salario digno, vamos trabalhar para que os precos de produtos nao subam 2/3 vezes mais porque e natal!! vamos trabalhar para que hajam suficientes vagas escolares, vamos trabalhar para que diminua a deliquencia.

     

    Sem dúvida!! O facto de ser estrangeiro é só um atenuante! Qualquer cidadão que faça isso deve ter o mesmo tratamento! A questão é o desrespeito pelo país que lhe sustenta, e pelos seus trabalhadores!O mesmo se passou na MELDARTE, mas nada aconteceu infelizmente. Mas no caso desta empresa de segurança é mais grave ainda. Pelo que sei (dum caso real), a empresa chegava a receber por guarda em serviço à volta de 600USD e pagava 900MTn!!! A ALfa segurança paga o dobro desse valor.Sou a favor de quaquer pessoa que ganhe o seu dinheiro de forma minimamente justa, não interessa a nacionalidade sem dúvida. Mas que fica mal estares em casa de dono e ainda faltar ao respeito fica mal! Também o fica a quem é da casa...

    E tens razão, tem muita gente que nasceu fora de Moçambique e que se comporta muito melhor que alguns moçambicanos.Para mim, a nacionalidade de um individuo passa também pelo seu comportamento e pelo respeito que têm pelas pessoas de um país....
    Valeu
    Tsin Tsi Va

     

    É preciso não confundir LEI com atitudes politicamente correctas! A Ministra que é aplaudida por todos por mto arrojada que seja a sua atitude não fez mais do que desrespeitar a Lei. E o pior nao é só o erro dela! É o aplauso à atitude dela! O povo satisfeito aplaude! Pois é meus caros: ESTÁ ERRADO!!!!!!! Ela podia ter razão e até ganhar a causa. Mas obviamente que quem decide isso é o Tribunal! Não faz parte das suas competencias.... Enfim, é pena que no nosso País tudo se faça à balda. Pior ainda é que nem os Tribunais têm preparação ... Mas nao sejamos burros de aplaudir uma atitude que vai contra a Lei do nosso País só pq nos apetecia que fosse feito justiça! Isso é igualarmo-nos aos podres, igualarmo-nos e defendermos o errado! E se queremos criticar, não podemos ser iguais! O tribunal tinha que decidir e quem sabe até mais severamente! Mas cabia a ele decidir e não à Sra Ministra! Isso é ABUSO DE PODER! Tem que se respeitar a Separação de poderes, afinal o nosso País é um Estado Democrático! Sem respeitar o que há de mais basilar num País, nada deverá ser respeitado! E NÃO é isso que queremos!!!!

     

    Eo Procuro "Eugénio Mendes Malova Kowella"

    Meu nome é pai de Aniko e I está na busca para meu pai Eugenio Mendes Malova Kowella que eu infelizmente sempre não vi. Era 1982 a 1984 como um trabalhador immigrant no RDA anterior (República Democrática da Alemanha) e tinha então outra vez para trás após Maputo Moçambique.

    http://www.search-of.com/pt/
    Obrigado, Aniko