Número1 da poluição


Ora bem...
Com que então na semana finda ( dia 13 de Dezembro para ser mais exacto), a KPMG divulgou a lista das 100 maiores empresas moçambicanas, e como já era de se esperar a nossa querida Mozal está no topo desse ranking. Seguem-se (se a memória não me atraiçoa) HCB e Sasol.
Eu, como bom moçambicano pergunto: desde quando a Mozal,HCB e Sasol são empresas moçambicanas?!?
As tantas eu percebo mal português, pode ser o caso, da mesma maneira que o português veio até mim é da mesma maneira que por exemplo a HCB está a ser dada aos moçambicanos: ás migalhas!! Olha, já me esquecia, então ontem mesmo o patrão Guebas (como diz o consagrado palhaço Mc Roger) usou da arguta voz para dizer ao povo moçambicano que Cahora Bassa já era nossa. Disse com tamanha convicção que até ele mesmo acreditava. Enfim, pior mentiroso é aquele que mente e acredita na sua mentira...

Voltando a Mozal...1º lugar nas maiores empresas, porém esqueceram-se de atribuir um outro prémio: LÍDERES DA POLUIÇÃO EM MOÇAMBIQUE !!
Chegaram, ofereceram uns Cherokees, Bmw`s, e Mercedes aos bosses aí dos ministérios e dias depois lá estava todo sumptuoso o monstro de ferro a cuspir merda por tudo quanto é canto.
Triste, mas essa é a realidade do nosso país e continente, sugados dos seus recursos, expostos á gases altamente tóxicos em troca de uns Mercedes para os seus dirigentes.
Essa tal de Mozal que hoje é líder dos tops que anualmente são inventados para reunir os maiores responsáveis pela degradação e delapidação dos recursos deste país, amanhã será de certeza o PESADELO AMBIENTAL DO SÉCULO XXI. Ontem as ameijôas do Rio Matola, hoje os ares de Boane (Mavoco), amanhã todo Moçambique poluído e todos nós fodidos dos pulmões e atrofiados dos membros.
Para quem não sabia, a Mozal instalou uma lixeira para dejectos produzidos pelo monstro lá para os lados de Boane. É que no fabrico do aluminio é produzido um residuo muito forte (SPL) que acaba forrando as paredes das fundições, e para sua remoção e gestão são exigidos cuidados extremos para evitar a contaminação do ambiente á volta.

Depois de tirarem uma das bases alimentares dos habitantes ao redor do Rio Matola, estes senhores decidiram viajar para Boane, e lá pretendem lançar flúor e cianeto.
E, adivinhem, tudo isto com permissão do MICOA mesmo sabendo que naquela zona existem dois rios que fornecem água a Matola e Maputo.
Estes resíduos secam a terra provocando grandes desgostos á população que vive da agricultura, e como se isso não fosse suficiente poluem as águas.
Já me esquecia, a Mozal não assume nenhuma responsabilidade em relação a lixeira, portanto passou a “batata quente” para o MICOA.
Porque será?!?
Como diz o meu companheiro Tsintsiva, a Mozal deixou de instalar a fábrica lá na terra natal com as melhores condições (sistemas de comunicação, condições técnicas,e.tc) por causa das “praias” que temos cá. E que praias, digo eu...
Golfinhos e baleias morrem, a marginal da nossa cidade a desaparecer nas barbas brancas do senhor De Castro , e como se isso não bastasse ainda nos querem dar flúor e cianeto para cheirarmos e bebermos...
O senhor Luciano André de Castro e seu elenco parece que foram os primeiros a sufocar no meio de tantos problemas ambientais...

Sejam bem-vindos ao Moçambique Poluido da Mozal e do Micoa!!!!!

PENSEM NISSO
Tsapau

Ps: Desculpem-me o testamento, mas isto da Mozal polue-me os neurónios...

24 comments:

    Este blog ta mto nice! Anima ler! E mais do que isso, apetece fazer algo!! Pior é só ficar com vontade de agir e mais nada fazermos ... Enfim! Em relação ao assunto do post ...Ui! Tocaste no calcanhar de Aquiles da nossa Terra. Se fosse so a Mozal ... Não! O mal começa mto por baixo! Começa desde logo com a mentalidade geral do povo moçambicano (obvio que se excluí quem achar que cumpre o seu dever civico); qtas vezes se vê pessoal a mandar lixo dos seus carros? Comem hamburguer do saquina e pra nao sair do carro mandam lixo pro chao e por ai fora exemplos nao devem faltar ... é impressionante! Tudo se pode deitar pela janela. Se nao se consegue mudar isto, como vamos conseguir mudar a Mozal e Co Lda se o mais facil custa tanto a fazer? Numa altura, em que pelo mundo fora (Europa etc) se anda a separar o lixo: papel, vidro e plastico ... no nosso pequeno mundo mocambicano dá mto job ir ao lixo!!
    Acho que nos mais variados assuntos por mto diferentes que sejam quase todos dependem de uma mudança de mentalidade! É preciso incutir no nosso povo uma paixao pelo País lindo que temos, antes que seja tarde de mais ... O Povo anda adormecido ja se habituou, esqueceu que pode ser mto melhor se cada um contribuir!

     

    Porquê nunca se fez nada contra isso? Esses gaijos k receberam carros e dinheiro, axam o kê?...k a poluição é só para os outros..."nabos dum raio". Francamente, não percebo como alguem pode vender o proprio pais, e ainda por cima por uma migalha...
    sinceramente. Dá raiva. Como keremos k o resto dos continentes respeitem africa e oa africanos, se nós proprios n nos respeitamos.
    O Sr. Tsintsiva ja deu o primeiro passo, nós temos k dar o proximo passo...temos k fazer algo. Se todos re-passarmos o endereço deste blog aos nossos amigos, familiares e colegas, estaremos a difuncidr a palavra, e kem sabe daki a uns tempos não nos reunimos e fazemos algo realmente GRANDE. Fika aki o apelo.jokas.

     

    Acompanhei a polémica instalação desse aterro em mavoco, e smpre fui um dos que se manifestou contra ela. Porque a Mozal nao assumiu a responsabilidade da lixeira? Simples, porque sabe do perigo que aquilo reprezenta para a saude da populaçao, e passou a "batata quente" como disse e bem Tsapau para os nabos do Micoa.Cabroes de merda!!já nao basta o hiv e todas as merdas, francamente..

    A.C

     

    SHUT DOWN MOZ AND THEN RESTART MOZ..
    Maybe it can help...

     

    Maybe not...

     

    Damn...! Até parece que estes nossos governantes ficaram cegos pela ganancia a ponto de venderem o pais por causa duns meros trocos. fodass!!!

     

    Parabenx!
    Mais um post de grande qualidade...

    Qto à pergunta da "Anonymous":
    na vdd é simples... os ke recebem prêmios pela sua ganância e negligência (a.k.a. os nossos governantx), estão pouco se lixando com a poluixão e demais consequências ke ixo terá, pk só mto excepcionalmente ixo terá alguma consequência directa para eles... e daki a uns anos, vão estar a gozar a sua tranquila reforma, com o dinheiro e os bens todos ke foram "angariando"... e a poluixão ai, deixará de vez de ser prob. deles (e para eles)!

     

    Nao deviamos generalizar! Embora saiba que é dificil nao o fazer, pois nunca se sabe quem sao ou não os politicos corruptos e os tais que vão angariando um nível de vida que possam um dia vir a desfrutar. Mas tb todos sabemos que a poluição de uma forma geral nao escolhe quem atacar e por isso é óbvio que faz mal a todos! Por isso nao me parece que nem os mais "angariadores" se possam ver livres do mal. O que acontece é que o valor do dinheiro fala mais alto e podem esquecer que tb se prejudicam! Enfim ... Nem todos sao corruptos .... Mas, parece que Moçambique escolheu optar pela cor e nao pela qualidade .... Assim, temos um governo onde a raça interessa e onde é preciso estar um numero repartido do Norte, Centro e Sul ... se tem ou não competencia para o cargo isso nao interessa!!!! Logo aqui um falha que leva ao caos! Depois alem dos governantes , (alguns pateticos) ainda temos que aturar filhos de governantes que acham que o papá ser Ministro é a melhor coisa do Mundo ... E por isso continuo a dizer enqto a mentalidade nao mudar o nosso País não avança.

     

    Gostei do texto. Só quando os recursos naturais forem pro espaço (já estão indo) eles se conscientizarão.

    Abraço!

     

    decepcionei me , quando enteri pra aqui pela primeira vez, adorei....mas mudei rapido de ideias...

    Tu realmente nao sabes o q falas...
    Ja q es tao inteligente , assim pensas, porque nao vais ate a Mozal, e pedes pra fazer uma visita as instalacoes da Fabrica?Aproveita e vai com o pessoal do Micoa!!!
    Se a Mozal, polui tanto assim, porque e q condominios nao param de crescer por aquelas bandas? Sera q o dinheiro vale mais q a saude de alguem? Porque e q vem milhares de trabalhadores da Australia, India, Inglaterra, Brazil, trabalhar la< pra morrer aqui connosco de doencas, por causa da Poluicao??
    Fala serio cara!!
    Pensa antes de escrever!

    BJs

     

    decepcionei me , quando enteri pra aqui pela primeira vez, adorei....mas mudei rapido de ideias...

    Tu realmente nao sabes o q falas...
    Ja q es tao inteligente , assim pensas, porque nao vais ate a Mozal, e pedes pra fazer uma visita as instalacoes da Fabrica?Aproveita e vai com o pessoal do Micoa!!!
    Se a Mozal, polui tanto assim, porque e q condominios nao param de crescer por aquelas bandas? Sera q o dinheiro vale mais q a saude de alguem? Porque e q vem milhares de trabalhadores da Australia, India, Inglaterra, Brazil, trabalhar la< pra morrer aqui connosco de doencas, por causa da Poluicao??
    Fala serio cara!!
    Pensa antes de escrever!

    BJs

     

    realmente para o suceso real deste blog nao deviam aceitar que se fizesse nenhum tipo de comentarios sem que se certificassem da realidade dos factos. aconselho em relacao ao assunto em apreco a que facam uma visita as instalacoes da Mozal, aceitam visitas de qualquer pessoa a fabrica justamente para o POVO como vcs se inteirarem daquilo que ouvem e do que pensam que sao as coisas, ha tambem uma reuniao que e feita no auditorio das TDM em Maputo para o mesmo efeito, onde o POVO vai la coloca as questoes que quiser e elas sao respondidas pela direccao da mozal, isso tudo e feito de modo a ajudar o POVO a tirar as suas duvidas e a nao falar sem saber o que fala ou justamente porque nao tem assunto para esse dia e porque e muito bonito levantar suspeitas. facam isso, sigam o meu conselho, visitem as instalacoes da Mozal, liguem para o +21735000 e pecam para falar para o communications, garanto que serao bem recebidos.
    Por favaor, inteirem-se sobre qualquer assunto antes de o publicarem.
    Gosto do vosso blog, mas a continuar assim, cai em descrebilidade.
    Vamos la ser serios e ajudar o Pais a desenvolver fazendo uso so e somente da verdade.
    Mais nao disse.
    bem haja ao vosso blog (caso seja serio)

     

    Hum... Intressante...
    Só posso concordar com as opiniões adversas ao nosso post no que toca à investigação.É realmente uma pena não termos ido fazer uma visita de estudo guiada pela própria Mozal.Gostariamos imenso. Até porque de certeza eles iriam nos mostrar TUDO,inclusive os locais onde despejam os poluentes.
    Analisemos os pontos das intervenções PRÓ MOZAL :
    ``reuniao/auditorio das TDM em Maputo/POVO/coloca as questoes que quiser`` --- sinceramente não deves conhecer o nosso `modus vivendi` especialmente em Maputo.A passividade está enraizada e só sabemos reclamar sem nada fazer,é a generalidade.Agora sair da Matola até Maputo para vir a uma reunião com a Mozal...Imagino que meia dúzia de pessoal da classe média tenha feito isso a pensar nas suas mansões naquela zona, agora dizer que o povo vai la !! Duvido...
    Já se perguntaram porque a Mozal não está na África do Sul se quase tudo que consome é sul africano.Teve que gastar milhões em infrastruturas que não existiam em moz....Porque será?
    2ponto - Seria ignorância achar que a poluição é visivel olho nu, especialmente a mais perigosa, e todo mundo a vê e vai deixar de construir.Coisa mais ridicula.Agora se os resposáveis pela área fizeram vista grossa e encheram os bolsos,dão o local como habitável, quem é o simples cidadão desinformado para não ir para lá?? Por acaso há alternativas nesta cidade sobrelotada???Pois...
    Devemos aprender com a expriência dos outros...e basta ver nos países desenvolvidos...a poluição não e coisa do dia para a noite, demora anos a ser visivel a olho nu ... Qnd instalaram a fábrica de LUSALITE talvez fizesses o mesmo discurso.Vai lá agora!! O amianto Azul é proibido em Portugal e aqui ainda não....Porque será?? Trabalhadores, após ano na fábrica, morrem de doenças pulmonares...Porque será??
    3oponto- No iraque está cheio de estrangeiros a trabalhar, aos milhares, alguns são decapitados todos os anos e não é por isso que deixam de estar lá.Que pergunta parva me desculpem...
    4o ponto - Perguntar ao Micoa??!! Aquela cambada de ociosos que só levantam o rabo para receber salário?? Que fez o Micoa nos últimos 5 anos??Dá-me 5 intervenções...São tantos os exemplos,mas dou apenas um, os mangais que estão, ou já foram, completamente destruídos em Inhambane para fazer estância turistica do sr ministro Kachamila (senão me enganei no ministro).Se nem tiveram coragem de intervir vão intervir na MOZAL ?!! Empresa que enche os bolsos dos nossos governantes...

    Para terminar...Agradecer a contribuição, é sempre bom ter outros pontos de vista,embora pareca uma reacção de alguém da Mozal/Micoa, é sempre positivo estimular o debate. Pensa só pq será que em 12 comentários, só 2 pessoas são contra o post. E proponho a mesma coisa, façam uma visita, não à fábrica, mas aos arredores, à lixeira de Mavoco, às populações vizinhas a ver se o solo continua fértil, se as ameijoas ainda abrem....Abram o olho...

     

    Esses 2 ultimos posts a favor da Mozal ve-se mesmo que foram encomendados. E ainda bem que nao tiveram a ultima palavra, receberam uma resposta a altura pelo Tsin_Tsi_Va, que na minha opiniao argumentou muito bem.
    Bom saber que o blog continua afiado...
    Um abraco

     

    ola a todos, gostei deste blog desde a primeira vez k lhe pus os lhos em cima, gostei da maneira como expõem os assunto, gostei dos assuntos, enfim amei...infelizmente n vivo em Moçambique ha muitos anos e n posso argumentar muito sobre certos assuntos, mas posso dizer de boca cheia k tenho cabeça para pensar.
    Realmente tem razao qd dizem k é preciso investigar antes de se pôr qualquer coisa aki....palmas para voçes k chegaram a essa brilhante conclusao...
    kd li os dois comentarios realmente fikei balançada, mas depois li a "Resposta" e analisei os factos....e francamente n tenho duvidas...a MOZAL so traz prejuizo aos moçambikanos. Não é preciso ser-se esperto para se chegar a essas conclusoes.
    não sei de factos concretos, mas os argumentos do tsitsiva convenceram-me...mais uma vez...nota 1000 para o blog.

     

    ahahahahahaha desculpa mas isto vale uma valente gargalhada! meus amigos, aqui fala-se bujarda!
    estas pessoas q dizem q se deveria fazer visitas a mozal,meus caros,eu ja la estive, entao ca vai:

    1º os visitantes n tem qualquer equipamento de protecçao;

    2º a vegetaçao que lá esta,nao e adequada ao clima em q vivemos,existem plantas cm a vulga espinhosa, que cresce e pk n precisa d agua,permanece em constante coloraçao de aspecto "saudavel"...fica o aparato visual de que tudo esta bem...yeh right!;

    3º existe uma alteraçao no campo magnetico em algumas regioes da fabrica, onde s produz o aluminio,ou seja,existem regioes, em q os ponteiros d relogio param,moedas colamse umas as outras,...cientificament n sei o motivo,mas os trblhadores mostraram nos isso,creio q seja p causa d nivel d energia q s gasta n produçao,e processos em q estejam aser usados electrodos(dsculpem se estiver errada)logo deve haver qlq alteraçao nos valores dos campos,biologicamente possivel,ms n creio seja ecologico esse comportamento...o trbrlhdor,enqt nos contou isso,ia dsmaiando...e nao estava completamente equipado;

    4º sim senhora,fazem a separaçao devida de qualquer tipo de dejectos solidos, mas sao deitados no rio maputo;

    5º a questao dos condominios,santa sapiencia, faz parte do contrato,ou acham que iam la instalar uma megafabrica sem trazer qualquer beneficio(provisorio)

    terminando,quem sabe,ponho ca o relatorio que fiz,que resume algumas paginas q pesquisei pela internet,que possuem informaçao paralela á fantochada que se escreve no site da Mozal.

    p.s. a Mozal tb tem um auditorio/anfiteatro preparado p receber visitantes,que sao recebidos por staff altamente preparado em relaçoes publicas,e para responder a pergunta alguma,esquivar é com eles.mas eu ate admirei o funcionário,ele é bom no que faz!ha que reconhecer

     

    TsinTsiVa e Carla Faria.

    Hahahahaha...vcs fazem-me rir, sempre achei que este blog tinha sido criado por pessoas cultas ate certo ponto, mas pelo que vejo...hummmm...deixa muito a desejar.
    quando o TsinTsiVa pergunta porque nao abriram a mozal na afica do sul, eu respondo, mozal quer dizer mozambique aluminios, tambem ha na africa do sul empresas do mesmo grupo BHPBilliton (patrocinadores Oficiais dos Jogos olimpicos de 2008), na africa do sul sao, Hillside e Bayside, e fazem exactamente o mesmo que a mozal aqui em mocambique, acreditem ou nao a mozal e o benchmark dessas empresas e de muitas outras do grupo BHPBilliton a volta do mundo. sendo a BHPBilliton maior accionista da mozal e patrocinadora de um grande evento como os jogos olimpicos, acham mesmo que o mundo inteiro aceitaria isso, a greepeace e tds outros defensores do ambiente e nao so nao teriam levantado o maior basqueiro no MUNDO nao num Sitezito (blogzito) de MOCAMBIQUE??? acham mesmo que a mozal estaria impune? que teria ISO (14001 e 9001) e que ainda poderia lutar para obter outros ISOS??? acham que a mozal conseguiria manter qualquer ISO se fosse aquilo que voces dizem ser???
    quando o TsinTsiVa me fala das reunioes da TDM, eals sao abertas e anunciadas com muita antecedencia no jornal noticias, se as pessoas nao vao e porque nao querem ir, elas sao abertas, desafio-te a ires a proxima, fica atento acredito que no inicio de fevereiro sera publicado no noticias.

    Quando a lara fala da zona magnetica, porque sera que ela e as pessoas que a acompanharam na visita nao entraram no local, porque sera que simplesmente viram tudo de uma janelinha??? queriam proteccao para uma visitinha de carro??? se fosse a pe teriam que ter proteccao sim... e ter aulas (induction) porque nao e qualquer pessoa nem de qualquer maneira de que se anda na mozal(fabrica)...de certeza que ela e suas pessoas durante o trajecto de bus do auditorio para a zona magnetica nao viram uma sequer pessoa dentro da fabrica sem a devida proteccao dependendo da area...

    Muitas outras coisas gostaria de poder responder...mas o tempo nao permite.

    Insisto para que o TsinTsiVa e seu pessoal faca uma visita a Mozal...

    Nao posso falar das viaturas que vcs alegam terem sido oferecidas ao governo...disso nada sei... embora duvide muito de qualquer facto que nao possa ser provado e agora ate duvide das vossas informacoes.

    Quanto ao sermos so 2 pessoas defensoras do assunto...sera por termos feito algum tipo de investigacao antes??? sera por sermos + cultos??? porque sera????

    mais nao disse.

     

    TsinTsiVa e Carla Faria.

    Hahahahaha...vcs fazem-me rir, sempre achei que este blog tinha sido criado por pessoas cultas ate certo ponto, mas pelo que vejo...hummmm...deixa muito a desejar.
    quando o TsinTsiVa pergunta porque nao abriram a mozal na afica do sul, eu respondo, mozal quer dizer mozambique aluminios, tambem ha na africa do sul empresas do mesmo grupo BHPBilliton (patrocinadores Oficiais dos Jogos olimpicos de 2008), na africa do sul sao, Hillside e Bayside, e fazem exactamente o mesmo que a mozal aqui em mocambique, acreditem ou nao a mozal e o benchmark dessas empresas e de muitas outras do grupo BHPBilliton a volta do mundo. sendo a BHPBilliton maior accionista da mozal e patrocinadora de um grande evento como os jogos olimpicos, acham mesmo que o mundo inteiro aceitaria isso, a greepeace e tds outros defensores do ambiente e nao so nao teriam levantado o maior basqueiro no MUNDO nao num Sitezito (blogzito) de MOCAMBIQUE??? acham mesmo que a mozal estaria impune? que teria ISO (14001 e 9001) e que ainda poderia lutar para obter outros ISOS??? acham que a mozal conseguiria manter qualquer ISO se fosse aquilo que voces dizem ser???
    quando o TsinTsiVa me fala das reunioes da TDM, eals sao abertas e anunciadas com muita antecedencia no jornal noticias, se as pessoas nao vao e porque nao querem ir, elas sao abertas, desafio-te a ires a proxima, fica atento acredito que no inicio de fevereiro sera publicado no noticias.

    Quando a lara fala da zona magnetica, porque sera que ela e as pessoas que a acompanharam na visita nao entraram no local, porque sera que simplesmente viram tudo de uma janelinha??? queriam proteccao para uma visitinha de carro??? se fosse a pe teriam que ter proteccao sim... e ter aulas (induction) porque nao e qualquer pessoa nem de qualquer maneira de que se anda na mozal(fabrica)...de certeza que ela e suas pessoas durante o trajecto de bus do auditorio para a zona magnetica nao viram uma sequer pessoa dentro da fabrica sem a devida proteccao dependendo da area...

    Muitas outras coisas gostaria de poder responder...mas o tempo nao permite.

    Insisto para que o TsinTsiVa e seu pessoal faca uma visita a Mozal...

    Nao posso falar das viaturas que vcs alegam terem sido oferecidas ao governo...disso nada sei... embora duvide muito de qualquer facto que nao possa ser provado e agora ate duvide das vossas informacoes.

    mais nao disse.

     

    Bem...
    Tou a ficar confusa...
    O melhor eh aceitarem o convite e depois virem nos contar. Principalmente para o people que vive fora de Mocambique (grande parte dos que visitam este blog pelo que eu pude perceber).
    Aqui aguardamos.

     

    Uff...isto está duro!!
    Mas é bom assim!Especialmente quando as opiniões(ou opinao) contrária argumenta bem as suas cegas crenças...Parabens pelo debate.Vamos à resposta!
    Sinceramente, deves acreditar no PAI NATAL!! Achas que um certificado de qualidade internacional, iso´s e outros de GRANDE RENOME dão a garantia que a Mozal não polui??!!Deves acreditar também que o BIN LADEN fez o 11 de Setembro!! (mas isso é outra história)...Os mesmos capitalistas selvagens sem escrupulos que poluem o planeta a troca de biliões de USD de lucro, são os mesmos que financiam as organizações que poluem o planeta!Procura informação alternativa, e tira os olhos da TV viciada...Abre o olho!Tal e qual o ppl do governo que proíbe o aborto e qnd a sua amante fica grávida manda abortar....HIPOCRISIA.
    Aconcelho-te a ver o documentário A REVOLUÇÂO NÂO SERÀ TELEVISIONADA e, mesmo não tendo haver com o tema em questão, poderás ver como é fácil manipular as pessoas e a opinião pública...tipo fantoches! Depois de veres isso, talvez comeces a ver que não deves acreditar em tudo que te dizem na TV...
    E pena que os teus argumentos que estavam tão porreiros tenham perdido força qnd chamaste ao nosso humilde blog de BLOGZITO...minha querida, não somos comerciais nem queremos topos de audiência...1 visita diária já nos deixa satisfeito e neste momento temos um pouco mais.E para quem não gostou, estranho que tenhas voltado..enfim..sente-te em casa..

     

    Uhhh...isto está sério!

    Vamos aos meus pontos:
    Facto 1 - Desenvolvimento cria poluição!
    Vontade 1 - Queremos Moçambique desenvolvido!
    Necessidade 1 - Controlar a poluição que esse desenvolvimento criará!

    As vezes temos que olhar para os problemas assim mesmo, racionalmente, e não saltar para emoções! Desde cedo que os nossos governantes quisseram a Mozal em Moçambique, porque afinal de contas colocou o país no mapa mundi!

    A Mozal vem para Moçambique por causa das vantagens fiscais que o país ofereceu e nada mais. Afinal de contas a Mozal é um entreposto de materia prima e de producto acabado! Moçambique só fornece energia, quer dizer nós fornecemos energia a Africa do Sul que por sua vez vende a Mozal(será assim ou enganei-me?)!

    Facto 2 - Não sou ambientalista!
    Vontade 2 - Saber os niveis de poluição que a Mozal produz, porque produz, não venham para este Blogzito dizer que não!(ver facto 1)
    Necessidade 2 - Maior investigação sobre esse assunto!

    Espero ter ajudado...

     

    estou aki a remexer o blog, a quase 2 horas já... na vdd devia tar a dormir, mas fikei concentrado (neste debate em particular)

    Tenhu ke tirar o chápeu prá ti Tsin Tsiva... e lamentar pelas duas pessoas ke vieram insistir no assunto... primeiro pk não só quiseram bater pé com alguém ke realmente sabe argumentar melhor, mas tbm pk os seus argumentos, em si, provaram ser bem mais fracos
    segundo, pk estou a ver ke vcx estão com a mente 'mto fexada', ou seja, estão tão viciados com o ke vos conseguiram impingir, ke parexe ke vos puseram araldite nos olhos, e já não há maneira de abrirem... eh pá, 'rasguem' as vossas convicções se fôr preciso, mas penxem um poko no ke dizem...

    Xpero ke voxo silêncio não signifike ke desistiram do Blog, e sim ke comexaram a ganhar juízo... pk este Blog (e não Blogzito, cmo vcx dizem), na minha humilde opinião, tá cada vez mais FORTE!

    "Tal e qual o ppl do governo que proíbe o aborto e qnd a sua amante fica grávida manda abortar....HIPOCRISIA."

    Classic

     

    caro me!!

    costumo vir ca ver se mais alguem comenta...e hoje tive que te responder...achas que fiz a visitinha pela janela?? meu caro, o bus andava pela a estrada d circuito e depois disso, era pata-a-pata. enoja-me tamanha insistencia em argumentar um mau tao grande,como a poluiçao...nao te mata a ti, mas mata muita gente a tua volta. hoje talvez tenhas alguma vantagem ou msm nao c isso, mas quando começares a pesquisar sobre as greves de 2001 q houveram la,e as politicas de admissao de trabalhadores, vais tirar essa maldita venda que tens nos olhos...
    e so mais um exemplito...tds nos bebemos coca-cola right?! ams sabes q um litro d coca-cola exige 8 litros d agua pra sua fabricaçao?! e q muitos paises na europa n admitem a implantaçao de fabricas d coca-cola nos seus paises,p causa da politica ambientalista,e o minimo senso comum q lhes resta?? vens agr falar da importancia da Mozal e seus representants...meu caro, ão cifrões de entram por aqueles ouvidos

     

    esses gajos são terriveis só se preocupam com a mola, nós devemos tirar esse partido no poder só assim talvez podemos sonhar com um moçambbique menos compremetido com os problemas ambientais, pois esses chefes são eleitos pelo governo ( FRELIMO)