DAMA DO BLING: ra, re, ri ro, rua....?

Esta carta foi recebida por email e já que estamos na onda da música moçambicana e da Dama do Bling (conhecida, pelos vistos, por DDB, não confundir com a agência de publicidade!!!), e também, estando dentro do espirito Curto & Grosso, aqui vai...

-------------------------------------------------------------------------------------------------


MAMUDO RAZACK

Exmo Senhor Director

Com sua mui gentil amabilidade solicito que publique a presente carta na página destinada aos leitores.

Circula como moeda corrente tanta “algazarra” à volta da propalada imoralidade propagandeada pela dita nova geração da música moçambicana, sobretudo pelo carácter paupérrimo das mensagens que corporizam tais músicas, mas também e sobretudo pela crescente exposição da paisagem íntima da mulher, quer em vídeos e ainda ao vivo, nos reputados espectáculos que nos são dados a ver.

E a esse respeita sobressai como expoente máximo da crítica popular a conhecida jurista(?) e cantora Ivânea Rosa Mudanisse (“o hi danissa mesmo”[1]), popularmente havida por Dama do Bling.

É importante dizer-se que esta cidadã “entornou o caldo” na sua última aparição no programa MUSIC BOX da “espectaculosa” (diga-se STV), dada nudez exacerbada e sem precedentes com que nos brindou nessa ocasião.

Não sei se antes ou depois e se em reacção ou não às críticas arremessadas post MUSIC BOX, a Dra. Mudanisse presenteou-nos com mais uma música e, desta feita, afastando para longe as vozes que a censuram.

Embora não apreciador da performance desta cantora, tive o privilégio de receber, por e-mail, a letra da badalada última criação (não sei se da Bang Entretenimento ou Ivânea) e sintetizo-a em quatro pontos que considero essenciais:

  1. Sou doutora e porque não posso cantar?
  2. Neste andar entrarei na campanha eleitoral.
  3. Quem pagou a minha escola?
  4. Será que não posso cantar só por estar grávida?

Comecemos pela pergunta segundo a qual se pelo facto de ser doutora não pode cantar quando há ministro com 6ª classe a legislar.

Ora, apesar de concordar que a feitura de leis não se compadece com o simples traquejo político, entendo ser imperioso recordar a Dama do Bling que para além dela existem artistas que a para de possuírem formação superior também cantam. Temos que citar os exemplos de Seth Swaze (também jurista e quanto a mim, um dos melhores guitarristas e vocalistas moçambicanos), Arão Litsure (o Senhor Alambique), Norberto Carrilho (saiba que para além de exímio Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo é mestre na guitarra e na voz), Zé Manel (outro jovem promissor) e outros tantos.

Daqui há que dizer claramente: ninguém está a dizer que a Dra. Mudanisse não deve cantar, mas não me parece social e moralmente recomendável que exiba a sua paisagem íntima como se Deus fosse boçal ao dar sabedoria aos homens para distinguirem a roupa interior da restante, cuja visualização é reservada a quem lhe é cúmplice nos momentos de intimidade.

Imaginem o Arão Litsure a cantar de “boxers”, sem camisa e fazer movimentos propícios para o quarto, no palco e ante a crítica social defender-se com essa de Ministro de 6ª classe a legislar... valha-me Deus.

É exactamente por ser doutora que a sociedade não lhe poupa a pouca vergonha que nos dá a conhecer.

Portanto, não procede essa argumentação mesquinha.

No que se refere à possibilidade de embarcar numa campanha eleitoral, uma vez que nos mídia cada vez mais é Dama do Bling que está bater pelos diversos motivos, acho que já não será necessário.

Ora vejamos: a campanha eleitoral visa dar a conhecer ao eleitorado o que se não conhece de alguém que pretende ser eleito.

No caso em apreço, considerando vestimenta artística da Dama, que nos presenteia com toda a sua paisagem íntima, nada mais há a dar a conhecer, pois que quando o povo, do Rovuma ao Maputo vê tudo, incluindo o que, normalmente, apenas o consorte teria privilégio de ver, nada mais resta para mostrar.

Entretanto, a aludida campanha eleitoral justifica-se se a nossa doutora pretende mostrar aos moçambicanos como pode fazer o que se faz numa situação em que duas pessoas, na mais vulgar das intimidades fazem. Nesse caso daria por justificada a entrada para uma campanha eleitoral.

E se assim fosse, eu a aconselharia a não perder muito tempo em cantar para fazer a sua campanha eleitoral: bastaria, a partir das 18 horas, deslocar-se ao Luso, à Rua de Bagamoyo, à Av. Olof Palme (próximo da Procuradoria da Cidade), à Av. Mao Tsé Tung (na zona entre o Parque dos Continuadores e o Complexo Sheik). Ai certamente, com os seus habituais trajes artísticos, não passaria despercebida e tenho a certeza que muitos a solicitariam a provar o que sabe fazer.

Diz ainda, a nossa doutora que invadiram a privacidade dela. De quem se refere esta patrícia? De alguém vivendo no Marte ou na Lua?

Acho que nem é preciso invadir a privacidade desta cantora, pois ela mesmo se encarrega de nos deixar conhecer a sua floresta íntima. De que privacidade se refere Dra. Mudanisse? Acho que não é razoável que alguém que se expõe nuda e levianamente para milhões de moçambicanos venha reclamara quebra de privacidade.

Num outro excerto da sua canção justifica a alguma abastança dos progenitores para afirmar que não pediu esmola a ninguém para custear os estudos. E nem precisava pedir esmola.

Entretanto, esquece que são os moçambicanos laboriosos que com seus impostos garantem salário aos docentes que a formaram, bem assim o apetrechamento do estabelecimento de ensino por onde passou, das estradas e outros.

Acho um insulto indelével cuspir para os moçambicanos dessa forma, pois saiba que cada cidadão se esforça para que haja mais pessoas formadas e não pessoas que exibem descaradamente a nudez.

No que se refere a sua gravidez, pouco há a dizer, pois somente tememos que o petiz que ai vem se indigne com os progenitores ao saber que a sua gestação foi irresponsável e levianamente exibida aos moçambicanos, sendo que a sua mãe é objecto de comentários em nada abonatórios para o pudor social.

Em suma, Dra. Ivânea Rosa Mudanisse (este apelido é sugestivo), ninguém está contra as suas cantarolices, mas poupe os moçambicanos dos detalhes sórdidos.

E não venha com essa de que está a ser perseguida e que quebraram a sua privacidade. V.Excia é quem quebrou a própria privacidade, se é que esta algum dia existiu.

Tome Nota.



[1] Em português: de facto nos envergonha.

14 comments:

    Dama do Bling, again... :-(
    poxa, parece perseguição!! Se calhar tenham razão... + hiii... FRESKEM-LAH A RAPARIGA!!

    Acredito que e mais criativo discutir ideias... E NAO PERSONALIDADES...

     

    Mas caro Renato...

    Apenas vai discutir a personalidade quem quer e não têm visão sufeciente para mais !!

    Podia ser a DDB,o MC Roger, ou o Joaquim Chissano !!Tanto faz... Aqui podemos debater o geral... A falta de criativade por exemplo!! Sim, porque imitar os americanos (Beyonce,Lil Kim, etc...) não creio que seja ORIGINAL... Usar modelos Americanos e copiá-los mostra sim falta de personalidade, ou no minimo, uma falta de confiança nos nossos valores,ideias e cultura...

    Porque não vestir Batiques por exempo?!! Porque não criar roupas modernas mas com base Afro ??!! Entre outras iniciativas que tenham mais haver com onde vivemos do que copiar tudo que sai na MTV e companhia...mas deixa ver...pois, isso dá TRABALHO!! Copiar e fazer playback é txap txap e rende mais....a curto prazo.

    Eu pelo menos, apenas lamento a figura triste de uma mãe grávida nua em palco, ai foi o extremo. Mãe é mãe meus amigos!! Todos a temos (ou quase) e sabemos que a mãe não é algo banal...Mas enfim...

    Neste espaço colocamos 2 artigos que encontramos a circular que, a nosso ver, possuem argumentos de interesse...Não apenas falar à toa sobre fulano e sicrano. Mas são análises à MUSICA JOVEM MOÇAMBICANA e não apenas ataques a um individuo.

    Mas obviamente que quem brinca com fogo se queima e nomes vão aparecer... Mas creio que estes 2 artigos vão muito além de ataques pessoais. E já agora, para os defensores da querida DDB...Porque será que há tanto barulho??!! Pelos vistos a nossa sociedade ainda possue alguns valores (não me refiro aos extremos hipocritas e conservadores) e consegue ainda se fazer ouvir quando algo tão perturbador se passa à nossa volta.

    Porque se repararem, a DDB já existe há 2 anos parece..(k cantora tão rapidinha...)e sempre apareceu nua e nunca houve este barulho. Agora uma mãe nua no palco, em directo para meio pais...As pessoas têm limite para o abuso e foi o que se viu...

    Bem haja às pessoas...mas como também disseram e bem, deviam aproveitar e também se indignar com coisas mais sérias como os biliões que são desviados das empresas públicas por exemplo, para financiar as campanhas e luxos do nosso partidão...enfim

    PENSEM NISSO
    TSIN TSI VA

     

    acho bastante fraco o papel da dita DDB na sociedade. letrada, estudada, licenciada (o meu pai nao acredita qd o digo). ha quem diga q ela faça criticas às jovens emocionadas (caso de boy, qd se deixam levar p 1 q veio ca passar férias). mas existem maneiras muito mais inteligentes de criticar alguma coisa!
    um caso feminino(apesar d n gostar muito de comparações..):
    ciara - like a boy
    >ela faz uma critica bastante forte aquilo q e o comportamento dos 'playas' em relaçao a nos miudas, e nao foi preciso por posiçoes EXPLICITAS DE SEXO, nao nao foi. ela contracenou csg mesma. cm s a mesma pessoa (humana)adoptasse comportamentos diferentes.


    voltando ao debate,excelente carta. lamentável comentário da revista tvzine, que não mostrou um autor de tal mini-artigo, e que deveria permanecer imparcial perante situação como esta.

     

    Carla...

    TVZINE = LIXO

    Esperavas mais ??
    QUanto tempo demoras a folhear (não posso dizer ler) a revista ??
    Já reparaste que OFERECEM a toda a cidade???

    Resumindo....LIXO!

    TSIN TSI VA

     

    heich!!
    Caros, no sábado essa chuva em torno da DDB vai piorar sabem pq?
    Estou mesmo a imaginar que no concerto do Coconuts ela vai fazer pior (se é que é possível acontecer isso)!
    Em Moçambique polémica vende (bilhetes de espectáculos, CD´s e até mesmo audiências e jornais), portanto tudo o que o BANG puder fazer para ganhar mola, ele vai fazer. Acreditem!!!
    Tenho uma mulher grávida de 5 meses e ambos concordamos que foi um cúmulo ela aparecer como apareceu no Music Box Live!
    Foi simplesmente lamentável...

    LV

     

    LV...polémica vende em todo o mundo, não é caso exclusivo de moçambique...

    Até estamos softs, ha paises com dezenas de revistas COR DE ROSA, canais de televisão que só dão mer** e etc...

    Temos que também ter calma ao estarmos sempre a dizer que "só em Moz...."

    Enfim...
    PENSEM NISSO
    Tsin Tsi Va

     

    Li este texto algures pela net e achei interessante a abordagem feita! Com vocabulário bem menos complicado cá vai esta opinião que desde já digo não ser de minha autoria:
    "De tantos sapos para engolir, de que o meu país é excelente
    processador, hoje debruçar-me-ei sobre o mediático
    crescimento da música moçambicana vs nudez feminina na sua
    condimentação.

    Tenho estado a ver e a comentar com muitas pessoas de bem,
    a alegada evolução da música moçambicana. E acompanhei,
    como muitos outros moçambicanos, no programa “Ponto
    Parágrafo” da STV, aquele debate igualmente sobre a
    evolução da música em Moçambique vs conflito de gerações e
    (des)valorização da nossa cultura neste âmbito.

    Enquanto uma linha de opinião defendia que a música dita da
    velha guarda é ultrapassada e é por isso que não tem
    audiência/ mercado, outra defendia a de que a música
    moçambicana da actualidade é pimba e/ou não tem conteúdo.
    Ouve até quem defendesse que a tal de música pimba, incita
    claramente à promiscuidade sexual. Também acho:

    i) que é pimba e
    ii) que de facto incita à promiscuidade sexual!

    Para exemplos, acho que bastam as músicas: “TIRA ROUPA”,
    do Oliver Style, “ZUMBULUKE”, de Doppas e aqueles rabos
    enrugados, escuros e desajeitados, na “MENINA”, de Mega J.

    Se é ou não ultrapassada a música dos conceituados
    Xidimingwanas, Mucaveis, Langas, Hlongos, Muhluis,
    Macuácuas, Mondlanes, Tsatsatsas, etc, eu não sei; mas que
    ela tem conteúdo, acredito que ninguém ousará negar. A não
    ser que a sustentação da aludida evolução da música seja em
    função do barulho instrumental; porque a boa e rica mensagem
    que ela devia transmitir: revolução, educação, crítica
    social, vanguarda, glória, paixão/ amor, etc, na música dos
    jet-setistas isso quase não existe.

    Nos últimos tempos é cada vez frequente e comum em muitos
    canais de televisão, a passagem de música e dança aberrante
    e/ou escandalosa.

    E se até há bem pouco tempo viamos isso protagonizado por
    gente de outras latitudes, hoje vimo-lo praticado pelas
    gentes da nossa casa vizinha. Aliás, uma coisa curiosa e
    muito comentada é a tendência actual das mulheres
    aparecerem semi-nuas nos vídeos de música e os homens
    sempre bem vestidos.

    É o dilema da falta de persolnalidade e de auto-estima por
    parte das mulheres envolvidas que, sem entenderem a
    dimensão do abuso de que são vítimas (graças à sua
    ingenuidade), exibem-se até ao pormenor, certamente a troco
    de migalhas de dinheiro, sabido que os mesmos homens que as
    usam e abusam, decentemente se apresentam nos palcos e
    enriquecem com aquela aberração.

    Agora, uma coisa é ver as hip-hopistas norte-americanas de
    calcinhas nos vídeos e outra muito diferente em termos de
    impacto, é ver as meninas da Bang Entertenimento, da MG
    Produções ou sei lá de quem mais (que as produtoras
    musicais estão agora aos magotes) e/ou a Dama de Bling de
    calcinha e colete, ao vivo, no Cine África, cantando e
    dançando pimba e escandalizando todo um mundo de gente de
    boa educação, com aquela tamanha falta de postura!

    Que aquilo que ela fez não a dignifica, não dignifica a sua
    família, não dignifica a Bang Entertenimento, não dignifica
    a STV e não dignifica o país, acredito que ela sabe e se
    calhar alguém já lhe tinha dito. Aliás, acredito mesmo que
    antes de fazer aquilo, ela sabia que não lhe ia dignificar
    e que seria muito comentado pela negativa.

    Quis, isso sim, a fama forçada exibindo as imperfeições do
    seu corpo e foi infeliz, porque quase todos os que a viram
    e/ou ouviram sobre a invulgar piada, comentaram e ainda
    comentam que aquela atitude imoral feriu o bom-senso de
    toda uma sociedade (que se pretende de muito respeito pelos
    valores morais, sociais e culturais).

    Sei também que como muitos de má conduta, ela preparou
    antecipadamente as suas resistências contra todo o tipo de
    críticas. Mas, saiba pelo menos que não ficamos calados
    perante uma baixaria e imoralidade daquela dimensão.

    Aos músicos e às produtoras musicais que incitam à
    promiscuidade sexual, através do conteúdo das suas “pimbas”
    e da dança, fica o aviso: aqueles vossos vídeos em iates ou
    em piscinas, vocês os homens de fatos e as desorientadas
    meninas de fios-dentais, não agradam muito à gente de boa
    educação. E sabem porque? Porque no dia seguinte cruzamos
    com elas na rua, são nossas irmãs, nossas filhas, nossas
    afilhadas, nossas colegas, enfim... são as vossas esposas
    ou namoradas e, não fica bem mostrarem-nos as partes
    íntimas dos seus corpos!
    À Dama de Bling, fica aqui o repúdio público à sua atitude
    em pleno palco do Cine África, no dia 29 de Junho findo. E
    o apelo:

    Futuramente, poupe-nos, por favor, dos detalhes desse teu
    corpinho de manequim, devastado, precário e desagradável!"

     

    Camaradas, nosso país, e em particular a nossa querida capital, anda a ser fustigada por assaltos a torto e a direito, e de cariz bastante violento.
    Assaltos à mão armada passaram a ser o pão nosso de cada dia. Já não se trata do pilha galinhas que nos saca o celular, mas sim de quadrilhas que demonstram ser muito bem organizadas. Já não estamos a lidar com amadores, mas sim com pessoas que sabem o que estão a fazer. Que roubam carros só para fazer os assaltos e depois abandonam-nos na via pública sem qualquer pista. Que sabem manusear muito bem armas e não se deixam intimidar com qualquer acção policial. E que não hesitam em disparar a matar caso se sintam minimamente perturbados na sua acção. Resumindo, estamos a lidar com criminosos da pesada, que nos andam a atormentar. No entanto, vocÊs entretêm-se a discutir se a dama do bling deve ou não andar semi-nua em cima do palco? Se isso é atentado ao pudor ou não? Poxas... não têm mais nada para fazer? Quem não gosta de ver as figuras da DDB, desligue a televisão ou vire a cara. Não compre o CD. Não ligue a rádio. Caso não percebam, este tipo de discussões só dá ainda mais publicidade à DDB. Para não referir também que, havendo questões mais importantes a discutir, e que afectam a todos nós (por exemplo a tal criminalidade), vocês fiquem entretidos a discutir se a dama do bling deve ou não mostrar a cueca.

    Zainadine Zunguza

     

    Bling

    Que Falem ... Mas eu pesso que numca pares de cantar...

    Quanto a roupas... use como achares melhor, nao vas dizer que agora vas cantar de capulana..hehehe...

    o que e bom e para se mostrar.

    Rjc Inhambane

     

    Rene, eu gosto de ver meninas com roupas curtas e sensuais e ke realcem tudo o ke tiverem de bonito... mas, vamos calma...

    A Dama do Bling, veste-se e faz figuras ke transgridem até a sensualidade duma mulher... eu por acaso até lhe axo gostoza... mas o guarda-roupas dela deixa (mtO) a desejar... e prá mim, ela na maioria das vzs está RIDICULA qdo aparexe prá dar os seus Shows... ou devo dzr, ridiculamente escandalosa!

    Ninguem aki ker ke ela pare de cantar... eu sou fã das musicas dela; a miúda rima prá caramba!!! Mas ixu definitivamente não me impede de criticar as figuras ridiculas ke ela faz, não sei a penxar o keh!!!

    Se tu gostas, é uma cena... mas no final das contas, o ke prevalece é o SENSO COMUM! E se tu és um gajo ke abre minimamente os olhos, prá enxergar alguma coisa à tua frente, então já deves ter reparado ke a Dama do Bling é mais GOZADA ke ELOGIADA! E eu tenhu mta pena ke assim seja... tenhu mesmo...

    Mas enfim, é o tal SENSO COMUM... a maioria das pexoax, penxa duma certa maneira, e qdo axim é, tu só podx memu deixar comentários vazios cmo exe acima... pk não vais poder fzr mto mais... é ke vais ser sempre abafado!

     

    gente deixem dama do bling em paz
    dama pergunta a yara se conhece
    helena tomasia lipanga da matola
    filha de sr lipanga e da sr margarida eu sou a irma mais nova dela jessica irma do paulo

     

    ola bling gosto muito de te es a melhor repa a nivel nacional.siga em frente.bjs da lisdalia de patrice lumumba.

     

    dama do bling nao pare de cantar pos eu lhe adimiro muito nao desista bling faz uqui queres e uqui pensas e quem quer falar mal de ti como falas ra,re,ri,ro,rua.eu sou a tua fam numero 1.

     

    Parece dor de cotovelo, quem não gosta do género dela, não aprecia (não escuta, etc.). Ivânia tem uma personalidade que muita gente neste país não tem, daí as críticas.