Novelas...

RECORD/Mira Mar&IURD, STV/TVM&GLOBO

Que as novelas (brasileiras em particular) já fazem parte da cultura moçambicana já não era novidade e até já estou meio conformado.

Há anos que somos entupidos de novelas, praticamente obrigados a consumir este produto que é bem produzido (há que tirar o chapéu) nas terras de Vera Cruz. Digo “obrigados” porque qualquer que seja a hora do dia, ao ligarmos o nosso aparelho de audiovisão lá de casa damos de caras com cenas de sexo explicito, traições, ostentação do luxo e violência. Tudo isto oferecido pelas nossas queridas STV, TVM e Mira-Mar, que assumiram esta responsabilidade social (social, isso mesmo) de transmitir estes valores podres à nossa juventude.

A TVM e a STV passam na sua programação diária no mínimo 4/5 novelas (ou repetições) em horários flexiveis para que todo mundo possa acompanhar. Que algumas novelas até têm um certo teor educativo isso tenho que reconhecer, mas prestando bem atenção dá para concluir que as histórias são quase (senão sempre) as mesmas. São os ricos a tomarem café da manhã com bacon, queijo, presunto, suco de laranja e batido de sei lá quê, em contraste com os pobres (quase sempre favelados) lá na miséria. O mais engraçado é que os moçambicanos (e brasileiros) pobres ficam colados a TV para assistirem essas novelas, aumentam a frustração vendo uma realidade completamente oposta.

"Os ricos assistem para relaxar...

Até gosto e me divirto muito com Foguinho e suas artimanhas, mas por onde andam os programas educativos? Será que é de novelas que as crianças/jovens precisam para aprender e apreender algo sobre a vida? Por onde andam os programas que ensinam e divulgam a nossa cultura (o Mapiko, a dança do Tufo, o Nzorre,e.t.c)?

Neste capitulo a Mira-Mar é mais violenta. Uma hora da tarde e somos brindados (talvez seja a sobremesa) com “Vidas Opostas”, uma novela com um grau de violência extremamente elevado, da qual só podemos retirar aspectos negativos. O engraçado é que logo após a novela aparece o programa salvação da fé ou alma (sei lá o raio do nome do programa ao certo).

Portanto, mostram o Diabo da forma mais nua e crua e depois incentivam a busca de Jesus Cristo. Adivinhem onde? Igreja Universal do Reino de Deus, local de extorsão do dinheiro de muitos que acreditam em Deus e essas coisas divinas (na verdade são muito burros, isso sim). Bonita maneira de atrair crentes!!

Já dizia o sempre saudoso Marechal Samora Moisés Machel:

“A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO”.

Mas o que as novelas ensinam?

As filhas a meterem-se com os padrastos, o primo a meter-se com a prima, a mãe a seduzir o namorado da filha, as meninas a “entregarem-se” na busca de LUXUS, violência e mil maneiras de matar e roubar.

Ok, também ensinam o que é o amor, sentimento e blá blá, mas a vida não é só isso, não é só disso que se vive. Amor não alimenta nenhum estômago, principalmente o do comum moçambicano que todos os dias almoça e janta com erradicação da pobreza absoluta. “Não é tempo de amar este” – já se dizia numa peça do grupo Gungu.

Acordar, trabalhar, estudar, procurar a vida...isso sim eram coisas bonitas e importantes para serem passadas 24/7 nas nossas televisões.

As televisões são condicionadores do povo, usam a fraqueza do povo pelas novelas para ganhar audiência, e como consequência o povo fica burro.

As novelas viraram o ópio dos moçambicanos.

Pensem Nisso...

Tsapau


2 comments:

    Eu nao acho que as novelas sao as culpadas pelo maneira ate certo ponto subdesenvolvida de pensar de algumas pessoas neste pais. Culpar as novelas e para mim errado. Novelas nao foram criadas com o intuito de nos educar, pelo menos as que dao na STV nao foram. Sao criadas para nos entreter! Falando como quem no momento tem lido muito sobre televisao por razoes particulares digo-vos, e tudo um negocio. E por mais que alguns achem que as novelas deveriam ser mais realistas, realidade nao traduz bem para ficcao. E necessario dramatizar aqui e ali. E tambem se queremos mesmo ver protagonistas mais reais, mais vale arranjarmos pessoas que estejam dispostos a filmarem as suas vidas dificeis para o povo inteiro ver e verao quanto deprimente sera assistir isso e como no fim do dia metade do povo nao ira ver essas novelas. Eu vejo novelas como aquilo que elas sao, produtos de entretenimento, porque sei que na vida real os pobres como aqueles das novelas, nao tem casas tao bem decoradas, com sofas comfortaveis, paredes bem pintadas, e acima de tudo iluminadas de maneira em que todos da familia parecem ser estrelas de cinema.

     

    Na minha opinião, acho que a decisão de ver ou não ver algum programa de televisão é individual tendo em conta o interesse e o objectivo que a pessoa tem ao ver esse programa. Também não concordo que a culpa seja totalmente das televisões, apesar de algumas (acho eu), exagerarem um pouco na programação religiosa que parece estar a ficar na moda ultimamente.

    Ainda acho que ver ou não novelas não vai nos mudar em nada nas nossas vidas, mas sim nós mesmo podemos mudar sem esquecer a nossa realidade.
    Devíamos também parabenizar algumas televisões que tem organizado debates que, sinceramente, não se esperava em Moçambique abordagens de temas tão dogmatizados na TV. Estamos num mundo em globalização, precisamos de ser mais tolerantes e abertos.