Ministério do Interior


Como haviamos anunciado a uma hora atrás o Ministério do Interior esteve com fogo durante pelo menos 45 minutos. Duvidas tiradas no local dizem que "alguns gabinetes queimaram-se" mas que a situação está controlada.

As fotografias não são muito elucidativas mas a mancha vermelha é de um carro de bombeiros.

Começa a tornar-se normal os incêndios na cidade de maputo.

Pensem nisso...

C&G

PS. Será que vamos ter mais uma Comissão de Inquerito????

Foguinho em acção!!!

NOTICIA DE ÚLTIMA HORA!!!

O Ministério do Interior arde, tal como o da Agricultura, mas desta vez em pleno coração da cidade capital!

Fotografias daqui a pouco...

Deve ser do clima...pensem nisso!!!

Curto&Grosso

Frases Infelizes


...Será que teremos fábricas no seu interior ??!!!

A Nobreza do ADELINO!!!


Há muito que ia me debruçar sobre este fenónemo, faz mesmo algum tempo. Mas ontem, após mais um PONTOS DE VISTA (STV), ganhei força para me expressar...
Não é que o sr Adelino Buque (espero não ter errado no nome...a meu ver uma escovinha do partido) considerou de NOBRE a paragem dos 30 dias no ensino no país... NOBRE meus amigos !!

Ora vejamos...

Para se fazer um censo populacional a educação de um país PÁRA 30 dias. Da 1ª classe a um doutoramento...todos parados. Quantos milhares de pessoas são ? A justificação é que os professores estão envolvidos na....FORMAÇÃO !!! Quer dizer, nem são eles os recenseadores !! Quantos dias são de formação?? Qual é a percentagem de professores envolvidos nisso ? Será de 90% ??!! Pois... Quantos professores do ensino primário e Universitário estão dentro disso?? Deixa adivinhar....0.001% ??!! (pura adivinha...). Já se realizaram censos, e perdoem-me se estou errado, não creio que se tenha parado toda uma Educação por causa disso. Em que país do mundo isso acontece??!!

E se por si só a decisão é uma completa IDIOTICE, para ser simpático, vamos ao show dentro do espetáculo...

- A decisão foi há muito tomada e o despacho preparado em Janeiro....ele foi entregue às instituições em Julho!!! Sim, ouviram bem, menos de 30 dias antes da interrupção...

- Muitas instituições não foram informadas oficialmente mas sim pela imprensa, e o Director da Educação da Cidade de Maputo parece que achou LINDO esse facto...completamente normal e justificado.

Permitam-me a ousadia, mas não creio que um censo populacional previsto há anos, repito ANOS (!!!!), possa se comparar a uma calamidade natural ou um surto epidemológico que necessite e justifique medidas “em cima do joelho”...

Quanto dinheiro o país não perde com esta paragem ?? Quanto atraso não vai colocar a milhares de pessoas e ao país em si... O problema é que o prédio da 24 de Julho, e quase toda a máquina governativa, está cheio de cérebros obsoletos mais preocupados com o tribalismo,racismo, em derrubar o outro para subir, em conseguir as senhas do combustivel, em inscrever-se na faculdade pirata da UP...é tanta ocupação que se esquecem de TRABALHAR !!! Esta decisão é um completo e redondo ABSURDO !! Sinceramente mete nojo e envergonha ser governado por gente desta “espécie”...

Um país (e não só, o mais simples negócio também) tem que ser dirigido com base em planeamento, orientações, previsões... É preciso se estudar e aplicar toda a ciência ao se dirigir seja o que for. E especialmente, TIRAR de um lugar quem não serve !! Já chega de incompetência...Já chega de gente a “fazer favor” ocupando cargos de extrema importância e que decidem os destinos de milhões de moçambicanos...JÁ CHEGA ! ! !
Enfim, imaginem o festival que vai ser este semestre nas faculdades... exames dia 31 de Janeiro, 2as épocas dia 2 de Janeiro...Ou ainda pior, reduzem o número de semanas de aulas e claro, cumprem o programa...os estudantes que aguentem como sempre...

“...vai ver as pautas a vermelho e os docentes indeferentes...” - AZAGAIA em Mentiras da Verdade...

PENSEM NISSO
TSIN TSI VA

-------------------------------------------

Sem Comentários...

um individuo pisa-te e não te aleija nem pede desculpa e outro pisa-te, aleija-te e pede-te desculpa, ao 1º dás UM MURRO e ao 2º perdoas...” by Adelino Buque no programa PONTOS DE VISTA

DAMA DO BLING: ra, re, ri ro, rua....?

Esta carta foi recebida por email e já que estamos na onda da música moçambicana e da Dama do Bling (conhecida, pelos vistos, por DDB, não confundir com a agência de publicidade!!!), e também, estando dentro do espirito Curto & Grosso, aqui vai...

-------------------------------------------------------------------------------------------------


MAMUDO RAZACK

Exmo Senhor Director

Com sua mui gentil amabilidade solicito que publique a presente carta na página destinada aos leitores.

Circula como moeda corrente tanta “algazarra” à volta da propalada imoralidade propagandeada pela dita nova geração da música moçambicana, sobretudo pelo carácter paupérrimo das mensagens que corporizam tais músicas, mas também e sobretudo pela crescente exposição da paisagem íntima da mulher, quer em vídeos e ainda ao vivo, nos reputados espectáculos que nos são dados a ver.

E a esse respeita sobressai como expoente máximo da crítica popular a conhecida jurista(?) e cantora Ivânea Rosa Mudanisse (“o hi danissa mesmo”[1]), popularmente havida por Dama do Bling.

É importante dizer-se que esta cidadã “entornou o caldo” na sua última aparição no programa MUSIC BOX da “espectaculosa” (diga-se STV), dada nudez exacerbada e sem precedentes com que nos brindou nessa ocasião.

Não sei se antes ou depois e se em reacção ou não às críticas arremessadas post MUSIC BOX, a Dra. Mudanisse presenteou-nos com mais uma música e, desta feita, afastando para longe as vozes que a censuram.

Embora não apreciador da performance desta cantora, tive o privilégio de receber, por e-mail, a letra da badalada última criação (não sei se da Bang Entretenimento ou Ivânea) e sintetizo-a em quatro pontos que considero essenciais:

  1. Sou doutora e porque não posso cantar?
  2. Neste andar entrarei na campanha eleitoral.
  3. Quem pagou a minha escola?
  4. Será que não posso cantar só por estar grávida?

Comecemos pela pergunta segundo a qual se pelo facto de ser doutora não pode cantar quando há ministro com 6ª classe a legislar.

Ora, apesar de concordar que a feitura de leis não se compadece com o simples traquejo político, entendo ser imperioso recordar a Dama do Bling que para além dela existem artistas que a para de possuírem formação superior também cantam. Temos que citar os exemplos de Seth Swaze (também jurista e quanto a mim, um dos melhores guitarristas e vocalistas moçambicanos), Arão Litsure (o Senhor Alambique), Norberto Carrilho (saiba que para além de exímio Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo é mestre na guitarra e na voz), Zé Manel (outro jovem promissor) e outros tantos.

Daqui há que dizer claramente: ninguém está a dizer que a Dra. Mudanisse não deve cantar, mas não me parece social e moralmente recomendável que exiba a sua paisagem íntima como se Deus fosse boçal ao dar sabedoria aos homens para distinguirem a roupa interior da restante, cuja visualização é reservada a quem lhe é cúmplice nos momentos de intimidade.

Imaginem o Arão Litsure a cantar de “boxers”, sem camisa e fazer movimentos propícios para o quarto, no palco e ante a crítica social defender-se com essa de Ministro de 6ª classe a legislar... valha-me Deus.

É exactamente por ser doutora que a sociedade não lhe poupa a pouca vergonha que nos dá a conhecer.

Portanto, não procede essa argumentação mesquinha.

No que se refere à possibilidade de embarcar numa campanha eleitoral, uma vez que nos mídia cada vez mais é Dama do Bling que está bater pelos diversos motivos, acho que já não será necessário.

Ora vejamos: a campanha eleitoral visa dar a conhecer ao eleitorado o que se não conhece de alguém que pretende ser eleito.

No caso em apreço, considerando vestimenta artística da Dama, que nos presenteia com toda a sua paisagem íntima, nada mais há a dar a conhecer, pois que quando o povo, do Rovuma ao Maputo vê tudo, incluindo o que, normalmente, apenas o consorte teria privilégio de ver, nada mais resta para mostrar.

Entretanto, a aludida campanha eleitoral justifica-se se a nossa doutora pretende mostrar aos moçambicanos como pode fazer o que se faz numa situação em que duas pessoas, na mais vulgar das intimidades fazem. Nesse caso daria por justificada a entrada para uma campanha eleitoral.

E se assim fosse, eu a aconselharia a não perder muito tempo em cantar para fazer a sua campanha eleitoral: bastaria, a partir das 18 horas, deslocar-se ao Luso, à Rua de Bagamoyo, à Av. Olof Palme (próximo da Procuradoria da Cidade), à Av. Mao Tsé Tung (na zona entre o Parque dos Continuadores e o Complexo Sheik). Ai certamente, com os seus habituais trajes artísticos, não passaria despercebida e tenho a certeza que muitos a solicitariam a provar o que sabe fazer.

Diz ainda, a nossa doutora que invadiram a privacidade dela. De quem se refere esta patrícia? De alguém vivendo no Marte ou na Lua?

Acho que nem é preciso invadir a privacidade desta cantora, pois ela mesmo se encarrega de nos deixar conhecer a sua floresta íntima. De que privacidade se refere Dra. Mudanisse? Acho que não é razoável que alguém que se expõe nuda e levianamente para milhões de moçambicanos venha reclamara quebra de privacidade.

Num outro excerto da sua canção justifica a alguma abastança dos progenitores para afirmar que não pediu esmola a ninguém para custear os estudos. E nem precisava pedir esmola.

Entretanto, esquece que são os moçambicanos laboriosos que com seus impostos garantem salário aos docentes que a formaram, bem assim o apetrechamento do estabelecimento de ensino por onde passou, das estradas e outros.

Acho um insulto indelével cuspir para os moçambicanos dessa forma, pois saiba que cada cidadão se esforça para que haja mais pessoas formadas e não pessoas que exibem descaradamente a nudez.

No que se refere a sua gravidez, pouco há a dizer, pois somente tememos que o petiz que ai vem se indigne com os progenitores ao saber que a sua gestação foi irresponsável e levianamente exibida aos moçambicanos, sendo que a sua mãe é objecto de comentários em nada abonatórios para o pudor social.

Em suma, Dra. Ivânea Rosa Mudanisse (este apelido é sugestivo), ninguém está contra as suas cantarolices, mas poupe os moçambicanos dos detalhes sórdidos.

E não venha com essa de que está a ser perseguida e que quebraram a sua privacidade. V.Excia é quem quebrou a própria privacidade, se é que esta algum dia existiu.

Tome Nota.



[1] Em português: de facto nos envergonha.

A música moçambicana está prostituída

Antes de mais, esclarecer que este post NÃO é do blog CURTO & GROSSO !! Foi retirado de um outro blog.
O texto não reflecte na integra as ideias do blog. No entanto ele foi destacado por acharmos que tem pontos de vista interessantes. Até hoje não comentamos a "polémica" que está na moda que tem haver com a vulgo DAMA DO BLING. E este texto foi colocado numa visão GERAL, veja-se o titulo..."a música moçambicana está prostituída". É uma visão global e não de uma artista em apenas que gostariamos de realçar... Só para esclarecer...no entanto, somos CURTOS E GROSSOS e por isso.....

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Demorou mas já é uma realidade “a música moçambicana está prostituída”

Sinceramente falando só em moçambique isto pode acontecer…

Sou jovem mas vou desabafar de tanto cansado de ser humilhado.

Assistimos nos últimos dias a uma verdadeira humilhação, ou melhor um verdadeiro atentado à cultura nacional com espectáculos musicais obscenos, desrespeitosos, que violentam nossa mente, mas o pior é que nós ainda pagamos por isto…

O grande dilema são as composições e performances de certos artistas (repito artistas) da praça.

Só para citar algumas referências:

Dama do Bling
Ela consome maior parte das letras tentando se justificar ao povo pelos seus feitos absurdos, desnecessários e sem cabimento algum;
Rapper de voz indiscutível (quanto a mim)… Afirma que largou o diploma da UEM para se dedicar à música… Só um recadinho “De Jurista ela só tem o Diploma”.
Esta menina provavelmente provém de uma família abastada, financeiramente estável, tanto é que recentemente comprou um esposo. Isto tudo faz dela uma menina mimada, que desconhece a realidade do país; artisticamente ela está mais para uma
Streep Teaser do que propriamente cantora…

Quem poderia dizer que esta Sra é Jurista se ela não dissesse a alguém?

Valdemiro José
É a prova viva de que aqui só canta quem pode… actualmente esposa da
Bling provou em pleno Fama Show que música para ele nem na próxima encarnação, porém hoje aparece em grandes palcos e com uma arrogância que se lhe desconhecia “eu sou o tal”. Foi o pior no fama Show, este programa também muito mal pensado e executado com absurdos critérios de selecção… meu Deus… este é mesmo um país do FAZ DE CONTAS.

Este menino casou-se sem saber com quem muito memos porquê, pelo menos sabia para quê
“Brilhar nos grandes palcos!!!!” que sonho minúsculo;

Mc Roger
Estranhamente de um dia para o outro virou músico; suas músicas dedicam-se a
polir gente de elite, e fazer propaganda do seu guarda-fato… em entrevistas demonstra muita arrogância e vontade de ser o bem amado... se tivesse que mudar de nome o mc se chamaria “EU”… falta-lhe maturidade e humildade hà muito que não faz parte de seu vocabulário.

Lizha James
Quanto a mim a melhor voz do país… ridiculamente saiu do
Góspel para o “PANDZA”. Tenta ao lado do Bang reproduzir o sucesso dos Norte-Americanos Jay-Z e Beyoncé… descobri que a Lizha não sabe o que ela vale. Amigos a Lizha canta muito eu a conheço de perto….

Azagaia
Eu nem gosto de HIP-HOP mas tiro o chapéu… suas músicas escuto repetidas vezes.. suas letras... meu Deus… uma obra de arte… sou seu fã assumido você sabe associar o que aprendeu na vida e na escola em suas composições…


Resumindo:
Estas organizações como a Bang, DXS, etc. mostram que estão somente à caça de “
Money, Power and fame” e nem ligam para a sociedade, não tem nenhuma responsabilidade social; digam-me amigos Onde irei criar e educar meus filhos?

É necessário que saibamos que todos nós estamos condenados a formar famílias num ambiente em que o ridículo e o absurdo estão na moda, o poder vale mais que a própria humanidade, é um verdadeiro salve-se quem puder cultural.

Se concordas com o que eu disse, repasse esta mensagem a todos seus amigos de modo a minimizar o impacto destes actos de terrorismo explícito!

Post retirado daqui!!!

Este blog é giro...


Desta vez é mesmo para dar os parabéns !!!
Parabéns à MCEL e aos responsáveis por aprovarem e patrocinarem o projecto denominado BASKET SHOW, o tal jogo GIRO...

Obviamente que quem sai a ganhar é a MCEL e a STV, não é nenhum favor que fazem, mas são iniciativas “capitalistas” desse género que são bem vindas. Os mais distraidos não percebem que se a nossa juventude está OCIOSA como está nos tempos actuais, mais dedicada ao alcoolismo que a outras actividades é muito por causa disso mesmo, da FALTA DE DESPORTO!!!

O projecto BASKET SHOW, está a envolver milhares de jovens tanto dentro como fora do campo e são milhares de jovens que veêm assim o seu tempo ocupado com algo positivo, o desporto. Uma actividade desportiva, especialmente em equipe, não só faz transpirar como ocupa, recreia, ensina,etc... Introduz uma criança/jovem a vários desafios novos que irá enfrentar em toda a sua vida mas que é lhe introduzido duma maneira “soft”, brincado de jogar... Trabalho em equipe, liderança, disciplina, companheirismo, justiça, igualdade, trabalho e recompensa...tudo isso se aprende no Desporto.

Contem quantos campos e pistas deixaram de existir na cidade de Maputo e não só...contem...não estranhem por isso que seja mais fácil para um ”puto” ficar na barraca a beber que andar quilómetros, pagar ao guarda dum campo e arranjar colegas para jogar....

Enfim, esperemos que o projecto continue e que faça parte dos patrocinios anuais da MCEL....E que se possivel se alastre para todo o país. A MCEL têm uma responsabilidade social (ou deveria) e iniciativas como essa AJUDAM E MUITOOOOOOOOO... OS NOSSOS HUMILDES PARABÉNS.

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Comentem vocês !!!

Novelas...

RECORD/Mira Mar&IURD, STV/TVM&GLOBO

Que as novelas (brasileiras em particular) já fazem parte da cultura moçambicana já não era novidade e até já estou meio conformado.

Há anos que somos entupidos de novelas, praticamente obrigados a consumir este produto que é bem produzido (há que tirar o chapéu) nas terras de Vera Cruz. Digo “obrigados” porque qualquer que seja a hora do dia, ao ligarmos o nosso aparelho de audiovisão lá de casa damos de caras com cenas de sexo explicito, traições, ostentação do luxo e violência. Tudo isto oferecido pelas nossas queridas STV, TVM e Mira-Mar, que assumiram esta responsabilidade social (social, isso mesmo) de transmitir estes valores podres à nossa juventude.

A TVM e a STV passam na sua programação diária no mínimo 4/5 novelas (ou repetições) em horários flexiveis para que todo mundo possa acompanhar. Que algumas novelas até têm um certo teor educativo isso tenho que reconhecer, mas prestando bem atenção dá para concluir que as histórias são quase (senão sempre) as mesmas. São os ricos a tomarem café da manhã com bacon, queijo, presunto, suco de laranja e batido de sei lá quê, em contraste com os pobres (quase sempre favelados) lá na miséria. O mais engraçado é que os moçambicanos (e brasileiros) pobres ficam colados a TV para assistirem essas novelas, aumentam a frustração vendo uma realidade completamente oposta.

"Os ricos assistem para relaxar...

Até gosto e me divirto muito com Foguinho e suas artimanhas, mas por onde andam os programas educativos? Será que é de novelas que as crianças/jovens precisam para aprender e apreender algo sobre a vida? Por onde andam os programas que ensinam e divulgam a nossa cultura (o Mapiko, a dança do Tufo, o Nzorre,e.t.c)?

Neste capitulo a Mira-Mar é mais violenta. Uma hora da tarde e somos brindados (talvez seja a sobremesa) com “Vidas Opostas”, uma novela com um grau de violência extremamente elevado, da qual só podemos retirar aspectos negativos. O engraçado é que logo após a novela aparece o programa salvação da fé ou alma (sei lá o raio do nome do programa ao certo).

Portanto, mostram o Diabo da forma mais nua e crua e depois incentivam a busca de Jesus Cristo. Adivinhem onde? Igreja Universal do Reino de Deus, local de extorsão do dinheiro de muitos que acreditam em Deus e essas coisas divinas (na verdade são muito burros, isso sim). Bonita maneira de atrair crentes!!

Já dizia o sempre saudoso Marechal Samora Moisés Machel:

“A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO”.

Mas o que as novelas ensinam?

As filhas a meterem-se com os padrastos, o primo a meter-se com a prima, a mãe a seduzir o namorado da filha, as meninas a “entregarem-se” na busca de LUXUS, violência e mil maneiras de matar e roubar.

Ok, também ensinam o que é o amor, sentimento e blá blá, mas a vida não é só isso, não é só disso que se vive. Amor não alimenta nenhum estômago, principalmente o do comum moçambicano que todos os dias almoça e janta com erradicação da pobreza absoluta. “Não é tempo de amar este” – já se dizia numa peça do grupo Gungu.

Acordar, trabalhar, estudar, procurar a vida...isso sim eram coisas bonitas e importantes para serem passadas 24/7 nas nossas televisões.

As televisões são condicionadores do povo, usam a fraqueza do povo pelas novelas para ganhar audiência, e como consequência o povo fica burro.

As novelas viraram o ópio dos moçambicanos.

Pensem Nisso...

Tsapau


Bang Bang!


É verdade que estive ausente, mas nesse meu tempo de distanciamento do mundo dos blogs e da luta contra aqueles que vão roendo o que sobra do nosso país, estive sempre bem atento ao que acontecia neste Moçambique cada vez mais delapidado por individuos que dizem trabalhar para o desenvolvimento do país. Trabalhar=gastar o dinheiro do povo em carros luxuosos e mansões inclinadas para o mar?!?

Neste meu “regresso” à MaputoWood - Capital dos filmes em que são precisos cenários deteriorados, ela pareceu-me mais deteriorada e esquisita.

É o mercado informal que cresce tão bem e saudavelmente como se de ervas daninhas se tratasse, invadindo mais esquinas, casas e até centros educativos. Tudo isto apesar das operações que a Policia Municipal tem desencadeado para dispersar os revendedores de esquina.Os informais ocupam por completo os passeios da nossa cidade (é chato ter que andar a controlar o pé para não chutar um tomate), mas essa ocupação tem razão de ser: grande parte da população de Maputo não tem poder de compra para entrar nos supermercados existentes e comprar uma caixinha de fósforos sequer. Os que ali vendem, buscam somente a garantia de que hoje terão pão para jantar. O distanciamento pobre/rico tende a aumentar. Resultado: correr para a esquina!!

Nem todos conseguiram ainda enriquecer a vender patos/galinhas, muitos ainda têm vergonha na cara e labutam incansavelmente para obterem o sustento das suas familias. Podem até morrer pobres, mas o farão com honra e dignidade, sem nunca terem visto o seu nome estampado no jornal ligado à dividas e escândalos financeiros.

A Cidade de Maputo parece-me mais virada para o Oceano, talvez aceitando o que já parece inevitável, e dando desde já as boas-vindas as águas (sujas por sinal) que invadem calmamente, porém ferozmente, a nossa Marginal. Na verdade não podia ser diferente, porque a única “oposição” que estas águas encontram são umas “barrinhas” de (des)protecção e placas sinalizadoras de que o perigo anda por ali. Até os becos lá da Baixa da Cidade conseguem ser maiores e melhores que a estrada da nossa Marginal.

Muito engraçado!!!

Já agora, uma sugestão para todos os que têm amigos a residirem por aquelas bandas da praia: comprem barcos de borracha, à vela ou mesmo uma mota de água, em breve penso que será muito útil.

“ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA”. Pelos vistos ainda não bateu o suficiente nas cabeças duras e burras dos nossos governantes que continuam “naúfragos” de soluções/resoluções para aquele problema.

CERVEJAS DE MOÇAMBIQUE ABREM NOVOS POSTOS DE VENDA

O Maputense tem bebido tanto que as CDM viram-se obrigadas a criar novos postos de (re)venda, tudo isto para não deixar os seus bons clientes com a garganta ressequida.

Falo das Bombas de combustivel , autênticos bares 24/7 prontos a servir aos milhões de miúdos e graúdos sedentos dos derivados da cevada (e do malte). Só assim talvez podemos explicar as 5/6 bombas de combustivel instaladas ao longo da Marginal e outras tantas na 25 de Setembro, e com um distanciamento de 10 metros. As bombas vendem mais álcool do que combustivel, aliás, o álcool virou combustivel sem o qual muitos individuos não conseguem “funcionar normalmente” nos seus afazeres diários. Nas CDM bate o coração de Maputo, é só cortar a produção de cerveja por alguns dias que o HCM registará a maior afluência de sempre na sua história.

2M/Laurentina, em parceria com a Palmar, aliás, Pall Mall, uma “discoteca ambulante” a tocar a última do Mestre Cómico Roger com umas tantas pessoas de ambos sexos à sua volta, e está instalado o cenário.

Muitos dos presentes há muito que trocaram o leite matinal pela cerveja, o aconchego do lar pelo cheiro de diesel, gasolina e tabaco, o carinho da mulher e dos filhos pelos seios de melancia daquela menina que “dzukuta” bem.

Talvez os maputenses queiram fazer valer aquela velha máxima brasileira: “homem que bebe, fuma e ****, com ele ninguém pode”.

Depois assistimos a cenas daquelas que outro dia a Stv tratou de nos oferecer como aperitivo para o almoço. Por onde andam a moral e os bons costumes?!?

Mas qual será o motivo de tamanha injecção de álcool no organismo?Prazer?Mostrar que está bem na vida e com a vida?Esquecer que o preço da gasolina e do pão subiram, e o salário nem sequer abanou?

Se for este último caso então o melhor é abandonar o álcool, caso contrário brevemente já nem se lembrarão dos motivos que os levaram a beber.

Beber ou não beber, eis a questão.

BANG BANG

Clint Eastwood deve estar de malas prontas e ansioso para cair em território moçambicano, mais concretamente na cidade Capital – Maputo.

É que o cenário não podia ser mais convidativo para este senhor do cinema americano terminar a carreira em grande. Filmar um cenário do Velho Oeste em África, numa “cidade de pedra”, onde temos cowboys, xerifes e bandoleiros.

O titulo do filme seria “The Bad, The Bad, and The Bad”.

Maputo está assim, controlada pelos amigos do alheio (que são amigos dos policias), que fazem e desfazem nas barbas de uma policia sem soluções para dar conta do recado. Carros assaltados, casas assaltadas, dependências de bancos assaltados, lojas de esquina assaltadas....POLICIA ASSALTADA!!

Quando ladrões assaltam a “casa” dos que têm a função de proteger o povo só podemos começar a rezar todas a orações que conhecemos e que não conhecemos, pedindo ao tal de Todo Poderoso para que nos salve. Se não sabes rezar então constrói um bunker, mas cuidado, estes ladrões parecem ter mecanismos e , sobretudo, disposição para entrarem até nos nossos esgotos sujos.

O povo anda com medo, aliás, já nem andam, porque temos “recolher obrigatório” por volta das 18 horas. Agora temos nas ruas um cenário que até assusta: policia militar, policia de trânsito e policia da República (cinzentinhos) em patrulhas e revistas a tudo que lhes é suspeito. O mais engraçado é que que mesmo com tanto aparato policial, os amigos do alheio não deixam de exercer (e bem, há que reconhecer) a sua função.

Cá para mim, ou temos “policias ladrões” ou policias e ladrões fizeram uma parceria e andam juntos nesse negócio super lucrativo que é o crime. Impossivel imaginar que com tantos policias e tropas a patrulharem as ruas, temos assaltos TODOS OS DIAS. Como explicar isso? Ou há parcerias, ou os ladrões são os policias, porque de incapacidade de meios não se podem queixar. Têm as motinhas que os “Pirilampos” usam para sonharem que são Valentino Rossi, têm os L200 que os nossos cinzentinhos usam para chatear as prostitutas pela madrugada, e têm também os carros da segurança do Foguinho que só sabem desestabilizar o trânsito quando ele vai para a Luxus.

Uma outra sugestão seria criar um novo departamento dentro da policia: policias para policias, porque se foram assaltados é porque precisam de alguém que os proteja.

Este foi um pequeno retrato áspero da nossa linda cidade que dia após dia a está a virar um Faroeste, autêntico labirinto até para quem nela nasceu e cresceu, onde a desigualdade social impera e os criminosos vão ceifando vidas sem piedade. Quem devia dar protecção limita-se a assistir o sofrimento do povo, a decorar as avenidas e praças da cidade de verde e vermelho, a ferir a sensibilidade dos nossos tímpanos com discursos que nos fazem abanar a cabeça e rir de tão vazios e previsiveis que são.

Mas como a esperança é a última a morrer, acredito que os maputenses amanhã irão passear sem horário para regressar à casa, e descer até as bombas Tsangano para beber a Laurentina que tanto amam.

“Maputo, Dzi Xonguile Demais”. In, Hortêncio Langa

Pensem Nisso

Tsapau