AMARELADO o Verão...


Terça á noite… Um friozinho e muita chuva depois, cá estamos… Mas não começou assim. Estava um calor terrivel no domingo!! Pois é, o Verão chegou mesmo, ou ameaçou pelo menos, e veio abençoar o lançamento do nosso querido e saudoso VERÃO AMARELO ! ! !

Em resumo, o que nós tinhamos ? Um grande espectáculo, outra vez com artistas estrangeiros como cabeças de cartaz (enfim...), sol, areia, água, praia....calor... aliado a uma publicidade intensiva de 2 semanas de anúncios... só poderia resultar num sucesso neh?? Deve ter sido mesmo...
A parte colorida, bonita, alegre, já devem ter visto em todos os telejornais e imprensa nacional, não vale a pena repisar, e também não foi para bajular a Mcel que criamos este espaço (talvez se nos começassem a pagar como fazem a imprensa nos vendessemos também). Analisemos, como sempre, os pontos menos famosos, o outro ponto de vista, e que geralmente escapa a maioria desatenta...

O que em outros paises torna-se motivo para cadeia, processos judiciais, indemnizações entre outros, cá entre nós, passa por um sucesso e um grande espectáculo !!! Quem se lembra do show dos UB40, onde mesmo pagando 300 mil para entrar, se ficou 5 horas na bicha e ainda entrou-se num local sem comida nem bebida durante horas!! E os shows no campo do Maxaquene que pautavam pela mesma história.... Pois, desta vez, e para não variar, a MCEL nos brindou com mais um evento mal organizado e sem respeito nenhum pelos famosos 1 milhão de clientes...o povo (e não confundam povo com pobres como erradamente se faz.)
Fechou-se a marginal (sem prévio aviso de rotas a seguir, sem sensibilização para as pessoas irem a pé ou de transporte) e sem uma frota de transportes que levassem as pessoas e facilitassem o trânsito. A confusão é indiscritivel, vos aviso.
Depois, virou-se o palco para a estrada, ou seja, ficou tudo afunilado, e para melhorar a coisa, ao invés de barreiras a meia altura, colocou-se cercas de 2metros de altura. Lindo não é? Qualquer minimo pânico ou agitação, e umas centenas de pessoas morriam asfixiadas e esmagadas (não, não é ficção cientifica, acontece todos os anos em todo o mundo, e deveriamos aprender com isso!! E não esperar que nos aconteca também). Depois para abrilhantar a coisa, começaram a chambocar as pessoas para se afastarem das barreiras (que pensa-se terem sido colocadas exactamente para as pessoas saberem até onde poderiam ir) e de notar que as pessoas chambocadas eram crianças... Nota * parabens ao Jorge Ribeiro por ter pegue no microfone e solicitado aos policias para pararem com o chamboco. Nota positiva Jorge * Afastaram as pessoas 3 metros, e colocaram uma fita plástica.E adivinhem, as pessoas não violaram a fita!! Agora vejamos os extremos... de rede de 2metros a uma fita, vai uma diferença abismal!! (simples blocos de betão armado, ou outros marcadores de meia altura, serviriam para as pessoas saberem onde parar). A estrada estava repleta, a areia também, enfim....não havia espaço!! Previsivel, visto ter sido tão anunciado o espectáculo ser MAHALA!!! Por falar nisso me expliquem, será que se fosse festival de música nacional, as pessoas deixariam de ir?!? Isso aliado ao facto dos artistas no cartaz terem baldado a Mcel (bem feito!!) e para piorar, os macacos, ao invés de aproveitarem a deixa e tornarem aquilo num festival Moçambicano, vão chamar bandas sul africanas para tapar o buraco....sim, porque em Moçambique, é PROIBIDO fazer show sem estrangeiros!! Deus Castiga!!

Epa, mais respeito com as pessoas (que são clientes) e que se proiba fazer eventos daquela dimensão, em espaços não apropriados para tal!!! É um perigo, e não vamos esperar morrer gente para pararmos.

PENSEM NISSO!!!
TSIN_TSI_VA

PS : Vimos "in loco" pessoas desmaiadas, e soubemos (não confirmado) que deram entrada no HCM, 4 vitimas de violação...
Atraiu-se as pessoas para a toca do lobo, e as deixaram desprotegidas...enfim...RESPONSABILIDADE SOCIAL é o lema....

PS 2: Para contribuições, opiniões, e outros...grosssocurto@yahoo.com.br

5 comments:

    Vi umas imagens no jornal que mostrava que estava muita gente nesse espectaculo.

    Fazer um espectaculo dessa dimensão tem que ser feito por profissionais!

    A chambocada foi violenta é só observar a distancia entre as pessoas e os chinelos deixados no chão!

    Abraço

     

    É patético essas manifestações de moçambicanidade da mcel, qdo sempre e constantemente apresentam como prato principal artistas estrangeiros e nós moçambicanos ficamos pro fim, so pra dizer que estavamos lá!
    Somos nós, os artistas moçambicanos que temos que dar o primeiro passo, mostrar a nossa indignação e revolta e dxar de participar nas palhaçadas da mcel enquanto nao derem o devido valor que merecemos!
    Qto à forma de organização da macacada que tive o prazer de não assistir nao existem comentários mesmo!Um fotógrafo sem querer fotografou uma cena de violação...e dizem que os policias todos desta cidade estavam la!
    ahh tavam a chambocar pessoas...!
    enfim...what else can i say?

     

    sorry...inda num sei komo isto funciona...embora todo texto seja importante o trecho k pergunta se um festival de musica so com moxambicanos encheria ou nao interressou me bastante...eu acho intrigante como a orgulhosamente moxambicana desmoxambicaniza-nos cada vez k traz artistas estrangeiro...muitos deles nao se dao ao trabalho de aparecer deixando-nos de maos a abanar...é ridiculo...resultado-o pais é uma autentica zona franca para exes estrangeiros...com o verao amarelo todos sabemos k o Pais vira uma Discoteca com batidas de mangoles e companhia limitada.

    tardei...mas apareci

    Nachingweya

     

    yah... concerteza...
    concordo com o leitor que escreveu assim, "Somos nós, os artistas moçambicanos que temos que dar o primeiro passo, mostrar a nossa indignação e revolta..." + como?? tinha k ser uma corrente...e correntes n sao faceis d iniciar...

    SIM, em termos d seguranca de espectaculo... eu acredito k mocambique n tem instituicao(oes) com pulso para garantir seguranca de tanta gente...

    se calhar n tenha entendido bem, mas, NAO, nao devemos culpar a mCel plas atrocidades cometidas pla policia, nos sabemos d antemao k nossos cinzentinhos sao pit-bulls.

     

    Caro Renato...

    Deixe-me lembrar algo...
    Espetaculo da mcel no campo da maxaquene... 2 casas de banho para 10mil pessoas.
    Espetaculo da Mcel na Machava, 1 porta para 50mil pessoas, 5horas na bicha, proibicao de comida e bebida enquanto la dentro nada se vendia!!

    Sao aspectos, vulgares no nosso pais, mas que nao nos podemos conformar de forma alguma. E uma falta de respeito pelos clientes/povo. O numero de segurancas que estavam no show da praia, era ridiculo para a afluencia, e isso se chama poupar dinheiro, ou ignorancia... Fora o facto das barreiras serem de rede de 2m de altura.Qualquer panico e morriam pessoas esmagadas. Depois nao ias culpar a Mcel???
    A meu ver, quem quer organizar shows para 35 mil pessoas, que crie as condicoes...
    PENSEM NISSO