Artur, o parlador


Este parece daqueles individuos que parece ter nascido para gerar polémica . Desde que desembarcou no aeroporto (na verdade aeródromo) de Mavalane directamente das terras de Eusébio,aliás, de Camões onde foi adquirir conhecimentos que segundo ele dão-lhe o estatuto de treinar grandes equipas mundiais como o Barcelona e o Chelsea, que a sua imagem é sinónimo de controvérsia e arrogância.
Chegou, viu e cedo ganhou fama pelas suas declarações (venenosas, diga-se) pouco habituais no futebol moçambicano, sendo logo apelidado de “Sem Medo” pelos jornalistas. De "Sem Medo" passa á "Mourinho moçambicano", isso pelos discursos provocatórios e recados aos seus rivais e aos altos dirigentes do orgão máximo que tutela o futebol moçambicano. Sim, porque o verdadeiro Mourinho fala, provoca, é arrogante e controverso mas no fim ganha (quase sempre), e acima de tudo sabe reconhecer quando o adversário foi superior ou quando a sua equipa não esteve bem. O Artur pensa diferente, quando a equipa dele ganha é completamente normal, quando perde culpa os árbitros ou existe uma jogada qualquer de bastidores para deitar a sua equipa abaixo. Eu diria Artur Sem Juízo,este nome encaixava de feição na personalidade do homem.

“Quem é infantil não merece ganhar!!”
Esta afirmação tornou-se célebre no desporto moçambicano, e mais uma vez é produto do extenso e disparatado vocabulário do senhor Semedo.
Na prática o infantil é ele mesmo, tal criança mimada e inconformada que mesmo antes de lhe tirarem completamente o doce já começou a chorar, e avisou que se o Desportivo de Maputo conquistar o campeonato nacional ele não vai reconhecer tal titulo, afirmação essa que é sustentada pelas tais jogadas de bastidores de que a sua equipa é sempre vitima. Até é engraçado, porque sempre que a equipa deste senhor joga com o Desportivo leva autênticos “banhos de bola”, para gaúdio do povo moçambicano que já se cansou da arrogância deste senhor.
É tão arrogante que chama o futebol e o campeonato em que ele participa de “futebolzinho subdesenvolvido” (em certo ponto tem razão). Se é subdesenvolvido porque ele com os conhecimentos desenvolvidos que tem ainda não conseguiu impôr-se aos outros clubes?
Este mesmo senhor é o seleccionador nacional da equipa principal de futebol de Moçambique, e resultados que são bons nada...só palavreado!!
O que vemos na nossa selecção são onze jogadores do clube que ele representa, isto porque na opinião dele, estes são os melhores jogadores que temos, quando todos sabemos que a rapaziada do Desportivo é que dá show nos relvados. Ele bem sabe, porque por duas vezes esta época foi vitimado, e por números bem expressivos.
Terá este senhor moral para conduzir os destinos de uma selecção nacional de futebol de qualquer que seja o país?
O problema do Semedo é que quando fala, consegue transmitir todo o desprezo que lhe vai na alma, reduz tudo o que está a sua frente á mesquinhez.
Formação é capaz de não lhe faltar, mas cadê a humildade?

Pensem nisso...

Tsapau

Para contribuições, opiniões e outros...grossocurto@yahoo.com.br

2 comments:

    Há pexoax ke nasceram prá dar "espectaculo"... e o Artur Semedo tá mais ke provado ke é uma delas... só ke o "espectaculo" ke ele dá, em nada lhe favorexe (a menos ke ele valorize mais ser mto conhecido e mal falado, em detrimento de ser uma pexoa mais discreta, mas respeitada por kem o conhexe!).
    Ele até provavelmente é o ke diz ser: o treinador de fut. mais capacitado a trabalhar em Moçambique! Mas o prob. é ke ele já demonstrou ke não sabe lidar com a derrota, e mesmo ele sendo um bom treinador, tem ke se consciencializar ke a vida tbm é feita destas, e tem ke saber gerir e controlar as suas emoções qdo a coisas correm mal...

     

    Em relação ao Artur Semedo não se justifica que perca tempo. Sinceramente, a sua falta de... tudo... fala por si. Creio que o problema esté resolvido em relação a ele. Eu já sabía disso, mas veio a público hoje acho. O Toni foi convidado para treinar a selecção de Moçambique e isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde. Tínham-me dito que isso ía ser só daqui a dois, três anos... não sei como é que vai ser agora.
    É preciso alguém que ponha os jogadores Moçambicanos em sentido. Não creio que o Toni seja a pessoa indicada, mas certamente será melhor que o Artur Semedo.

    A federação também tem que desempenhar um papel importantíssimo. Tem que haver estabilidade. E pelo que se sabe isso não acontece em equipas africanas. Pretende-se o resultado imediato quando as condições para a obtenção de bons resultados são (vamos ser francos) péssimas.
    Por isto e por muito mais, quem quer que vá para a selecção... deixem-no trabalhar. E espero que se definam bem os objectivos. O imediato ou o médio prazo? Penso que o médio prazo é o melhor. A qualificação para o CAN já está complicada... mas verdade seja dita... ainda não é impossível!

    abraço