Samora Moisés Machel


Vinte anos passados após a morte do saudoso Marechal Samora Moisés Machel, paira ainda a questão: “Quem Matou Samora?”O que todos sabemos foi aquilo que os camaradas com maior patência na Frelimo comunicaram ao povo há décadas atrás, ou seja, Samora foi vitima do regime do “Apartheid” que ele combatia com todas as forças. Até aí tudo bem..Mas pensemos assim:
e ele foi assassinado por esse regime que é visto com maus olhos pelo mundo inteiro, porque é que até hoje a Frelimo nunca apresentou uma queixa formal num desses muitos tribunais internacionais que pelos vistos até estão na moda contra o governo sul-africano daquela época???
O que estou a querer dizer amigos é aquilo que muitos de vós já sabem :os dirigentes da Frelimo sabem quem matou Samora, e têm o dever de dizer a verdade ao povo moçambicano. Muitos dos que mataram o Marechal hoje organizam simpósios, fóruns,e aparecem na televisão sem nenhuma vergonha na cara com discursos cinicos a fazerem lembrar aquele ladrão que dizia que não roubou quando tinha a galinha na mão. “Não vamos descansar enquanto não descobrirmos quem matou Samora”.É o que ouvimos muitas vezes quando ligamos a rádio ou a televisão..!! E com a maior calma todos os anos depositam uma coroa de flores para homenagear a data que eles trataram de criar. Neste momento estão todos reunidos lá na Praça da Independência, todos bem agravatados e sentidos.Mas Samora ainda vai viver durante gerações no coração e memória de todos os moçambicanos, e um dia a verdade virá ao de cima. A justiça tarda mas chega... Será que Samora hoje ainda cantaria a popular canção “Khanimambo Frelimo”? Já agora, acreditam mesmo que Mondlane morreu no escritório? Ai a nossa história... Pensem nisso... Tsapau

14 comments:

    Engraçada a vida..logo após a morte de Samora, o nosso actual presidente da república era nomeado chefe das investigações da tragédia de mbuzini. E o que mostrou ao povo sedento de justiça pela morte do deu lider? NADAAAAAA..
    Camaradas, tudo aquilo que aprendemos nestes muitos anos de escolaridade sobre a história do nosso país parece falseado quando ouvimos a história contada ORALMENTE..essa sim, a verdadeira história!! Já era tempo de refazermos os livros escolares para as gerações vindouras nao ficarem "desinformadas" acerca da pátria mãe e dos seus heróis..

     

    Estória mto mal contada, sem dúvida... tem contornos obscuros, e que a maioria das pexoax desconhexe e outras apenas especulam... mas a verdade é ke a morte de Samora, deveria pela lógica ter sido precedida de muito mais polémica, muito mais "barulho" por parte dos seus camaradas e partidários... não foi o que se viu... acredito que alguns deles até tiveram a intenxão de rebuscar, remexer, investigar a fundo... mas algo os impediu... ou intimidou! Resta saber o que foi... tirem as voxax conclusões!

     

    É verdade Tsapau, nós os continuadores que samora passava a mao pelos nossos rostos e orgulhava-se de nos por sermos o futuro desta nacao deveriamos fazer e exigir para que a verdade viesse a tona!!! temos que parar de gostar de ouvir mentiras. Se estudamos e crescemos com conviccoes e idealismos como o nosso lider assassinado temos o direito de saber quem o matou!!!

     

    olhem, curto e grosso. muito bom, excelente blog. bem estruturadoe muito bem escrito. os topicos sao de interesse. ha coisas k nos, estudantes e residentes no estrangeiro(tou na sa), nao sabems k tao a akontecer(falo d espectakulo Mahala, kom a xambokada toda, e da estrutura k foi rebocada). assuntos de interess. Parabens. talvez, o facto de haver menos participacao seja pk as pessoas ainda nao "aderiram" ao blog, e achem um pouco dificil de postar, mas realmente nao eh.
    mais uma vez, Parabens, and keep up the gud work!!!

     

    CORDIAIS SAUDACOES...

    O caso do nosso excelentíssimo presidente SAMORA MACHEL e a sua morte não foi nem será o último neste mundo.

    Não adianta apontar para um eventual assassino, mesmo que tenha sido um acto grupal, não adianta... É cómodo para nós e para nossa sociedade acreditar que ele foi morto por algo abstrato, que até hoje mata cada um de nós com mais brutalidade! É do género, ou bebes veneno ou levas bala!!

    Assim eu conclou que o assassino de Samora foi a luta entre gigantes mundiais, “aonde lutam elefantes a vegetação é quem sofre”, no caso, refiro-me ao Socialismo e ao Capitalismo, ganhou o mais forte, mas, quantos capins morreram!? quantas árvores cairam?! Quantos troncos estão rachados?!

    Mas, concordo quando tentas não deixar morrer a verdade e quando planeias uma lavagem social que só nos faria bem como moçambicanos.

    Glossário:
    Veneno – Capitalismo;
    Capins – Pessoas;
    Árvores – Regime de uma nação;
    Troncos Rachados – vitima de isolamente;


    Grato pela atenção...
    Renato Langa

     

    Hum…

    O assunto de Samora nunca morre, estranho essa devoção do povo para com este líder histórico, um carismático ou apenas bons discursos que sabiam marcar a alma do nosso povo (embora duvide muito que tenha sido ele a escreve-los devo elogiar pela forma como tem uma visão, problemas e soluções e outros).

    Lembro-me perfeitamente do cortejo fúnebre desse gigante, eu morava na Eduardo Mondlane, e o meu pai havia proibido a minha emprega de sair comigo naquela manha sobre o risco de alguma exaltação popular, mas contra todos os pedidos, ela levou-me, acho que foram horas e horas, a noção do tempo perdida algures, a verdade é que quem por sinal tiver ainda a revista Tempo, com edição especial dedicada à morte de Samora, encontrará um menino branco a chorar agarrando a mão do Samora, e sim sou eu esse menino, agora já com os meus 24 anos, mas que naquela data apenas sabia que ele era um bom homem para as crianças.

    Mas isso são águas passadas, o que de momento interessa-me frisar é apenas como a Frelimo e os seus abutres usam a imagem de um homem para benefício próprio, reactivar o culto da personalidade de Samora Machael, faz-me ironicamente lembrar os cultos que os nazis e fascistas e até do salazarismo que este gigante lutou contra. De referir que a após a morte dele é sabido que a sua mulher tinha as relações cortadas com o actual presidente, e que o falecido também não simpatizava muito com sua pessoa.

    Quem realmente matou, muito poderia ser dito no dia em que sua mulher desse a sua opinião pessoal em relação a todo caso, muito recentemente um veterano das forças militares sul-africanas admitiu que pertencia ao plano B da morte de Samora, caso o avião não caísse o que cada vez mais confirma o envolvimento do regime sul-africano na morte de Samora.

    Por enquanto o meu silêncio em relação à morte de Samora, um dia a verdade virá ao de cima, não na minha geração mas na próxima quando os dirigentes já não estiverem cá para que a verdade seja escondida.

    Hugo C.

     

    ps = nao mao de samora, mas sim a mao da minha criada ...!!! um erro grave, desculpem

     

    Gramei maningue do post do Hugo C., gosto destas historias de "anonimos" com a figura do Samora Machel, eu sou muito nova pra ter essas recordacoes, mas gosto de ouvir as historias daquele tempo, e toda a gente tem um episodio diferente pra contar, que nao vem nos livros de historia mas que mostram melhor a pessoa que Samora foi. Faz-me realmente desejar que ele estivesse presente agora, que acabasse com a vitimizacao da grande parte dos mocambicanos, que acabasse com as divisoes raciais e regionais. Mas isso eh soh um sonho. Outro eh que Eduardo Mondlane estivesse vivo, eh outra figura de quem nunca ouvi falar mal, as vezes parece o oposto de Samora em termos de feitio, mas o fundo eh o mesmo: o amor por Mocambique e pelo seu povo, independentemente de...tudo. Espero que eles, e outros filhos deste chao como Carlos Cardoso e Siba Siba continuem a inspirar as novas geracoes. A grande injustica eh serem sempre esses os primeiros a ir.

     

    ...quem matou Samora?!
    É lógico que foi a Frelimo.
    Alias ele próprio já tinha morto o Eduardo Mondelane, com uma famosa carta armadilhada...estas coisas não interessam saber-se mas estão escritas e bem guardadas, basta ver ou saber que o Samora foi fruto da PIDE.
    A PIDE formou o Samora Machel...para quem não sabe ou duvida façam o favor de ler o livro "OS dia do fim" de Ricardo Saavedra...

    Fiquem bem

     

    Samora o ladrão e assassino de moçambique, responsável pela morte de muitos inocentes. Samora a cobra venenosa.

     

    Samora:
    Antes de ontem, enfermeiro.
    Ontem, Presidente.
    Hoje, Héroi Nacional.
    Primeiro façamo-nos uma questão a todos nós "como é que um enfermeiro se tornou logo presidente, depois da morte do fundador?
    Não só, porqué procurar saber a morte de um enfermeiro, que procurava manter o Socialismo numa terra que ele supostamente chamava democrática.
    Daquilo que lí num desses jornais nossos e achei ser verdade, Samora foi morto por um golpe de Estado. Por quêm... Isso um dia saberemos.
    Eu só da opnião que no dia em que sabermos quem matou Samora, aí virá atona o culpado da morte do fundador.

     

    Ora,falemos tambem do Eduardo Mondlane.Como todos sabemos ele foi o fundador dessa nossa vergonha que hoje chamamos de Frelimo.Nao porque estou contra a Frelimo.Estou contra os dirigentes que fazem a Frelimo hoje.Porque dar maior devocao ou merito so ao Samora?Afinal,que grande merito estao a dar hoje aquele a quem chamam "Arquitecto da Unidade Nacional"?

     

    So espero que se um dia um Partido da oposicao ganhar o poder,a Frelimo o entregue por bem sem criar aquelas confusoes que hoje estamos a ver no Egipto

     

    Os dirigentes da FRELIMO muitas das vezes fazem entender que a FRELIMO e "insubstituiveis".Mas,meus camaradas,voces enganam-se redondamente.Nao serao os primeiros e nem os ultimos.PARA TUDO EXISTE UM FIM,SEJA ELE AMARGO OU DOCE.Mas no vosso caso,com certeza sera muito amargo