ISPUNUTS


Caros amigos,

Eu pertenço ao grupo de alunos da instituição de ensino superior acima citada (ISPU, no caso). Mas porquê o título? É por estar constantemente a me deparar com casos de meninas e moças (e rapazes também) que estão apresentadas às 7h da manhã para as aulas, como se estivessem preparadas para ir ao COCONUTS!

De saias curtas, blusas decotadas. Chunababes bem justas, maquilhagem a condizer e um perfume que quase nos fura as narinas, lá andam elas a bambolear-se pelos cantos da faculdade todas “gostosas” (pensam elas).

O que, de facto vão elas procurar por lá? Ensino superior ou clientes e maridos ricos? E depois, quando são acediadas pelos professores, eles é que chupam a culpa toda! Mal sabem elas que estando apresentadas de tal forma, só atiçam a testosterona do docente.

E que futuras Doutoras e profissionais esperamos nós? Advogadas Seminuas (como a Dama do bling)? Economistas com decotes descomunais, quase com os seios de fora? Acho que não é disso que Moçambique está a precisar neste momento!!

Há que saber dividir e separar bem as situações e os nossos modos de estar perante as coisas.

Pensem nisso...

LV

11 comments:

    Eu já acabei o meu curso mas posso smp deixar um comment aqui no blog.
    Uma vez que já tive oportunidade de ir ao ISPU e realmente apercebi-me que isso é verdade, mas penso que tem dois pontos de vista também.
    1- o problema é de mentalidade, porque muita gente aqui pensa que ir para a universidade é ir para uma festa;
    2- é de educação que tiveram em casa ainda na secundária onde os proprios pais diziam para as filhas se fazerem aos professores de modo a passarem de ano e outras cositas mas!

     

    Eu pessoalmente não me importo muito com o k as pessoas vestem e deixam de vestir...Mas há extremos que incomodam é verdade.Como ir para um funeral com roupa de disco e talvez até esse exemplo do skool...Epa, quer queiramos quer não isso chama a atenção.E a mulher sabem como é..she rulez the world !! Quem surge SEXY de mais para o skool acaba chamando a atenção e criando confusão....

    Caga lá, elas têm o poder!

     

    Eu axo k cada um é livre de fazer akilo k bem entende com o seu corpo....se elas se sentem bem com essas roupas entao o problema é delas, se os pais nao se importam de ver sua filhas nesse trajes entao kem somos nos para julgar.
    Contudo axo k uma universidade DEVERIA ser um alugar onde as pessoas devias se preucupara com outras coisas, vestir-se de maneira ousada nao devia ser preucupacao...mas estamos num pais supostamente "LIVRE"...por isso, olhemos, apreciemos e pronto.

     

    Não é por acaso que Universidades há (nos EUA e Grã Bretanha) que exigem uniforme!
    E não seria tão mal, se isso fosse introduzido aqui. E o ensino privado, estaria em melhores condições. Não se trata de direitos sobre o corpo. Trata-se, isso sim, de deveres para com a moral, ética, postura pública e , acima de tudo, respeito para com os outros. Como disse o bom jurista senegalês (reiteradamente citado, mas que muitos ignoram) Keba Mbaye: onde acabam os teus direitos, começam os meus. Não entendo bem dos perfumes, mas estou convencido que o que um cadáver usa~de certeza não o deveremos usar para irmos às aulas. Da mesma forma que as noivas não são aconselhadas a usar saias de caqui no dia do seu casamento. Se aceitamos essas regras, porque cargas de água iremos contestar o mau modo de como aluns rapazes e raparigas se vestem? É ANTIQUADO, por acaso o debate?
    A cada via que passa vejo roupa de mulheres cada vez mais acima de joelhos e mais colada ao corpo. Seria mau se prognosticasse o "NUDISMO" como próxima forma de vestir?

     

    Errata:escrevi:Se aceitamos essas regras, porque cargas de água iremos contestar o mau modo de como aluns rapazes e raparigas se vestem? É ANTIQUADO, por acaso o debate?
    Deve se ler:
    Se aceitamos essas regras básicas, porque cargas de água NÃO iremos contestar o mau modo de como aluns rapazes e raparigas se vestem? É ANTIQUADO, por acaso o debate?
    Como vêe, a diferença do NÃO faz muito sentido. É isso que falta àlguns dos nossos irmãos e irmãs. NEXO que nos ajude a identificar-nos como pessoas.

     

    Nao tenho nada contra as txuna babes e outros tipos de roupa, desde momento que os jovens saibam o k vestir e pra onde vestir. Eu estou no pos laboral i gracas a Deus eh raro notar-se mulheres vestidas de tal forma pk mtas veem dos seus locais de trabalho, i veem sempre decentes apesar de haverem algumas excepcoes. Axo k o grande problema eh as pessoas fazerem confusao no k concerne a indumentaria. Lembro-me de uma vez ter escutado a conversa da minha sobrinha e de umas amigas aquando da sua entrada na Universidade, i elas diziam:" Faculdade eh gasta txune!"

    Hell, gasta txune! Logo elas vestem os seus txunes k sao maioritariamente roupas da disco!

     

    lol... cada um faz o k ker, n é mesmo assim???? ha tanta liberdade k foi conquistada ao longo dos séculos (principalmente pelas mulheres) k elas agora tao-se marimbando p akilo k uns e outros podem achar!

    mas k fica mal uma Srª Doutora ver exposta uma foto dos tempos da facul em k ela tava toda semi-nua, lá isso fica!
    Afinal o k a liberdade nos trouxe de tão bom? - o poder de escolha! Falta aprendermos a escolher convenientemente de acordo com as situações! Liçoes k podem ser tiradas em qualquer revista feminina (tipo a Cosmopolitan) ou nos programas televisivos.


    quanto ao incomodo de alguns rapazes por causa das txuna babes.... controlem as feromonas! heheheh.... engraçado k se andar um rapaz semi-nu nas faculdds ninguem se excitaria... lol.... pelo contrario, axavam-no malukinho! heheheh.....

     

    O doce de chocolate estragou o debate!!! (quem a conviidou, mesmo? ehehehehe)

    Ela disse e bem: "o problema está na escolha!"

    Temos que nos educar a fazer as escolhas certas, reparem, não são escolhas boas nem más, mas sim, certas!

    Isso leva tempo! Espero vir a ver as colegas dos meus filhos na faculdade com um vestido, ou saia, a dois dedos acima do joelho, que acho muito mais sexy que um mini-saia!

     

    Bem, eu estudo em Portugal e por estranho que pareça, sou confrontado com situação semelhante todos os dias na minha Faculdade de Desporto, daí que para mim, a questão do corpo não seja um tabú. Agora, compreendo perfeitamente o porquê de por vezes as minhas colegas de curso andarem com as nádegas à mostra... o vestuário desportivo evolui muito e é cada vez mais curto. Nada contra isso, porque estamos numa Faculdade de Desporto e há muitas aulas práticas, principalmente nos 1º e 2º anos.
    Agora, que não percebo quando uma colega vai vestida para a faculdade como se fosse dali directamente para a discoteca, isso não percebo. Sim, somos todos livres de fazermos o que queremos, até entrarmos nos limites dos outros, mas... onde é que se meteu a educação? A minha mãe ensinou-me a escolher a roupa para a escola e para as festinhas quando era bem puto!
    Já estive no isctem de passagem e vi uma autêntica passagem de modelos. Mas tudo bem, a realidade é diferente. A cultura da exigência deve ser de todos... e não só por parte dos alunos.

     

    okay
    eu acho que isso nao tem nada a ver, caro L. vieira. eu por acaso tb tou no ISPUNUTS e estudo,copio,cabulo,e etc com muitas ispunuteiras e olha que elas sao inteligentes. nao tem nada a ver. cada um 'e livre de vestir o que bem entender vestir.alias quanto mais bonitas mais bonita o ispunuts fica hahaha

     

    Hahah, não aguentei com o papo da "Doce de Chocolate"... =D

    Enfim, eu prefiro não comentar mto sobre este assunto, afinal de contas dá me gosto ver 'coisas boas', uma e outra vez... estudo com mais vigor! Hehe...
    Mas realmente qdo se analisa friamente o assunto, fica mal prá uma universitária, se expôr dexa maneira! Enfim... elas lá sabem da vida delas...
    Nos bons velhos tempos da Secundária é ke animava, hehe...

    Abraços*