Era bom de + para ser verdade!!

Já chegámos a elogiar a STV neste espaço pelo bom trabalho que têm vindo a fazer desde o seu ínicio. Dinâmicos, inovadores, criativos, etc... Jovens que contrariaram o monopólio da TVM (também não era dificil) e em pouco tempo a ultrapassaram de forma escandalosa. Mas passados 4 anos, algumas coisas começam a cansar... Quando se sobe tão rápido e se torna tão poderoso (poder da informação é enorme) geralmente nasce algo com isso... a arrogância !! E foi transpirando arrogância que no final do ano passado a STV abriu o Telejornal com titulos sensionalistas como “Boa Tarde, estamos a ser perseguidos” ou “tentaram-nos silenciar” !!! Estavamos nós em plenas férias e longe de televisão quando nos chegaram esses relatos. A principio não acreditei mas depois me desiludi. Ao que parece até debates sobre o assunto foram criados mas por incrivel que pareça, só com uma das partes envolvidas no painel, a STV. Abriram a linha de mensagens (3.250 MTn por SMS) e lá estava o povo todo ignorante a mandar mensagens de apoio. Consta que até de ignorante (ou algo parecido) apelidaram o Juiz Paulino, Juíz esse que assinou a ordem judicial. Agora vejamos:

Será que a STV, por ter todo o poder da media e até fazer um bom trabalho, tem o direito de estar acima da lei ?? Se não passa de uma empresa privada, tendo o beneficio do LUCRO, também têm as suas obrigações e deveres.Se têm dividas que as paguem, e se têm razão que a defendam no tribunal não em praça pública. A arrogância manifesta-se assim mesmo, achar que são superiores.

Ao ser uma empresa da media, possui uma grande responsabilidade social e não poderia estar a desinformar o público da maneira que lhe convêm. Amanha há uma motivação politica ou de outro âmbito e temos na TV uma arma poderosa que pode gerar violência.

Mas isso tudo me veio à memória hoje ao assitir o Jornal da Tarde da STV. Abrem com uma noticia importantissima para Moçambique....”Grupo ELEX orgulho por abrir o Music Box”!!! Sinceramente !!! Parabéns ao grupo do qual gosto bastante, mas STV...é noticia para abrir o Jornal??!! Têm um país inteiro à espera de informação que interfira no seu dia a dia e fazem isso!! Já o fizeram no tempo do Fama Show, do Fest Coros, etc.... Está certo que é uma empresa, é comercial, mas deveriam ter um pouco mais de classe, de brio profissional. Assim qualquer dia correm o risco de virar uma 9TV ou 9FM (que de 20 em 20minutos nos entopem com concursos de oferecer vassouras, esfregonas ou SoKlim!!!). Enfim, talvez a desilusão seja culpa minha, pois via na STV um exemplo de diferença e esperança neste nosso país....

PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

NB – No Jornal da manhã, abrem a página CULTURAL e falam da nova NOVELA que vai estrear!!!! Será que cultura é isso?!?

1 comments:

    Realmente abrir um Telejornal com uma noticia dessas, é 'um poko' disparatado, tendo em conta ke se trata duma rubrica ke envolve assuntos bem mais sérios e importantx...