Contribuição 12





















Parece que anda aí uma nova lei. O nosso amigo Leonardo Vieira enquanto apanhava ar fresco na companhia de amigos deu de caras com ela.E mais uma vez tratou de escrever a contar-nos o sucedido.
O Curto&Grosso agradece este que é sem dúvida o mais activo contribuinte, e passa a seguir a publicar o texto.
........................................................................................................................................................................
Nova lei? Nova lei uma M****!!!!!!!!!!!!!!

Desculpem-me o título do presente texto. Porém não posso deixar de expressar a minha revolta pelos factos que se vêm sucedendo com a nossa polícia. A dois dias estava dar uma volta com um casal amigo e, por motivos mecânicos o carro foi abaixo. O cavalheiro prontamente saiu do carro e solucionou o problema (estávamos no semáforo perto ao Ministério da Saúde). Mas qual é o nosso espanto quando de trás de nós veio um carro de patrulha da polícia e um elemento da brigada de trânsito vem ao nosso encontro.

Tentamos explicar em vão que tínhamos parado por motivos mecânicos e o indivíduo insistiu em ver a carta e o livrete. Nosso espanto foi quase de choque quando o tipo diz “o nome do livrete não é o mesmo que da carta, temos que parquear a viatura” (fogo!!!). Sem perceber já estávamos nós a caminho da esquadra que fica ao lado do Hospital Central. E minha amiga teve que ligar para a madrasta para que ela confirmasse que o carro era dela e só depois de 30 longos minutos e palavras perdidas é que conseguimos de lá sair. Nem os próprios polícias sabiam explicar direito de onde vinha tal ordem, só diziam: “tem que ter procuração, caso contrário parqueamos!”.
Quer dizer agora que, a minha mãe não me pode ceder o carro para eu sair a noite ou algo do género? Irei passar por assaltante de viaturas??? Os motoristas de empresas então…vão ser presos a torto e direito, caso a empresa não lhes passe a tal da procuração! Tenham a santa paciência!!!!!!!!!!!!! Vão me desculpar… mas esta “nova lei” é uma autêntica cagada!!!

Cuidem-se amigos, senão daqui a pouco vamos nos encontrar na mesma esquadra a passarmo-nos por ladrões de carros por não trazer uma procuração!!!!!!!

Pensem nisso…

Leonardo Vieira

5 comments:

    acidentes desse genero sempre acontecem na cidade, principalmente de noite. Sinceramente ja nao sei de quem ter mais medo. ou dos HIJACKERS(ladoroes) ou dos ROMEU E JULIETA (policias). 'E TUDO UM BANDO DE ESFOMEADOS,CAPAZ DE TE MATAR SEM RAZAO...TOU CANSADO DESTE SISTEMA, ONDE AS ARMAS AMEDRONTAM, ONDE A CORCIVIDADE 'E SUPERIOR A RAZAO.QUEREM GUERRA? VAO TER... OLHEM Q A POLICIA MOCAMBICANA 'E A UNICA QUE TRABALHA BEM ASSASSINANDO INOCENTES ENQUANTO OS LADROES ANDAM DE UM LADO P OUTRO,ASSALTANDO BANCOS,MATANDO POLICIAS E ETC, TA TUDO UMA M***A

     

    Infelizmente pelos erros de uns pagam outros! Tudo bem que tu nao es nenhum ladrao, mas ja paraste para pensar qtos casos desses podem ocorrer em Moçambique?? Mas diz lá isso é mesmo uma lei?? anda tudo doido nesse País e a polícia é o pior dos exemplos! Mas tb são mal pagos! Não desculpando as atitudes. Mas isso ajuda a querer roubar e a serem uns palermas. É tudo uma questão de estrutura de base. Que falta! Afinal quem sao os nossos policias? Eles tiram algum curso? que tipo de formação recebem? Como são escolhidos? E qto recebem ? Ao vê-los parecem-me uma cambada de zé ninguens que passam a vida em barracas a beber cerveja e que se for precis ainda fazem chantagem pra ganhar uns trocos para mais bebida! Isso implica uma total falta de respeito que eu tenho por eles! É possivel estar a generalizar mas é assim que é!

     

    Aceitem a minha opiniao pessoal.
    Eu sei que a policia em Maputo deixa a desejar, que nao sao integros nem honestos. Mas sei tambem que nas condicoes em que trabalham nao eh muito facil manter certos valores.
    Quanto a este caso a minha opiniao eh a seguinte: nas condicoes em que aconteceu eu dou razao a policia. Ha muitos carros em Maputo com o sistema de seguranca que bloqueia os carros. Ora se os policias vos pararam com essa desconfianca e depois o nome do livrete do carro nao confere com o condutor eles tem todo o direito de parquear o carro ate que a situacao se esclareca.
    Se eles vos tivessem parado sem motivo nenhum (como acontece muito) e tivessem a mesma atitude, eu estaria do vosso lado, mas tendo o carro ido abaixo eu acho que eh razao suficiente para essa desconfianca.
    Minha opiniao pessoal, como disse no inicio.
    Um abraco

     

    Antes de mais...

    Ser policia neste pais é complicado ....enfim!
    Mas fora isso, se não quer ser, arranje outra profissão!! Há profissões piores e bem mal pagas.Não serve de argumento para virar ladrão.

    Quanto ao caso em questão, a tal de lei, se é que existe, não tem nexo nenhum! Só vai aumentar a burocracia num país que uma licensa demora 180 dias para sair, pior numero na África Austral. Depois só leva a suborno e cabritismo.

    Agora, vendo da óptico do carro estar parado e tal, nesse ponto seria correcto a atitude dos policias.O problema é que não é com essa atitude que eles abordam a actividade. Os auto stops são chatos mas são necessários, mas é complicado aceitar quando claramente se vê que o policia não procura bandido, procura alguém par extorquir!!

     

    ois...

    Bem...

    Neste nosso querido país é difícil analisar tudo como errado ou certo. Parece que por aqui é tudo meio certo e meio errado.

    Há um ano e alguma coisa, eu ía a entrar no meu carro quando um rapazito de 20 anos um pouco po grandalhão, daqueles que aparenta os 28 anos, segurou a porta do meu carro e nao me deixou fecha-la...ameaçou-me de morte e entrou para o banco de trás, mandou-me conduzir com uma faca encostada a minha barriga. Entre todos os azares fui sortuda, não me aconteceu nada de mal, mas o ladrãozeco levou-me o carro e deixou-me numa rua bem longe. Quem me dera que, a polícia o tivesse parado, pedido o livrete e a tal procuração e visse que ele não tinha o direito de conduzir aquele carro!

    Não tenho que me queixar, a policia apanhou o meu carro 1 semana depois e não me pediu nada em troca!

    Entre mts policias maus ainda há uns que realmente acreditam na luta pela lei e ordem.

    É triste é quando vemos uns que tentam extorquir em vez de fazer o trabalho, como ja aconteceu com mts amigos meus.

    www.fotolog.com/nature_in_danger