A estereotipificaçao social

Esta será a 1ª contribuição do ano aqui no blog. E como tal decidimos dar primazia a uma mulher, não só pela sua condição de mulher(até porque essa condição deve ser conquistada), mas porque achamos o texto um verdadeiro retrato falado daquilo que é a Sociedade Moçambicana.


Esta contribuição foi retirada, com a devida autorização, do fotolog da autora...
Identifiquem então os vossos estereótipos com a ajuda da amiga Carla Faria...

-------------------------------------------------------------------------------------------------
A estereotipificaçao social

Um estereótipo social é um boneco feito com medidas sugeridas por um manual que surgiu na nossa sociedade, o “ Moral e Cívica – um passo do abismo”. O seu cérebro obedece a padrões mínimos, a sua miopia é de um grau avançado, os seus membros curtíssimos, para que sejam de curto alcance a sonho algum, os pés são de matéria de estado gasoso, dai que não possam a marcar lugar algum por onde passam.

Nos dias de hoje, ser diferente é [a]normal. As pessoas dizem valorizar os direitos e sonhos, a liberdade de expressão, mas na verdade sublimou-se todo um processo de transfiguração de ideais, ou seja, passam estas palavras do topo da estante, a prateleira que chamo taboo, ao fundo do baú de cânfora, o mito. A cidade onde vivo, cada vez mais sofre este tipo de fabricação em massa, palavras como CONSERVAÇÃO PROFESSOR EXEMPLO CULTURA E EDUCAÇÃO perderam qualquer valor para a geração em que vivo. Surgiu um antonimismo na correspondência de atitudes e comportamentos, os amigos são inimigos, e os bons passam a maus. O ladrão é aplaudido e convidado a jantar, e o honesto perde o emprego, por não conseguir acompanhar o espírito da MUDANÇA! A doença e o preconceito, serviram de pipocas que comemos todos os dias, enquanto se encena por ai com grandes gestos e promessas bulorosas. O MEDO é a palavra que Hitler lançou da cova, a seguir a DOMINAR. O medo tomou conta de qualquer ser pensante, o medo de agir, o medo de acreditar, o medo de amar, o medo de estar correcto. Marchamos para um nada, escondemos os sentimentos, e entregamos os pulsos ao carrasco.

Hoje em dia, ver a pomba branca, é sinal de que algum espertinho vai ter almoço!

Carla Faria, 15 de Janeiro de 2007.

3 comments:

    Oi
    Gostava de saber o endereco do fotolog da Carla, gosto muito do que ela escreve.
    Thanks

     

    Caro JD...

    Aprecia a foto...

     

    Thanks
    Desculpem a falta de atencao.