Kitesurf em Moçambique


O C&G saiu de casa num domingo de manha e foi passear a praia da Costa do Sol como fazem milhares de citadinos da nossa capital.

O dia estava lindo, o sol forte e o vento ameno, ou melhor, perfeitas condições para um dia de praia, de futebol ou de volei com a família ou com amigos. Quando de repente surge um enorme papagaio no ar: um kitesurf. O Kitesurf, Kiteboarding ou mesmo Flysurf é um desporto aquático que utiliza um papagaio (chamado kite) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com o papagaio preso à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge papagaio. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajecto e realizar saltos incríveis. O Kitesurfs foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade a meio da década de 1990. O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: Kite, que é papagaio e Surf, do verbo inglês to surf, que significa navegar.

A razão deste texto é pelos perigos que este desporto apresenta. Grandes perigos tais como explica o praticante Leonardo de Ilha Bela – São Paulo no Brasil, “ (...) de repente o kite decolou com minha namorada segurando a barra. No susto agarrei as linhas do kite com o braço e as mãos para derrubá-lo. Naturalmente as linhas queimaram meus dedos e cortaram fundo meu sovaco (…)” ou o Marco de Ponta das Canas – São Paula no Brasil, “ (…) velejando na ponta das canas, com mais de 40 pessoas na agua, entre KITES e WINDS, uma lancha o abarrou em pleno velejo, E NÃO PAROU PARA SOCORRER (…)”.

Mas serão só os acidentes que determinam que este desporto é perigoso? Não! Organizações como a Beach Lifeguards do Reino Unido já começaram a sensibilizar os praticantes a cumprirem com certas normas de segurança. Não só para os praticantes com para os restantes utilizadores do local onde este desporto se pratica. Na brochura que esta organização preparou eles focam os seguintes pontos:

Regras gerais de segurança
- Sempre de passagem a outros utilizadores da praia
- Mantenha o kite na posição das 12 horas (vertical) perto de outros utilizadores da praia
- Nunca arrisque a segurança dos outros
- Nunca pratique o kitesurf perto de zonas balneares, áreas onde existam barcos, bóias e outros.
- Seleccionar um local seguro para lançar o papagaio

E é simplesmente proibido:
- Colocar as linhas do kite no caminho de outros utilizadores da praia
- Deixar o equipamento desprotegido
- Lançar e aterrar o kite em zonas concentradas de pessoas
- Pedir a alguém inexperiente ajuda para lançar o papagaio

O C&G não tem conhecimento de nenhum acidente que terá acontecido nas praias moçambicanas envolvendo praticantes de kitesurf. Mas pelo que se vê, neste momento, existem praticantes irresponsáveis que desrespeitam a segurança dos utentes da praia e por esta precisa razão, queremos alertar as entidades competentes para a essa pratica.

OS ACIDENTES DE KITESURF ESTÂO A CRESCER EM TODO O MUNDO!!!!

Outros links interessantes:

http://www.kitesurfmania.com.br/ksm/kiteschool/Default.asp?id=8

http://oradical.uol.com.br/kitesurf/historiakitesurf.asp

0 comments: