O sonho dos ratos


Desconhecemos o autor, foi enviado a um dos membros do C&G já há um bom tempo por uma amiga e achámos que vai ao encontro do espirito do nosso espaço. Está mesmo muito bom... Para reflectir,

“O sonho dos ratos”

Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma Casa velha.
Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, do campo e da cidade. Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam irmanados em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade...

Bem pertinho é modo de dizer. Na verdade, o queijo estava imensamente longe, porque entre ele e os ratos estava um gato...O gato era malvado, tinha dentes afiados e não dormia nunca.Por vezes fingia dormir. Mas bastava que um ratinho mais corajoso se aventurasse para fora do buraco para que o gato desse um pulo e, era uma vez um ratinho..

Os ratos odiavam o gato. Quanto mais o odiavam mais irmãos se sentiam.O ódio a um inimigo comum os tornava cúmplices de um mesmo desejo: queriam que o gato morresse ou sonhavam com um cachorro...

Como nada pudessem fazer, reuniram-se para conversar. Faziam discursos, denunciavam o comportamento do gato (não se sabe bem para quem), e chegaram mesmo a escrever livros com a crítica filosófica dos gatos. Diziam que um dia chegaria em que os gatos seriam abolidos e todos seriam iguais.

"Quando se estabelecer a ditadura dos ratos", diziam os camundongos,"então todos serão felizes"...

O queijo é grande o bastante para todos, dizia um.
- Socializaremos o queijo, dizia outro. Todos batiam palmas e cantavam as mesmas canções. Era comovente ver tanta fraternidade. Como seria bonito quando o gato morresse! Sonhavam. Nos seus sonhos comiam o queijo. E quanto mais o comiam, mais ele crescia. Porque esta é uma das propriedades dos queijos sonhados: não diminuem: crescem sempre. E marchavam juntos, rabos entrelaçados, gritando: " o queijo, já!"...

Sem que ninguém pudesse explicar como, o fato é que, ao acordarem, numa bela manhã, o gato tinha sumido. O queijo continuava lá, mais belo do que nunca. Bastaria dar uns poucos passos para fora do buraco. Olharam cuidadosamente ao redor. Aquilo poderia ser um truque do gato. Mas não era. O gato havia desaparecido mesmo.

Chegara o dia glorioso, e dos ratos surgiu um brado retumbante de alegria. Todos se lançaram ao queijo, irmanados numa fome comum. E foi então que a transformação aconteceu. Bastou a primeira mordida. Compreenderam, repentinamente, que os queijos de verdade são diferentes dos queijos sonhados. Quando comidos, em vez de crescer, diminuem. Assim, quanto maior o número dos ratos a comer o queijo, menor o naco para cada um. Os ratos começaram a olhar uns para os outros como se fossem inimigos. Olharam, cada um para a boca dos outros, para ver quanto do queijo haviam comido. E os olhares se enfureceram.

Arreganharam os dentes.
Esqueceram- se do gato.
Eram seus próprios inimigos.
A briga começou.

Os mais fortes expulsaram os mais fracos a dentadas. E, acto contínuo, começaram a brigar entre si. Alguns ameaçaram a chamar o gato, alegando que só assim se restabeleceria a ordem. O projeto de socialização do queijo foi aprovado nos seguintes termos:

"Qualquer pedaço de queijo poderá ser tomado dos seus proprietários para ser dado aos ratos magros, desde que este pedaço tenha sido abandonado pelo dono".

Mas como rato algum jamais abandonou um queijo, os ratos magros foram condenados a ficar esperando... Os ratinhos magros, de dentro do buraco escuro, não podiam compreender o que havia acontecido. O mais inexplicável era a transformação que se operara no focinho dos ratos fortes, agora donos do queijo. Tinham todo o jeito do gato, o olhar malvado, os dentes à mostra.

Os ratos magros nem mais conseguiam perceber a diferença entre o gato de antes e os ratos de agora.E compreenderam, então, que não havia diferença alguma. Pois todo rato que fica dono do queijo vira gato. Não é por acidente que os nomes são tão parecidos.

Pensem Nisso...

Curto&Grosso

PS - Qualquer semelhança com a coincidência é pura realidade



10 mandamentos da guerra

“ A culpa é dos chineses e dos russos que financiam os movimentos de libertação ... “ – Ian Smith há 40 anos atrás.

“ A culpa é dos ingleses e dos americanos que financiam os movimentos de oposição ...” – Robert Mugabe nos anos 00.

Qualquer semelhança entre os dois é pura REALIDADE !!!

Quando se quer atirar poeira para os olhos é assim que se faz, arranjam-se bodes expiatórios ! E quem for parvo, ignorante, mal informado ou distraído cai nisso. E milhares morrem, são torturados, e um país vai ao fundo...

Cuidado com o que ouvem e leêm, é preciso digerir a informação e saber fazer a vossa própria análise. Este tema surgiu ontem na TVM em debate e aproveitei a ideia. Por acaso o sr Namburete (a quem o tribunal restituio o cargo que o BARÃO ( DO CRIME ) MAZULA ditatóriamente lhe retirou fez uma observação interessante.

Os presidentes da SADC que compactuam com o regime FASCISTA de Robert Mugabe dão um sinal claro de concordância com esse regime. Isso claramente indica que se for necessário, poderão muito facilmente usar os mesmo métodos em seus países. Quer dizer, se o Partidão começa a perder o poder (como vai acontecer em Maputo pelo menos, depois do massacre de Malhazine) poderá começar a atirar areia nos olhos do seu povo e tuffa, vamos pelo mesmo caminho... Pensem Nisso um pouco.

Aproveitando a deixa, revejam estes 10 mandamentos da guerra. Foi retirado de um outro blog...Vejam abaixo e

PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

-------------------------------

Ponsonby estabeleceu, já por volta dos anos 20, alguns mecanismos essenciais da propaganda de guerra, relembrados e sintetisados recentemente em dez mandamentos pela historiadora Anne Morelli num livro sobre este tema. Ei-los:

1. Nós não queremos a guerra.

2. O campo adversário é unico responsável da guerra. Se somos nós a declara-la, é de forma preventiva. (cf. as alegadas armas e ataques, que nada tinham a ver com o Iraque)

3. O inimigo tem que ser personificado. Não se pode odiar globalmente, logo é necessario representar o leader inimigo como un louco, um tirano, um monstro, etc... (cf. Ben Laden, Saddam Hussein...)

4. A causa que defendemos é nobre, não são interesses particulares (cf. a democracia em oposiçao ao petróleo)

5. O inimigo comete conscientement atrocidades, e é costume fazê-lo (cf. talibas e métodos de Saddam Hussein)

6. O inimigo é que começou por utilizar (ou ter inteções de utilizar) armas ilegítimas (cf. gazes asfixiantes, bomba nuclear, armas biologicas)

7. As nossas perdas militares são reduzidas, as do inimigo são enormes (cf. Vietnam, Iraque...)

8. Os artistas e intelectuais apoiam a nossa causa (cf. Hegel e o regime Hitleriano)

9. A nossa causa é de caracter sagrado. O apoio do clero é solicitado e aplica-se a terminologia religiosa à guerra: inferno, apocalipse, sacrificio, martirio, milagre, etc...

10. Qualquer tentativa de questionar os pontos acima referidos, é visto como um acto de antipatriotismo ou até de traição.

Mas nós não vamos desistir!!!



Olá a todos,

por sugestão do Ruben Morgado vou tentar fazer o balanço de uma semana de actividades do grupo de voluntários (psicólogos) que foram pedidos pelo Ministério da Defesa. Como tinha comentado num post vosso, os primeiros dias foram só de blábláblá e burocracias pois apesar de terem feito o apelo, o ministério não criou condições para nós podermos actuar nos locais afectados nem transporte tinham!!! Mas não ficamos parados... foram divididas as pessoas em grupos de intervenção e localizadas as zonas mais atingidas. No fim de semana passado a vontade era tanta e cada vez mais pessoas se alistavam a este voluntariado. Mas a cada reunião que havia (ora com o próprio presidente ora com o ministro da defesa e seus representantes) a motivação e a moral do pessoal ia baixando. Muito fez e tem feito o Dr. Achimo e tenho o admirado pela persistência que tem demonstrado e pela criatividade em encontrar "caminhos diferentes" para encontrar soluções ou formas para resolver os problemas. Quando escrevi o comentário num vosso post estava mesmo a sentir que grande parte do grupo estava por um fio... tantas politiquices que nau nos levam a lado algum enquanto o tempo ideal para intervir junto as vitimas ia passando e estas a perderem a esperança de ter apoio um dia. Qualquer apoio! Finalmente conseguimos sair das mesas e partir em busca das vitimas e mostrar k nós estamos com elas e que as vamos ajudar a superar aquela fase difícil de perdas (humanas e materiais)... E o que encontramos foi chocante!

Para começar as casas...
a vida de sacrifício de pessoas!!! Perdeu-se tudo! Crianças que perderam os uniformes das escolas e que agora não podem ir as aulas porque não deixam-nas entrar, que não tem livros escolares, que não ficaram com nada.... Crianças que firam o sonho de um dia ser alguém através do estudo explodir com o paiol! Quando perguntei a uma menina (12 anos) o que ela mais desejava agora... a resposta foi simples: "quero que a minha escola volte a funcionar"... ela nem pediu que o pai voltasse da africa do sul para ajudá-la a cuidar dos irmãos - a mãe morreu com as explosões e ficou ela mais 2 irmãos pequenos). Foi tão modesta esta miúda. Perdeu a mãe, a casa, tudo... e o que pede é tão simples que nem deveria ser um pedido mas sim uma obrigação do estado, uma obrigação de todos nós fazermos com que crianças como ela regressem aos estudos.

Tirando isto, tem a tal estimativa de mortos... como é que podem dar um numero tão pequeno - sim, pequeno! - se em cada casa que fomos pelo menos 6 pessoas tinham perdido a vida!!! Só em Magoanine o número de vítimas ultrapassa todas as estimativas k foram feitas!

Durante a semana o número de voluntários reduziu bastante. Uns porque acabaram por desistir e outros que tem as suas próprias vidas para cuidar - estes últimos com certeza voltarão neste final de semana para continuar. Cada grupo tem feito a intervenção na zona que lhe foi atribuída e a cada dia chegam mais casos novos. Ontem, por exemplo, fui para Ndlavela (creio k é assim k se escreve!) e descobriu-se mais uma vítima: uma senhora que ficou ferida no joelho mas que não deu importância e só antes de ontem é que foi ao hospital. Vi uma casa de palha, aliás nem vi a tal casa, vi as cinzas que restaram da casa. Tudo que estava lá foi para o ar! Felizmente não houve vítimas humanas nessa residência e fiquei admirada e muito feliz por ter visto o quão solidárias são as pessoas daquela região. Assim que a vizinhança soube do incêndio da casa reuniram forças e construíram uma casa nova faltando apenas as telhas e uma porta. Em 2 dias apenas, com alguns blocos e cimento e mão-de-obra não qualificada mas cheia de muita força e solidariedade. Vizinhos que também foram afectados! E mesmo assim juntaram as poucas roupas que tem e deram um pouco a esta família que perdeu tudo. Quando lá chegamos já havia uma tenda dessas que estão a distribuir e foi nos dito que também deram comida e algumas panelas. A filha do casal tem a vista muito irritada pois ficou parada a ver a casa desaparecer... e mesmo assim teve coragem para ir a escola, mesmo sem uniforme e sem livros fazer um teste de português e matemática! Foi bom saber que existe alguma recuperação. Mas tal só por si não basta! Até quando vão esperar por telhas e uma porta para poderem sair daquela tenda que deve ter ficado inundada com a chuva de ontem?

Encontrei uma jovem de 26 anos que com o barulho das explosões regressou a casa a correr e a chamar pela mãe. O chefe da aldeia encontro-lhe e disse-lhe sem algum tipo de preparação e de uma forma rápida e despachada o seguinte "não vale a pena chamar, a tua mãe morreu! E o corpo da tua sobrinha esta aos pedaços perto da casa da tua irmã"... assim, sem mais nem menos!!! Até hoje esta jovem não come, não fala (só quando é pressionada e nota se que é apenas por educação que me dirigiu a palavra).... Está a definhar cada vez mais e para piorar tudo consegui que ela me dissesse mais sobre ela. E um das coisas que me preocupou foi o facto de ela estar grávida de mais de 3 meses e não teve hemorragias mas não sente nada no ventre. Pode-se dar ao caso do bebé ter morrido e ela não saber e, se não houver meios dela ser vista por um médico especialista também ela correrá risco de vida!

E notem que esta é apenas o que eu tenho visto... sabe-se lá que mais os meus colegas tem acompanhado! Mas cada equipa que chega após um dia de trabalho junto destas populações volta mais revoltada com o que não se tem feito mas esperançada pelos progressos que as pessoas (do ponto de vista psicológico) tem tido. Ainda persistem as perguntas: o que vamos comer? onde vamos viver? como vamos ficar?.... E a resposta é tão clara mas altamente venenosa: Ninguém com poder ajudará!!! Algumas pessoas querem ajudar mas é pouco, muito pouco! Aquelas pessoas precisam de mais....

Como é que não vão dar subsídios??? Como é que um amputado vai subsistir? Como é que pessoas que nem 10 meticais tem por dia vão conseguir sobreviver?

Há o caso da Rosinha que está internada no Hospital Central e que o governo pensa em mandá-la para africa do sul devido aos seus graves ferimentos. Se vissem como ela está e o tipo de fobias que está a desenvolver agora.... Mas houve um progresso significativo nesta menina de 10 anos... está a criar vínculos com o pessoal do hospital e já começa a balbuciar algumas palavras e a mais nítida que disse a uma psicóloga (que teve que entrar clandestinamente onde ela está e tem feito isso constantemente) foi "Fica comigo!"... Ela perdeu todos os elementos da família! Não tem absolutamente ninguém!!! Agora há aqui uma questão que deve ser reavaliada. Se há meios para levar esta menina para africa do sul com um acompanhante não haverá meios para trazer esses cuidados para ela? Se ela for para lá vai ter, claro óptimas condições, mas vai-se perder uma vida na mesma. Imagina o que é tarem amarrados num local onde ninguém vos compreende, onde as vossas queixas não serão ouvidas ou pelo menos entendidas... imaginem o que é ir acordando e descobrir uma família e de repente tirarem-te sem qualquer explicação para um lugar novo onde não percebes nem uma palavra do que é dito? Imaginem o que é ficar só!!!


Bem, tirando isto tudo e com os esforços de toda a gente envolvida, finalmente criou-se uma certa ordem e já começam a estar mais organizadas as nossas acções e coordenadas com o INGC. Pelo menos o transporte até as zonas já é garantido. Seja como for, alguns aproveitam esta situação para encher os bolsos e a barriga! Moçambique.... anos de vícios!

Mas nós não vamos desistir!!!

Lélia Issá Jumá

Não pode ser . .


Frelimo de 1975 – FRENTE DE LIBERTAÇÃO DE MOÇAMBIQUE
F
relimo de 2007 - ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?

Deixo desta vez os comentários para vocês...

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Pânico e horror


O proximo post é bastante antigo mas como neste espaço, o mais importante é expressar as nossas opiniões, decidimos colocar. As nossas mais sinceras desculpas pela desactualização do post.


Amigos, estas duas palavras acima citadas, no meu ver, são as que melhor podem descrever o que se viveu ontem, quando o Paiol das FADM começou a cuspir enjenhos militares de grande potência, que segundo eles estavam “obsoletos” (não quero imaginar como seria se estivessem operacionais).

Assim que voltei a casa, liguei a TV e, com espanto ia absorvendo as notícias que iam aparecendo e, de vez em quando, me agitava com mais um estrondo!

Amigos, a menos de 2 meses pudemos ter uma pequena amostra do incidente que ontem aconteceu. O governo, na pessoa do Ministro da defesa já nessa altura prometeu que tomaria medidas...QUAIS MEDIDAS???????

Ontem um espectador que por via telefónica contactou a TVM, disse:

"Era uma vez, uns empregados dum armazem de mercadorias. Os empregados roubaram e venderam muita mercadoria e quando descobriram que íam ser descobertos e para ocultar o roubo eles queimaram o armazem para justificar a mercadoria desaparecida e/ou em falta."

Estas frases são de uma gravidade tal que me faz desacreditar totalmente na suposta Democracia em que vivemos! Como é possível que vidas e vidas tenham sido sacrificadas por causa da egemonia de alguém?? Já pensaram o quão curioso é o facto de NENHUM soldado ter sido dado como morto?? Se eu bem me lembro ao lado do paiol tem um quartel militar, o que me leva a crer que não foi uma surpresa para eles tal explosões...

Como é que o governo ainda não decretou estado de emergência e LUTO NACIONAL???? Estão a espera que de 87 (hoje,23/04/07 as 14:00h), o número de mortos chegue a 100??? Tremendos filhos da P*T*....

Amigos, eu penso que como eu muitos de vós acham que o aldrabão de nome TOBIAS DAI deve ser exonerado do cargo...

Não é pelo facto de ser sénior da FRELIMO ou CUNHADO (leram certo...cunhado) do tio Guebas que vai passar impune a este facto!!! Levantemos as nossas vozes contra as porcarias que este ministro e este governo têm nos feito passar...

Pensem nisso

LV

ISPUNUTS


Caros amigos,

Eu pertenço ao grupo de alunos da instituição de ensino superior acima citada (ISPU, no caso). Mas porquê o título? É por estar constantemente a me deparar com casos de meninas e moças (e rapazes também) que estão apresentadas às 7h da manhã para as aulas, como se estivessem preparadas para ir ao COCONUTS!

De saias curtas, blusas decotadas. Chunababes bem justas, maquilhagem a condizer e um perfume que quase nos fura as narinas, lá andam elas a bambolear-se pelos cantos da faculdade todas “gostosas” (pensam elas).

O que, de facto vão elas procurar por lá? Ensino superior ou clientes e maridos ricos? E depois, quando são acediadas pelos professores, eles é que chupam a culpa toda! Mal sabem elas que estando apresentadas de tal forma, só atiçam a testosterona do docente.

E que futuras Doutoras e profissionais esperamos nós? Advogadas Seminuas (como a Dama do bling)? Economistas com decotes descomunais, quase com os seios de fora? Acho que não é disso que Moçambique está a precisar neste momento!!

Há que saber dividir e separar bem as situações e os nossos modos de estar perante as coisas.

Pensem nisso...

LV

Heróis apagados

O facto de ser admirador de Samora Moisés Machel e seus ideais não me faz esquecer que grandes erros foram cometidos no passado, e que por exemplo, este blog não existiria naqueles tempo. Quem pensasse diferente estava condenado e assim foi com muita gente... A verdadeira história deste país demorará ainda a sair mas aos poucos vamos sabendo algum coisa...Este é um dos casos e vejo como obrigação partilhá-lo com quem puder porque alguém que sacrifica a sua vida pelos seus ideais sendo eles virados para um mundo melhor para muitos, é alguém que vale a pena recordar!

Retirámos do Canal de Moçambique este texto...é uma carta de uma leitora....

----------

Quero lançar um convite às mulheres e homens de boa-vontade, amantes da verdade que não cedem às intempéries. O convite é para que embarquemos rumo ao Niassa, província onde nasci. Província de montanhas, de cursos de água límpida, de vales férteis - a Província do Lago Niassa.
Num quadro tão bucólico como este, viveram-se os dramas humanos porventura mais pungentes da história Moçambicana. Marco importante da luta pela Independência Nacional, marco importante da guerra civil pela Democracia no País, já independente.

Entre uma luta e outra, aconteceu o percurso de luta de Celina Mulhanga Simango. Ao falar de Celina Simango quero, antes de mais, citar as fontes: Barbané Lucas Ncomo, Linette Olofsson, Luis Nhachote , Manuel Fernandes Pereira.

E para falar de Celina Simango, preciso de um ancoradouro – permitam-me que cite Pablo Neruda, num poema cujo título se perdeu na minha memória e no meu muito longo tempo:

“Noite
Noite minha
Noite de todo o mundo,
Redonda
Como um menino que vai nascer,
Como uma semente que estala.
E é o milagre, é o dia.
És mais bela, porque trabalhas de olhos fechados
Para que os olhos se abram,
Para que cante a água,
Para que se ressuscitem as nossas vidas.”

Muitos foram os Moçambicanos que trabalharam na noite, para que usufruíssemos do dia, que trabalharam fechando seus olhos ao sofrimento, para que os nossos olhos se abrissem às dádivas.

Celina Mulhanga Simango, nasceu a 4 de Maio de 1938, em Matire-Buzi, Província de Sofala. Foi da primeira geração de meninas a estudar na antiga Rodésia, actual Zimbabwe, na Missão de Monte Silinda, depois de ter concluído a 4ª classe, na cidade da Beira. Esta missão protestante gerou ideias nacionalistas para a libertação do Zimbabwe, tendo sido lá que conheceu Uria Simango, também estudante na altura. Formou-se como professora. Passou a sua mocidade nas cidades de Beira, Umtali (hoje Mutari) e Salisbury, actual Harare. Na Beira, antes de contrair matrimónio, pertenceu aos núcleos de contestação ao regime colonial, tendo promovido a educação das raparigas. Casou-se com o Reverendo Uria Timóteo Simango, vice-presidente da Frelimo, de quem teve três filhos: Lutero, Deviz e Maúka.

A LIFEMO, primeiro movimento feminino Moçambicano, foi fundado, com o início da Luta Armada, por Celina Simango, que o presidiu até à sua extinção. Com a extinção da LIFEMO, em 4 de Março de 1968, é criado o Destacamento Feminino da FRELIMO, onde Josina Abiatar Muthemba, mais tarde Machel, viria a participar como dirigente. Em 1973 é criada a OMM. LIFEMO, DEF, OMM – é esta a sequência.

Tendo o Rev. Uria Simango sido expulso da Frente de Libertação de Moçambique, Celina, seguiu seus passos. Após a Independência do País, Celina Simango foi detida na cidade da Beira e encaminhada para os campos de reeducação do Niassa, tendo deixado seus filhos menores entregues a parentes. Foi fuzilada, após ter sido fuzilado seu esposo, em data não conhecida, no campo de reeducação de M’telela. Em M’telela, no Niassa. Algures em M’telela. Só os seus algozes nos poderiam fornecer informação mais precisa destes acontecimentos e, quiçá, com esse gesto de imensa misericórdia, permitir que seus filhos, seus netos e bisnetos pudessem prestar-lhes a devida homenagem.

No meu longínquo Niassa apagou-se esta vida, como o sopro de uma vela. Ficou a noite. Ficaram seus filhos Maúka (falecido em Portugal), Lutero – que cedo assumiu os destinos do PCN e é deputado da Assembleia da República pela Bancada da RENAMO-UE e Deviz, actual Presidente do Conselho Municipal da Beira. Ecoarão para sempre nas mentes destes filhos e seus descendentes e no fruto da Moçambicanidade, as últimas palavras de Celina a Manuel Pereira: “Diga a meus filhos que a mamã pede para estudarem muito.”. “Diga a meus filhos que a mamã pede para estudarem muito.”

Às mulheres anónimas da nossa luta, vai, através de Celina Simango, uma mulher à escala nacional e regional, a nossa homenagem. Um dia, quem sabe, será erguido um monumento em homenagem à mãe Celina. Que não se converta em lugar de peregrinação pagã, mas de pausa para reflexão. Para que nunca mais surjam M’telela’s no nosso solo pátrio e que as mães possam dizer a seus filhos de viva voz: “Estude muito, meu filho” em vez de “Diga a meus filhos que a mamã pede para estudarem muito.”

(Osi Khatekissa Africa)
PWIA RELIHANE AFRIKA (Senhor abençoe Africa)
NITOTOPELIWA NSINA NANHU (nós louvamos o Teu Nome)
MWIWE MA VEKELO AHU (ouve o nosso clamor)
PWIA RELIHANE (Senhor abençoa)
INO NANAMWANINHO (nós também somos teus filhos)

(Maria Moremo)

1 ano depois...

De um pequeno fotolog para 2 pessoas, para um blog bem composto, cheio de ideias e com conteúdos cada vez mais ricos. Um ano se passou e de 2 passamos a ser 3... E ganhamos colaboradores e visitantes assiduos ...

Neste momento nos preparamos para avançar ainda mais com este pequeno canto de troca de ideias...vamos ver onde nos leva este espaço. Até onde nós todos quisermos ! Neste tempo fomos aprendendo coisas e verificando que afinal somos uns tantos com ideias semelhantes...mas também deu para perceber que somos poucos com internet !! Aguardamos uma colaboração de alguém que queira abraçar este projecto, imprimi-lo e pô-lo a circular pelas ruas...às tantas acontece !!

Lamentamos, um pouco, o facto de mais de 100 pessoas diariamente nos visitarem e no entanto....nem 5 comentários diários. Mas enfim, só o facto de tanta gente achar positivo ler os nossos textos é já uma vitória ! E obrigado a quem comenta e troca impressões connosco. KHANIMAMBO !!!

Prontos para mais 1 ano ???

PENSEM NISSO
Curto & Grosso

PS – Gostariamos que todos os visitantes assinassem este post comentado-o. Basta apenas deixar o nome ou nickname ou nome ficticio...qualquer coisa que vos identifique e que possamos assim saber mais ou menos quantos são que têm voz e quem passa por aqui....

Sociedade Civil Adormecida

Era uma das frases do panfleto que o C&G postou sobre a manifestação do dia 31... Não sei se estarei a exagerar mas penso que começamos a ver o acordar desse monstro. O despertador ?? O MASSACRE DE MALHAZINE sem dúvida.

Foi a manifestação, a carta do jornalista Celso Manguana seguida da sua prisão, são as milhares de SMS que passam diáriamente desde o momento da ocorrência do massacre e agora isto ...

Caros visitantes, não sei se alguém viu em Moçambique na última década algo parecido. Um membro sénior do Partidão a levantar a voz publicamente pondo em causa seus camaradas !! Bravo dizemos nós ! Esperemos sinceramente que não tenha um almoço indigesto como teve o seu camarada Mabote...sabe-se que como ele, possui uma casa de praia e provavelmente faça-se à água de quando em vez...Esperemos mesmo, do fundo do nosso coração bloguiano.

Enfim, esta noticia acaba de ser retirada do jornal ZAMBEZE, uma carta de um leitor denominado VAALERIANO FERRÃO. Perdoem-me a minha ignorância mas pouco sei sobre este cidadão fora o facto de ser membro sénior do partido que libertou Moçambique para um Futuro Melhor

Pensem Nisso
Tsin Tsi Va


PS - veja AQUI o texto em formato digital



Massacre...


Peço um esforço vosso, leiam essa noticia... Se pararem para reflectir, vai doer !!!

Aprendendo a Lutar - Parte 2

Continuando o post de ontem... Note-se na imagem a pedra agressiva que iria de seguida agredir violentamente o caixote do lixo criando um ruído perigosissimo, o som da INSATISFAÇÃO !!! E se estiverem bem atentos à mão que carrega a pedra, poderão notar que não se deve tratar de nenhum jovenzinho emocionado....A Sociedade esteve lá, pouca mas variada !
------------------------------------------------------------------------------------------------

OPRESSÃO & INTIMIDAÇÃO

Dentro e fora da esquadra vivia-se num clima de nervosismo. Do lado de fora a vigia era constante e apertada, e estavámos totalmente desinformados sobre o destino dos nossos camaradas. Do lado de dentro (o pior lado),a opressão estava a ser usada como arma para intimidar os detidos. “Pretos estúpidos, andam a ser agitados por esses mulatos e brancos, mas eles têm costas quentes, vocês vão queixar onde” ? Ou ainda: “o país é nosso”, isto dirigido ao Joel, como se ele não fosse moçambicano. De tão ignorantes que são, devem pensar que a cor da pele determina o país onde a pessoa nasceu. Pobres coitados!!! Estiveram anos a lutar contra o regime colonial fascista português, porém, hoje voltam a oprimir o povo. Pois saibam agora que nessa vossa opressão e intimidação criaram filhos bastardos,e são muitos. Uns já sairam à rua para se mostrar, outros andam por aí à espreita da oportunidade para se mostrarem. Uma outra frase que vale a pena mencionar é esta: “ São todos estudantes esses, têm ciência na cabeça, só vão dar problemas”. Deve ser por isso que muitos irmãos meus nem a 7ª classe conseguem ter, porque quem manda alega motivos de falta de vagas, falta de condições para construir mais escolas. Talvez a dica seja sabotar nas bases e criar ignorantes, chegam no dia de voto e é só pôr impressão digital por cima do candidato, sem ler nem compreender.

“Um povo culto, é um instrumento da sua própria libertação”.


IMPACIÊNCIA, MAIS INTIMIDAÇÃO...

O tempo ia passando e quase nada de concreto se dizia. O advogado saiu com uma primeira informação de que os detidos sairiam às 15.30 horas. Chegado esse tempo, nada aconteceu. Disseram dentro de 20 minutos. Vinte minutos e nada!! 17 horas foi a hora marcada para a soltura dos jovens, porém nada voltou a aconteceu. Segundo informações recolhidas na esquadra, eram “ordens superiores” e os detidos estavam a receber “lavagem cerebral”. A intimidação continuava, com vista a enfraquecer psicologicamente os detidos, e tirar ânimo aos amigos que estavam do lado de fora. Por outras palavras, eles só estavam a mostrar quem manda nisto... Uma outra informação que circulava, era de que eles permaneceriam nas celas até segunda-feira, e de lá iam directo para tribunal. “Qual o crime”? – perguntavámos nós. Podiam até alegar manifestação ilegal, mas desde quando isso foi motivo para um cidadão ficar 48 horas na cela e ir directo para o Tribunal? Até porque não lhes foi instaurado nenhum processo. Só em Moçambique mesmo...

Já estava mais do que claro que os nossos camaradas naquela noite iriam pernoitar nos imundos calabouços da 7ª esquadra (como já adivinhavámos que eram e eles nos contaram). Como não havia muito por fazer, os pais e amigos decidiram fazer um apelo que seria passado nas televisões e rádios que estivessem disponiveis, em que contavam o sucedido naquela manhã e apelavam ao bom senso de quem de direito para soltura imediata dos jovens. O apelo foi passado na Stv (mais uma vez), contudo nada mudou naquela noite. Era hora de ir para casa, porque de nada adiantaria estar ali.

Na manhã seguinte, logo nas primeiras horas do dia, um dos pais recebeu uma chamada do advogado na qual ele dizia que os jovens sairiam logo naquela manhã. Quando estava tudo assegurado para a saída, eis que surge outro entrave: agora eles teriam que ficar na 7ª esquadra até às 15 horas e depois apresentarem-se directamente no Comando da República. Já estavámos saturadíssimos desta lenga-lenga... enso que eram quase 10 horas quando finalmente os jovens foram postos em liberdade, depois de sentirem na pele como as coisas (não) funcionam em Moçambique.

A JUSTIÇA UM DIA SE AFIRMARÁ !!

Mesmo depois de provada a ilegalidade da manifestação, com pouca participação das pessoas, penso que a manifestação foi um sucesso. Quanto à ilegalidade, não há muito a dizer, quando chegamos ao local, ninguém sabia de nada, existiam é pessoas ávidas de fazer algo. Posso definir a manifestação como um encontro de jovens com ideias convergentes, um workshop momentâneo de ideias e sentimentos. Desconhecidos quando chegamos, bastaram 15 minutos e já erámos amigos de longa data.

“É um sonho, que desejo nunca acordar, que me guia conduz, dá-me forças para expressar sentimentos, esperança, metas por cumprir, por isso eu vou sonhar... (..) é um sonho de um moçambicano que tem fé e amor”!! In, Chacal & Kj (HipHop Moçambicano)

Foi exactamente esse sonho que guiou esses jovens naquele momento.Para os que não foram, sinceramente perderam a oportunidade de gritar bem alto pelo menos metade daquilo que vos passa pela cabeça. E depois amanhã não reclamem, porque há coisas que só vêem uma vez na vida. Afinal de contas nós nascemos em Moçambique. Nascidos e criados, somos Filhos da Nação!! Não nos podem “lavar” os sonhos.. Deixem-nos sonhar, deixem-nos expressar os nossos sentimentos...

A LUTA CONTINUA !!

Como se diz e bem, aqui neste canto:
PENSEM NISSO...
E.Saranga

Do SAVANA....

Matemática - Quantos policias para quantos manifestantes ?

Aprendendo a Lutar - Parte 1

Felizmente alguém correspondeu ao nosso pedido e nos enviou um relato fiel dos acontecimentos. Dividimos em dua partes pois o texto é bastante longo... Aqui fica a manifestação que pôs em causa a segurança do estado! Vejam pela foto (obrigado por isso também) que é muita gente a manifestar-se e reparem na violência dos contentores!! Deviam mandar os contentores para a reeducação no Niassa !!
-------------------------------------------------------------------------------------------------

Como já deve ser do conhecimento geral, no passado sábado (dia 23/03/07) realizou-se uma manifestação pública como corolário do caso da explosão do Paiol de Malhazine. Os manifestantes exigiam a demissão do Ministro da (In)Defesa, Tobias Dai. Eu fui um dos participantes da manifestação, e na qualidade de “participante activo” e de ter sido um dos primeiros a chegar ao local dos acontecimentos na companhia do meu amigo Joel Prista, sinto-me no dever e necessidade de (tentar) contar o que realmente se passou na Avenida 24 de Julho. Isto até para ajudar a esclarecer certas coisas, visto que desde sábado que temos ouvido e lido mil e uma versões sobre a manifestação.

Uma das versões conota os manifestantes à membros e simpatizantes do partido da Perdiz. Devo dizer que a piada até caiu bem, naquele momento estavámos tensos e serviu para desanuaviar. Todos (os poucos) manifestantes que ali estavam desviam-se de qualquer força politica deste país. Uma outra noticia dá conta de que erámos cerca de 40 manifestantes. Hmmm...só me lembro de vir 15 pessoas (isso contando comigo) no meio da estrada, o resto não passavam de meros espectadores, até faziam melhor figura se tivessem ficado em casa a assistir as repetições da implosão do “Quatro Estações”.

Como fomos lá parar?

No dia 24/03/07, recebemos várias mensagens sobre uma manifestação em frente à Assembleia da República a pedir a demissão do Ministro da (In)Defesa. Como eu e o meu amigo Joel Prista somos de opinião que o ministro se deve demitir, numa das nossas conversas combinamos passar pela manifestação. E sábado dia 31, cinco minutos antes da hora combinada (9 horas) lá estavámos nós do outro lado do passeio da Assembleia. Quando chegamos penso que estavam 3 jovens, mas como ninguém conhecia ninguém, cada um ficou no seu canto. Volvidos alguns minutos foram chegando mais algumas pessoas, assim à “conta gotas”.

Cerca das 9.30 horas, quando já faziamos um número próximo de 20 pessoas , isso contando com fotógrafos e alguns elementos infiltrados da SISE, juntamo-nos para tomar uma posição e saber se alguém dos que ali estavam fazia parte da organização. Todos responderam negativamente. Avançamos com um plano, porque afinal de contas fomos ali para fazer alguma coisa. Decidimos que esperaríamos até as 10 horas, e ao fim desse tempo entravámos em acção. O plano esboçado foi dar um “bom uso” aos contentores de lixo que estavam mesmo na nossa frente, usando-os para barricar uma das faixas da avenida e a faixa do outro lado seria barrada por um veiculo de um dos manifestantes. 10 horas e o primeiro contentor era mandado para a estrada, tal como Alberto Chipande quando às 21 horas em ponto deu inicio a Luta de Libertação Armada. Está mais que óbvio que isso perturbou a circulação normal do trânsito, mas a ideia era essa, chamar atenção. Até porque os condutores moçambicanos são todos chapeiros e lá iam arranjando alguma artimanha para passar. Com as duas vias fechadas, pusemo-nos no meio da estrada e enquanto uns gritavam palavras de ordem, outros mostravam que assistir o Festival de Zavala até é produtivo, tal era a perícia com que batiam nos contentores e produziam sons harmoniosos. Dentre as palavras de ordem posso destacar: “TOBIAS DIE, O Povo Está Na Rua”, “Estamos cansados do DEIXA ANDAR”, “O Povo Está F*****” e “Abaixo ao NEPOTISMO”.

Durante cerca de trinta/quarenta minutos gritou-se e bateu-se nos contentores em bom e alto som, enquanto os fotógrafos faziam o seu trabalho, e os infiltrados iam analisando bem o terreno. Isto até chegarem os “cães raivosos” (PRM), que comandados por um individuo arrogante e prepotente puseram-se a ameaçar-nos. Nenhum de nós reagiu, e passamos do meio da estrada para o lado do passeio. Ali os “cães raivosos” mais uma vez ordenados pelo individuo que transpirava prepotência, voltaram à carga e iam empurrando-nos, numa clara tentativa de provocar confronto para assim poderem ter motivos para uma detenção. Afinal de contas eles não tinham argumentos, nós não matámos à ninguém, não desalojamos familias, não tiramos braços e pernas de pessoas inocentes... Nos empurrões, nem a uma senhora que já não tem 30 anos eles respeitaram. Mas foram infelizes, porque não apanharam individuos sem capacidade pensante, em momento algum entramos em confronto.

Frustrados, decidem fazer o primeiro preso. Sighona Khosa (e não Esaú, como se tem dito por ai nos jornais) é levado para a carrinha da policia, e nós revoltados, decidimos ir atrás, porque afinal de contas cometemos todos o mesmo acto. A carrinha seguiu para a 7ª esquadra (Bairro do Alto Maé) e o pequeno grupo de manifestantes seguiu para lá. No local, mais um individuo foi preso porque exigia que todos entrássemos na esquadra, pelo mesmo motivo que aleguei acima. Nisso os “cães raivosos” cumprindo ordens do chefe prepotente trataram de mandar-nos para longe dali, mas sem sucesso. Saiu um outro chefe (um pouco mais calmo) e disse que tinhamos que afastar para o outro lado, ou seja, não ficar em frente à esquadra. Entretanto chega uma carrinha da policia com 3 jovens estrangeiras que estavam no momento certo na hora errada. Soubemos através do namorado de uma delas que eram duas cidadãs italianas e uma alemã. Motivo? Tive a sorte de me encontrar com uma das cidadãs italianas no Domingo, e ela explicou-me que o homem prepotente chegou perto delas e ordenou que as levassem, porque segundo ele, elas participaram da manifestação. “Levem estas, eu ví, eu ví, estas também estavam”- detalhou a cidadã italiana, imitando o chefe prepotente.

Mas não satisfeitos, voltam e pegam o 3º cidadão moçambicano. Vendo que a situação estava a ficar muito critica, decidimos contactar tudo que fosse meio de comunicação social para comparecerem no local. Chegou primeiro a reportagem da STV (para variar) e tentaram sem sucesso obter informações dentro da esquadra. Passaram depois para o nosso lado, onde entrevistaram duas pessoas se a memória não me atraiçoa. A presença da reportagem da STV teve impacto e muita gente se aproximou do local para saber o que se passava. Isto irritou os “cães raivosos” que mais uma vez trataram de aumentar a distância que eles queriam entré nós e a esquadra.

Um tempo depois fazia-se a 4ª baixa entre nós. O meu amigo Joel era preso, mas desta vez por policias à paisana, que foram até junto de nós e solicitaram ao Joel para “ir dar uma volta”. Eu como estava atento e ví de onde os individuos sairam fui atrás, mas fui “recomendado” a voltar, para não aumentar os nossos problemas. Restava-nos aguardar pelas decisões e noticias que um e outro conseguia colher lá de dentro.

Penso que 1 hora e meia depois ou duas as cidadãs estrangeiras sairam em liberdade, isso depois do cônsul da Itália ter comparecido na esquadra. Como ela me disse, o comandante mandou soltar para “não estragar as boas relações diplomáticas”, porque teve um momento de inteligência ou recebeu um telefonema (hipótese mais viável) que o fez lembrar que “70% do orçamento do Estado vem do Governo Italiano”.

Depois da soltura das estrangeiras, não recebiamos muitas informações sobre o que acontecia lá dentro, sabiamos só que os nossos camaradas estavam a ser interrogados.

Mas nisso, fomos descobrindo algumas coisas. Uma delas foi que o verdadeiro gabinete do comandante ficava lá fora, debaixo de uma grande acácia amarela, mesmo ao lado de uma barraquinha previamente e intencionalmente munida de um barril de cerveja. Ali ele recebia e dava ordens, com direito a continência e mais alguma coisa, tudo isso sem deixar o sua “geladinha” de lado. Até porque estava calor mesmo, e mais valia apanhar um ar fresco e refrescar a garganta. Gabinetes modernos, eu é que estou a envelhecer cedo...Entretanto, os pais reunidos decidiram-se pela contratação de um advogado, visto que o tempo passava mas de noticias positivas nada havia. Mesmo afastados da esquadra, erámos constantemente vigiados, umas vezes por elementos à paisana, outras por policias afectos à 7ª esquadra.

Chamadas iam entrando de familiares e amigos a avisar que a Stv estava a passar a informação. Obrigado Stv mas penso que poderiam ter feito mais e melhor, afinal de contas o caso alongou-se... Mas já sabemos que receberam “ordens superiores”. É a isto que chamam “Liberdade de Imprensa e de Expressão”.

OPRESSÃO&INTIMIDAÇÃO

................................(continua na parte 2)................................

Finalmente...


Na Semana das Contribuições, eis que a última delas foi a 1a... O C&G agradece...

Depois de muito tempo parado, o RAP está de volta em Moçambique... Meus parabéns ao responsável. Recebemos um email (abaixo transcrito) e agradecemos imenso a dica. Puxe o som MENTIRAS DA VERDADE - AZAGAIA que sinceramente, vais dançar mais que com o Patrão é Patrão...mas com o cérebro !

Eis o email enviado por ERNANIO MANDLATE...

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Finalmente alguém disse aquilo que nós todos pensamos e falamos no conforto e segurança das nossas casas, para todo o mundo ouvir. Pegue a faixa AQUI ...

Não interessa se você gosta ou não de Rap moçambicano...esta música e de escuta obrigatória para todos aqueles que amam ou já amaram o nosso querido Moçambique. Não se acanhe, mande para a sua lista de emails inteira, acredite, isto é mais importante que os outros fwds com fotos de bebés a mandarem manguitos.

Sinceramente,

------------------------------------------------------------------------------------------------

Outro Nivel...

O blog do professor CARLOS SERRA e o de EGIDIO VAZ são locais quase obrigatórios de visita para quem na internet se interesse por mais que pornografia e jornal desportivo.E se esse alguém for Moçambicano à procura de um pouco mais do que a imprensa lhe oferece, então é esse o sitio...

A Oficina do Sociólogo e as Ideias de Moçambique são locais de visita diária....abra o olho !

Retirado do SAVANA

Esclarecimento


Foi com espanto, repúdio e indignação que demos conta de um email que circulou por estes dias entre a sociedade online moçambicana. Tratou-se de um email convocando as pessoas a manifestar-se no sábado dia 31. Qual o espanto então já que o C&G também fez essa propaganda ? Veja na figura !! Se foi algum idiota ou um acto de sabotagem ao blog, não sabemos, mas fica desde já o esclarecimento que iremos procurar (com a vossa ajuda) fazer circular por email :

-------------------------------------------------------------------------------------------------
O blog CURTO & GROSSO vem deste modo desmentir e distanciar-se do que esperamos ter sido uma brincadeira idiota e não algo premeditado para denegrir a imagem do nosso blog.

Foi enviado e reenviado um email convocando as pessoas a manifestarem-se no passado dia 31 de Março. Este email, para além de as pessoas darem as suas opiniões sobre a dita manifestação, veio com um ficheiro anexo, uma montagem ridicula de uma imagem criada e usada pelo blog num dos seus últimos post´s. Pegaram no poster do C&G e anexaram-lhe o banner do partido politico RENAMO tentando dar a entender que a manifestação era da Renamo e por tabela que este blog tem alguma coisa haver com esse partido (com o qual não só não nos identificamos como achamos responsáveis por muita coisa má do Moçambique actual). Com vista a esclarecer este mal entendido vimos desta forma clarificar a situação e distanciar-nos de qualquer força politica existente em Moçambique. Achamos que neste momento, não há espaço para VERDADE, CLAREZA, IGUALDADE e JUSTIÇA na politica no nosso país e por isso abstemo-nos de dela fazer parte. Siga os links abaixo indicados para que perceba de onde nós retiramos a imagem para fazer a nossa montagem e de onde o IDIOTA que fez a 2ª montagem retirou para criar a DESINFORMAÇÂO :

- Google Images , search de “manifestação” – resultado. De seguida fez-se a montagem que colocamos aqui no blog

- Site do partido Renamo de onde retiraram o banner – Aqui

Como podem ver, retiramos a palavra BUSH da imagem e colocamos a nossa parte. Bem mal feito, alguém colocou o banner da Renamo criando assim a Desinformação que de certeza demoveu algumas pessoas a participarem na manifestação.

Esperando ter esclarecido as pessoas, reiteramos a nossa vontade de permanecer neutros, sem filiação e atentos para mostrar todos os lados da Verdade possiveis

Obrigado
Curto & Grosso

Contra Informação...


Soubemos hoje 2a feira (recebemos um email), que circulou semana passada e que provavelmente foi motivo para algumas pessoas perderem a maravilhosa sensação de manifestar a sua opinião. A ignorância mata e infelizmente uns patos cairam na conversa. Veja o email...

From: Rosa Sitoe [mailto:sitoerosa@yahoo.com]
Sent: Wednesday, March 28, 2007 12:22 PM
To: sitoerosa@yahoo.com.br
Subject:

A Renamo que realize acções de solidariedade ao invês de estar a organizar essas manifestações. só vi o dhlakama uma vez a visitar os doentes e depois nada. agora ele quer aparecer em frente de uma manifestação...
A Renamo só sabe criar agitação mais nada. Batuques, apitos, palavras injuriosas, malcriadez, etc. também não adiro a movimentos carregados de violência. As autoridades municipais nem estão informadas disso...Estou fora !!! NESSA MANIFESTAÇÃO SÓ ESTARÃO O PRÓPRIO DHLAKAMA E O SEU COLEGO MAZANGA.!!

Deixemos a Comissão trabalhar...e nós temos mais que fazer

Rosa

-----Original Message-----
From: Miguel N´kunde
Sent: Tuesday, March 28, 2007 11:22 AM
Subject: Manifestação!!!!

Meus amigos

O Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, não deve encher-nos os olhos de
areia e fazer aproveitamento político da explosão do Paiol para organizar
uma manifestação a pedir demissão do Ministro. EU NÃO VOU ADERIR A ESTA
MANIFESTAÇÃO porque sei que é politiquice do Dhlakama, da Renamo e seus.

Nem a FRELIMO, nem a RENAMo devem fazer aproveitamento político do
sofrimento das pessoas. Se querem se manifestar manifestem-se a caminho do
Banco de Sangue do HCM, manifestem-se a caminho de Malhazine e apoiem na
reconstrução das casas destruídas.
NO SÁBADO VOU ASSISTIR A DEMOLIÇÃO DO PRÉDIO 4 ESTAÇÕES PELA TELAVISÃO E
DEPOIS VOU A MALHAZINE APOIAR AS POPULAÇÕES ATRAVÉS DA MINHA ONG.

Miguel N´Kunde

-----Original Message-----
From: Zito Machava
Sent: Tuesday, March 27,
2007 10:55 AM
Subject: Manifestação!!!!

CHEGA!!!!

Recebemos a mensagem da manifestação via sms e estamos simplesmente a tentar
fazer a promoção do acontecimento, Será que é desta vez que o moçambicano
vai reivindicar alguns dos seus direitos?
Seria giro....
Então vamos torcer para o Ministro Tobias Dai não se demitir até dia 31, ou
então para que o seu cunhado "Rei dos Patos" não o exonere.
Passem a palavra...


Eu Estarei La! E tu?

O rato pariu uma montanha !


Por enquanto o jornal CANAL DE MOÇAMBIQUE foi o único a relatar os acontecidos. Confira... Note-se também que a STV fez uma cobertura inicial mas de repente calou-se nem deu continuidade à história.Diz-se que por ordens SUPERIORES. Obrigado STV...

Infelizmente, e pedimos as nossas imensas desculpas, o Curto & Grosso não esteve presente !!! Por incrivel azar, nenhum dos membros conseguiu estar presente por assuntos de última hora. Envergonhados com a situação, solicitamos aos nossos visitantes que por acaso tenham ido ou saibam algo que nos envie para o email alguns dados concretos.


Soubemos por telefone que foi uma barraca a manifestação (afluência) e que apenas 15 pessoas é que fecharam a estrada!! Sinceramente poder politico, mais valia não prenderem ninguém que passaria por ridiculo!! Agora pariram um monstro........

Comentaremos em breve
Curto & Grosso