Contribuição 12





















Parece que anda aí uma nova lei. O nosso amigo Leonardo Vieira enquanto apanhava ar fresco na companhia de amigos deu de caras com ela.E mais uma vez tratou de escrever a contar-nos o sucedido.
O Curto&Grosso agradece este que é sem dúvida o mais activo contribuinte, e passa a seguir a publicar o texto.
........................................................................................................................................................................
Nova lei? Nova lei uma M****!!!!!!!!!!!!!!

Desculpem-me o título do presente texto. Porém não posso deixar de expressar a minha revolta pelos factos que se vêm sucedendo com a nossa polícia. A dois dias estava dar uma volta com um casal amigo e, por motivos mecânicos o carro foi abaixo. O cavalheiro prontamente saiu do carro e solucionou o problema (estávamos no semáforo perto ao Ministério da Saúde). Mas qual é o nosso espanto quando de trás de nós veio um carro de patrulha da polícia e um elemento da brigada de trânsito vem ao nosso encontro.

Tentamos explicar em vão que tínhamos parado por motivos mecânicos e o indivíduo insistiu em ver a carta e o livrete. Nosso espanto foi quase de choque quando o tipo diz “o nome do livrete não é o mesmo que da carta, temos que parquear a viatura” (fogo!!!). Sem perceber já estávamos nós a caminho da esquadra que fica ao lado do Hospital Central. E minha amiga teve que ligar para a madrasta para que ela confirmasse que o carro era dela e só depois de 30 longos minutos e palavras perdidas é que conseguimos de lá sair. Nem os próprios polícias sabiam explicar direito de onde vinha tal ordem, só diziam: “tem que ter procuração, caso contrário parqueamos!”.
Quer dizer agora que, a minha mãe não me pode ceder o carro para eu sair a noite ou algo do género? Irei passar por assaltante de viaturas??? Os motoristas de empresas então…vão ser presos a torto e direito, caso a empresa não lhes passe a tal da procuração! Tenham a santa paciência!!!!!!!!!!!!! Vão me desculpar… mas esta “nova lei” é uma autêntica cagada!!!

Cuidem-se amigos, senão daqui a pouco vamos nos encontrar na mesma esquadra a passarmo-nos por ladrões de carros por não trazer uma procuração!!!!!!!

Pensem nisso…

Leonardo Vieira

Frases & Frases

Era bom de + para ser verdade!!

Já chegámos a elogiar a STV neste espaço pelo bom trabalho que têm vindo a fazer desde o seu ínicio. Dinâmicos, inovadores, criativos, etc... Jovens que contrariaram o monopólio da TVM (também não era dificil) e em pouco tempo a ultrapassaram de forma escandalosa. Mas passados 4 anos, algumas coisas começam a cansar... Quando se sobe tão rápido e se torna tão poderoso (poder da informação é enorme) geralmente nasce algo com isso... a arrogância !! E foi transpirando arrogância que no final do ano passado a STV abriu o Telejornal com titulos sensionalistas como “Boa Tarde, estamos a ser perseguidos” ou “tentaram-nos silenciar” !!! Estavamos nós em plenas férias e longe de televisão quando nos chegaram esses relatos. A principio não acreditei mas depois me desiludi. Ao que parece até debates sobre o assunto foram criados mas por incrivel que pareça, só com uma das partes envolvidas no painel, a STV. Abriram a linha de mensagens (3.250 MTn por SMS) e lá estava o povo todo ignorante a mandar mensagens de apoio. Consta que até de ignorante (ou algo parecido) apelidaram o Juiz Paulino, Juíz esse que assinou a ordem judicial. Agora vejamos:

Será que a STV, por ter todo o poder da media e até fazer um bom trabalho, tem o direito de estar acima da lei ?? Se não passa de uma empresa privada, tendo o beneficio do LUCRO, também têm as suas obrigações e deveres.Se têm dividas que as paguem, e se têm razão que a defendam no tribunal não em praça pública. A arrogância manifesta-se assim mesmo, achar que são superiores.

Ao ser uma empresa da media, possui uma grande responsabilidade social e não poderia estar a desinformar o público da maneira que lhe convêm. Amanha há uma motivação politica ou de outro âmbito e temos na TV uma arma poderosa que pode gerar violência.

Mas isso tudo me veio à memória hoje ao assitir o Jornal da Tarde da STV. Abrem com uma noticia importantissima para Moçambique....”Grupo ELEX orgulho por abrir o Music Box”!!! Sinceramente !!! Parabéns ao grupo do qual gosto bastante, mas STV...é noticia para abrir o Jornal??!! Têm um país inteiro à espera de informação que interfira no seu dia a dia e fazem isso!! Já o fizeram no tempo do Fama Show, do Fest Coros, etc.... Está certo que é uma empresa, é comercial, mas deveriam ter um pouco mais de classe, de brio profissional. Assim qualquer dia correm o risco de virar uma 9TV ou 9FM (que de 20 em 20minutos nos entopem com concursos de oferecer vassouras, esfregonas ou SoKlim!!!). Enfim, talvez a desilusão seja culpa minha, pois via na STV um exemplo de diferença e esperança neste nosso país....

PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

NB – No Jornal da manhã, abrem a página CULTURAL e falam da nova NOVELA que vai estrear!!!! Será que cultura é isso?!?

Contribuição 11

O nosso amigo Leonardo Vieira, foi numa dessas noites a uma das nossas casas nocturnas e apreciar como anda a assistência em termos de música ligeira moçambicana. Aqui vai o relato do que ele presenciou na primeira pessoa.
......................................................................... ............................................................
GRANDE DILON!
Caros amigos no dia 12 de Janeiro (uma sexta-feira) tive a oportunidade de poder testemunhar onde
nos leva a preserverança.No espaço África Bar o cartaz do dia era DILON DJINDJI, aquele que depois
desta data passei a achar o melhor cantor MOÇAMBICANO da velha, nova e futura guarda.
Aquele senhor, no auge dos seus 70 e poucos anos tinha a casa vazia (o que ele não merecia) e
mesmo assim deu um show como se estivesse a cantar para 2000 pessoas. A sua energia e vida no
palco foi aos poucos transportada para o público e acredite, a meia dúzia de gatos-pingados que
estavam sentados levantaram-se de suas cadeiras e começaram a vibrar com ele. Num total de 2
horas, repartidas em 2 momentos, o auge foi quando ele deu os acordes de “Dilon wa mutekele
Podina” (perdoem-me se escrevi mal). Até ao BAR MAN saíram dos bares para dançar (sem nenhum
exagero)!! Estrelas como esta correm o risco de desaparecer sem que lhes demos o devido valor,
como foi com Zaida, Carlos, Lisboa Matavele, e muitos outros citáveis. AGORA é o momento de lhes
darmos uma vida digna, não um funeral de Herói.
Pensem nisso!

LV

Frases & Frases



Silêncio dos Inocentes

Informação será porventura uma das maiores e mais poderosas armas que existem neste momento. Quem controla a informação detém um poder de grandeza incalculável. Uma Televisão, uma Rádio, um jornal, a media em geral...são elementos que dão um poder manipulativo muito grande. Guerras são geralmente ganhas por quem consegue estar mais bem informado e por quem tem a capacidade de (des)informar o inimigo.

E porque este assunto hoje do nada ??!! Simples.... A revisão da Lei de Imprensa!! Já prestaram atenção ?? Confesso que não tive o documento em mão ainda, simplesmente acompanhei o debate na STV sobre o assunto. E foi descarada a forma como o representante do governo tentava camuflar, sem sucesso, a nova proposta ditaturial e cheia de elementos de censura. A cada questão de Machado da Graça ou Luís Nhachote, o individuo oferecia-nos respostas descabidas e que deixavam a nu a intenção com a nova lei....Controlar por completo os media ! Já há muito tempo dizem que Guebuza se tornaria num ditador, é possivel, não discordo, mas que esta tentativa reforça essa teoria, isso é certo.

A revisão inclui artigos que proíbem partidos de possuir rádios (e foi engraçado quando Machado da Graça pergunta o que irá acontecer com o Jornal Notícias/Domingo...e o gaguejar do responsável), artigos que tornam muito mas muito complicado adquirir uma licença de rádio, e ainda aquele que não permite capital estrangeiro superior a 20% ! ! ! Que hipocrisia.... Quantos nacionais têm capacidade para investir ?? Qual é o investimento estrangeiro na Mozal, Sasol, HCB entre outros... Isso apenas vai dar mais espaço para os chamados “Testas de Ferro”....Hipócritas.

Enfim, resumindo, uma nova lei que tornará quase impossivel aqueles com ideias contrárias ao governo criarem formas de espalhar a informação...

PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

NB – foi surreal quando a apresentadora ANABELA ficou 10 minutos a tentar explicar ao representante do governo (que fez a proposta de lei) que jornal electrónico não tem tiragem!!! E o homem insistia..."Porque não??!!, não queremos máxima, podem por a mínima!" Em directo para o país!! Se quem fez é ignorante na matéria....

Kitesurf em Moçambique


O C&G saiu de casa num domingo de manha e foi passear a praia da Costa do Sol como fazem milhares de citadinos da nossa capital.

O dia estava lindo, o sol forte e o vento ameno, ou melhor, perfeitas condições para um dia de praia, de futebol ou de volei com a família ou com amigos. Quando de repente surge um enorme papagaio no ar: um kitesurf. O Kitesurf, Kiteboarding ou mesmo Flysurf é um desporto aquático que utiliza um papagaio (chamado kite) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com o papagaio preso à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge papagaio. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajecto e realizar saltos incríveis. O Kitesurfs foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas atingiu alguma popularidade a meio da década de 1990. O nome resulta da junção de duas palavras inglesas: Kite, que é papagaio e Surf, do verbo inglês to surf, que significa navegar.

A razão deste texto é pelos perigos que este desporto apresenta. Grandes perigos tais como explica o praticante Leonardo de Ilha Bela – São Paulo no Brasil, “ (...) de repente o kite decolou com minha namorada segurando a barra. No susto agarrei as linhas do kite com o braço e as mãos para derrubá-lo. Naturalmente as linhas queimaram meus dedos e cortaram fundo meu sovaco (…)” ou o Marco de Ponta das Canas – São Paula no Brasil, “ (…) velejando na ponta das canas, com mais de 40 pessoas na agua, entre KITES e WINDS, uma lancha o abarrou em pleno velejo, E NÃO PAROU PARA SOCORRER (…)”.

Mas serão só os acidentes que determinam que este desporto é perigoso? Não! Organizações como a Beach Lifeguards do Reino Unido já começaram a sensibilizar os praticantes a cumprirem com certas normas de segurança. Não só para os praticantes com para os restantes utilizadores do local onde este desporto se pratica. Na brochura que esta organização preparou eles focam os seguintes pontos:

Regras gerais de segurança
- Sempre de passagem a outros utilizadores da praia
- Mantenha o kite na posição das 12 horas (vertical) perto de outros utilizadores da praia
- Nunca arrisque a segurança dos outros
- Nunca pratique o kitesurf perto de zonas balneares, áreas onde existam barcos, bóias e outros.
- Seleccionar um local seguro para lançar o papagaio

E é simplesmente proibido:
- Colocar as linhas do kite no caminho de outros utilizadores da praia
- Deixar o equipamento desprotegido
- Lançar e aterrar o kite em zonas concentradas de pessoas
- Pedir a alguém inexperiente ajuda para lançar o papagaio

O C&G não tem conhecimento de nenhum acidente que terá acontecido nas praias moçambicanas envolvendo praticantes de kitesurf. Mas pelo que se vê, neste momento, existem praticantes irresponsáveis que desrespeitam a segurança dos utentes da praia e por esta precisa razão, queremos alertar as entidades competentes para a essa pratica.

OS ACIDENTES DE KITESURF ESTÂO A CRESCER EM TODO O MUNDO!!!!

Outros links interessantes:

http://www.kitesurfmania.com.br/ksm/kiteschool/Default.asp?id=8

http://oradical.uol.com.br/kitesurf/historiakitesurf.asp

Frases Infelizes


João Carlos Schwalback - Vereador para área da Salubridade do Concelho Municipal de Maputo.
Câmara Municipal da Luta Contra Sida - Em que planeta??!!

Caro Jorge, voltamos a pedir, por favor prepara-te antes dos programas!! Prepara o trabalho pois a vitória prepara-se, organiza-se. E não entres na moda de que quem critica é invejoso. Isso é muito arrogância de quem é criticado. Aproveita a critica construtiva e melhora, para que possamos na próxima elogiar o teu trabalho.

Esta rúbrica inicia assim e estaremos atentos...

A estereotipificaçao social

Esta será a 1ª contribuição do ano aqui no blog. E como tal decidimos dar primazia a uma mulher, não só pela sua condição de mulher(até porque essa condição deve ser conquistada), mas porque achamos o texto um verdadeiro retrato falado daquilo que é a Sociedade Moçambicana.


Esta contribuição foi retirada, com a devida autorização, do fotolog da autora...
Identifiquem então os vossos estereótipos com a ajuda da amiga Carla Faria...

-------------------------------------------------------------------------------------------------
A estereotipificaçao social

Um estereótipo social é um boneco feito com medidas sugeridas por um manual que surgiu na nossa sociedade, o “ Moral e Cívica – um passo do abismo”. O seu cérebro obedece a padrões mínimos, a sua miopia é de um grau avançado, os seus membros curtíssimos, para que sejam de curto alcance a sonho algum, os pés são de matéria de estado gasoso, dai que não possam a marcar lugar algum por onde passam.

Nos dias de hoje, ser diferente é [a]normal. As pessoas dizem valorizar os direitos e sonhos, a liberdade de expressão, mas na verdade sublimou-se todo um processo de transfiguração de ideais, ou seja, passam estas palavras do topo da estante, a prateleira que chamo taboo, ao fundo do baú de cânfora, o mito. A cidade onde vivo, cada vez mais sofre este tipo de fabricação em massa, palavras como CONSERVAÇÃO PROFESSOR EXEMPLO CULTURA E EDUCAÇÃO perderam qualquer valor para a geração em que vivo. Surgiu um antonimismo na correspondência de atitudes e comportamentos, os amigos são inimigos, e os bons passam a maus. O ladrão é aplaudido e convidado a jantar, e o honesto perde o emprego, por não conseguir acompanhar o espírito da MUDANÇA! A doença e o preconceito, serviram de pipocas que comemos todos os dias, enquanto se encena por ai com grandes gestos e promessas bulorosas. O MEDO é a palavra que Hitler lançou da cova, a seguir a DOMINAR. O medo tomou conta de qualquer ser pensante, o medo de agir, o medo de acreditar, o medo de amar, o medo de estar correcto. Marchamos para um nada, escondemos os sentimentos, e entregamos os pulsos ao carrasco.

Hoje em dia, ver a pomba branca, é sinal de que algum espertinho vai ter almoço!

Carla Faria, 15 de Janeiro de 2007.

Vasco da Gama in the HOUSE


Escrevem mal e só dizem asneiras!” – disse-me ele na hora do jantar.

É verdade, nós do C&G, de certeza que escrevemos mal e dissemos asneiras. Mas o que importa? Não será mais importante escrever e dar as nossas opiniões? Uma opinião é aquilo que se pensa sobre um assunto. E nós pensamos, portanto escrevemos. Claro que é importante sabermos mais e mais para formularmos melhor as nossas opiniões. Mas primeiro, não temos tempo. Cada um de nós temos as nossas responsabilidades profissionais, académicas e familiares. Segundo, somos meros espectadores de bancada de um desafio que já começou antes de nascermos. As situações acontecem ou acontecerão sem que possamos intervir.

Devem ser uns putos revoltados!” – continuou ele depois do jantar.

Revoltados não acredito. Mas tristes e decepcionados com algumas situações da nossa sociedade, isso sim. Sem duvida, decepcionados. Pelos nossos “mais velhos” passarem por corruptos, ladrões e aproveitadores de poder. Isso sim, torna qualquer um decepcionado.

Até já sei quem eles são!” – fechou a conversa com ar de descobridor, tal Vasco da Gama chegando a costa de Moçambique.

Será importante saber quem são os membros do C&G? Será a identidade mais importante que a missão!? Ou é para dar as desculpas de sempre? “Ahhh, aquele só diz isso porque que é filho daquele!”, ou “Esse sempre foi um revoltado! Só podia ser ele mesmo.”, ou, “Não acredito! Aquele também?”

Que tal essas pessoas, que tanto tentam descobrir as identidades e decifrar os propósitos do C&G, se preocupassem mais em ajudar o desenvolvimento destas pequenas contribuições para uma sociedade melhor ? Vários posts que colocamos no C&G, carecem de mais investigação, de mais fontes fidedignas, de mais bases na explanação e explicação dos temas.

É verdade! Assumimos! Mas volto a repisar, o que é mais importante??? Falar (escrever!) ou ficar calado e ver o barco passar?!

PENSEM NISSO

MSN (membro sem nick)

X File 720

Certamente todos ainda têm na memória um caso que muita tinta fez rolar (e promete fazer rolar ainda mais) nos diversos quadrantes da nossa Sociedade. Falo concretamente da polémica Casa 720, sita na Avenida do Zimbabwe, na zona da Sommerschield, casa essa que está sendo disputado pelos cidadãos Faruk Gadit e Nelson Diogo da Silva, respectivamente.
Não me vou alongar muito, porque alguém muito bem abatido no caso em questão já descreveu em linhas bem elucidativas o que realmente se passou. Falo do jornalista Salomão Moyana, um exemplo vivo do jornalismo de investigação, de informação alternativa e de imparcialidade pela maneira como escreve os artigos. Deixo-vos então este link ---
http://www.stop.co.mz/news/new.php?idnew=8654&idt=2240 --- onde poderão ler tudo e mais alguma coisa sobre este caso. Jogadas politicas, abuso de poder, e muita lenga-lenga na forma como o caso está a ser tratado pelas autoridades competentes (nada de anormal quando se fala em Moçambique) são os pontos dominantes no texto.

Numa altura em que se fala em transparência governativa, combate à corrupção, bom exemplo governativo e mais blá blás, ouvimos e vimos coisas dessas, a nossa Primeira-Ministra aparecer na televisão em horário nobre para falar da casa que o seu filho MAIOR de idade está a comprar. Maior, que não pode ser contactado para prestar declarações. Que conceito de maioridade é esse?
Haja paciência para aturar tamanha estupidez...isso é sim falta de respeito para com o povo!!
Este é o típico exemplo de que quem quer, tudo pode. Mas abuso de poder não é crime?

Pude acompanhar uma noticia no jornal da noite da Stv (na Tvm era um pouco dificil) de há umas semanas atrás, que dava conta que Faruk Gadit conseguiu um 2º recurso no Tribunal Judicial, e que o caso ía a julgamento em data a anunciar. Diante de todos factos que Salomão Moyana apontou será que vale a pena julgar? Porquê?!? Porque sim?

Contudo é preciso ter cuidado com o que se escreve e com o que se diz, pois ninguém quer ver a sua vida terminar porque indivíduo A ou B não pode ter a vida que quer, passando por cima dos outros. É preciso ter medo de morrer, porque já sabemos o que é que acontece a quem fala demais.
Principalmente numa república das bananas.

PENSEM NISSO

Tsapau

Férias são boas e a gente gosta !!

Férias são boas e a gente gosta !! Mas como tudo que é bom acaba cedo, estaremos brevemente de volta. A pressão foi tanta em Dezembro que não pudemos colocar um post a anunciar as nossas férias `blogais` mas enfim, penso que perceberam....

Agora que as férias acabam e nos preparamos para enfrentar mais um ano de trabalho, estudo, testes, exames, patrões, empregados, policias,ladrões, amores, desamores, futebol, enfim....mais um ano de vida, paramos neste mês de Janeiro para reorganizar um pouco a casa e preparar a estratégia para 2007. Desta forma, dia 24 de Janeiro estaremos de volta com mais algumas linhas de escrita, algumas fotos incómodas e se possivel, com mais contribuições das pessoas que nos visitam.


Para os mais assiduos e interessados nos nossos RESUMOS MENSAIS, vulgo PDF´s, o de Dezembro estará disponivel na mesma data.

Kanimambo

Tsin Tsi Va, Tsapau e MSN