As Mentiras da Verdade



Como haviamos anunciado, o video do Azagaia já está online.
Vejam e PENSEM NISSO!!!

Curto & Grosso

50 comments:

    Esta musica tá muito boa, letra, beat, atitude, tem tudo pa ser uma revolution music, mas será que o Foguinho já ouviu com atenção?
    Brincadeira, a minha verdadeira pergunta é: Será esta musica suficiente para abrir os olhos do povo moçambicano! Um povo ensinado a ter medo da mudança....?
    Gosto muito deste som, pegou pesado e pegou bem! Props 2 Azagaia

     

    Grande BEAT do mano Azagaia.
    Ao contrário de muitas musicas e clips qie existem por ai, este tem td a ver, desde o cenário ao contexto da musica e as cenas vividas no clip. ou seja, está de parabéns o Azagaia e a "Cotonete Records".
    Que venham mais sons como este!!

    LV

     

    Grande tema. Grandes mensagens

     

    Muita gente tem criticado esse video pela falta de "qualidade"... Gostei da história e das montagens. Mesmo não tendo a qualidade de imagem dos videos que giram por ai (dos Bangs e companhia), vejo esse video 10x seguidas em vez de qualquer um dos videos que andam a "bater" por ai...vazios de conteudo!! Musicas todas iguais (DJ ARDILLES parece k está a facturar!!) e sempre mesmo video...carros,mulheres,charutos...

    O ppl já foi hipnotizado e mais uma vez...a mediocridade se instala.
    Parabens por este video e pela musica..

     

    Concordo plenamente contigo, caro Tsin Tsi Va, esta música, em termos de CONTEUDO bate a 100 as músicas "batentes" por ai. e em termos de relação clip-música tem muito mais a ver do que "nuna wa mina" da lizha, por exemplo!

    Não é dúvida que é um grande som!

    LV

     

    Pois é...

    É triste mas é verdade!

    Confesso que músicas como as do DJ Ardilles me fazem mexer as ancas e sorrir de tanto dançar.
    Mas confesso também que embora cante a letra "foto foto foto" com um sorriso nos lábios, não me identifico com nada do que a música diz. E fere-me os ouvidos cada vez que oiço uma música tão errada gramaticalmente como por exemplo: "VENHA que eu TE quero"...não falo português perfeito mas sei o mínimo, não sou figura pública e não canto em alto e bom som a minha falta de interesse por querer aprender pelo menos a lingua em que decidi cantar.

    A música do Azagaia por outro lado, tem ritmo e tem mensagem. Não me faz sorrir mas toca-me mais profundamente que qualquer "patrão" que ande pelas rádios e não permite sequer que usem o seu nome verdadeiro de certidão, Rogério.

    Tenho que dar os meus parabéns ao Azagaia...excelente...a qualidade é perfeita...! PA-RA-BÉNS! Não sou adepta de RAP, mas conseguiste conquistar os meus ouvidos, e PA-RA-BÉNS por ter fugido do PIMBA e PALHAÇADA que corre pela cidade.

     

    Eu falava do DJ ARDILES em termos de beat....todos artistas agora vao buscar instrumentais (todas parecidas) do DJ ARDILES... Uma cena bate, todos querem fazer.Nao teem identidade... MEDIOCRES

    A musica FOTO é muito boa...pq é feita já num estilo de brincadeira...é puramente para divertir! Agora PATRAO,ELETRECIDADE, e outras...Muito fracas mesmo

     

    PARABENS AO MANO AZAGAIA DA COTONETE RECORDS.SE FOSSE PRA DAR VALORES A MUSICA (DE 1-A-10), DARIA 9,8. A LETRA ESTA BOA MESMO,MAS HA COISAS QUE NAO CONSIGO ENTENDER POR CAUSA DA RAPIDEZ. A INSTRUMENTAL TB PODERIA TER SIDO MELHOR, MAS ENFIM, NAO ESTOU AQUI P CRITICAR, NEM OFENDER O MANO AZAGAIA QUE ADMIRO TANTO. O VIDEO ESTA OPTIMO, NAO 'E POR ACASO QUE CHEGOU AO PRIMEIRO LUGAR NO MUSIC BOX. FORCA AZAGAIA e VAMOS EMBORA... Tsin_Tsin_Va: MENOS CRITICAS PLEASE, VAMOS EMBORA

     

    Menos que??? hahaahhhah
    Se ligar a rádio e ouvir de 2 em 2 horas as mesmas musicas a repetirem-se...mesma sequencia, do mesmo produtor e todas elas musica de discoteca....se isso te agrada, a mim não... Gosto de variedade, gosto de originalidade e PERSONALIDADE.
    Podes ter reparado k elogiei a musica FOTO....O resto...nahhhhh

    Panos quentes é para colocar lá fora...aqui é curto e grosso

     

    Heich... hoje ouvi dois sons que me deixaram arrepiado!
    o 1º foi uma nova música da dama do Bling, que devo desde já lhe dar os meus parabéns!
    o 2º foi do VALETE, que vi aqui no blog...caros, Isso sim é um som de verdade!
    Quando ouço coisas destas até fico com vontade de fazer RAP tb!

    LV

     

    Epah pessoal... vamos lá ter calma! Não é suposto a música ter sempre mensagem. Há espaço pra todos. Se o Azagaia fez uma música de intervenção, ainda bem! e fez muito bem! agora isso vai tirar mérito ao "patrão é patrão" por exemplo?! Tenham calma! Não se esqueçam que ainda há 4 anos atrás a música moçambicana era ZERO!! Só se ouviam coladeras e kizombadas dos nossos "irmãos"... Finalmente começamos a ter uma indústria de música com qualidade, com boa produção, bons beats, bons clips etc. Portanto vamos ter calma!

     

    há espaço para todos... para finalizar, dizer que embora a música do Azagaia tenha conteúdo, parece-me a mim que peca por ser especulativo!! Toda a gente anda a aplaudir, ora porque o Azagaia fala as verdades etc... mas epah, por acaso alguém me sabe dizer onde é que ficou provado que samora foi assassinado por companheiros da FRELO?!? Nem sequer sabemos se foi efectivamente assassinado! E se foi, quem o fez! Nunca ficou nada provado... Então digam-me lá se cantar uma coisas dessas não é especulação? Depois aqueles papos dos estrangeiros e que a cor da pele é que conta... epah e que tal dizer que muitas vezes esse tal racismo existe entre os próprios negros moçambicanos? Esse papo de que a culpa das coisas estarem como estão no nosso país é dos estrangeiros, e de um suposto neo-colonialismo... esse papo a mim não convence!

     

    até porque, a ser verdade que os melhores empregos são dos estrangeiros e que a cor da pele conta... epah a ser verdade isso, é porque alguém deixa né? Ou afinal os estrangeiros chegam aqui e apontam armas à cabeça dos mozs pra ficar com os melhores cargos?
    Por isso há que ter calma! a música está engraçada... mas também acho que tem várias coisas que não correspondem à verdade, ou estão muito deturpadas!
    E mais não disse!

     

    Pena que deixes anónimo meu caro! Arranja um nick,pseudónimo, qualquer coisa para que possamos estabelecer um diálogo...

    Não posso deixar de concordar contigo nesses aspecto, mas apenas na questão do invocar o racismo na música. Achei a única parte fraca da música. Dizer que nos bancos não encontras nenhum negro é completamente falso, por um lado, e mostra ou ignorância da realidade ou querer falar num tema polémico só por falar. Aqui em Moz então, vejo muito mais racismo e tribalismo por parte dos moçambicanos (negros e não só) do que por parte dos estrangeiros que nos visitam.

    E aí tocaste no ponto fucral!! Não haveria ESCRAVATURA há 500 anos atrás senão fossem os próprios africanos a venderem-se uns aos outros! E agora como é ? Quem faliu os nossos bancos e privatizou-os todos ? Não temos banca moçambicana... E quase toda a industria. Destruímos a economia do país, agora dependemos só de importações e no fim, quando estamos à rasca com a nosso incompetência e sujidade, culpamos o OUTRO, o estrangeiro, o xingondo, ou qualquer argumento que nos permita desviar a atenção para a verdade...

    Mesmo assim, não deixa de ser uma boa grande música. E se tens dúvidas que foi a própria FREL que assassinou Samora, eu não tenho! Há verdades e verdades...e a maioria nunca vais saber. É questão de analisares os factos e tomares a tua posição.

    Ou achas que algum dia saberás do PAIOL, do MAgricultura,do Siba Siba...etc...

    PENSEM NISSO

     

    A todos! Concordo com o Tsin quando diz que as pessoas que comentam aqui no blog tenham pelo menos um pseudonimo, porque assim pode-se fazer uma relação entre um comentario e o outro.

    Vamos directos "As Mentiras da Verdade", é verdade que a musica é exagerada, mas é a opiniao do autor e a liberdade de expressao tem que prevalecer.

    O que eu adoro na musica é que espevitou o moçambicano, isso mesmo, nós moçambicanos somos muito sem sal. Outro dia um estrangeiro dizia, e muito bem, que o Angolano vai sempre ter mais sucesso que nós. E porque? Porque é orgulhoso!!! Não é por causa dos diamantes e petroleo mas sim orgulho!!! E nós nada, temos que acordar e começar a viver. Somos muito basicos...e é neste ponto que entra a musica. Estamos aqui a discutir a musica? Certo?

    Estamos a discutir tudo que está a sua volta, ou a musica não fosse uma critica a sociedade!!! Estamos a dissecar a musica e isso faz-nos pensar, consequentemente, crescer!

    PENSEM NISSO!!!

     

    Pessoal, antes de mais dizer que escrevo anónimo porque não tenho blog aberto. Logo, não sou blogger e não tenho assinatura. Mas vou passar a assinar com presudónimo, é na boa!
    Quanto aos vossos comments... em momento algum eu disse que a música não presta. O que eu disse foi que não concordava com a ovação que anda a receber, quando tem muitas coisas deturpadas ou especulativas. Por exemplo, pra mim aquela outra música da GPRO "País da Marrabenta" também era uma música chamemos de intervenção, e no entanto sem entrar em especulações e deturpações desnecessárias.
    Ao contrário, esta aqui peca por entrar nesse campo, e no campo do racismo, que esse então, acho completamente desnecessário!
    Quanto a eu ter dúvidas do Samora. Não se trata de ter dúvidas, ou não ter. Eu obviamente que tenho as minhas ideias e convicções formadas. A questão aqui trata-se é de perguntar-te em quê que atirares boatos/especulações dessas pra praça pública vão ajudar? Isso é como a nossa imprensa independente (Savanas e afins). Todos os dias saem com escandâlos, boatos, roubalheiras dos nossos camaradas da FRELO... no entanto, alguma vez resultou no que quer que fosse? NÃO! Sabes porquê? porque aqui o pessoal gosta muito de "mandar bitaites" (como dizem os tugas), mas depois não tem provas e as coisas ficam sempre na mesma.
    E assim, pergunto-te: what's the point? Em que é que vai resultar andares a dizer alto e bom som que os frelos é que mataram o samora, se não tens como provar?
    Um gajo vê lá fora, um jornal aparece a dizer que político tal é corrupto, mas depois aparece com facturas, extractos bancários etc. que necessariamente levam a que esse político e o governo tenham de reagir.
    Aqui, limitam-se a publicar o que se vai dizendo à boca pequena, sem qualquer trabalho investigativo de vulto. E no fim fica tudo na mesma. Afinal de contas ganhas o quê com isso?
    Daí a minha crítica ao AZAGAIA... anda a cantar que samora foi assassinado pela FRELO. Mas onde é que isso ficou provado?

    Ras Maputo

     

    Obviamente que isso é liberdade de expressão, e o AZAGAIA canta o que quer e como quiser. Mas isso serve para os dois lados, ou não? Se ele canta o quer, eu também tenho direito de pensar e dizer o que quero da música, ou não?! Já dizia o outro... a tua liberdade acaba onde começa a minha, e mais outros frases clichés dessas que agora não me lembro.
    Quanto à comparação com os angolanos... epah brada, acho que tens de parar e pensar (como tu próprio fazes questão de dizer) sobre a tal arrogãncia dos angolanos.
    1º pergunto-te quem é que é arrogante? O povo angolano? ou a elite que não representa minimamente o país? Aqueles gajos são cerca de 12 milhões de angolanos, sendo que quase metade eram refugiados de guerra que agora começam a ser repatriados. Diz-me lá qual o orgulho que eles têm? do quê? Os outros 4 milhões vivem nas favelas à volta de Luanda, a asfixiar completamente aquela cidade, com um custo de vita absurdo etc. etc. diz-me lá que orgulho eles têm? Os únicos orgulhosos que existem são a pequena centena de milhar que formam a elite angolana, mas que de modo algum representam aquele país. Se calhar o teu problema é só teres convivido com filhos de generais etc. e esses obviamente são maningue estilosos. Mas não penses que servem de amostra. A base do sucesso é orgulho? Duvido muito. Além de que, se não tens orgulho em ser moçambicano, devias ter! Porque o certo é que somos o único país lusófono africano com uma medalha de ouro nas olimpíadas (Lurdes Mutola). Vai lá perguntar aos angolanos se já ganharam alguma? Somos o país lusófono que tem um secretário-executivo da SADC (Tomás Salomão). Somos o país que pode dizer que viu nascer dois dos melhores jogadores de futebol de sempre (Eusébio e Coluna).
    Somos o país que tem um parque natural tão rico em biodiversidade, que havia quem lhe chamasse "o sítio onde Noé poisou a Arca". Falo da Gorongosa claro, que se tudo correr bem vai voltar a competir com os Krugers e Seringetis daqui a uns anos. Epah brada, podia-te dar tantos mais exemplos desta nossa terra, e dos motivos para ter orgulho em ser moçambicano, que epah, qual angolano qual carapuça. Duvido que algum angolano seja mais orgulhoso/nacionalista que eu em relação a Moçambique!
    Agora... uma coisa é orgulho. Outra coisa é arrogância! há que saber distinguir as coisas.
    Orgulho é saudável (desde que não seja em exagero).
    Arrogância é estupidez! O problema é que aquela elite deles é muito arrogante... mas deixa-me que te diga, só pra terminar e com conhecimento de causa, pois convivi bastante com angolanos, aquela postura deles é fachada para esconder a amargura que sentem do país deles.
    Se puderes lê uma entrevista do Eduardo Agualusa em que ele explica isso muito bem e faz a comparação com Moçambique.
    Mas enfim... não vos chateio mais.
    Resumindo e concluindo. Duvido que algum angolano tenha mais orgulho na sua terra que eu em Moçambique (ok, a ida deles aos mundial não conta ehehehe). Mas a sério, orgulho acho que até os swazis tÊm tanto como nós na terra deles.
    Agora arrogância é outra coisa, e mesmo essa só existe na elite, porque o povão angolano... coitados, vão ser arrogantes porquê?
    Não penso que seja por aí a chave do sucesso de um país.
    A chave do sucesso é trabalho, honestidade, trabalho, educação, trabalho, competência, trabalho, enfim... deixarmo-nos do deixa-andar e do cabritismo!!
    Isso sim, é que interessa! Agora arrogância e orgulho... deixa lá os angolanos com isso, eles que sejam felizes assim!

    Ras Maputo

     

    Caro RAS MAPUTO... (podes assinar as peças nas opcoes mesmo, ve bem...como OTHER e poes teu name)

    O orgulho do povo angolano não se limita às elites...penso eu! Nunca lá estive mas familiares que já lá viveram contam que até quem serve à mesa mantém a mesma postura que a elite que contas. Estamos de acordo que a arrogância dos individuos é um nojo, mas o seu orgulho traz muita coisa boa.Deixa me dar te uns exemplos:

    - O moçambicano quando vai tirar visto para a TUGA passa mal pa car**** !!! São dias e dias e várias idas, bichas fantoche só para te cansar. E muitos são recusados. Já os tugas qnd cá veem recebem visto à entrada.
    - O moçambicano fica sem puder conduzir em Portugal e o tuga aqui passeia...

    Certo dia os tugas pararam 2 avioes de angolanos e mandaram voltar para tras....poucas horas depois os angolanos fizeram a mesma coisa.
    Certo dia o mantorras ficou sem carta e os angolanos nao podiam conduzir na tuga....horas depois AUTOSTOPS em LUANDA e todos tugas sem carta..
    Os brasileiros, algumas horas depois de serem obrigados a tirar foto, por impressoa digital etc...nos USA...algumas horas depois eles fizeram o mesmo do seu lado.

    São essas coisas que me cansam nos Moçambicanos.Somos abusados e ainda sorrimos!!Nisso eu admiro os angolanos.

    Outra questão e´falares do Savana e companhia que apresentam cenas sem provas. Agora explica. O assassinato do Siba Siba teve provas e todo mundo lá dentro sabe quem matou.Inclusive esse cidadao vive em angola agora. E diz me, de que valeu ??
    A directora da faculdade de medecina (k já saiu) e o reitor da UEM, o brazao....cheio de provas de corrupcao contra eles...De que valeu publicar ??
    O paiol, o MNAG, os devedores do Banco Austral.... Tanto crime cheio de provas aqui e nada fizeram. Que mais provas de incompetencia,medo,gangsterismo, de um estado completamente sujo e com rabo preso com a máfia tu queres???

    Mas enfim, para quem não sabe, Maputo é considerada a SUIÇA ao lado de Luanda....há coisas boas nesta terra, mas o podre cada vez mais toma conta...

    EIX...este texto ficou big!

     

    Caro Ras Maputo,

    Quem é que falou de arrogancia? Eu não fui de certeza! Mas uma pitada de "arrogancia" não aleija nada e faz seres grande.

    Falei de "orgulho", e o Tsin tem razão não vamos comparar o orgulho angolano do nosso!

    São incomparaveis, e se isso é uma força motora muito forte? Isso é...

    Abraço a todos e bom fim de semana!

    PS. Não se esqueçam de votar no Referendo C&G!!!

     

    ok bradas... fiquei a saber que o orgulho é a força motora do progresso e desenvolvimento de um país! sinceramente não sabia, mas estamos sempre a aprender né?
    Sempre pensei que aqueles países nórdicos (Suécias e Cia.), Canadá, Japão etc. tinham atingido o nível de desenvolvimento que hoje possuem por terem investido na educação, infra-estruturas, combatido a corrupção, combater o desemprego etc.
    Pensava que era isso que interessa para um país ter sucesso. Até porque não me lembro de nenhum destes países ser rotulado de "arrogante" ou "orgulhoso"... como queiram.
    Mas enfim, posso estar enganado e afinal estamos sempre a prender. Vamos todos ser orgulhos e/ou arrogantes porque assim é que o país vai para a frente. Vamos todos imitar os angolanos, até porque vê-se que a arrogância/orgulho deles está a desenvolver bastante o país (Será?).
    Quanto às alegadas provas de quem matou o Siba Siba e do Brazão... brada, vais-me fazer o favor de enviar então os artigos de jornais que tinham essas provas ya? Ou pelo menos vais-me dar a referência e eu vou à MEdiacoop pedir essas edições, porque eu sinceramente não me lembro de em momento algum terem sido publicadas provas concretas em sítio algum. A bem ou a mal, vivemos num Estado de Direito Democrático (se ele funciona bem ou mal, isso é outra história), e num Estado de Direito, quando existem provas bastantes de alguém ter cometido um ilícito, é aberto um inquérito e, eventualmente, a pessoa é depois julgada.
    Pois bem, o que tu me estás a dizer, é que foram publicadas provas bastantes em jornais, de que essas pessoas cometerem ilícitos, e não se fez nada?
    Epah brada... desculpa mas é assim, no meio da chafurdice de merda e das mafias qie este país tem, ainda há um mínimo de decência (eu pelo menos acredito nisso). E, sinceramente, não me lembro de ter visto provas publicadas em lado nenhum. Lembro-me de muita especulação, mas poucas provas. O paiol, tens provas de quê? Uns dizem que estavam a tirar mercúrio... isso apareceu publicado. Mas epah, só porque apareceu publicado, isso já é prova? No tal Estado de Direito Democrático, até prova em contrário és inocente meu irmão. Portanto, não é por o Savana dizer que eu matei, que isso faz com que seja verdade!
    Quanto à questão de agirmos sempre como moleques, mesmo quando nos abusam. Epah brada, em parte concordo contigo, mas tens de perceber uma coisa. O Brasil e Angola têm argumentos suficientes para reagir desse modo a "abusos" de outros países, coisa que nós não temos.
    O Brasil é a potência regional que se sabe, e o potencial mercado que igualmente se sabe, não preciso de andar aqui a dizer. E Angola, porra, Angola muito simplesmente possui jazidas de petróleo e gás que nunca mais acabam. É o maior fornecedor de petróleo em África da China(!!), tendo já suplantado a Nigéria. É o maior fornecedor de petróleo da Tuga, sendo que a Sonangol é uma das accionistas da GALP. Porra... e Moçambique tem o quê? Como é que queres contra-balançar as coisas com países mais fortes que tu, quando não tens argumentos para isso?
    Brada, nós agora também não podemos fazer o que Angola faz, só porque eles fazem. Cada um é como cada qual. Se tu bebes 10 médias e ainda estás de pé, não quer dizer que eu também consiga fazer o mesmo. Se tu corres a maratona em 2 horas, isso não quer dizer que eu também tenha de fazer isso. Cada um é como cada qual brada. Cada lá pra Angola, se queres um país-modelo para Moçambique, então olha para os países nórdicos etc. etc. que acho que são modelos mais proveitosos, e não olharmos para a arrogância/orgulho angolanos, e o facto de terem reagido às cartas de condução etc. isso desenvolveu o país deles? Houveram mais pessoas a ter comida na mesma por causa disso?
    O problema deste país também é que depois as pessoas alinham nesse discurso em que tudo está mal, tudo está péssimo etc. etc.
    Há que reconhecer que os frelos, com as mafias todas que nós lhes conhecemos, têm andado a levar a coisa pra frente. Sem petróleos, sem diamantes... no entanto temos uma economia que cresce ininterruptamente há cerca de 10 anos. Temos uma estabilidade politica que muitos países africanos invejam. Ao contrário por exemplo do nosso vizinho Mugabe. Além disso, infelizmente, e para mal dos nossos pecados, nós vamos vivendo com o que temos né? Ou achas que a RENAMO era uma alternativa aos mafiosos da FRELO? Não me lixem bradas! Infelizmente não temos alternativas credíveis. Essa é que é a verdade! Para finalizar... em vez de limitarem somente a criticar pela negativa, façam-no igualmente de forma construtiva. Exponham as vossas ideias! Nós somos ouvidos... e mais não disse!
    Abraço e boas vibrações!

    Ras Maputo

     

    SNIF... Tou emocionado com este debate!! Muita qualidade nos argumentos de todas as partes. PARABENS!!

    2a feira coloco os meus...BOm fim de Semana

     

    Ao Ras Maputo,

    De novo peço-te para omitires a palavra ARROGANCIA dos teus comentarios. Porque ninguem se referiu aqui que arrogancia é importante.

    A todos,
    Alguem sabe o que é um Estado de Direito? Faço um convite a irem ao www.google.com e procurarem "Estado de Direito" e depois fazer as devidas comparações com a nossa realidade! Vão ter um choque...

    Boa semana a todos.

     

    Wow...muito interessante a conversa. Eu acho que as pessoas em geral levaram akela parte da song sobre racismo muito no extremo. Aquilo foi apenas um exagero para causar efeito no meu ver. E para o Ras Maputo que criticou as especulacoes do Aza acho que nao ve muito bem que a meta da musica e fazer com que as pessoas (jovens em particular) pensem nas varias coisas ao seu redor que eles parecem ter se anesteziado com a musica que polue as nossas radios. Nao me lembro de na musica o Aza ter dito que a sua palavra era o gospel e que era tudo verdade indiscutivel, apenas lembro me de ele dizer nos no coro que era para termos cuidado com aquilo que os que estao la em cima "nao nos dizem" e a dizer em publico tudo aquilo que nos e os nossos pais falam entre eles no conforto das nossas casas onde os bichos papoes nao nos podem ouvir.

    Sendo alguem que ja ouviu outras musicas do album dele, digo-vos que a musica "As Mentiras da Verdade" faz parte de uma "trilogia" de musicas..."As Mentiras"...."As Mentiras da Verdade"...e "As Verdades"... As tres musicas escutadas uma depois da outra tem um sentido bem mais completo e em geral o people teria muito pouco por onde criticar. Muito daquilo que aqui foi criticado, isso de sempre culparmos os estrangeiros e por ele falado numa das musicas por isso esperem pelo album que deve sair em Agosto acho.

     

    Pessoal, antes de mais quero dar os meus Parabens a todos vcs q interviram e interveem aqui. Os comentarios sao todos muito bons e argumentados, alguns intristessem e outros nem por isso, mas ok, isso faz nos crecer a todos.

    Preliminarmente, a musica do MC e Rapper da label Cotonete Records, o mano Azagaia, e no meu ver uma musica por excelencia, embora com algumas informacoes simplesmente desactualizadas por parte, porque a cena do Racismo e do Estrangeirismo se calhar estejam desactualizadas, e/ou reduzidas a frequencia e variedade com que acontecem, mas e algo que ja aconteceu por muitas vezes no n(v)osso pais (e todos sabemos que sim), talvez hoje so nao seja muito frequente, mas contudo ainda ha necessidade em continuar a bombar, a frisar para que o cenario mude de uma vez por toda. Nao sei se conhecem, mas neste pais ha dezenas de lugares e sitios (Praias, restaurantes, ilhas, etc) que o negro mocambicano e barrado a entrada, nao pode sequer entrar, e nao por ser mocambicano mas por ser negro (talvez o mesmo aconteca com outros negros, sao lugares privatizados, vendidos pa estrangeiros, onde mocambicano nativo e batalhador nao pode sequer pisar (agora diz'me se isso nao e triste?)... Opah nao quero prolongar muito isso...

    Por outro lado, o cidadao RAS Maputo tem uma postura muito triste e hipnotizada. Ca pra mim, ele e um comfortado e instalado com (e no) sistema. Porque, quando a vida corre basicamente bem, ha sempre comida em casa (Camarao, Cacana, Arroz, Franco, Matapa, Carapau, Batata), habita numa casa basica (embora de tipo 3, mas com mais de 4 irmaos, casa alugada ou nao), estuda numa escola (embora reprovando ou nao, escola privada ou nao), quando veste umas roupas de marca ou nao (compradas da Bang fashions ou na Fnac/Coloumb ou na USA), epah quando parece ter uma vidinha basicamente conforatvel a base dos papas (ou nao), o resto nao o interessa mais, parece que o pais desenvolve e cresce porque ele consegue comprar umas sapatilhas Adidas (de 4 barras que vai na montra da Bang Fashions ou nao), o resto ta tudo muto bem. Se morre alguem - esta tudo bem se nao for algum familiar muito chegado ou desde que nao ponha em causa a vida e o sustento basico dela. Nao lhe interessa se a Frelimo rouba ou nao, se matam ou enganam, o que o lhe interessa e a vida continue assim, nessa onda de crescimento. Ela nem quer saber quantas pessoas vivem em pessimas condicoes, ou sofrem com essa forma quase macabra e ditadora de viver e de governar. Eles pensam - pa mim ta tudo bem, desde que vendam e privatizem as praias, as ilhas, etc e nao toquem num pilar ou numa palha ou num zinco da minha casa.

    Pessoas assim, sao as piores...

    Portanto, caro Ras, esse teu coforto para com o crescimento desse pais e muito reduzido ao tamanho da tua casa, talvez porque teu pai ontem foi Director de Marketing e hoje foi promovido Director geral...E assim, vao progredindo



    Hey..., rapazes tenho que bazar agora, mas calma so...Quero deixar link pa um site angolano que postou um artigo sobre a musica do Azagaia (que tambem ja faz muito furor por la), leiam o artigo mas principalmente leiam os comentarios...


    Hahahhah



    http://www.club-k.net/XP/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=7175&mode=thread&order=0&thold=0&POSTNUKESID=ed4ef95d5ff2ee79e6d406e9a192d599


    Basta copiar o endereco acima e colar na barra do endereco do teu browser e pressionar a tecla Enter, e ja esta!!!

    ------------------------------------
    .:O Rafeiro:.
    "Eu nao oico a vossa musica, eu nao sou pia"

     

    AUX !!!

    este foi um GRANDEEEEEEEEE COMENTÀRIO !!!!

    Meus parabens!

    PS : Claro que aguardamos a resposta do RAS, mas RAS, antes de responderes. Para e pensa no que este mano escreveu.

     

    Ilustre "O Rafeiro", não leves a mal o que vou dizer, mas o que tu escreveste não passa de verborreia aguda (muitas palavras com poucas ideias). Em vez de expores as tuas ideias, dado que não concordas com as minhas, e tens obviamente o direito a não concordares, limitas-te durante o texto todo a imaginar como é que serei, ora porque o meu pai é director geral?! ora porque compro roupa no colombo?!? etc. etc. e a dizer que pessoas como eu (quando nem me conheces) são as mais tristes. O que eu achei ainda mais piada foi o tsitsintva ter adorado e achado um grande comentário! nem me vou preocupar em responder a delírios à toa, porque como acima disse, verborreia aguda a mim passa-me ao lado.
    Só deixo algumas achegas pra finalizar. Ninguém está confortável com a situação actual do país, nem sou minimamente simpatizante de qualquer partido político no poder em Moçambique. Mas se me perguntares se prefiro a FRELO ou a RENAMO, não tenhas dúvidas que direi a FRELO, porque a RENAMO não chega sequer a apresentar-se como uma opção à FRELIMO, quanto mais uma opção viável. Mas alguém disse que em Moçambique não existe racismo contra pretos? Mais uma vez... verborreia aguda! O que eu disse foi que existe igualmente racismo entre pretos, a começar pelos muitos tais da FRELIMO, que quando estão lá em cima e viram empresários do turismo em Inhambanes e afins dão ordens expressas para não deixar entrar o preto moçambicano pé-descalço no seu "resort", e muitas outras situações. No entanto, onde é que o AZAGAIA falou disso? Não falou... limitou-se a falar do racismo vindo dos estrangeiros, e que eles têm melhores condições que os moçambicanos etc. etc. por isso eu critiquei isto. Como se a culpa do estado actual do país fosse dos estrangeiros. Daí a mina crítica.
    Depois vens-me dizer que parece que o país desenvolve só porque há uma loja da BANG?! A dares a entender que quando eu falo em desenvolvimento, estou a falar na loja da BANG (que sinceramente, nem sequer sabia que existia e nem sei onde fica). Verborreia aguda mais uma vez! O que eu disse foi que, apesar de tudo, o país está a andar pra frente. Tenho noção que podia ter andado mais... mas também tenho noção que não está parado, como por exemplo o Zimbabwe está. Afinal de contas, vais-me dizer que não tem havido desenvolvimentos? criação de postos de trabalho? porra, a EN4 para witbank, o carvão de moatize, a mozal, as areias pesadas de moma, a própria mcel com todos os seus problemas e a vodacom, a ponte que estão a construir sobre o zambeze, a reabilitação da gorongosa, etc. etc. isto tudo afinal é o quê?!? E o corredor da Beira anda a barracar só porque o teu brada Mugabe (preto) fodeu o Zimbabwe... o que fez com que as exportações/importações zimbabweanas deixassem de existir.
    Portanto, meus caros, querem bater um papo sério e trocar ideias, vamos a isso. Agora querem entrar nas verborreias, em que já entram em comentários mesquinhos, a dizer que sou triste e a imaginar como serei blablabla, epah então se é assim caguem pra mim. Prefiro ir bater papo com pessoas construtivas.
    Resumindo: querem expor ideias, façam-no. Mas não admito que entrem em quezílias pessoais, principalmente quando não correspondem minimamente à realidade. como diz o outro, quando não tens argumentos, só podes mesmo ir por questões pessoais... esse é geralmente a maneira de actuar dos mais fracos!
    Tsintsiva, o acima referido vai também pra ti, dado que reparei que gostaste assim tanto do comentário do teu amigo.

    E mais não disse.

    Ras Maputo

     

    Meus caros,
    Estive na calada a apreciar a vossa discussão e tenho a dizer o seguinte:
    Estão a desviar-se do assunto principal deste Post,entrando por caminhos não muito saudáveis!
    Ora vejamos,nós os 4 concordamos que o mano Azagaia fez um grande som (apesar de alguns exageros), e gostarísmos que os pseudo-músicos moçambicanos tivessem a mesma actitude e alterassem o conteúdo das suas músicas para algo mais socialmente útil!
    Todos temos orgulho de sermos Moçambicanos (e essa foi a discussão que me deu mais prezer em acompanhar), acreditamos que ainda MUITO pode ser feito.
    Quanto a discussão pertidária, uma coisa teremos que concordar com o RAS, a FRELI é muito melhor do que a RENA, e eu atrevo-me até a dizer que nós NÃO TEMOS OPOSIÇÃO em Moçambique. Mas caro RAS, a FRELI está entranhada na teia da currupção e não passam de uma cambada da ladrões egocêntricos (isso terás que concordar cgm amigo RAS).
    Quanto ao quisito pessoal, acho que não é o melhor caminho, pois nenhum de nós sabe quem é o outro e em que condições se encontram. Devemos pensar no que nos ume e não no que nos separa, ambos queremos o MELHOR de Moçambique.
    Pois unamo-nos nessa causa...

    Pensem nisso

    LV

     

    Leonardo Vieira,

    concordo plenamente contigo. Mas alguém por acaso disse que a FRELIMO não é corrupta e são anjinhos? O que eu disse (e tu também), é que infelizmente não temos alternativa à FRELIMO, ponto final. Gostando, ou não, da FRELIMO, o certo é que prefiro a FRELIMO do que a RENAMO, porque esta última nem sequer se apresenta como opção. A RENAMO, salvo raras excepções, é um vazio político, a começar pelo seu presidente que só sabe falar de fraude e ameaçar que ainda tem homens armados e vai voltar à guerra. Afinal, que oposição da matchimba é esta? Mas claro que a FRELIMO é corrupta. Ainda outro dia lia um relatório de uma ONG em que se dizia que, para um investidor estrangeiro investir em Moçambique, tem necessariamente de associar-se a um FRELO. Todos os grandes investimentos e negócios em Moçambique têm FRELOS por trás. A FRELO actua como uma mafia fodida, qual mafia sicíliana. Todavia, volto a frisar que se me perguntares quem prefiro no poder, não terei dúvidas em dizer FRELIMO. Mas só pelas razões acima expostas. Isso faz de mim "confortado e instalado no sistema"? Não me lixem pah. O que eu disse no outro dia, volto a repetir. O problema do moçambicano é que habituou-se em demasia só a falar mal. Tudo está mal! Já nem consegue analisar as coisas com imparcialidade e objectividade. E esse porventura é também o vosso problema. Há muitíssima coisa para criticar. Claro que há, e convém fazê-lo, para não passar em claro. Mas há igualmente que louvar e apreciar quando é o caso. Só que o moçambicano nada. Só sabe falar mal, só sabe criticar. Porra não se esqueçam que ainda há 15 anos estavamos numa guerra civil fodida. O país estava estagnado! Não se esqueçam que por causa disso e das políticas neo-marxistas do camarada Machel, o pessoal endividou-se até ao tutano. Ainda hoje devemos dinheiro a metade do mundo e das organizações financeiras existentes. Ainda hoje o país quase não produz, só importa! Ainda hoje o orçamento de estado depende substancialmente de doadores externos. A juntar a isso tens ciclicamente cheias e ciclones. Imaginem-se a governar um país nestas condições? Ou melhor, imaginem-se que vos dão uma casa, muito fodida por sinal. Uma mansão fodida! Com piscina, ar condicionado, elevador etc. mas só que também dizem-te que a casa tem uma hipoteca fodida, todos os meses tens de pagar a prestação ao banco. E a casa não tem água, luz, portas e janelas. Mas a tua família toda tem de viver nessa casa. Porra, tinhas de fazer uma ginástica fodida! Pedir taco emprestado pra pagar a hipoteca e as despesas da casa, remendar as portas e janelas etc. Tudo isso sem teres taco suficiente. Tinhas que te desenrascar. E obviamente que de vez em quando não irias dar conta do recado, uma porta ia abaixo, faltava água no outro dia, outro dia assaltavam-te a casa porque não tens porta etc etc. A tua família ia ficar fodida contigo. Mas epah, também fica complicado fazeres melhor né... Se pudesses punhas toda tua family no Polana, mas não há taco pah! Quando não há taco, está tudo fodido! Como dizia uma música dos times "Cash Rules Everything Around Me" (C.R.E.A.M.) e essa é a verdade. Sem taco, está tudo fodido.

    Por isso eu digo. A FRELIMO são uns ladrões do caraças. Não tenhamos dúvidas. Mas ao mesmo tempo vão mostrando algum serviço. Criticar e falar que está tudo mal é muito fácil. Mas eu não gostaria de estar na pele deles, a governar uma "casa" nestas condições. Há que criticar quando é suposto. Por exemplo a cena da criminalidade, dos assassinatos do Cardosos e Cia., do Paiol etc. essas cenas claro que devem e foram duramente criticadas. Mas também há que dar os parabéns quando as coisas são feitas. E isso eu não vejo acontecer, ou é raro.

    P.S. Acho piada que vocês tenham essa postura de que tudo vai mal etc., mas depois com tanto problema sério na nossa sociedade (desemprego, SIDA, malária, educação e ensino que não chega a todos e a todo o lado etc.) ficam a fazer campanhas para combater... o serviço da MCEL!! ya de facto... no meio da merda toda que existe em Moçambique, o que interessa é a MCEL melhorar os seus serviços... afinal de contas, enviar SMS's é um bem essencial para os moçambicanos né?

    Enfim...

    Ras Maputo

     

    Este debate vai de BOM A MELHOR!!

    Caro RAS...voltaste a demonstrar coerência nos teus argumentos.Parabéns.

    Mas desta vez fugiste ainda mais da minha linha de pensamento e só te posso responder alguns aspectos...

    1 - Não deves acompanhar bem o blog. Se puderes ver, STV,Comiche,STV,STV e STV...já foram várias vezes parabenizdos neste espaço. Além disso, e todos os lideres devem e sabem disso, é a sua obrigação fazer as coisas bem. As coisas más é que são referenciadas meu caro. Ainda no post de critica à Mcel, logo a seguir demos os parabens pela sua atitude ao rever o erro.

    2 - Mesmo tu sendo anónimo, começas a te destacar claramente pela "escovice", sem ofensa espero, e por estar estreitamente ligado ao circulo Frelimista.A lavagem cerebral a que foste sujeito fica demonstrada claramente nas tuas palavras.

    3 - A Renamo é uma tristeza, um nojo.Concordo. Mas quem está a governar EXEMPLARMENTE a cidade da Beira ?? Quem liderou EXEMPLARMENTE os correios de Moçambique ??
    Vai investigar 1o...
    Nas eleições em Maputo, PHILIPE GAUGNUX e a organização civil por trás não era uma Alternativa Credivel ?? (mesmo assim gosto do trabalho do Sr Comiche...relativamente)

    4 - Ninguém está a fazer favor nenhum a governar este país. Estão a usar o $$ público e viverem bem às custas do POVO MOÇAMBICANO. Não sabem fazer, declinem e vão para a rua. Pois, isso não podem fazer não é ??!! Não sabem fazer nada da vida senão "governar"...

    5 - "O país estava estagnado! Não se esqueçam que por causa disso e das políticas neo-marxistas do camarada Machel, o pessoal endividou-se até ao tutano"

    Meu amigo, isto que acabaste de dizer é um CRIME e uma mostra de ignorância tremenda!! Como disse, teus TIOS da Frel te lavaram o cérebro e ainda acreditas no Pai Natal. No tempo do saudoso SAMORA MACHEL (onde houveram coisas más também) o teu país produzia, tinha fábricas,tinha povo trabalhador, tinha uma produção invejável!! Isso mesmo sendo vitima de uma guerra civil e de um embargo económico pelos seus vizinhos.
    Vai fazer as contas e ver quem individou de verdade...Samora ou Chissano ??!! Samora nem teve tempo meu caro.
    E creio que o $$ que ainda arrecadou em crédito o deve ter usado em algo útil. Não para comprar MERCEDEZ, Computadores e 4x4... Nem para construir um centro de conferências de 30 milhões de USD que fica estagnado 90% do tempo.

    6 - Fenónemos naturais há em todo o mundo e toda a hora. É preciso saber viver com eles.Aprender a contornar!! E acredita, está longe de ser impossivel!! Há muitos paises piores que o nosso nesse aspecto. Mas eles aprenderam, trabalharam, e hoje tem sistemas que reagem a esses acontecimentos. Nós até somos abençoados!! CHEIAS fertelizam a terra e Ciclone é capaz de ser dos mais fracos acontecimentos do género. TERRAMOTO, FURACÃO,VULCÃO,TSUNAMI.... imagina.
    Mas claro o que é bom é ver as pessoas a sofrer na CNN para depois correr para Paris estender o braço. OS maiores MOLEWENES deste país é o nosso governo. Cambada de preguiçosos!!PORRA...

    Ya, mas mais uma vez, parabens pelo teu debate. Faz me/nos ver outro ponto de vista...para quem está do outro lado da barricada.

    Valeu

     

    "Portanto o teu golpe de estado iria redundar no mínimo num fracasso, ou num total isolamento da comunidade internacional, que não iriam reconhecer o novo governo" - Golpe de Estado no Iraque diz te o que ???

    "Portanto, essas ideias de Che Guevara já eram pra"

    "Eventualmente na próxima vaga de dirigentes haverão alguns de nós "

    Acompanhem o comentário na integra no post PORQUE NAO NOS PODEMOS CALAR

    by "Ras Maputo"

    -----------------------------------
    Got you brother. Primeiro tenho k te dar toda a razão irmão. Estudar é a solução e formar quadros. Sem dúvida!!!
    Mas se para seres director de qualquer gabinete do distrito tens que ser membro do partido, como vamos chegar a cargos neste país???

    Não esqueçe que muitos de nós não conseguimos ser escovinhas nem ter sangue tão frio para engolir sapos calados. E não somos filhos da Frel... Para entrar na politica é entrar num mundo muito sujo.Eu pelo menos não estou para isso.Mesmo que queira ajudar o meu país.

    Agora, tens TODA A RAZÃO quando referes ao facto dos dirigentes de hoje serem ANTIGOS COMBATENTES etc, etc... Sem dúvida. É um processo e esperemos que daqui a 20 anos o sr Guebuza já não esteja lá. O poder é tão viciante que não me admira e ele vire o Mugabe. A linha dura ele já têm...

    TENS RAZÃO outra vez e te digo, VOÇÊS filhos dos chefes e companhia é que devem LIMPAR essa mola toda. Investir em coisas úteis.Devem ser uma burguesia activa e que crie desenvolvimento.
    Uma fábrica antes do Mercedez. Pagar relativamente bem aos trabalhadores. Usar os vossos lucros astronómicos para criar crescimento!! Não andar a dar festas,comprar luxo e por taco em bancos da suíssa!!
    Pelo menos isso parece que mudou um pouco e já se começa a ver alguns...É UM PROCESSO

     

    Uhhhh...este debate esta interessante! Uns diriam que é perda de tempo, eu diria que todos estamos a ganhar em comentar e ler.

    E ler é de que eu vos queria falar. Governo, estado, partidos politicos, politica, OPOSIÇÃO! São todos conceitos de que falamos, certo?

    Uhhhh...que tal investigarmos!?

    OPOSIÇÂO, alguem escreveu que não existe oposição que o partido que devia fazer isso nao faz e tal! Mas quem disse que só os politicos é que devem fazer oposição?

    Quando vemos o mapa de abstenções nas eleiçoes dizemos que o Povo está insatisfeito!!! Não, o Povo ou nao sabe como reagir a sua insatisfação ou é preguiçoso.

    Um voto em branco a melhor oposição que existe!!! A mais honesta e leal..

    Aconselho a ler: "Ensaio sobre a lucidez de José Saramago

    Aqui uma descrição tirada da wikipedia.org:

    "Numa cidade, capital de um país, os eleitores cansados com a política vigente votam em branco no decorrer de uma eleição. Estranhamente, não houve uma mobilização para o facto. A partir daqui desenvolve-se o trama do livro: o governo e as autoridades deixam a cidade entregue a si própria, abandonando-a e isolando-a. Acabarão por entrar em cena os mesmos personagens da obra Ensaio sobre a cegueira, pelo que se aconselha o leitor a fazer uma leitura desta obra antes de proceder à leitura de Ensaio sobre a Lucidez. Neste livro, Saramago desenvolve uma crítica mordaz às instituições do poder político. Nas eleições legislativas de 2004 em Portugal, organizações houve que apelaram ao voto em branco, aparentemente na sequência da ideia de Saramago."

    Abraço a todos e continuem...

     

    Ilustres,

    "A lavagem cerebral a que foste sujeito fica demonstrada claramente nas tuas palavras." (tsintsiva)

    Mas quem és tu, meu caro, para avaliares a minha personalidade? Mais uma vez, voltam a cometer o mesmo erro típico de quem não tem argumentos. Para que fique bem claro, não sou filho de chefe, nem sou "escovinha" (seja lá o que isso seja). E não é porque me sinta ofendido com isso, mas porque simplesmente não encaixo em nenhuma dessas categorias. Os meus pais são dois assalariados que trabalham por conta doutrem, e eu terminei os meus estudos e trabalho, igualmente sem qualquer relação com o partido da maçaroca. E realço estes estudos, não por presunção ou show-off da minha parte, mas porque o caminho é este mesmo: Estudar. Estudei porque queria melhores condições pra mim no futuro, mas igualmente porque sei que esse é o caminho possível caso queira dar o meu contributo a este país.

    "Mas quem está a governar EXEMPLARMENTE a cidade da Beira ?? Quem liderou EXEMPLARMENTE os correios de Moçambique??"

    Porra, vens falar de situações pontuais, como se representassem um todo. Isso é argumento tão fraquinho brada. Isso é como eu dizer que Moçambique não é pobre, porque até temos HUMMERs a circular em Maputo, como se o dono desse HUMMER representasse o povo moçambicano e todos tivessem o estilo de vida dele. Brada, o Simango, com todo o mérito está a fazer o trabalho dele na Beira, mas isso não signifique que o partido dele faria idêntico trabalho no resto do país. Até porque, posso estar enganado, mas o Simango na realidade, e tal como o Máximo Dias, não pertence à RENAMO, mas sim à coligação RENAMO-União Eleitoral. O Simango tem o partido dele. Portanto meu bro, uma pessoa, ou duas, ou três, não representam nunca um universo de incompetentes que é a RENAMO. E já agora deixa-me dizer-te que se eu pareço ser "escovinha" da FRELIMO, tu então pareces ser "escovinha" da RENAMO, e se eu parece que levei lavagem cerebral da FRELIMO, tu parece que levaste da RENAMO brada. Tão simples quanto isto! Dás-me o exemplo do Simango na RENAMO, e eu devolvo-te com o teu líder Dhlakama que mal sabe falar e de 6 em 6 meses ameaça que volta à guerra. Atenção que este é o líder máximo do teu partido, caso ganhem ele fica o teu presidente. Queres maior exemplo de incompetência que aquele que vem de cima? precisamente do topo da pirâmide?

    "Ninguém está a fazer favor nenhum a governar este país. Estão a usar o $$ público e viverem bem às custas do POVO MOÇAMBICANO. Não sabem fazer, declinem e vão para a rua."

    Mas afinal... quem pôs a FRELIMO no poder? não houveram eleições e não ganharam? Podiam ter votado na tua RENAMO, mas nada. Portanto claro que eles não estão a fazer um favor, estão sim a cumprir o mandato que o povo moçambicano lhes deu. Bem ou mal, o povo pôs-lhes lá. Com elevada taxa de abstenção ou não, o povo pôs-lhes lá. Assim é óbvio que não estão a fazer favores a ninguém, estão a cumprir um mandato. Quando a tua RENAMO for mandatada pelo povo, ela que governe, até lá... tente aprender a fazer oposição, porque não passam de verdadeiros molwenes políticos!

    "o teu país produzia, tinha fábricas,tinha povo trabalhador, tinha uma produção invejável!! Isso mesmo sendo vitima de uma guerra civil e de um embargo económico pelos seus vizinhos."

    Vais-me dar dados sobre o que acima afirmas. O país estagnou sim com Samora, com o dito embargo e guerra, e só começou a respirar de novo em 1990 quando os FMIs e BMs e Cias. nos concederam créditos e a guerra acabou etc. Até porque, esta é uma equação básica de se fazer: se o país estava em guerra, como é que podes produzir? e se produzes, como é que escoavas a mercadoria? Sem segurança nas estradas, como é que nós faziamos isso? Só se nós tinhamos mágicos em Moçambique e eu nunca soube.
    A indeústria têxtil, metalúrgica etc. colapsaram todas por causa das nacionalizações. Estas medidas provocaram a fuga maciça de quadros do país e o país estagnou. E agora vens-me dizer que no tempo do Samora, em plena guerra, o país produzia muito?!?! Brada... vai estudar que o teu mal é esse. Andas tão obcecado com o Samora, feito Che Guevara, que nem te dás ao trabalho de estudar os anos 80 em Moçambique. Já para não falar nos campos de reeducação e nos campos de produção etc. etc. E já que vocês gostam tanto de deixar links, parece que só sabem construir ideias com base nisso, então deixo aqui igualmente este link, sendo que o que interessa é a parte que fala da presidência do samora: http://pt.wikipedia.org/wiki/Samora_Machel

    "Nós até somos abençoados!! CHEIAS fertelizam a terra e Ciclone é capaz de ser dos mais fracos acontecimentos do género"

    Brada, isto chega a ser uma falta de respeito por quem tanto sofre com estas calamidades naturais. Acho que não deves ser assim tão puto (começo a pensar que sim) ao ponto de não teres acompanhado a situação das cheias de 2000 e 2001... achas que aquilo em algum momento foi bom para o país? Fertilizou a terra?!?! no comments... ciclones são fracos?!? epah, no comments... argumentos tão mas tão fraquinhos que epah... estava à espera de melhor tsintsiva. Enfim... Deixa-me só dizer-te que para "aprender a viver com as calamidades" (conforme tu dizes) é preciso dinheiro e tecnologia de ponta, que infelizmente não temos. Já temos ajuda dos brasileiros com satélites etc. mas ainda é pouco. E até os Estados Unidos, que são simplesmente a maior potência do mundo, levaram porrada dum furacão chamado Katrina, quando era suposto terem sistemas para impedir que destruisse cenas. Até nos Estados Unidos. E vens tu dizer que em Moçambique devemos fazer isso?!? Ingénuo que tu me saiste...

    "Não esqueçe que muitos de nós não conseguimos ser escovinhas nem ter sangue tão frio para engolir sapos calados"

    Exactamente!! começo a ver que o vosso problema é esse. Voces não passam de uns mimados, que têm mania que são uns reaccionários fodidos, mas depois não se querem esforçar e sacrificar minimamente para o que quer que seja. Brada, engolir sapos faz parte da vide de qualquer um. Só quem nasceu rico (não foi o meu caso) é que nunca engoliu sapos. Eu desde que estou a bulir, sem nada que tenha haver com a FRELIMO, já engoli sapos várias vezes, ora do meu patrão, dos meus colegas mais velhos. MAs epah, aguentei e calei. Fiquei fodido! mas calei... porque esse é o ciclo... eles são meus superiores, também passaram por isso... meu pai e amigos mais velhos disseram-me logo que ia ser assim. A vida é feita de engolir sapos, ou pensas que isto é um mar de rosas? Só é preguiçoso quem não aceita engolir sapos. Achas que os teus pais não engolem sapos? Quer dizer... só se tens pais empresários de sucesso classe A. Eu não tenho, e volta e meia engulo sapos. That's life! E só quem ainda não cresceu é que não percebeu isto!

    "Mas se para seres director de qualquer gabinete do distrito tens que ser membro do partido, como vamos chegar a cargos neste país???"

    "é um processo e esperemos que daqui a 20 anos o sr Guebuza já não esteja lá"

    Já me respondeste brada! o que eu disse e pelos vistos não percebeste (mais uma vez) é que daqui a uns tempos quem estiver lá já não serão ex-combatentes, mas sim pessoal universitário, e em princípio acredito que seja pessoal com outra visão das coisas. Por mais que seja pessoa ainda conotado com a FRELO, acredito que seja outra geração.

    "Golpe de Estado no Iraque diz te o que???"

    Ya diz-me muita coisa. Mas pergunto-te, qual foi o resultado desse tal golpe de estado? foi bem sucedido? pelo que sei, penso que não... e atenção que foi feito pela maior potência do mundo. aquela que ninguém ousa beliscar ou desafiar, tirando meia dúzia de radicais islamitas. Queres comparar um golpe de estado feito pela maior potÊncia do mundo, com um golpe de estado em Moçambique? yeah right!! Além de que, como acima disse, os resutados estão à vista... Hoje em dia no Iraque rebentam o equivalente a um paiol de Malhazine todos os dias... todos os dias morrem cerca de 100 pessoas lá... achas que esse é o caminho?!?

    "OPOSIÇÂO, alguem escreveu que não existe oposição que o partido que devia fazer isso nao faz e tal! Mas quem disse que só os politicos é que devem fazer oposição?" (mafurra)

    Mais uma vez só falas verborreia, sorry que te diga. Achas que num país onde mais de metade da população vive abaixo do limiar da pobreza, as pessoas têm tempo e cabeça para pensar em fazer oposição?!? lês um livro, baseado numa realidade de um país europeu, completamente diferente da moçambicana, e já achas que a resposta está aí. Além de que, deixa-me que te diga, que parece que não tens ideias, sempre que participas no debate é só para deiar links. Parece que não sabes formar opinião própria... enfim!

    Começo a perceber que ando a discutir com putos emocionados, com mania de reaccionários mas que o melhor que sabem fazer é reclamar do serviço da MCEL, estar sempre a falar mal da FRELO, e isto sempre sentados a beber cervejas num bar qualquer desta cidade... Enfim!
    Bom fim de semana para voces... "che guevaras"!

    Ras Maputo

     

    Eu acho que um dos grandes problemas que o nosso país tem é de estar populado de adultos conformados. Pra mim o que tu RAS és é um adulto conformado. E tu acabas sendo parte do problema e não da solução.

    "Por isso eu digo. A FRELIMO são uns ladrões do caraças. Não tenhamos dúvidas. Mas ao mesmo tempo vão mostrando algum serviço." (RAS)

    Eu ao contrário de ti preferia que eles não fossem ladrões do caraças e que fizessem mais serviço em vez de "algum" serviço. Desfalque até nos países mais ricos há, mas no nosso país é ridiculo, não temos muito, para quê roubar? Sabes, eu gostei da tua metáfora da casa e tal, gerir a gaja e tal, mas esqueceste de mencionar, que o dono daquela casa as vezes leva dinheiro para a amante e que compra carros de luxo enquanto nem sequer tem porta e janelas, e que a mulher e filhos tao a sofrer enquanto ele ta pagar putas ou a beber no fim de semana whisky de 30 anos, green labels e tal. E concordo com o tsintsiva, voce e frelimista SIM, mas se nao es, nao tas longe.

    "Brada, o Simango, com todo o mérito está a fazer o trabalho dele na Beira, mas isso não signifique que o partido dele faria idêntico trabalho no resto do país."(RAS)

    Ficas a pregar o teu discurso que nós mocambicanos só sabemos ficar a olhar para o lado mau das coisas e acabaste de fazer o mesmo, negaste de sequer admitir que o Simango podia ser uma referencia da possivel na Renamo. Afinal nao temos que olhar para as boas coisas do pais, hehe?

    “Brada, engolir sapos faz parte da vide de qualquer um. Só quem nasceu rico (não foi o meu caso) é que nunca engoliu sapos...já engoli sapos várias vezes, ora do meu patrão, dos meus colegas mais velhos. MAs epah, aguentei e calei. Fiquei fodido! mas calei... porque esse é o ciclo... eles são meus superiores, também passaram por isso... meu pai e amigos mais velhos disseram-me logo que ia ser assim. A vida é feita de engolir sapos, ou pensas que isto é um mar de rosas? Só é preguiçoso quem não aceita engolir sapos.”(RAS)

    Mais uma vez mostras o quanto amedrontado e domesticado pelo sistema tu és. Esta não é hora para engolirmos sapos, é hora de nos movermos para pelo menos todos termos acesso ao minímo. Enquanto todos não tiverem acesso a educacao, saude, santicao, e alimentacao não nos podemos calar.

    Para finalizar, criticaste a iniciativa de nos protestarmos contra o servico da MCEL* (não me supreenderia se não aderisses), mas acho que ou nao ves a imagem completa ou queres trazer energia negativa a iniciativa. Porque se visses a imagem completa verias que se esta iniciativa tiver efeito pode finalmente mostrar a muitos mocambicanos que nos os consumidores temos poder e que se quissermos podemos exigir a mudanca e o melhoramento dos servicos que nos pagamos! E se pagas para o servico movel que outros servicos que tu tambem pagas podes exigir melhoras....humm....deixa me ver....humm...pera ai pera ai...comeca com servico e rima com unico, es letrado, acredito que nao e preciso ser rapper para pegar.


    *Mas num outro comment disseste que era boa ideia, e ate deste ideia de outras boas iniciativas...

    ESM

     

    aux !!!

    é um prazer ler este caro RAS MAPUTO !!Ora vamos por partes...

    Assumindo as minhas falhas :
    - esqueci me completamente que o Deviz é da UE e não da Renamo. My bad.No entanto não deixou de ser a Renamo a meter lhe na corrida. Casos pontuais ? Claro que sim!! Mas se dos poucos casos que aconteceram tiveram sucesso, imagina se tivessemos mais !!!
    - Qnt aos ciclones e cheias...obviamente que só um idiota iria ler a mensagem como leste.Mas ok, aceito o meu erro. Para ti especialmente, passo a escrever sem duplos sentidos porque parece que os teus estudos foram aqueles mesmos cá da terra...aprender a decorar, copiar e não reclamar.Pensar que é bom nada...

    - "voltam a cometer o mesmo erro típico de quem não tem argumentos." ...que afirmação tão idiota amigo. Quem não têm argumentos parte para a violência ou enuncia Racismo,Xenofobismo e outros ismos. Argumento foi o que não faltou. Se não concordas com eles, isso é outra coisa.
    - "escovinha" (seja lá o que isso seja)... hum, moçambicano que não sabe o significado de escovinha...hum... "Maningue nice" também não ?
    - "Isso é como eu dizer que Moçambique não é pobre" ... acreditas mesmo que moçambique é pobre??!! É pobre de liderança, é pobre de espirito e é pobre de governantes que façam uma gestão da riqueza imensa que temos neste país. Para não falar dos biliões envenenados vindos de fora.
    - "Estudaste!!" Bom para ti irmao.Ainda bem que teus velhos te bancaram! Pq para os milhares de bolseiros da UEM k comem carapau e feijão podre no SELF todos os dias, que não podem xumbar a uma cadeira sem perder a bolsa (sabendo os professores que temos!!), que têm a familia toda do reitor no estrangeiro com bolsas de +1500usd...para esses, o "fazem alguma coisa" do nosso governo deve ser bastante animador!!
    - Universo de Incompentes a Renamo..sem dúvida!! E a tua verdadeira falta de argumentos te fez esquivar ao meu exemplo do JPC na cidade de Maputo. E agora, o batalhão de incompetentes parasitas da Frelimo...não os mencionaste pq?? Onde está a diferença naqueles 250 idiotas mal pagos no parlamento??!! Vejo muito pouca meu caro. Como te disse, puseram-te o slogan na cabeça, de que a FREL é a única e toca a andar e cegamente acreditas nisso.Força..
    - "Mas afinal... quem pôs a FRELIMO no poder? não houveram eleições e não ganharam? " ... 80% de abstenção numa eleição significa uma coisa.Não há vencedor meu caro!! A Frel SOBROU, não venceu. E deveriam ter cara de pau para terem feito a festa que fizeram com a "vitória".
    - Os USA,o BRASIL,bla bla bla...tem $$..nós somos pobres..bla bla bla.... POBRES DE ESPIRITO E INICATIVA meu caro. É interessantissimo como tu consegues reflectir o que de pior têm a geração actual...FICAR SENTADO à espera de $$ para fazer alguma coisa. RECLAMAR que somos pobres. E centrar seus objectivos em si próprio e no seu próprio desenvolvimento. Aguardas ter 60 anos e biliões na conta para desenvolver os outros à tua volta??Vê lá se não estudas tanto que depois morres sem ter "ajudado" o país como pretendes...
    - CONTRADIÇÂO : "O país estagnou sim com Samora, com o dito embargo e guerra, e só começou a respirar de novo em 1990 quando os FMIs e BMs e Cias" ...mas 2 coments antes... "O país estava estagnado! Não se esqueçam que por causa disso e das políticas neo-marxistas do camarada Machel, o pessoal endividou-se até ao tutano" ... Como ficamos então ?? Se em 90 e k respiramos por causa do FMI, como é k Samora nos endividou até 4 anos antes?? Se o FMI é k empresta o taco.. Enfim
    - "o país estava em guerra, como é que podes produzir?" ... éramos mágicos sim meu caro!! E só se andava em colunas pelo país...mas andava-se. TEXLOM,LOMACO, industria do CAJU (falida pela FREL e amplamente denunciada e prevista pelo Carlos Cardoso),Maquinag,Vidreira de Moçambique, Grafite em C.Delgado (o melhor do mundo), INCA,LOUMAR,etc,etc...Tudo fábricas que laboraram nos tempos mais dificeis. Teu papo ficou em desuso meu amigo...Demonstraste estar mal informado. Ou será que tu é k não estavas por cá nessa altura??? E ouviste apenas a versão FREL aí em casa??
    - "A indeústria têxtil, metalúrgica etc. colapsaram todas por causa das nacionalizações" ... não seria por causa das PRIVATIZAÇÔES do inicio da década de 90?? Aquelas em que as industrias eram levadas à falência e 1 mês depois compradas pelos mesmos gestores, deixa adivinhar...FRELIMO! Parece me que é o caso...
    - engolir sapos?? Tens razão. É preciso e acontece na vida. Tenho uns tantos na barriga, mas acredita, há limites para tudo...esse é o problema.Achas que o teu estômago é gigante e te ensapas toda a vida...Faz mal. Ter dignidade e pensamento próprio é algo que....só exprimentado!
    - "é que daqui a uns tempos quem estiver lá já não serão ex-combatentes, mas sim pessoal universitário, e em princípio acredito que seja pessoal com outra visão das coisas"... ou não estiveste numa universidade ou és do mesmo grupo que por enquanto reina neste país. Todas faculdades são compostas na sua maioria por alunos que estão lá para ter diploma, ter positiva e passar não interessa os meios e pior, se saiem com conhecimento ou não. São esses universitários que estarão no poder?? Não obrigado...De certeza que achaste maravilhoso haver QUOTAS por provincia ou ter dezenas de I.Superiores criados em 10 anos.Espera, talvez até estudes aí na UP Privada onde têm turma de 480 alunos!! Sim, porque aí temos vários universitários que chegaram lá ao poder...por 100usd mês x 4 anos = diploma!! O que interessa é termos 10 mil PHDs zarolhos a mil competentes.
    Universidade não deveria ser para todos meu caro, é para QUEM PODE !! Obviamente que o PODER é referente à sua capacidade intelecutal e não $$...
    - "o melhor que sabem fazer é reclamar do serviço da MCEL, estar sempre a falar mal da FRELO, e isto sempre sentados a beber cervejas num bar qualquer desta cidade..." ... facilmente se percebe que a tua visão é muito curta meu caro. 1o não alcançaste o caso da Mcel. Depois não paraste para pensar que se tivessmos parados no bar a beber , tu não estarias aqui a debater e a expressar o teu conformismo e escovismo puro. É com pequenas coisas, pormenores, que se criam os grandes movimentos. E é isso que falta a maioria de jovens, como tu...que acham k só sendo presidente é k se consegue mudar as coisa.E ficam sem nada fazer esperando lá chegar. Este espaço, além de custar-nos várias horas do tempo livre (aquele que usas para beber no fds) é um pequeno contributo para que a nossa pequenissima socidedade moçambicana (aquele que consegue NET) tenha acesso a diferentes opinioes e debates. Se deixem soltar e parar de ver TVM,Noticias e Domingo.Expressem suas ideias. São os pequenos movimentos que fazem girar a coisa...Mas enfim, compreender isso não é fácil meu caro.Eu percebo.
    Felizmente, e aceito que sou preveliado por isso, tive oportunidade de visitar 2 ou 3 países neste mundo e conhecer outras realidades. Acredita, há outro mundo além do que tu enxergas! Como diz o ESM, ser escovinha/conformado torna-se parte do problema e não da solução.

    Enfim,mais uma vez,parabéns por partilhares conosco a tua visão. Porque neste espaço basicamente só existem pessoas com mente aberta. E ter alguém tão limitado à Frelimo e seus padrões como tu apenas enriquece este espaço.

    NOTA - Neste momento deves estar no bar a contribuir para a SABS...Tens razão, aí deve estar cheio daqueles gajos que só reclamam e nada fazem. Tu pelo menos não reclamas!! PARABENS...

     

    Meus bros,

    antes de mais deixem-me dizer que, aparte os eventuais "desaguisados" que vamos tendo, ando a curtir este nosso debate. E por isso é que volto sempre aqui para deixar as minhas achegas.

    Quanto ao nosso papo, entretanto já me deixaram 2 comentários a comentar (passe a redundância) o meu post, por isso fica impossível responder a cada argumento de cada um de vocês. Ou melhor, possível até é, mas é preciso ter pachorra pra isso, coisa que assumo não tenho. Até porque assumi que o argumento que usei para o Simango, fosse aplicável para a JPC. Se achas que não é... então paciência.

    Quando à minha conotação frelimista (errada), epah não adianta dizer que não sou FRELO, porque já vi que vocês puseram-me esse rótulo e não tiram mais, portanto paciência.

    Quero só dizer que, tal como critico a (pseudo)oposição moçambicana, também critico a (minha, segundo vocês ehehe) FRELIMO. Por exemplo, outro dia vi algures aqui no blog, e já não me lembro se foi um de vocês que escreveu, ou um terceiro, mas dizia vi aqui um comment em que se exaltava a ministra do trabalho Helena Taípo, e o ministro da Saúde Ivo Garrido, porque andam a mostrar serviço. Porra, estes dois ministros, para mim, são os que mais andam a pisar o risco da legalidade. Afinal de contas, num país que se diz democrata e que sustenta-te no Direito, onde é que já se viu ministros a fazerem rusgas em locais de trabalho e, de imediato, suspenderem a empresa e/ou trabalhadores?!? Porraaa mas voltamos ao socialismo ou quê? Em qualquer país minimamente decente e democrata, existem processos disciplinares a serem instaurados, ou seja, procedimentos que se encontram previstos na lei. No entanto, a Taípo anda aí toda feliz a visitar estabelecimentos fabris e industriais e se não gosta do que vê, manda de imediato encerrar. Num claro atropelo à lei do trabalho e aos princípios de um estado de direito (a tal história do in dubio pro reo blablabla). No entanto, estes dois são da FRELIMO, e eu critico duramente esta postura deles.

    Quanto aos ciclones e cheias, assumo que não percebi o tal "segundo sentido". Chama-me burro, mas não percebi. Disseste que era bom para o país, fertilizava a terra, e o ciclone é das calamidades mais fracas que existem. Foi isto que eu percebi. Se havia 2º sentido, então explica-me por favor porque eu não consegui chegar lá.

    Quanto à expressão escovinha... segundo tu, é suposto todo moçambicano saber. Epah então eu sou menos moçambicano que tu brada. O que me ocorreu é que essa deve ser uma expressão da "nova geração", à qual eu já não pertenço. Tal como nos meus tempos falava-se muito em "nhongo" etc. e o meus pais questionavam-se o que era isso. Isso faz deles menos moçambicanos? Acho que não, nem em momento algum assumi que todo moçambicano sabia o que isso era. Precisamente porque sei que isso é calão, e calão varia inclusive de região. Em Maputo os mercados informais chamam-se "dumba-nengue", na Beira dão outro nome que agora não me recordo... isso faz deles menos moçambicanos? Whatever!

    Claro que Moçambique é pobre! Não é questão de acreditar, é pobre! BAsta olhares para os números, pib per capita, balança comercial, exportações, and so on... agora, podes-me é dizer que temos um potencial do caraças! Isso sim... claro que temos. Mas não vais ter a ousadia de dizer que somos ricos, ou vais?

    YA meus pais bancaram-me, com muito esforço da parte deles, ao qual estou grato. Devo ter vergonha disso, só porque os da UEM comem carapau no SELF etc.? Porra daqui a pouco então vamos todos entrar no extremo de passar fome, porque há pessoal no Darfur que está na merda. Ou deixar de usar luz e água canalizada, porque neste nosso moçambique há quem não tenha isso. Brada, meus pais proporcionaram-me isso, mas com esforço deles e de forma bastante honesta. E quando assim é, é de louvar. Eu pelo menos assim penso.

    Parabéns por teres visitado 2 ou 2 países. Mas eu também sei que existe mais mundo lá fora. Aliás, só para que conste, tive oportunidade de tirar meu curso fora, voltei e estou há um mês outra vez fora a fazer uma pós.
    Não se trata de ser escovinha (seja lá o que isso seja), trata-se sim de ter aproveitado essa minha estadia fora (sempre foram 6 anos) e ter passado a analisar as coisas sob outro prisma. Coisa que se calhar é o teu problema. Enquanto estive lá fora fui tendo noção da ideia que os de lá de fora têm de nós. Em geral, embora todos saibam que Moçambique é muito pobre e carenciado, todos têm noção que estamos a andar pra frente. tive colegas cabo-verdianos e angolanos na faculdd que invejavam-nos. E muitas mais situações. A juntar a isso, tenho família directa em Luanda a trabalhar há já 4/5 anos. Por acaso nunca calhou ter ido lá visitá-los, embora oportunidades não tenham faltado, mas então vou ouvindo e sabendo da realidade de Angola e porra, só te digo: se Moçambique está mal, aqueles gajos então estão maleeeeeee maleeeeeeee maleeeeee! Depois olho para um zimbabwe ou sudão, e penso porraaaaaa, afinal se calhar andamos a fazer progressos! Só que se calhar habituamo-nos tanto só a falar mal, que já nem vemos isso! Depois olho para a taxa de inflacção do zimbabwe e para a nossa, e fico ainda com mais certeza disso. Mas depois claro olho para os constantes escandâlos dos frelos e penso, ainda temos que mudar muitíssima coisa. Claro que sim!! Nem tudo está bem, muito pelo contrário, mas porra, estamos a avançar! Negar isso é ser cego, e o pior cego é aquele que não quer ver!

    Quanto ao simango, e o facto de ter omitido que ele é uma boa referência de governação, bradas eu não sei se ele é ou não. E aqui repito, não sei! Gostaria de saber como é que vocês sabem? Vou-vos ser sincero, nunca estive na Beira, mas ainda há 2 meses a minha dama foi lá em trabalho e diz que aquilo é um antro de imundície e cheirar mal. Só porque vocês leram no jornal que o simango ganhou um prémio por boa governação, então ele é o máximo? Whatever... falem-me de coisas palpáveis. Digam-me que estiveram lá e viram que a cidade está limpa, e o sistema de esgostos foi reabilitado etc. etc. isso sim!

    Indústria do caju e similares que faliram... mas afinal a culpa foi da FRELIMO? Vai lá ler um artigo de há uns anos atrás daquele jornalista gago moçambicano que não me lembro agora do nome, ele dizia que a culpa dessas falências todas foram de políticas impostas pelo FMI e BM mas que se revelaram totalmente erradas e desajustadas ao país. A culpa é da FRELIMO? O país estava na merda, não havia taco... única forma de termos taco era se eles nos dessem, mas eles impuseram-nos essas políticas... era pegar ou largar. A culpa é da FRELO? Acredito que eles também tenham a sua quota parte, eventualmente, mas poxas de certeza que neste caso a culpa não foi deles. Lembrei-me agora do nome do jornalista, é o marcelo mosse. Vai ler o artigo dele.

    Quanto à questão que me colocas de quem é que endividou, ora porque o FMI blablabla, ora porque samora etc. brada, o samora uns 2/3 anos antes de bater as botas já andava em conversações com o FMI. Precisamente porque chegou à conclusão que o país batera no fundo... nessa altura eramos oficialmente o país mais pobre do mundo! Mas depois bateu as botas e quem continuou com essas reformas e mudou o regime foi o Chissas. Aliás, vai ler o livro do Jacinto Veloso para perceberes isto. Não vou agora ensinar-te a história de Moçambique, até porque tu sabes o que quer dizer escovinha e eu não, portanto isso faz de ti mais moçamba que eu né? ehehe
    Para finalizar, questionas se eu não estava por aí nessas alturas... estudei na 16 de Junho... nem sequer foi na 3 de Fevereiro, onde toda a elite dessa cidade estudou (deixem-me adivinhar vocês também? ou melhor, já são da geração Kitabu e Deltas?), vivi aí e só sai após concluir o 12º. Tive familiares que sofreram directamente com a guerra etc. etc. portanto... epah portanto nada, vamos agora discutir quem estava aí ou quem estava? acho parvo... só te digo que também bebi LOUMAR e ia à fábrica com a cota buscar aqueles garrafões, também bebi PILIVI, também tive a minha primeira bike vinda da Fábrica de Bicicletas... a primeira bola de futebol e sapatos vindos da FACOBOL etc. etc.

    Volto a dizer: só sabem falar mal! Nunca vi aqui um post a elogiar a reabilitação da EN1, ou a construção da ponte sobre o zambeze, ou as fábricas de tabaco em tete, de carvão em moatize, de areias pesadas em moma, a reabilitação dos CFM, a redução da inflacção somente para um dígito (acho que anda pelos 8%) etc. etc. Claro que há muita coisa mal, que importa também criticar, mas poxas, será que não há mesmo nada de bom que vem sendo feito? Vocês assim comportam-se como os ocidentais quando dão notícias sobre África. Só sabem mostrar os putos esfomeados, e as guerras etc. nunca mostram o estádio da machava a curtir os mambas, as nossas paisages do caraças etc. É esta vossa postura que eu critico. E repito, não sou FRELO... só Moçambicano!!

    Ras Maputo

     

    1- Ras, ainda tás com dúvidas ke o Samora foi assassinado em conivência com gente da FREL? Eu a pensar ke andei durante anos a viver debaixo duma pedra, tou a ver ke não sou o único, hehe
    Não venhas falar do paiol... e tu, tens provas de alguma coisa? Só uma cena é ke é indiscutivel em relação a exe assunto: foi NEGLIGÊNCIA de kem por obrigaxão, já deveria a mto ter tomado medidas prá evitar a tragédia... e não foi por falta de avisoSS!


    2- Qto ao facto de os angolanos terem tido a reacção ke tiveram... se isso desenvolveu o País deles? Claro ke não... mas soube-lhes bem, e deu sempre akele sabor de 'cá as fazes, cá as pagas'.... eh pá, eles fizeram os ke tinham ke fazer, e a vdd é ke dps os Tugas 'maneiraram' com os angolanos, não?! Os dois países xegaram a acordo (axim cmo Moç. e Portugal tbm)... e a vdd é ke agora já não há problemas qto ao imbróglio das cartas de condução...
    Se a atitude dos angolanos serviu prá alguma coisa?
    Reflecte sozinho...


    3 - "Como se a culpa do estado actual do país fosse dos estrangeiros."
    Desculpa mas não vi ninguem a dizer nada disso... talvez keiras mstrar exa passagem, posso tar errado... mas tou em crer ke kem se equivocou foste tu.. não se está aki a atacar os estrangeiros, mas mais concretamente os nossos 'camaradas' ke deviam fzr alguma coisa, mas NADA FAZEM para que moçambicanos letrados e com capacidade e competência prá exercer em certas profissões tenham os mesmos direitos (e pk não mais?), ke os os estrangeiros... o ke se vê mtas vzs, é o contrário disso... há casos até de estrangeiros incompetentes, ke só fzm m*rda... afinal não era 10 vezes melhor ter contratado o moçambicano?

    Não compares Moç. com Zimbabwe... o Zimbabwe está à mercê da governaxão dum velho lunático, doido varrido... mas em Moç., os governantx máximos pelo menos duma coisa eu tenho a certeza ke estão dotados: das suas plenas capacidades mentais!!!

     

    4 - Falas da Mozal, como se se foxe uma GRANDE coisa... alguns factos sobre a Mozal:
    Os efeitos multiplicadorx ke esta empresa apresentou à economia moçambicana NÃO SÃO GRANDE COISA... não corresponde a nada dakilo ke se esperava... toda gente aki esperava ke MOZAL fosse ser uma especíe de 'milagre' prá economia.... mas não foi o ke se viu...
    A Mozal compra a esmagadora maioria dos serviços a empresas estrangeiras... a energia vem da ESCOM (a 'EDM sul-africana'), o alumínio tbm vem de fora, etc etc... enfim, a Mozal apesar de ser um gigantesco empreendimento, ke deveria revitalizar fortemente a economia moç., assim não o fez!!! Pk os grandx negocios, as grandx transacções, são feitas com empresas estrangeiras!

    Ok, criou alguns postos de trabalho, a empresa realiza alguns projectos d beneficiação social, e a comunidade ali à volta da Mozal gosta mtu da empresa... mas estamos a falar de qtas pessoas aki? Enquadrando os benefícios ke a Mozal trouxe, a nível do País inteiro, será ke exa empresa faz algo de tão relevante pró desenvovimento de Moç., prá tares a referenciar no teu discurso de 'coisas boas ke têm vindo a ser realizadas'? Será ke não há projectos mto melhorx ke poderiam ser implementados? Há sim..... claro ke há!!! Projectos ke trariam muitissimos mais beneficios (a nível nacional), do ke a Mozal, e ke (talvez!) por falta de algum discernimento e alguma competência de pessoas encarregues da negociação, não foram levados avante, por conta deste! A ppia negociação sobre a Mozal poderia mto bem ter sido mais vantajosa prá Moç, do ponto de vista economico e financeiro...... mas não foi! O meu ponto é este: não encares a Mozal cmo uma GRANDE COISA prá economia Moç.... pk não é nada do ke (aparentemente) pensas ser!


    5 - "o país estava em guerra, como é que podes produzir?"
    Então e a Alemanha qdo tava em guerra, não produzia?! prá tua informaxão: produzia sim, e produzia MUITO... e não venhas com papos de que Alemanha é Alemanha e Moç. é Moç., porque na vdd, kem generalizou o tema foste tu.... mas cmo é tu axax ke se alimenta a guerra, se não se produzir?
    A guerra é um grande consumidor, meu caro...

    - "Brada... vai estudar que o teu mal é esse."
    Tsc... no comments...

    - ".... mas depois não se querem esforçar e sacrificar minimamente para o que quer que seja."
    O ke sabes tu dos sacrificios deles no dia-a-dia, prá defender e fzr vincar as ideias ke expõem aki neste Blog? Tás a fzr deduções infundadas; a afirmar peremptoriamente algo ke nem sincerament nem tens cmo provar.... e já ke tu gostas tanto de provas heheh

     

    6 - Depois de analizar friamente os teus comments, xeguei a uma triste conclusão: apesar de escreverx e de te saberes expressar mto bem, tás é mais preocupado em balancear as coisas negativas com as coisas positivas da realidade moçambicana, ke prá falar a vdd, na perspectiva dos 70 ou 80% dos moçambicanos ke mal têm reunidas as condições prá ao menos levar uma vida minimamente decente, e na perspectiva de mtos dakeles a ke o SISTEMA não beneficia (e mtas vzs prejudica, simplesment pk são 'incómodos' ou têm o azar das 'circunstâncias infelizes', usando um pouco de eufemismo) não há BALANXO nenhum...

    - "Vocês assim comportam-se como os ocidentais quando dão notícias sobre África."

    se prestasses mais atenxão, terias reparado ke este é um site com cariz crítico (e mto constructivo, na minha modesta opinião!), mas ke mesmo assim sabe dar crédito e soube elogiar (qdo o elogio foi merecido), por vzs até a 'alguns' que costumam ser os visados das suas críticas...

    Vê o seguinte exemplo: eu sou benfiquista... se a equipa não tá praticar o bom futebol ke se lhe é exigido (pk tem as condições suficientes prá o fzr, e os jogadores RECEBEM BEM), não interessa se vai tendo este e akele bom resultado ao longo do percurso, ela vai sempre ser alvo de críticas da parte dos adeptos, da imprensa, até dos adeptos de equipas adversárias... pk NÃO PRATICA UM BOM FUTEBOL, e algumas vzs até ganha por sorte, ou pk otas vzs, a equipa adversária é tão frakinha, mas tão frakinha, nem seker tem argumentos prá contrariar... (era uma realidade a uns temporadas atrás... a equipa do Benfica jogava tão mal... até dava nojo! Falta de condições? Salários baixos dos jogadores? I don't think so...)

    Mas fazendo a analogia: o nosso governo tem os seus 'poucos' fundos e tbm recebe financiamentos, mas MUITAS VEZES a maioria dexe dinheiro nunca xega a ser usado para o ke era o seu real proposito.... e tem MTA GENTE no governo ke recebe bem, ainda tá lucrar mto e a engordar, mas não faz NADA DE NADA, relativamente ao ke é SUA OBRIGAXÃO fazer!!! Ok, de vez em qdo uns projectinhos ali, aki... umas iniciativas prá mostrar à imprensa e ludibriar o cidadão mais pacato... tem havido progressos/desenvolvimento? Claro ke sim...
    Mas analizando bem: ONDE é ke tem havido mais desenvolvimento, e porquê?? O ke tá por detrás dessas iniciativas, quais são os interesses, kem são os interessados no desenvolvimento de área X no nosso País?! Será ke não saem a ganhar algum com isso? E será ke vão desenvolver área Y, mesmo ke (ao fazerem o ke é sua obrigaxão), ixo não lhes traga lucros 'extras'?

    Claro ke há gente honesta, de boa-vontade e trabalhadora ainda, mesmo no governo (eu tbm acredito nisso)... e claro, há coisas boas a serem feitas ao longo dos anos, tem havido certas melhorias... mas é cmo na analogia do futebol ke fiz: os BONS jogadores, os jogadores ke se esforxam, os jogadorx ke realment fzm algo prá levar a equipa avante / as boas jogadas ke equipa efectua durante este ou akele jogo... isso merecerá uma distinção à parte... mas qto à EQUIPA, se continua a jogar mal, ela continuará a ser criticada (e com razão!)... agora kerias o kê? Ke este BLOG, prá cada uma ou duas críticas, fizesse elogios tbm? Eu repito: isto é um BLOG de cariz crítico... e há MUITAS MAIS coisas a 'correrem MAL', ke coisas a 'correrem BEM' no noxo País... não vamos estar a distrair-nos toda hora com elogios a este, akele / isto, akilo, qdo há imensamente mais coisas A CRITICAR... e pelos teus comments, nota-se claramente ke tu ainda não te apercebeste bem dexa realidade (ou finges ke não?!)!
    Elogios/ palavras de reconhecimento tbm são importantes. Foram feitos e serão feitos em momento oportuno, a kem merexer e qdo merexer...


    - "Além disso, e todos os líderes devem e sabem disso, é a sua obrigação fazer as coisas bem. As coisas más é que são referenciadas meu caro. Ainda no post de critica à Mcel, logo a seguir demos os parabens pela sua atitude ao rever o erro." - Tsin Tsi Va

    O Blog só critica pela negativa se o assunto assim tiver ke ser abordado... mas sempre de forma construtiva!
    O país tá a andar pra frente.... mas podia estar a andar muitissimo mais, concordas? Mas enqto ixu, há gente ke sofre, ke morre, ke padece... gente sem recursos e sem voz activa... ke poderia tar mto melhor agora, se houvexe menos corrupção e mais seriedade e sesibilidade no seio dos nossos orgãos governamentais e admnistrativos... antx de vires com discursos retóricos a dizer ke 'o país está a andar prá frente' e o caraças, devias era pensar primeiro nessas centenas de milhares de pessoas ke mto sofrem, e dps escrevias algo de jeito..... tu ke falas de respeito, onde está o teu respeito para com essa gente?? Népias.... tás mais preocupado é em criticar as pessoas ke têm pontos de vista diferentes do teu..........

     

    (correcção no ponto 4 ):

    "... o alumínio tbm vem de fora, etc etc... "

    Kis dizer: "a alumina [matéria prima prá produzir o aluminio] tbm vem de fora..."

     

    Hoje é pela primeira vez que entro nesta página. Estou lendo os comentários já colocados e talvez assim terei eu que comentar mais, mas este tema do Azagaia tem me criado muita atencão. Eu gostaria de saber quando é que as verdades não são verdades. Um dos comentadores anónimo, disse que não sabia que a cor da pele é que se conta na admissão do emprego, mas eu pergunto-o de como é possível que no Banco de Fomento em Nampula, todos os funcionários fossem misticos menos aquela que limpava o chão que era negra 100%????????

     

    Ilustres,

    como já percebi que está difícil de me fazer entender; Que está difícil perceberem que o que eu quero dizer é que o país está a andar para a frente, embora muito haja ainda por mudar; Que isso não é sinónimo de simpatizar com a FRELIMO... enfim, como está difícil isso tudo, deixo-vos este link para vocês lerem e depois opinarem:

    http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/EXTABOUTUS/IDA/0,,contentMDK:21363036~pagePK:51236175~piPK:437394~theSitePK:73154,00.html

    Peço para lerem igualmente o documento em PDF que aí está e se intitula "Moçambique: Da Recuperação de Pós Conflito ao Crescimento Elevado".

    Aguardo comentários.

    Ras Maputo

     

    Este é o link correcto:

    http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/EXTABOUTUS/IDA/0,,contentMDK:21205382~menuPK:83993~pagePK:51236175~piPK:437394~theSitePK:73154,00.html

     

    EIx...é muita coisa para comentar!! Vamos lá por partes.

    Quando li a Grande Resposta do amigo RAS, estive declinado a me dar por "vencido" e depor as minhas armas. O debate penso que teria atingido o seu expoente máximo. Como em todos os debates de sangue quente, exageros são cometidos, pontos de vista extremizados e etc... E tinha chegado à conclusão que estamos mesmo a ver as realidades de forma diferente e não iriamos mais longe na forma como debatiamos. Porém, debatiamos bem e com argumentos! Mas retirando as luvas de boxe, vou serenar e guardar o veneno no bolso.

    - Os teus argumentos começavam mesmo a por em causa os meus pensamentos !! (Será que estou tão distorcido?!!) mas o IXAS veio me situar melhor e me lembrar que somos poucos é verdade, mas somos alguns com ideias diferentes.

    - Consigo perceber que tu acreditas mesmo nesta suposta democracia, nas ditas leis e tudo mais.Eu já passei essa fase meu caro... As leis são feitas por politicos vendidos a interesses de corporações. Achas que é democracia o que vivemos ? Em que com uma tshirt/fosforos/pasta de dentes/etc.. se convence milhões de analfabetos a votar num partido! Items esses adquiridos com $$ do estado. Então quando me dás como referência um texto do BANCO MUNDIAL !! Epa,desculpa...mas BM e FMI são os responsáveis pela desgraça do nosso planeta meu caro.

    Tu estás no lado oposto.E volto a retirar, guardei as minhas armas...Dás a entender que tudo o k aprendeste na escola,vês no Telejornal e etc...para ti são verdades!
    O poder dos media é incrivel e consegue moldar a mente e opiniões de nações inteiras! Vê o documentário sobre a Venezuela (A Televisão não será televisonada)...Ou acreditas também cegamente que o Hugo Chavez é um ditador sanguinário opressor do povo?!!! Vê o documentário e vais ver o que os ditos democratas fizeram ao seu povo e ao presidente eleito. Mas ao contrário de nós moz, os vezuelanos não assistem calados...mesmo levando porrada nas ruas, em 3 dias puseram o seu presidente de volta ao poder.

    Antes de mais, aquela discussão de moçambicanidade e etc, convenha-se que foi "calor do momento" e pouco têm a ver..Mas o facto de teres estudado fora, aliado ao teu acreditar cego nas "instituições" e regras desta sociedade injusta e cruel, mostra o quão longe estás da realidade meu caro.

    O país está a andar para a frente?? !! Voltamos ao principio...Sim está!! Para 0.5% da população está sim...estudar no estrangeiro, etc etc... Pelo que nos contaste fizeste o ESuperior fora. E fizeste o primário e secundário aqui.Faz muito tempo!! Já pensaste que fizeste num tempo onde eram os "restos" do presidente Samora?? Nós apanhamos o sistema de merda do Chissas e companhia. Imaginas o que é ser estudante universitário no tempo actual ?Na UEM ou mesmo nas privadas aqui em Moz ?? Formar-se com por semestre 2 cadeiras nices e 4 podres !! Não, o país não pode andar para a frente quando 2 engenheiros saem da UEM por ano!!

    Não posso estar satisfeito com tão baixos indices de desenvolvimento (não indices dos relatórios meu caro!!)...na prática.No dia a dia!! Deves sair mais do escritório irmão!! Ou também acreditas que na explosão do paiol morreram apenas 100 pessoas?!! Não sei tu, mas eu fui ao terreno me envolver nas acções..e o que vi originou esta "raiva" toda. E por isso consigo dizer que não, não estamos a andar para a frente!! Agora porque vês os governantes nas cerimónias funebres e depois a entregar uma casa e outra achas que é sufeciente??!!

    Morreram milhares de pessoas !!! Não houve responsável sabias!! ahhh, é verdade..o SOL.... E dizes que eu falto ao respeito ao ppl.. Vai lá dizer ao pessoal dos bairros que visitei..vai lá dizer que a Frel está a trabalhar! Vai lá dizer que o responsável pelo massacre de Malhazine foi encontrado e está a ser punido. Vai dizer a eles que o País está andar, mesmo que eles não tenham água, paguem 15x + caro a energia k mal consomem, não têm estradas e que o chapa vai aumentar porque o combustivel subiu 5 contos! Sabes que mais, fechem aquela porcaria de assembleia da républica que consome anualmente 320 milhões de MTns para no fim nada fazer!! Peguem nesse $$ e subsidiem o custo de vida do cidadão!

    O país cresce 10% é isso?? Já o economista Hipólito Tamela (se não me enganei no nome) veio a público contestar essa informação!! Cresce sim, mas são 3 (viste bem, TRES !!!) empresas que ditam esse crescimento... HCB,SASOL e MOZAL !!! E a micro economia (a que realmente importa )onde está??!! As 3 empresas têm algo em comum...deixa ver..SÃO ESTRANGEIRAS!!! E partecipações minusculas dos Frels e toca a andar. Biliões de dólares que se voam para fora. E depois vens culpar os estrangeiros pela nossa situação!! Na tua casa ninguem entra sem tu permitires meu caro! Ou achas que os europeus teriam feito a escravatura sem os africanos!! Tal como agora, apenas noutros moldes, nós é que permitimos, aplaudimos e em troca de migalhas deixamos o nosso continente ser pilhado! Tudo em troca de um mercedez, uma piscina e uma conta na Suiça!!

    Não, não creio que o país esteja a andar para a frente...sabes porque?? Porque não vejo isso na rua!! Não sinto que os milhões de moçambicanos tenham uma vida melhor. Eu?? Sim, eu estou bem irmão! VIvo bem...Até tenho tempo para estar aqui num papo na net... Mas de que vale eu estar bem se todos à volta estão cada vez pior?? Ou achas que a criminalidade é culpa dos ladrões???!!! É o reflexo de uma sociedade injusta e desigual.Essa que para ti está a andar para a frente! Até um dia um familiar teu ser assassinado para lhe roubarem um celular...Talvez aí questiones um pouco mais e levantes a cabeça...

    No entanto, e sei que vais responder sempre à altura, quase que me "ganhavas"...estava para deitar a toalha ao chão ! Obrigado IXAS por me lembrares de certos pontos e me lembrar que muitas vezes, e MUITAS VEZES MESMO, a minoria têm razão...

    Saudações a todos
    TSin Tsi Va

    NB - Aguardamos a tua proposta dos condoms para o coconuts. O LV já disse que faz chegar. Acredita, TU VAIS FAZER A DIFERENÇA

     

    Continuação...

    Por acaso, neste espaço, a minoria me parece ser o RAS...ehehhe
    É que RAS, por enquanto, não conseguem por algemas na internet.Aqui há liberdade no verdadeiro sentido da palavra. E por isso aqui vês coisas duma maneira que nunca poderás ver na TVM,CNN,etc...

    Quanto à questão do Racismo no BCI em Nampula. O racismo é o argumento mais básico e infundado que existe. Uma pessoa sem argumentos verdadeiros a 1a coisa que faz é acusar os outros! A culpa é do CHINÊS,é do branco, é do monhê...se não houver alguêm de raça diferente então passa para a etnia..é xingondo, é maconde,é machangana... Depois, ficando com menos espaço, atira a culpa porque é feitiçeiro, é isto e aquilo!!


    É preciso analisar friamente sempre que se levantam questões desse género. Já pensaste que devido à própria história de Moçambique (os assimilados,o colonialismo,etc..) poucos foram os negros que estudaram?!?! E logo seguinte poucos foram os filhos de negros que também estudaram. Com certeza deverá haver mais filhos de brancos e mulatos (uso esta linguagem para vos acompanhar meus caros, porque para mim faz me confusão dividar as pessoas pela cor da pele..não tou habituado) que esturam e tiveram formação sufeciente para trabalhar num banco... Cada vez mais a coisa está a mudar felizmente! E penso que em breve o cenário se inverterá ! Ou acreditas mesmo que o banco recusou funcionário negros para seus quadros!! Eu duvido muito. Já pensaste que é a mão de obra disponivel ?? E sinceramente, não consigo ir além com este debate. É que quando eu entro num local, a última coisa que consigo analisar é a percentagem de pessoas de cada raça nesse sitio.... Não consigo apenas. Me desculpem.

    Saudações

     

    Caro Ras,

    Aceca da minha opinião acerca de todos, mesmo não estando na politica, podemos ser oposição onde tu criticas dizendo que as pessoas que estão no limiar da pobreza não tem tempo para pensar nisso!?

    Caro amigo, estás redondamente enganado.

    Eu estudei na UEM e uma das nossas experiencias é ir ao "campo" (não distorças a palavra...significa "sair da cidade grande") dar o nosso contributo em pesquisas ou pequenas acções e conheço muito bem a realidade. Conheci muita gente que não sabe o que vai comer no dia seguinte!!! E digo-te em primeira mão, eles estão atentos e pensam neste assuntos da politica. E tem opiniões muito proprias e muitas das vezes contraditorias a sua filiação politica.

    Acerca do livro do Saramago. Só porque é escrito noutra realidade tem que ser niglegenciado!? Estudaste aonde? Com quantos livros da realidade africana estudaste? Poucos, nenhuns? Não devias criticar sem olhares para o teu proprio umbigo! Desculpa responder-te assim(nao sou tao quente com o o tsin_tsi_va!!) mas tambem tenho os meus limites!!

    UPDATE DO DEBATE:

    Ras Maputo - NÃO É DA FRELIMO!!!
    Tsin_Tsi_Va - NÃO É DA RENAMO!!!

    Alguem mais quer esclarecer a sua filiação politica!?

    Abraço a todos,

    PS. Isto é um local para troca de opiniões...estão todos de parabens!!!

     

    Caros Amigos;
    Gostaria de vos propor uma coisa, e espero que estejam de acordo.
    Este foi pelas minhas contas, o post-recorde (com 45 comentários,uns de grande nível, e alguns nem por isso).
    Mas que tal ENCERRARMOS O DEBATE???
    Não sou apoligista de trocas de "carinhos" pessoais e coisas do género, porque acredito, e já me referi num comentário anterior, que quer o RAS, quer o Tsin tsi, o Ma_fur_ra,e os demais intervenientes, estamos a lutar por um Moç melhor, cada um à sua maneira!
    Pois vais é desenvolver acções em conjunto. Ontem foi com a Mcel, amanhã poderá ser com qualquer outro assunto, que em conjunto (porque juntos fazemos a diferença) seremos capazes!!

    Eu estou dentro

    Aceitam??

    LV

     

    Não querendo alimentar mais discussão, encontrei uma frase que muito interessante que está ligado a este tópico.

    "Convictions are more dangerous enemies of truth than lies." - Friedrich Nietzsche

    Em portugues:

    "O maior inimigo da verdade não são as mentiras, mas as convicções."

     

    O video está muito simples. Parece que os nossos músicos só querem encher os seus video clips com "maboazudas" carros emprestados e tudo mais...
    Parabéns Azagaia!
    Esta música e o país da marrabenta estão e sempre estarão presentes na memória do povo moçambicano. Só um governo hipócrita e mediocre sensura as verdades, até quando?
    Força a Cotonete Records...
    O nosso país está dominado por comunistas...

     

    oiçam aqui minha gente cuidem das vossas vidas e deixem que os outros cuidem das deles...as opiniões de gostos de música são diferentes por isso não reprimam os outros pelo tipo de música que fazem porque é o que o público gosta,eu por exemplo não gosto nada de rap para mim ''é pandza e dzukuta in da building''tem letra ou não tem não há problema basta ser dançável e queimar calorias he he he he he 100 por cento pandza and dzukuta tipo BANG ENTERNIMENT e DJ Mandito

     

    http://friends.rambler.ru/rairetabor@rambler.ru http://friends.rambler.ru/boynombvicoup@rambler.ru
    teen girls beding welsh teen