É só FOTO...um ângulo...uma lente


“É só foto, é só foto !!”... cantam e dançam os moçambicanos pelo país inteiro !! DJ ARDILES, está na hora de fazeres o remix !! È que acabamos de descobrir que não é só foto não... Tem que ser a foto que eles querem, uma só verdade, uma só cor......UM SÓ PARTIDO !!!

É sem dúvida o ponto mais negativo da nova era FOGUINHO... O cerco se aperta e quem não estiver de VERMELHO começa a ter cada vez mais complicada a sua vida.

E isto porquê ?? A STV acaba de noticiar o facto do porta voz da Renamo (O homem fala tão rápido que não se percebe o porquê desse cargo!!) foi preso por tirar fotos ao local onde 2 dias antes se realizaram as comemorações do aniversário do Partido. Sim, do partido, porque quem vai se atrever a chamar aquilo comemoração da indepêndencia ??!! Que pena... Eu e outros milhares gostariam de celebrar a independência de outras cores que não vermelho (e no meu caso todo nu visto não ter cor ainda!! ).

Voltando ao facto, o homem esteve preso 2 horas por ter fotografado o local 2 dias depois... Não sei se por ter tirado foto às bandeiras do partido ou às palhotas vizinhas (como ele fez referência).

Enfim, o resto dos comentários ficam a vosso cargo e lembrem-se...CUIDADO COM AS FOTOS !!


PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

PS – já vos disse várias vezes e cada vez mais se confirma....estamos a caminho do Zimbabwe....Que Pena!

13 comments:

    Por acaso á dias pensei no mesmo!
    Essa comemoração não foi nada mais nada menos que mais uma ofuscação da palavra "Frelimo" para toda a gente saber em quem votar!
    Há quem fale de mind manipulation, mas eu prefiro ir mais longe, pointless propaganda that's what!
    Sobre isto se tar a tornar no Zimbabwe espero que não pq senão irão obrigar um moçambicano (eu) a ir embora da terra onde nasceu e cresceu até hj por ser mais claro que o resto! Por hj é tudo!

     

    ...aki so se fala MAL do Partido no PODER...epa ta se MAL!!!!!

     

    Caro Anónimo,

    Aqui não se fala mal de ninguém...aqui neste espaço critica-se de uma maneira curta e grossa tudo o que nos rodeia.

    Abraço e volta sempre.

     

    Amigo anónimo,
    desafio-te a falares bem da Freli (sei que deve haver algo)... Mas desta ves que tal optares por escreveres teu nome ou algo do género??

    LV

     

    Poxas, estes anonimos so demonstram o quanto ameacados pelo poder estao, nem tem coragem de abertamente abracarem o seu escovismo. Tsc

     

    Fiquei sem acreditar quando li neste blog sobre a detenção do Fernando Mazanga só por ter fotografado o local das comemorações que também não sei de quê: fundação da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo)(?) – algo para todos moçambicanos, mas precisava-se de um programa incluisivo tal igual foi quando esta se fundou; independência nacional(?) – também algo para todos, mas o governo não tinha programa, segundo o seu porta-voz, Luís Covane, daí que cada cidadão escolheu celebrar os 32 anos de independência, data mais inclusiva, no local onde achou conveniente. Naquele local com bandeiras da Frelimo e só elas de todos os partidos que existem, se eu não estiver enganado, foram celebrações exclusivas do Partido Frelimo, quem organizou o evento também segundo, Luís Covane. É mau. Desculpe-me, anónimo!

    Hoje esta notícia foi confirmada em muitos jornais, mas fico muito indignado pela maneira como no nosso país é fácil privar alguém das suas liberdades, embora falemos de democracia. Mais indignado fico quando isto se dá em plena cidade capital, Maputo, e, para uma pessoa conhecida pelas pessoas que a deteram, pois confirma ela que chamaram pelo nome para lhe perguntar o que fazia. Que essas coisas de privações até por pôr camisete com inscrição ou imagem de um líder da oposição, há muito por lá fora, lá em Chemba, sabemos todos, mas tenho pensado que se deva ao nível de conhecimento de leis das pessoas aí a governar.

    Aqui é onde fica o receio da violência, a intolerência política neste nosso país que chamamos Moçambique em atingirem os níveis do Zimbabwe, ainda estes que pouco a pouco vão privando dos direitos a quem acham serem OUTROS, são aparentemente aliados do Mugabe. Na minha opinião, o meio para se chegar a esse nível de violência poderá não ser o mesmo o do Mugabe, pelo que não haver necessidade de receios que a cor da pele será em causa em Moçambique. E se vier a ser, então estes nossos, precisarão de produzir esse meio (o receio do bispo de Chimoio) e isso levará anos com certeza.

    E, aproveito aqui para endereçar algumas palavras ao amigo, se me permite, Tsintsiva para responder-lhe ao comentário ao meu anterior, no tema As mentiras da verdade. Penso que não compreendeste ao que eu quiz dizer. Por razões pessoais não posso nem devo cultivar ódio baseado na cor das pessoas. Antes pelo contrário devo lutar pela harmonia e isso requer combate aberto ao racismo e outros tipos de segregação, por ao longo prazo constituirem problema duma sociedade e aí as minhas razões pessoais serão vítimas.

    Ainda gostaria de dizer que não falei do Banco Comercial ou do Banco de Moçambique que são os mais antigos e lá não há aquilo que verifiquei no Banco de Fomento e Investimento. E só isso pode ser estranho para mim que ainda não estudei com profundidade sobre este fenómeno em Moçambique. Se o argumento deste fenómeno fosse da responsabilidade histórica, então verificar-se-ia mais no BM ou no BCM e nunca nos novos que se abrem muito depois de 1975.

    Em analogia, hoje, já todos, menos os que se beneficiam, falam da discriminação política em particular no sector público. Os beneficiantes negam.

    O melhor método, penso eu, de combater isto, é construindo uma sociedade multicultural e multi-étnica, incluisiva. Isto não se faz fechando os olhos para não ver qualquer manifestação contrária em volta. Isto requer como Mahmood Mamdani nos ensina. Segundo ele, a harmonia sustentável numa sociedade constrói-se por todos os membros de todos os grupos dessa sociedade. Ele sublinha a necessidade de cada um se interrogar de certos benefícios injustos que recebe em detrimento ao outro porque ao longo prazo esse podem ser causa dum eventual conflito. Desculpem-me pela referência, mas este é útil nesta matéria. Mamdani, um indian-ugandês, uma vez vítima do regime do Ide Amin. como muito o podem reconhecer, dedica-se muito ao conflitos africanos.

    Um grande abraço e peço desculpas se eu tiver lesado alguém.

     

    Ilustres,

    tenho andado meio ausente esta semana porque, como vos disse, ando a fazer uma pós, e a próxima semana tenho de entregar relatórios etc..

    Mas logo que ficar mais folgado, voltarei com uma participalão mais activa, isto se aplicando igualmente à ideia da distribuição dos preservativos no coconuts (Leonardo Vieira, não me esqueci disso, logo que ficar mais folgado contacto-te por e-mail a dar-te as minhas ideias).

    No entanto, não podia deixar de comentar este tema da detenção do Fernando Mazanga. Correndo o risco de ser, uma vez mais, apelidado de escovinha, penso que se fez um grande alarido sem que disso houvesse sustentação, e passo a explicar: Segundo li em todos os orgãos de informação que abordaram este assunto, e das prórpias declarações do detido, isto aconteceu devido à estupidez de um agente à paisana, e aqui repito, único, singular, particular. Logo depois de o Fernando Mazanga ter sido levado para a esquadra, os próprios superiores do tal agente deram indicação que não havia qualquer matéria para a detenção do Fernando Mazanga.

    O próprio Mazanga, numa das declarações que li dele, diz que vai entregar o caso ao gabinete jurídico da RENAMO para que se possa responsabilizar O AGENTE por esta sua actuação. E aqui realço, responsabilizar o agente, e não o governo (ou a FRELIMO, como queiram).

    O que eu pretendo com isto dizer é que não podemos insinuar que se trata de censura, ou que estamos a ficar iguais ao Zimbabwe (como li aqui), devido à estupidez de um simples e único agente.

    Há que sabermos analisar as coisas. Penso eu de que.

    Agora, preocupa-me de sobremaneira as notícias que li do assassinato de 2 agentes, sendo que a actuação dos criminosos não deixou dúvidas que a intenção era somente a de eliminar os agentes, e não assaltá-los ou algo do género. Aqui sim, algo vai mal!

    Fiquei bastante mais preocupado com este clima de total bandidagem que, nos últimos tempos, implica assassinatos a sangue-frio a agentes de autoridade, do que com este episódio da detenção do Mazanga.

    Tratou-se de um caso pontual, cuja actuação deveu-se a um indivíduo em particular (o agente que efectuou a detenção). Este deverá, se houver motivo para tal, responder pelo seu acto, tal como o próprio Mazanga disse.

    Abraços

    Ras Maputo

     

    Ainda a propósito da tal detenção, e do excesso de zelo e estupidez do tal agente.

    http://www.canalmoz.com/default.jsp?file=ver_artigo&nivel=1&id=7&idRec=2233

    "Mais tarde, depois de vir o comandante da esquadra pediu-me desculpas, disse-me que houve excesso de zelo e mandou-me em liberdade.” (Fernando Mazanga)

    Ras Maputo

     

    Caro RAS...

    Já ficaste privado da tua liberdade por 30m pelo menos?? Qnt mais 2 horas!! Não menosprezes (desculpa se interpreto mal) os pequenos exemplos e pormenores que o dia a dia nos oferece. O Zimbabwe não mudou de um dia para o outro e hoje está como está! Foi um processo e começou de certeza com coisas pequenas que ao ocorrem várias vezes passam a normalidades e rotina...

    Mas voltando...Não, não creio que ele tenha feito grande alarido meu caro!! DUAS HORAS retido,privado da liberdade é MUITOOOO... Ninguém deveria ter o direito de arbitrariamente o poder fazer, mas enfim. Esqueceste de mencionar que o sr Mazanga foi conduzio à Esquadra e chegado lá, o oficial d o dia não encontrou matéra para o prender.Aí o agente em causa fez uma ligação (relatos do Sr Mazanga) e nessa ligação vieram as tais ordens para manter em cativeiro o "fotografista"...Só 2horas depois, quando o comandante chega à esquadra, é que ele é solto.Repito, DUAS HORAS È MUITOOOO...

    E estamos nós outra vez a desresponsabilizar as pessoas pelo seus actos...Ao dito agente não irá acontecer nada e pior, aos seus lideres também não.
    Temos essa "mania" de que quando corre mal o peixe miudo e que paga e acabou. Lembram-se do acidente de TENGA ??? Quem foi preso e condenado? O maquinista que há anos fazia omolete sem ovos. E os Boss´s dos CFM??? Dormem descansadinhos nete momento em suas casas enquanto o maquinista vira "mariazinha" numa cela da BO...

    Ou talvez não...
    PENSEM NISSO

     

    Meus amigos,

    Eu já fui detido por tirar fotografias e acredito que naquela altura, nos anos 90, fui porque ignorancia do agente.

    2 horas é muito tempo, eu estive 6 horas!

    Mas pessoas esquecem com muita rapidez mas a uns meses atrás uns certos moçambicanos manifestantes foram encarcerados(palavra pesada mas justa!) sem ofensa formada, ou melhor foram vitimas de um abuso de poder.

    Deviam ter vergonha na cara, mas esperem, para se ter vergonha é preciso ser educado a tê-la! Oops...

    Abraço

     

    Caso Mazanga não é mesquinho é o Iceberg. É o cúmulo. os exemplos são vários. Com certeza que se ele não fosse reconhecido como Mazanga, figura pública, ou fosse um cidadão simples teria ficado aí por mais horas ou mesmo dias. Concordo com Tsintsiva que o maior problema é que medida se toma contra quem praticou o acto para que nunca mais o pratique? Num Estado de Direito toma-se medida contra que faz coisas destas, e, isto está na constituicäo da república.

    Agora a questão do agente da polícia morto tem sido da preocupacão nossa e temos dito que este governo é incompetente, não é capaz de reduzir o crime. Mas o pior de tudo, é que está cheio de mentirosos. Lembremo-nos que quando vai ao parlamento, o governo diz que o crime está reduzido, contrariando ao que vivemos no nosso dia-a-dia.

     

    Quando se quer silenciar a voz da liberdade de expressão, nunca é bruscamente. Começam com essas prisões aleatórias e descabidas e aos poucos estaremos todos com medo de dizer um "ai" contra o governo.

    Quanto à redução do crime, isso terá que ser um processo longo, caros amigos, pois terá que ser feito um trabalho de raiz...a começar por pagar melhor os polícias para que deixem de ser corruptos, depois há que apetrechar melhor os nossos agentes. Não tem lógica nenhuma eles andarem com AKM´s em plena luz do dia, como se estivessem prontos para uma guerra. A autoridade policial não é pelo facto de ter em punho uma Arma grande, uma simples pistola (que fuinciona muito melhor, quando se quer NEUTRALIZAR um bandido do que uma AKM)impõe o devido respeito!
    Depois há que formar mais e mais oficiais de polícia, e haja patrulhamento contínuo da nossas ruas, não como esses BAC que as vezes andam e as vezes nem se vêm nas ruas!
    falar de maios móveis então...parece críme!!!

    LV

     

    Quando se quer silenciar a voz da liberdade de expressão, nunca é bruscamente. Começam com essas prisões aleatórias e descabidas e aos poucos estaremos todos com medo de dizer um "ai" contra o governo.

    Quanto à redução do crime, isso terá que ser um processo longo, caros amigos, pois terá que ser feito um trabalho de raiz...a começar por pagar melhor os polícias para que deixem de ser corruptos, depois há que apetrechar melhor os nossos agentes. Não tem lógica nenhuma eles andarem com AKM´s em plena luz do dia, como se estivessem prontos para uma guerra. A autoridade policial não é pelo facto de ter em punho uma Arma grande, uma simples pistola (que fuinciona muito melhor, quando se quer NEUTRALIZAR um bandido do que uma AKM)impõe o devido respeito!
    Depois há que formar mais e mais oficiais de polícia, e haja patrulhamento contínuo da nossas ruas, não como esses BAC que as vezes andam e as vezes nem se vêm nas ruas!
    falar de maios móveis então...parece críme!!!

    LV