DEBATE ABERTO


É talvez um dos trunfos de uma democracia. O debate aberto e livre.Onde cada um diz o que pensa e acha de um assunto. A bem ou a mal, com mais ou menos qualidade e isenção,penso que a STV vem realizando um grande trabalho nesse sentido. A figura politica por trás desta estação de televisão sinceramente desconheço, fala-se de vários nomes, especula-se, mas no fim do dia....não se sabe. Claro que uma televisão com tanto impacto como a STV e com um espaço de manobra considerável como se tem visto só pode ter alguém de peso por trás. Mas sinceramente, não me interessa lá muito...O que conta é que está a fazer um SERVIÇO PÚBLICO que supostamente não lhe cabe (veja-se a 9TV por exemplo) que é de louvar.

Os motivos por detrás desse bom serviço da STV, esses não sabemos ao certo. Motivações politicas ? Noção de Cidadania ? Puro marketing ? O que me interessa é que eles estão a fazer. Prova mais clara disso é o caso do cidadão que ao se confrontar com Policias Corruptos nada mais fez que roubar as suas pastas e correr para a.....STV !!

Isso é um sinal muito bom para a STV, tornou-se uma referência !!! “Alguém” em que as pessoas “confiam”. Por outro lado é triste quando os cidadãos deste país têm como único aliado contra as ilegalidades uma TELEVISÃO!! Ainda por cima PRIVADA!! No minimo dos minimos seria na TVM, que a essa nós pagamos impostos para nos servir. Também pagamos aos Policias, Procuradores, Juízes, etc....Enfim

Mas o meu foco de hoje era mesmo a STV e os seus programas de debate & informação.

- DEBATE PÚBLICO (diário)

- PONTOS DE VISTA (semanal)

- 3 JORNAL DA MANHA,TARDE e NOITE (diários)

- PONTO PARÁGRAFO (semanal)

Já se imaginaram se ainda dependessemos da TVM ???!!! Era o Ver Moçambique e nada mais.

Já agora, que têm de comum esses 6 programas da STV ??? 5 deles, senão estou em erro, são patrocinados pela GRINGO !! É isso mesmo! São detalhes.Mas é nos detalhes que está a diferença. Parabéns à Gringo por direcionar o seu $$ de Marketing para causas com significado (não é JOHN ??!!). Está mesmo de parabéns esta empresa que com discrição vem conquistando espaço e evoluindo devagar, mas com muita solidez ! Note-se que a GRINGO também patrocina a FUTESCOLA (projecto de escola de futebol em que as crianças além de jogarem são obrigadas e incentivadas a estudar). É isso que Moçambique precisa meus amigos ! Ter uma burguesia que produz riqueza e a utiliza racionalmente e dentro do próprio país.

Sinceramente o meu objectivo hoje era falar do debate que acaba de acontecer...do PONTOS DE VISTA onde podemos sempre assistir aos Ociosos da RENAMO, à esquerda do monitor, ao sempre Silencioso quando a batata é quente à direita (Adelino Buque/Frelimo) e ao sr Carlos Jeque, no centro,que a cada programa ganha mais pontos e admiração da minha parte pela sua imparcialidade.

Gostaria de, convosco e todas as semanas, debatermos os temas do programa e o debate em si. Todas as semanas fariamos o nosso próprio PONTO DE VISTA, aquele bem CURTO e GROSSO... Alinham ???

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

4 comments:

    Caros!
    Excelente dissertação, mas há mais um progama que, penso eu, deveria ser também mencionado. Trata-se de "Diálogos" da mestre Anabela.Tem sido um programa que leva pessoas "desconhecidas" que têm feito muito pelo país e, de certa forma pela juventude.
    Vou vos confessar que não tenho assistido o Debate Aberto, mas fica aqui o compromisso marcado para a semana que vém...
    Contem comigo... como sempre!

    LV

     

    Eu concordo perfeitamente com a ideia!

    Contem comigo!!!

     

    Diálogos é aquele programa que passa ás 17/18 horas? Me desculpe amigo Leonardo, mas o programa vem perdendo qualidade e conteúdo a cada sessão. A Anabela tem me decepcionado muito. Ela tem falado mais que o entrevistado, o motivo/objectivo do programa parece ser a divulgação da imagem dela (objectivas sempre focadas para ela), comentários fora de tempo e sinceramente que nao sao para ser feitos ali. E aquele rodapé? Epa, já tiravam aquilo, aquele e muitos outros...
    Mas é isso, na minha opinião o "Diálogos" já era.
    Quanto à ideia do Tsintsiva, estamos juntos!! Procurarei acompanhar mais e melhor esses programas que sem dúvida são dos melhores que a Stv passa.

     

    Pessoalmente axo a sra. Anabela mto snob e show-offista...
    e prá piorar as coisas, uma vez ela teve uma atitude um poko 'fora dos padrões', com umas amigas minhas, ke precisavam de ter algum tempo de antena prá falarem sobre um certo projecto e fazerem a sua respectiva divulgaxão... projecto esse ke iria talvez salvar a vida dum oto amigo delas, ke padecia duma doenxa gravissima e precisava ser operado com alguma urgência (precisavam angariar fundos!)... a maneira cmo a sra. Anabela lhes tratou, foi simplesment repugnante... =/