As dele, as nossas...

Retirado do blog do Jurista CUSTÓDIO DUMA, é a nossa pequena homenagem a este jovem MOÇAMBICANO, com M mais que maiúsculo... É uma mensagem que deveria ser fotocopiada e entregue a todo o cidadão moçambicano, mais obrigatório que o Serviço Militar!!!

Obrigado ao C.D. por PENSAR!!! E especialmente por dedicar algum do seu tempo a partilhar o resultado desse pensamento! Khanimambo em nome deste blog e de todos que sonham e vivem no seu dia a dia com um Moçambique, e por que não, um Mundo melhor, menos desigual e mais justo.

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Uma Carta de Boas Festas ao Povo

Querido povo, chegados a esta altura do ano, resta somente deseja-te festas felizes. Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Estas são palavras que achei em um postal português de felicitações e como nada tenho de material para oferecer, deixa-as para ti.
São todas tuas, mesmo sabendo que passarás um natal sem pão e que entrarás para um novo ano sem esperança nem certeza.
Sinto muito porque vivemos em um país onde a verdade é um bem de luxo e anda escondida entre algumas e bem poucas pessoas. Muita pena porque quem tentar falar a verdade, neste país será conotado como membro do partido da oposição, como se a oposição fosse inconstitucional.
Desejo-te festas felizes, mesmo sabendo que terás um Natal sem salário e um Ano Novo sem justiça porque os salários e o acesso a justiça não são bens para o povo. O povo deve continuar a ter um salário mínimo que não satisfaz nem um quarto das suas necessidades, assim ele não saberá definir suas prioridades. Continuará a viver numa condição sub-humana.
O povo continuará a chorar por justiça. E ao falar de justiça, espero que entendas que ela ainda vai demorar a chegar neste país. Afinal de contas, quando certo gabinete contra a corrupção tentou provocar os tribunais foi imediatamente chicoteado porque os entendidos procuravam salvar sua própria pele? E o povo? Onde fica nisso tudo? Só observa, ele não tem direito a opinião.
Mais tarde, o tal gabinete veio mesmo a ser desmantelado. Depois vieram a luz denuncias e, muitos escritores a acusar, a defender, a opinar, a insultar, em fim, cada um a falar do que sabe, do que ouviu, do que acredita e do que acha que deve dizer.
Feliz Natal meu povo. Feliz Ano Novo também. O pior de tudo é que para o ano ainda terás um monte de cientistas que ao olharem para ti morrendo de fome vão pedir provas. Para o ano continuarás a ter cientistas que quererão que se produzam premissas que demostrem que teus filhos estão nas estatísticas da mortalidade infantil e que nunca acreditarão que a tua aldeia não tem água potável.
Então, já conseguiste comprar um rádio? Como é que pensas que vais ouvir as notícias. Bom, não estás atrasado, pelo menos não para ouvir sobre o estado da nação. No próximo ano ouvirás o que neste não ouviste, que o estado da nação é bom e que a Cahora Bassa já é nossa. Só não sei se conseguirás perceber porque é que ainda moras em trevas e continuas a pagar muito caro para manteres a luz.
Ouvirás que o estado da nação é bom, mesmo que os teus filhos estejam na décima classe e não saibam ler nem escrever, mesmo que as tuas crianças prefiram a rua que a casa, e mesmo que a prostituição seja agora uma das melhores alternativas para que as tuas filhas possam sustentar a família. E mesmo assim, continuarás a ter cientistas que continuarão a rotular-nos de retardados, ignorantes e alto-falantes de presidentes de partidos políticos na oposição.
Desejo-te Festas Felizes meu povo. Procure consolar-te no que podes. Consola-te em qualquer coisa, qualquer ideia ou qualquer crença, porque este teu país continuará nas mãos de certa elite, um clube de amigos e de familiares. Tu que és Zé ninguém e com o pé rapado continuarás a pagar os impostos e cada vez mais excluído da riqueza, porque tudo tem um dono. O pior de tudo é que haverá cientistas que te desafiarão a provar que tudo que digo tem uma dose de verdade. Não te preocupes, Jesus já tinha respondido a esse paradoxo: o que foi escondido aos sábios foi revelado as crianças e aos que ainda mamam. O povo consegue ver onde os cientistas não conseguem. Afinal de contas aquele que fala sabe o que sente.
Nesta altura te pedirei somente que não te preocupes com assuntos difíceis, não percas tempo a querer compreender porque é que o Presidente da República manda plantar jatropha onde devias plantar milho, mapira, mandioca ou bata doce. Não percas tempo a querer perceber o que é revolução verde, alguns músicos desta canção ainda nem percebem a sua letra. Não invistas tempo também a procurar saber porque o ministério da agricultura em três ano teve três ministros e o que agora é já foi povo.
Não procures perceber o que são eleições provinciais, parece que ninguém mesmo sabe o que são. Há vezes em que penso que se calhar uma pessoa invisível está a dirigir este país, na verdade são tantas as perguntas sem respostas, são tantos os absurdos que não se percebe de onde eles vêem.
Peço-te que não perguntes porque compraram transportes públicos demasiadamente luxuosos para a nossa realidade? Não te perguntes porquê há sempre enchentes a noite nas paragens de chapas. Não procures saber porque é que a política de transportes públicos deve ser confiada na sua maioria aos chapeiros. Suportas os chapas na estrada?
Te pedirei também que não invistas tempo a querer perceber porque é que em vez de informação só te dão novelas e músicas que exaltam sexo, ócio, riqueza, beleza e nunca o trabalho, a fraternidade, a união e a humildade. Não procures perceber isso, só te roubará tempo.
Evite também ser enganado pelos oportunistas, todos pensam que o povo é burro, é inconsequente e não tem direcção. Mostra que és um povo consciente e que a tua maneira sabes fazer valer os teus ideais. Não te esqueças que mesmo sendo o último na fila, tu é que dás poder a quem está em cima, por isso procure saber usar muito bem o teu direito a voto.
Não te deixes levar pelo discurso segundo o qual a criminalidade reduziu ou está controlada. Afinal de contas, quase ninguém pára para pensar na pessoa do criminoso. Tu que és povo conheces muito bem quem é o criminoso. Ele é teu filho, teu sobrinho, teu irmão teu amigo, produto da exclusão social, alguém que é criado na rua, lava os carros, ganha uns trocos, cresce e quer tomar seu protagonismo.
Quero que tenhas festas felizes e saibas que fazer justiça com tuas próprias mãos não vai resolver o problema. É verdade que o Estado já falhou na sua política de segurança pública, embora haja alguém que ainda queira que apresentemos provas, mas só a ele como Estado, cabe fazer a justiça. Mesmo que o procurador não pronuncie aqueles que tu apresentas como criminosos, não adianta matá-los, insista com os órgãos do Estado porque água mole, em pedra dura tanto bate que chega a furar.
Feliz Natal e próspero Ano Novo meu povo. Confio em ti e estou certo de que conseguirás sobreviver este momento difícil da vida sem pão e sem esperança. Tu já sobreviveste ao muito, ao mais difícil e ao mais pesado, por isso mesmo que acredito que sobreviverás.
Ora bem, para não encher-te de palavras e palavras, vou ter que fechar esta carta. Tu precisas de tempo para reflectir sobre a tua vida, assim como eu preciso de tempo para pensar como fazer te chegar esta carta, já que não usas internet nem tens uma caixa postal.
E mesmo assim: FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO!

Texto Retirado do Blog de Custódio Duma ---- AQUI

Mais Informação procura-se....


O debate pode acontecer, mas não é esse o principal objectivo deste post...Procuro mesmo é encontrar mais informação sobre o assunto. Mais textos, videos, links e derivados.

Será Hugo Chavez um visionário que luta contra um sistema imperialista/capitalista selvagem, e contra toda a sua máquina de propoganda e exploração do ser humano ?

Ou será ele apenas mais um ditador ?

A pergunta por si só já pode revelar a minha opinião, mas espero que aceitem o desafio, e que todos juntos possamos partir à procura de mais informação, uma corrida ao tesouro!! E que ganhe o nosso conhecimento do mundo...

Sugestões Inicias :
VIDEOS
A revolução não será televisonada --- Documentário
Câmbio na Venezuela --- Documentário

LINKS
http://www.ces.uc.pt/opiniao/bss/194pt.php
http://www.opais.co.mz/jeitofecho/index.php

Recordem AQUI o debate neste espaço e que originou este post.

Pergunta 03


As repostas falam por sim. A proxima pergunta é muito importante para nós.

Ma_Fur_Ra

Elo de ligação...

Alguma ideia ? Ou é tão óbvio assim ?

Admissão aos Edificios Publicos

Depois do C&G ouvir durante anos os relatos sobre a admissão a edificios publicos, maioritariamente aos ministérios, resolvemos ajudar o governo e produzir uma placa para ser colocada nas entradas destes edificios.

Não foi facil escolher os elementos ou artigos de proibição, porque desde a muito que a lista tem se aumentando. O ultimo relato foi de uma jovem moçambicana que usava um "top" com alças (prmeiro artigo identificado na placa) foi impedida de entrar em num "ministério" para resolver alguns assuntos privados. É preciso salientar que nesse dia estava a fazer 40 graus celsius e que a jovem tem tudo no lugar para mostrar.

Observem a placa e adicionem mais artigos atravez de comentarios.

Pensem nisso...

Ma_Fur_Ra

Fquei com medo!!!

Navegava livremente na internet, sem proposito nem destino, e decidi ir ao portal oficial do meu país (aqui) para ver se tinha feito alterações desde a ultima vez que tinha ido lá.

Entrei, vi as alterações e quis entrar no site do governo (aqui) e apareceu um erro sobre um certificado que tinha expirado! A principio imaginei que fosse o meu computador mas experimentei em outros e deu a mesma coisa.

Não sei qual é o problema mas acredito que a pagina oficial do governo não tenha um erro na sua entrada. Pode ser ignorancia minha, e é preciso ter aquele aviso, mas não acho que seja muito profissional da parte do governo.

Pensem nisso...

Ma_Fur_Ra

O mundo em que vivemos...


É por estas e outras que cada vez que oiço falar de politicos,FMI´s, Bancos de isto e aquilo, economistas da politica e sei lá mais o quê, o meu estômago dá voltas!!!
É tudo números e falas bonitas mas na prática são todos uma MERDA !!! O país está a desenvolver como nunca, bla bla bla... e está aí !!! Cada vez há mais pobres, a cada ano as desigualdades sociais aumentam...

E já agora, já repararam que essas indústrias que andam por aí a arder ou em outros acontecimentos mediáticos (como aquele do frango podre desinfectado e revendido logo de seguida), são todas de estrangeiras ??!! Libaneses,Malawianos,Zimbabweanos,etc etc e tal... São bem vindos por acaso, mas já repararam que indústrias nacionais quase não existem ??!!

Enfim, leiam entao nesse artigo do jornal O PAÍS algumas das imposições do FMI... E daqui a 50 anos, quando se estudar a história de África, irá ficar bem patente que foi um dos principais responsáveis pela sua eterna miséria, juntamente com estes dirigentes analfabetos que temos.

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Resultados: Pergunta 02


A pergunta sobre o dirigente moçambicano demonstra, rapidamente, que houve muito equilibrio, mas vendo bem, as respostas "o tamanho da barriga", "o carro que conduz", "Não ter opinião propria" e "nada", querem mostrar o estado lastimavel da nossa governação, então nesse sentido, os votandes expremiram isso mesmo. Resumindo:

"O dirigente moçambicano é uma desgraça?" = 9 / 13 (70 %)
"O dirigente moçambicano está a fazer um bom trabalho"? = 3/13 (30%)

A pergunta seguinte é muito delicada, e antes quero expressar os meus sentimentos a familia Chissano, mas tem que ser feita: "A morte de Nympine trouxe justiça?"

Pensem nissso...

Ma_Fur_Ra

7 anos depois...


O Curto&Grosso hoje está de luto... Luto pela Verdade e Justiça!! Luto pelos milhares de Moçambicanos que todos os dias são vítimas da ganância pelo dinheiro e poder...
Carlos Cardoso foi um desses compatriotas.

Pensem Nisso
C&G

Retirado do CLUBE DOS MALANDROS e assinado em baixo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Ontem, estava eu quieto, depois de ter posto a dormir uma das minhas lindas e preciosas meninas, a ver o telejornal da tuga, para acompanhar as noticias da selecção das esquinas e quando oiço na televisão RTP Internacional e acredito que na RTP África, também deram a notícia da morte de Nympine Chissano e descreveram a sua pessoa (que a sua alma descanse em paz) como sendo um dos co-arguidos do caso Carlos Cardoso e mandante do assassinato do mesmo Carlos Cardoso. Referiram ainda, que era filho do ex presidente da Republica de Moçambique e respondia um processo autónomo, e bla, bla, bla (Percebi perfeitamente que identificaram que era filho do ex chefe de estado, de Moçambique, mas que o mesmo era acusado de ter mandado matar alguém e etc...).

Para o meu espanto, como levanto-me, sempre cedo, porque sou um assalariado, vejo todos dias o "Bom Dia Moçambique", a partir das 6h, na TVM, não porque vou aprender algo mas para saber onde ardeu enquanto dormia, porque de notícia a nossa pobre televisão, que no meu ver deveria continuar como TVE (Televisão Experimental); porque desde as catanas que os apresentadores e/ou locutores mandam ás falhas técnicas diárias de programação aquela televisão ainda é experimental... sem falar que 95% das notícias são sobre o partido no poder e seus feitos... Portanto, voltando ao assunto, o meu espanto foi ver noticiarem a morte do Nympine como um herói nacional e não como filho do ex chefe de estado: "Morreu N... vitima de...; N... Nasceu em... fruto do amor... o nome provem de guerra e bla, bla, bla..." epa, não estou a dizer que a televisão do governo não deveria anunciar a morte, né? Mas estou a dizer que deveria ser uma notícia uncadinho mais discreta e não como se estivessem a anunciar a morte dum antigo combatente ou ministro; porque verdade seja dita: o povo moçambicano ainda cre, até prova contraria, que ele era o mandante da morte do jornalista Carlos Cardoso...

Nota positiva: Na sua edição extra d'ontem o OBSERVADOR publicou uma página com a notícia como notícia de verdade e não como disparate que a TVM fez.


Mais não digo,
--
Cl@]\[d€$Ti]\[®™

------------------------------------------------------------------------------------------------
E já agora, como se sentiram as viúvas de Carlos Cardoso e Siba Siba Macuácua ao ouvir o Chefe de Estado, sua Excelência Armando Emilio Guebuza, lendo para todo o país uma mensagem de condolências que para os mais desatentos poderia parecer dirigida a um herói nacional?

Sim, essa montagem foi me muito dificil fazer...Até agora é dificil olhar para ela... Mas era mesmo para traduzir em imagens o que as palavras dos nossos responsáveis máximos têm transmitido.

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va




"A VIABILIDADE da produção de clinquer e gesso no país, duas matérias-primas para o fabrico de cimento, está a ser equacionada pelo Governo, que, para o efeito, está à procura de fundos junto de parceiros nacionais e estrangeiros para financiar estudos técnicos nesse sentido" ...AQUI

Três fábricas de cimento no país e 0 da matéria prima... Uma procura incessante pelo cimento, a base actual da construção (infelizmente não temos Universidade que estude alternativas a essa tecnologia).

Mas o que me chamou atenção nem é essa parte, ora reparem... NÃO "TEMOS" $$ PARA ENCOMENDAR UM ESTUDO!!!! Um estudo para o nosso beneficio, no nosso território e que, se estiver errado me corrijam, deveriamos ter engenheiros,geólogos,quimicos e sei lá mais o que, que pudessem estudar a existência no país de minerais e outros...

Como é que um dirigente desses gordinhos que andam aí, que consome 13 viaturas na sua escolta, milhares de litros de combustivel e outros luxos desadequados consegue ter coragem para dizer NAO TEMOS $$ ?!? Como é que gastamos 320 milhões/ano (se não me falha a memória) para manter 250 sanguessugas, numa democracia ocidental que aqui nao passa de palhaçada, a discutirem enquanto quem vence é sempre o mesmo?!?...
Quantos Mercedez e outros carros Topo de Gama sao adquiridos pelo estado ?
Quanto milhões de USD são deitados fora anualmente em conferências,reuniões no ministério, computadores novos todos os anos e dezenas de outros desperdicios... ??

O rico poupa, o pobre esbanja.....Epa, a mim faz-me confusão dizer que não temos $$...

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Aqui estamos bem...

Aqui estamos bem... - diz Nini Satar .............................SERENO, bem disposto e respirando boa saúde, Momad Assif Satar, vulgo Nini, envolvido no mediático “caso Carlos Cardoso”...............Nini que ainda mantém os seus níveis de elegância, elogiou, falando num à-vontade,................. ...........“Este tipo de intercâmbio só vem provar que estamos bem. As pessoas não podem pensar que BO é apenas um lugar de sofrimento. Como vêm, estamos bem de saúde”................. ..............a única coisa que preocupa a comunidade prisional é o problema de processos-criminiais pendentes,............ ............“É preciso perceber que não há sociedade sem crime e, por essa razão, existe a Polícia”............. é hoje pessoa estimada e respeitada por parte significativa dos reclusos, assumindo-se, por via disso, como um líder natural da comunidade local, que fala e conversa com todos como o faz um (bom) pai perante os filhos.

-----------------------------------------
Extracto retirado do Jornal Noticias na edição de DESPORTO!!! de hoje...Podem ver AQUI .
Sinceramente, já não sei o que dizer, peço-vos ajuda...Não sei se falo do sorriso do grande treinador de futebol,o sr MUSSA OSMAN, por estar perante o Nelson Mandela, ops, o Nini Satar....Se a tão boa vida retratada na reportagem!! Afinal a BO é mesmo NICE!!! Estou a pensar em me mudar para lá!! Nao sei, qualquer dia ainda dão o perdão e o Prémio Nobel do Bom Coração a tão jovial pessoa de bem...

O que sentirão os familiares de Carlos Cardoso neste momento ???

E por falar em assassinos, em breve vos vamos lembrar de um outro caso, não tão mediático, mas em que o casal homicida anda solto, livre e procriando...

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Resultados: Pergunta 01


Reparem nos resultados e tirem as vossas ilações. E não se esqueçam de partilhar conosco. Outra pergunta foi lançada, por favor, participem.

PENSEM NISSO

Ma_Fur_Ra

"Dobela que és tão bela"

(clique na imagem para ver uma versão ampliada)

Primeira tentatva de banda desenhada do Curto&Grosso. Sem tem um assunto ou historia que queira contar em BD, não hesite, grossocurto@gmail.com, PENSEM NISSO...

Ma_Fur_Ra




Passaram-se 5 anos...

Acerca da publicação da entrevista onde o presidente Guebuza, nas palavras do jornalista e bloguista Orlando Castro (ver aqui), teceu alguns comentários que podem ser considerados de arrogantes, ficou a duvida da data da entrevista onde prontamente fomos informados pelo autor.

A entrevista a Armando Guebuza
foi publicada no dia 21 de Setembro
de 2002.

Enviei cópia da mesma para o
mail deste Blog.

Um abraço do,

Orlando Castro
(Sexta-feira, Outubro 26, 2007 3:21:00 PM)

Passaram-se 5 anos...alguma coisa mudou?

(Já agora, perca 5 segundos e responda a nossa pergunta na coluna lateral)

PENSEM NISSO...

Ma_Fur_Ra

"Diria, com certeza."


Quando num comentário (comentario do Raul Monteiro na Quarta-feira, Outubro 24, 2007 11:40:00 PM) do ultimo post (este) que colocamos aqui no C&G, apareceu o link do post (ver aqui!) que passamos a transcrever em baixo, não previa o que iria encontrar. O comentário não faz referência ao post inteiro mas só a dois paragrafos, onde fala de duas pessoas que estivemos a comentar aqui nos ultimos post.

Quando me direcionei para o link foi isto que encontrei...e logo de seguida tentei comentar o post mas a pagina
está censurada quando é para colocar comentários. Mas transcrevo aqui a minha tentativa de comentário:

Caro Orlando, diga-me que este post
não passa de uma brincadeira, de ficção.
Porque se não for, então, como
moçambicano sinto-me envergonhado
pelas palavras do presidente do meu país.
Irei publicar o seu post no blog
de que faço parte.

www.grossocurto.blogspot.com

Com os maiores cumprimentos.

PENSEM NISSO...Um obrigado ao Raul pelo link.

Ma_Fur_Ra


-------------------------------------------------------------------------------------
Se fosse em Moçambique eu dizia-lhe como era”

No tempo em que na Comunicação Social portuguesa se fazia Jornalismo (dizem-me que, hoje, ainda há alguns exemplos dessa quase histórica actividade) tive a oportunidade de entrevistar Joaquim Chissano, então presidente de Moçambique, e Armando Guebuza, na altura secretário-geral da FRELIMO.

Do que a memória registou, ficou-me de Chissano a imagem de um estadista de nível mundial, tão capaz de dialogar com o arrumador de carros como com o secretário-geral da ONU. Era o homem certo no lugar certo, na circunstância a Presidência de Moçambique.

Quanto a Guebuza não ficou a imagem mas, isso sim, a certeza de um político arrogante, sem grande preparação intelectual e que tinha orgulho em demonstrar que a razão da força era a solução para todos os problemas.

A entrevista a Guebuza até nem correu bem porque, provavelmente ao contrário do que estaria habituado, não aceitei fazer as perguntas que um dos seus muitos assessores tinha preparado.

«Assim não dou a entrevista», disse-me Guebuza, acrescentando: «Eu é que sei o que é importante perguntar».

Perante a minha recusa, Guebuza acabou por aceitar responder ao que eu quis perguntar, deixando no fim um recado: “Se fosse em Moçambique eu dizia-lhe como era”.

Diria, com certeza. Diria, não diria Carlos Cardoso?

Sacrificado 03 - Final

Agora que coloco este post estou a pensar no assunto. Eu comecei esta trilogia sem qualquer intenção de acabar assim mas ao ver as obras da Avenida 25 de Setembro, a resposta apareceu-me a frente!

Quando é que um presidente do municipio realizou este tipo de obras numa das nossas estradas? Só pode ser para a mudança de nome...numa enorme cerimonia em cortejo de grande estilo com os nossos militares a empurrarem tchovas e armados de fisgas!!

Mondlane, Samora e Chissano já tem uma avenidade, sendo que este ultimo ganhou um moderno centro de conferências, recentemente! Para quando uma avenida para o presidente Guebuza? Para quando?

PENSEM NISSO!!!

Ma_Fur_Ra

Sacrificado 02


PENSEM NISSO

Ma_Fur_Ra

Sacrificado 01


PENSEM NISSO

Ma_Fur_Ra

Cimentos de Moçambique


O Jornal Noticias de hoje traz uma conversa com o Sr. Luciano de Castro, do MICOA, que fala do meio ambiente e da poluição (ver aqui!). E o que me incentivou a escrever este post foi a seguinte frase:
Devo dizer que nesse aspecto não temos tido grandes problemas, senão com a Cimentos (de Moçambique) porque a fábrica é muito obsoleta, por ser muito antiga. Com base nas nossas auditorias falámos com a Cimentos e eles têm um plano até 2008 para reduzir os actuais níveis de poluição da fábrica. E eles fizeram algumas intervenções e a situação está melhor que há alguns tempos.
Sinto-me muito mais descansado, afinal de contas, só vamos mais alguns meses de poluição de alta qualidade!!!!!

Pensem nisso...acho que vou sentir saudades!

Ma_Fur_Ra

A revolução nunca foi pacifica....


Acabam de ser EXECUTADOS mais 3 agentes da PRM. Centenas de outros estão neste exacto momento em muitas das artérias da cidade conferindo livretes e cartas de condução, conferindo a taxa de Rádio e a luz da matricula...

Todas os dias nos mesmos sitios operando da mesma maneira...

O cinzentinho faz mesmo parte do nosso povo e vai continuar a sofrer com a ganância e INCOMPETÊNCIA daqueles que têm a responsabilidade. Existe uma estratégia de combate ao crime??!! O bandido nao tem livrete e carta de condução??!! Sinceramente, já cansa ser parado toda hora por uns compatriotas famintos que procuram 50 paus para ir ao ORCA pegar ¼ de frango...

A guerra continua nas ruas, sinal de quê??!! Sinal de mudanca espero eu... O Guebas e o Pacheco estão a mexer na hierarquia da Policia...parece que essas mexidas não estão a agradar a muita gente, e o resultado esta à vista....nas ruas! Força então, não existe revolução nem mudanças sem oposição ...sem sangue.

Bem, quando os elefantes lutam quem morre é o capim....

PENSEM NISSO

Tsin Tsi Va

Está mal mal....mal

Esta é especialmente para o nosso caro amigo MIGUEL WILSON...

Após ler o teu último comentário fui de imediato colocar isto no ar... E esta vai para todos vocês que se sentem como nós e reclamam que só se fala, só se fala e nada se faz...Bem, eu já expliquei várias vezes que só a existência deste blog é alguma coisa, e não é nada fácil manter isto de pé...Mas fora isso...

Está aí uma proposta concreta de algo que podem fazer para mudar alguma coisa. Sem mais palavras, dirijam-se ao Banco de Sangue do HCM e façam a vossa doação!! Dói muito pouco (a parte mais dolorosa é aquela picada no dedo, ao estilo da malária), vai vos fazer bem pois renovam o sangue, ainda fazem os testes de saúde se quiserem e SALVAM UMA VIDA!!! E daqui a 3 meses, voltem a fazer o mesmo..... Tornem-se DOADORES REGULARES !!

Queriam alguma coisa para fazer??? Aí está algo concreto e a ser feito de imediato. Está a haver uma crise incrivel de sangue neste momento e pessoas estão a morrer por falta dele...

Se nada fizerem, por favor não voltem a colocar o discurso de falta de acção que que....

PENSEM NISSO e BOA DOAÇÃO

Tsin Tsi Va

De tanto pato vendido, o país está rico!!


"São os milagres da DISTRIBUIÇÃO em MACROECONOMIA: divide-se o PIB pela população e obtemos o rendimento MÉDIO de cada um de nós – mesmo que todos saibamos que 85% do PIB (dos mega-projectos) tem um peso insignificante no bem-estar de cada um." ... por Florêncio neste BLOG.

--------------------

O visitante do blog vizinho ainda focou outro assunto em seu comentário, com uma cajadada acertou em 2 patos !! Com análises/comentários desse nível gostariamos que desse também uma passada neste espaço e quem sabe pudesse contribuir...Vejam a outra parte...

------------------

CNE reduz custos do processo eleitoral (“Notícia”, 15/08/07, 3ª pág.)

Afinal era possível reduzir o valor inicial em quase 25%. Para quem estariam destinados os 11 milhões de dólares agora dispensáveis para a realização da eleições “… SEM PÔR EM CAUSA A SUA QUALIDADE”, segundo o presidente da CNE, Leopoldo da Costa.
Justiça seja feita: não
somos parcos a pedir, estendemos as duas mãos bem abertas. Incrível a leviandade com que se fazem os orçamentos.
25% de “gordurinhas” é obra!

-------------------

Ou seja, quando o dinheiro sai do “nosso” bolso já há espaço para contenção de despesas!! Resta saber os cortes foram em que direcção!! Dos Mercedes dos dirigentes ou dos salários dos brigadistas??!!


Pensem Nisso

Tsin Tsi Va




PODES AUDITAR ESTAS CONTAS??!!

Este post foi-nos enviado por email e como o próprio autor nos esclarece, ele foi baseado de outro email. Foram adicionadas algumas ideias novas e elaborado num post, aqui apresentado. Obrigado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------


Caros Amigos,

Permitam-me compartilhar convosco esta triste constatação. Poderá não constituir novidade para muitos, mas gera -me uma tamanha indignação.


Já imaginaram, por alto, quanto de imposto pagamos nesta nossa perola de índico que se chama Moçambique, cujo montante serve somente para suportar as despesas de funcionamento do Governo? Vamos lá fazer as contas:

  • Do nosso salário bruto, retêm na fonte entre 20 a 25% para pagamento do IRPS;
  • Quase todos os bens e serviços que adquirimos têm IVA a uma taxa de 17%;
  • Descontamos 3% do salário base para a segurança social obrigatória (INSS) – as empresas contribuem com 4% que poderia ser nosso;

Se a estas percentagens acrescermos a taxa de lixo, as taxas municipais, quanto fica?

Portanto, entre 40 a 45% dos nossos salários vão para os cofres do Estado. Isto é, para quem recebe 30 mil meticais fica somente com pouco mais de 15 mil. O remanescente será para pagar as mordomias (que não são poucas!) do Governo e dos respectivos funcionários.

E o quê é que recebemos em troca? (i) Educação? Não. Pela má qualidade, recorremos aos serviços privados – um relatório da UNICEF refere que no País as crianças com o nível primário concluído não sabem ler nem escrever. (ii) Saúde? Também, não. Vamos as clínicas privadas, aliás os próprios hospitais públicos têm clínicas especiais (iii) Segurança? Também, não.

Confunde-se o polícia e o ladrão, pelo que para a nossa segurança recorremos também a privados. Ademais, são os reguladores de trânsito e os cinzentinhos que procuram situações para nos extorquir mais dinheiro. Numa situação destas, que incentivo tenho para pagar impostos? E que moral tem o Governo para me exigir? E depois questionam a razão da fuga ao fisco na pátria amada.

Enfim, somos nós que trabalhamos para o bem-estar do Governo e não o contrário. É o país da marrabenta, onde o que está a dar é dzukuta!

Estamos Juntos!

LV

Quando estiveres melhor...



Continuamos sem escrever sobre o assunto, mas é com muito prazer que colocamos aqui no nosso espaço de debate este texto...

Ainda há muita gente com algo a dizer neste país, está visto que sim. É preciso sempre tentar diferenciar as criticas sem nenhum fundamento e movidas apenas por sentimentos escuros e as criticas com valor...esta, a nosso ver, é uma delas.Parabéns pelo texto...

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Alô Ivania.

Espero-te melhor.

Tens lido e ouvido muito acerca de ti, ultimamente. E quase tudo o k se diz é um atentado à tua saúde física e mental. Mas não penses k as pessoas t querem mal, que foram fzr «coisas» para perderes o bebé. Não!

Contra ti, Ivania, nada a dizer. Diz quem estudou contigo k até foste uma boa estudante, que te formaste com muito mérito! Eras capaz de auferir retumbantes vitórias em audiências judiciais, sem trapassas, sem molhar as mãos à ninguém, jogando limpo.

O problema, Ivania, é a Dama doBLING (DB), essa personagem macabra que inventaste. Essa desmiolada que mostra as partes a quem quer ver, que faz pornografia barata em palco, mesmo com 5 meses de gravidez. Essa personagem que inventaste, Ivania, é a pior coisa q aconteceu aos moçambicanos nos últimos 10 anos. Pior que o paiol e as cheias.

Porque as casas que as cheias engoliram, estão de pé outra vez. As paredes que o paiol derrubou já estão a ser levantadas. Mas e as feridas que a DB deixou na alma do teu povo? As feridas da alma, Ivania, essas jamais cicatrizam. Jamais!

O comportamento da DB não é reprovável por ela ter o diploma. Até pk kem tem o diploma não é a DB. És tu Ivania. A ética e moral que se exige à dra. Ivania não é a mesma que se exige à artista DB. É preciso separar as águas. Mesmo que a Zaida Lhongo(que saudades!), a Neyma e a Lizha fossem doutoras, ninguém levantaria o dedo contra elas. PorquÊ?

Porque uma coisa é erotismo artístico e a outra é pornografia e pouca vergonha gratuítas! A DB excedeu-se, Ivania! Humilhou-te a tí própria, que lhe criaste. Tirou-te o filho. Humilhou-nos a todos. Por causa dela, somos vistos lá fora como um povo oco, que náo tem nada a preservar. A liberdade da DB violou a liberdade dos moçambicanos. Prostituíu-nos, Ivania.

Por isso peço-te, Ivania: MATA LÁ a DB. Faça justiça a quem te tirou um filho. Qdo estiveres melhor, volta ao nosso convívio com outra personagem, menos pornográfica, menos americana, mais moçambicana!

Estimo-te as melhoras.

MWC

Novo passatempo dos Moçambicanos


Recebi um SMS logo pela manha e quis partilhar convosco fazendo uma pequena montagem para dar alguma "alegria" a esta situação que vivemos. Os brasileiros dizem: "Quando estás a ser *******, e não tens como escapar, então aproveita e goza."

Mas já agora, alguém quer arriscar onde vai ser a proxima explosão/incêndio?


Pensem nisso...
Ma_Fur_Ra

Ministério do Interior


Como haviamos anunciado a uma hora atrás o Ministério do Interior esteve com fogo durante pelo menos 45 minutos. Duvidas tiradas no local dizem que "alguns gabinetes queimaram-se" mas que a situação está controlada.

As fotografias não são muito elucidativas mas a mancha vermelha é de um carro de bombeiros.

Começa a tornar-se normal os incêndios na cidade de maputo.

Pensem nisso...

C&G

PS. Será que vamos ter mais uma Comissão de Inquerito????

Foguinho em acção!!!

NOTICIA DE ÚLTIMA HORA!!!

O Ministério do Interior arde, tal como o da Agricultura, mas desta vez em pleno coração da cidade capital!

Fotografias daqui a pouco...

Deve ser do clima...pensem nisso!!!

Curto&Grosso

Frases Infelizes


...Será que teremos fábricas no seu interior ??!!!

A Nobreza do ADELINO!!!


Há muito que ia me debruçar sobre este fenónemo, faz mesmo algum tempo. Mas ontem, após mais um PONTOS DE VISTA (STV), ganhei força para me expressar...
Não é que o sr Adelino Buque (espero não ter errado no nome...a meu ver uma escovinha do partido) considerou de NOBRE a paragem dos 30 dias no ensino no país... NOBRE meus amigos !!

Ora vejamos...

Para se fazer um censo populacional a educação de um país PÁRA 30 dias. Da 1ª classe a um doutoramento...todos parados. Quantos milhares de pessoas são ? A justificação é que os professores estão envolvidos na....FORMAÇÃO !!! Quer dizer, nem são eles os recenseadores !! Quantos dias são de formação?? Qual é a percentagem de professores envolvidos nisso ? Será de 90% ??!! Pois... Quantos professores do ensino primário e Universitário estão dentro disso?? Deixa adivinhar....0.001% ??!! (pura adivinha...). Já se realizaram censos, e perdoem-me se estou errado, não creio que se tenha parado toda uma Educação por causa disso. Em que país do mundo isso acontece??!!

E se por si só a decisão é uma completa IDIOTICE, para ser simpático, vamos ao show dentro do espetáculo...

- A decisão foi há muito tomada e o despacho preparado em Janeiro....ele foi entregue às instituições em Julho!!! Sim, ouviram bem, menos de 30 dias antes da interrupção...

- Muitas instituições não foram informadas oficialmente mas sim pela imprensa, e o Director da Educação da Cidade de Maputo parece que achou LINDO esse facto...completamente normal e justificado.

Permitam-me a ousadia, mas não creio que um censo populacional previsto há anos, repito ANOS (!!!!), possa se comparar a uma calamidade natural ou um surto epidemológico que necessite e justifique medidas “em cima do joelho”...

Quanto dinheiro o país não perde com esta paragem ?? Quanto atraso não vai colocar a milhares de pessoas e ao país em si... O problema é que o prédio da 24 de Julho, e quase toda a máquina governativa, está cheio de cérebros obsoletos mais preocupados com o tribalismo,racismo, em derrubar o outro para subir, em conseguir as senhas do combustivel, em inscrever-se na faculdade pirata da UP...é tanta ocupação que se esquecem de TRABALHAR !!! Esta decisão é um completo e redondo ABSURDO !! Sinceramente mete nojo e envergonha ser governado por gente desta “espécie”...

Um país (e não só, o mais simples negócio também) tem que ser dirigido com base em planeamento, orientações, previsões... É preciso se estudar e aplicar toda a ciência ao se dirigir seja o que for. E especialmente, TIRAR de um lugar quem não serve !! Já chega de incompetência...Já chega de gente a “fazer favor” ocupando cargos de extrema importância e que decidem os destinos de milhões de moçambicanos...JÁ CHEGA ! ! !
Enfim, imaginem o festival que vai ser este semestre nas faculdades... exames dia 31 de Janeiro, 2as épocas dia 2 de Janeiro...Ou ainda pior, reduzem o número de semanas de aulas e claro, cumprem o programa...os estudantes que aguentem como sempre...

“...vai ver as pautas a vermelho e os docentes indeferentes...” - AZAGAIA em Mentiras da Verdade...

PENSEM NISSO
TSIN TSI VA

-------------------------------------------

Sem Comentários...

um individuo pisa-te e não te aleija nem pede desculpa e outro pisa-te, aleija-te e pede-te desculpa, ao 1º dás UM MURRO e ao 2º perdoas...” by Adelino Buque no programa PONTOS DE VISTA

DAMA DO BLING: ra, re, ri ro, rua....?

Esta carta foi recebida por email e já que estamos na onda da música moçambicana e da Dama do Bling (conhecida, pelos vistos, por DDB, não confundir com a agência de publicidade!!!), e também, estando dentro do espirito Curto & Grosso, aqui vai...

-------------------------------------------------------------------------------------------------


MAMUDO RAZACK

Exmo Senhor Director

Com sua mui gentil amabilidade solicito que publique a presente carta na página destinada aos leitores.

Circula como moeda corrente tanta “algazarra” à volta da propalada imoralidade propagandeada pela dita nova geração da música moçambicana, sobretudo pelo carácter paupérrimo das mensagens que corporizam tais músicas, mas também e sobretudo pela crescente exposição da paisagem íntima da mulher, quer em vídeos e ainda ao vivo, nos reputados espectáculos que nos são dados a ver.

E a esse respeita sobressai como expoente máximo da crítica popular a conhecida jurista(?) e cantora Ivânea Rosa Mudanisse (“o hi danissa mesmo”[1]), popularmente havida por Dama do Bling.

É importante dizer-se que esta cidadã “entornou o caldo” na sua última aparição no programa MUSIC BOX da “espectaculosa” (diga-se STV), dada nudez exacerbada e sem precedentes com que nos brindou nessa ocasião.

Não sei se antes ou depois e se em reacção ou não às críticas arremessadas post MUSIC BOX, a Dra. Mudanisse presenteou-nos com mais uma música e, desta feita, afastando para longe as vozes que a censuram.

Embora não apreciador da performance desta cantora, tive o privilégio de receber, por e-mail, a letra da badalada última criação (não sei se da Bang Entretenimento ou Ivânea) e sintetizo-a em quatro pontos que considero essenciais:

  1. Sou doutora e porque não posso cantar?
  2. Neste andar entrarei na campanha eleitoral.
  3. Quem pagou a minha escola?
  4. Será que não posso cantar só por estar grávida?

Comecemos pela pergunta segundo a qual se pelo facto de ser doutora não pode cantar quando há ministro com 6ª classe a legislar.

Ora, apesar de concordar que a feitura de leis não se compadece com o simples traquejo político, entendo ser imperioso recordar a Dama do Bling que para além dela existem artistas que a para de possuírem formação superior também cantam. Temos que citar os exemplos de Seth Swaze (também jurista e quanto a mim, um dos melhores guitarristas e vocalistas moçambicanos), Arão Litsure (o Senhor Alambique), Norberto Carrilho (saiba que para além de exímio Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo é mestre na guitarra e na voz), Zé Manel (outro jovem promissor) e outros tantos.

Daqui há que dizer claramente: ninguém está a dizer que a Dra. Mudanisse não deve cantar, mas não me parece social e moralmente recomendável que exiba a sua paisagem íntima como se Deus fosse boçal ao dar sabedoria aos homens para distinguirem a roupa interior da restante, cuja visualização é reservada a quem lhe é cúmplice nos momentos de intimidade.

Imaginem o Arão Litsure a cantar de “boxers”, sem camisa e fazer movimentos propícios para o quarto, no palco e ante a crítica social defender-se com essa de Ministro de 6ª classe a legislar... valha-me Deus.

É exactamente por ser doutora que a sociedade não lhe poupa a pouca vergonha que nos dá a conhecer.

Portanto, não procede essa argumentação mesquinha.

No que se refere à possibilidade de embarcar numa campanha eleitoral, uma vez que nos mídia cada vez mais é Dama do Bling que está bater pelos diversos motivos, acho que já não será necessário.

Ora vejamos: a campanha eleitoral visa dar a conhecer ao eleitorado o que se não conhece de alguém que pretende ser eleito.

No caso em apreço, considerando vestimenta artística da Dama, que nos presenteia com toda a sua paisagem íntima, nada mais há a dar a conhecer, pois que quando o povo, do Rovuma ao Maputo vê tudo, incluindo o que, normalmente, apenas o consorte teria privilégio de ver, nada mais resta para mostrar.

Entretanto, a aludida campanha eleitoral justifica-se se a nossa doutora pretende mostrar aos moçambicanos como pode fazer o que se faz numa situação em que duas pessoas, na mais vulgar das intimidades fazem. Nesse caso daria por justificada a entrada para uma campanha eleitoral.

E se assim fosse, eu a aconselharia a não perder muito tempo em cantar para fazer a sua campanha eleitoral: bastaria, a partir das 18 horas, deslocar-se ao Luso, à Rua de Bagamoyo, à Av. Olof Palme (próximo da Procuradoria da Cidade), à Av. Mao Tsé Tung (na zona entre o Parque dos Continuadores e o Complexo Sheik). Ai certamente, com os seus habituais trajes artísticos, não passaria despercebida e tenho a certeza que muitos a solicitariam a provar o que sabe fazer.

Diz ainda, a nossa doutora que invadiram a privacidade dela. De quem se refere esta patrícia? De alguém vivendo no Marte ou na Lua?

Acho que nem é preciso invadir a privacidade desta cantora, pois ela mesmo se encarrega de nos deixar conhecer a sua floresta íntima. De que privacidade se refere Dra. Mudanisse? Acho que não é razoável que alguém que se expõe nuda e levianamente para milhões de moçambicanos venha reclamara quebra de privacidade.

Num outro excerto da sua canção justifica a alguma abastança dos progenitores para afirmar que não pediu esmola a ninguém para custear os estudos. E nem precisava pedir esmola.

Entretanto, esquece que são os moçambicanos laboriosos que com seus impostos garantem salário aos docentes que a formaram, bem assim o apetrechamento do estabelecimento de ensino por onde passou, das estradas e outros.

Acho um insulto indelével cuspir para os moçambicanos dessa forma, pois saiba que cada cidadão se esforça para que haja mais pessoas formadas e não pessoas que exibem descaradamente a nudez.

No que se refere a sua gravidez, pouco há a dizer, pois somente tememos que o petiz que ai vem se indigne com os progenitores ao saber que a sua gestação foi irresponsável e levianamente exibida aos moçambicanos, sendo que a sua mãe é objecto de comentários em nada abonatórios para o pudor social.

Em suma, Dra. Ivânea Rosa Mudanisse (este apelido é sugestivo), ninguém está contra as suas cantarolices, mas poupe os moçambicanos dos detalhes sórdidos.

E não venha com essa de que está a ser perseguida e que quebraram a sua privacidade. V.Excia é quem quebrou a própria privacidade, se é que esta algum dia existiu.

Tome Nota.



[1] Em português: de facto nos envergonha.

A música moçambicana está prostituída

Antes de mais, esclarecer que este post NÃO é do blog CURTO & GROSSO !! Foi retirado de um outro blog.
O texto não reflecte na integra as ideias do blog. No entanto ele foi destacado por acharmos que tem pontos de vista interessantes. Até hoje não comentamos a "polémica" que está na moda que tem haver com a vulgo DAMA DO BLING. E este texto foi colocado numa visão GERAL, veja-se o titulo..."a música moçambicana está prostituída". É uma visão global e não de uma artista em apenas que gostariamos de realçar... Só para esclarecer...no entanto, somos CURTOS E GROSSOS e por isso.....

-------------------------------------------------------------------------------------------------
Demorou mas já é uma realidade “a música moçambicana está prostituída”

Sinceramente falando só em moçambique isto pode acontecer…

Sou jovem mas vou desabafar de tanto cansado de ser humilhado.

Assistimos nos últimos dias a uma verdadeira humilhação, ou melhor um verdadeiro atentado à cultura nacional com espectáculos musicais obscenos, desrespeitosos, que violentam nossa mente, mas o pior é que nós ainda pagamos por isto…

O grande dilema são as composições e performances de certos artistas (repito artistas) da praça.

Só para citar algumas referências:

Dama do Bling
Ela consome maior parte das letras tentando se justificar ao povo pelos seus feitos absurdos, desnecessários e sem cabimento algum;
Rapper de voz indiscutível (quanto a mim)… Afirma que largou o diploma da UEM para se dedicar à música… Só um recadinho “De Jurista ela só tem o Diploma”.
Esta menina provavelmente provém de uma família abastada, financeiramente estável, tanto é que recentemente comprou um esposo. Isto tudo faz dela uma menina mimada, que desconhece a realidade do país; artisticamente ela está mais para uma
Streep Teaser do que propriamente cantora…

Quem poderia dizer que esta Sra é Jurista se ela não dissesse a alguém?

Valdemiro José
É a prova viva de que aqui só canta quem pode… actualmente esposa da
Bling provou em pleno Fama Show que música para ele nem na próxima encarnação, porém hoje aparece em grandes palcos e com uma arrogância que se lhe desconhecia “eu sou o tal”. Foi o pior no fama Show, este programa também muito mal pensado e executado com absurdos critérios de selecção… meu Deus… este é mesmo um país do FAZ DE CONTAS.

Este menino casou-se sem saber com quem muito memos porquê, pelo menos sabia para quê
“Brilhar nos grandes palcos!!!!” que sonho minúsculo;

Mc Roger
Estranhamente de um dia para o outro virou músico; suas músicas dedicam-se a
polir gente de elite, e fazer propaganda do seu guarda-fato… em entrevistas demonstra muita arrogância e vontade de ser o bem amado... se tivesse que mudar de nome o mc se chamaria “EU”… falta-lhe maturidade e humildade hà muito que não faz parte de seu vocabulário.

Lizha James
Quanto a mim a melhor voz do país… ridiculamente saiu do
Góspel para o “PANDZA”. Tenta ao lado do Bang reproduzir o sucesso dos Norte-Americanos Jay-Z e Beyoncé… descobri que a Lizha não sabe o que ela vale. Amigos a Lizha canta muito eu a conheço de perto….

Azagaia
Eu nem gosto de HIP-HOP mas tiro o chapéu… suas músicas escuto repetidas vezes.. suas letras... meu Deus… uma obra de arte… sou seu fã assumido você sabe associar o que aprendeu na vida e na escola em suas composições…


Resumindo:
Estas organizações como a Bang, DXS, etc. mostram que estão somente à caça de “
Money, Power and fame” e nem ligam para a sociedade, não tem nenhuma responsabilidade social; digam-me amigos Onde irei criar e educar meus filhos?

É necessário que saibamos que todos nós estamos condenados a formar famílias num ambiente em que o ridículo e o absurdo estão na moda, o poder vale mais que a própria humanidade, é um verdadeiro salve-se quem puder cultural.

Se concordas com o que eu disse, repasse esta mensagem a todos seus amigos de modo a minimizar o impacto destes actos de terrorismo explícito!

Post retirado daqui!!!

Este blog é giro...


Desta vez é mesmo para dar os parabéns !!!
Parabéns à MCEL e aos responsáveis por aprovarem e patrocinarem o projecto denominado BASKET SHOW, o tal jogo GIRO...

Obviamente que quem sai a ganhar é a MCEL e a STV, não é nenhum favor que fazem, mas são iniciativas “capitalistas” desse género que são bem vindas. Os mais distraidos não percebem que se a nossa juventude está OCIOSA como está nos tempos actuais, mais dedicada ao alcoolismo que a outras actividades é muito por causa disso mesmo, da FALTA DE DESPORTO!!!

O projecto BASKET SHOW, está a envolver milhares de jovens tanto dentro como fora do campo e são milhares de jovens que veêm assim o seu tempo ocupado com algo positivo, o desporto. Uma actividade desportiva, especialmente em equipe, não só faz transpirar como ocupa, recreia, ensina,etc... Introduz uma criança/jovem a vários desafios novos que irá enfrentar em toda a sua vida mas que é lhe introduzido duma maneira “soft”, brincado de jogar... Trabalho em equipe, liderança, disciplina, companheirismo, justiça, igualdade, trabalho e recompensa...tudo isso se aprende no Desporto.

Contem quantos campos e pistas deixaram de existir na cidade de Maputo e não só...contem...não estranhem por isso que seja mais fácil para um ”puto” ficar na barraca a beber que andar quilómetros, pagar ao guarda dum campo e arranjar colegas para jogar....

Enfim, esperemos que o projecto continue e que faça parte dos patrocinios anuais da MCEL....E que se possivel se alastre para todo o país. A MCEL têm uma responsabilidade social (ou deveria) e iniciativas como essa AJUDAM E MUITOOOOOOOOO... OS NOSSOS HUMILDES PARABÉNS.

PENSEM NISSO
Tsin Tsi Va

Comentem vocês !!!

Novelas...

RECORD/Mira Mar&IURD, STV/TVM&GLOBO

Que as novelas (brasileiras em particular) já fazem parte da cultura moçambicana já não era novidade e até já estou meio conformado.

Há anos que somos entupidos de novelas, praticamente obrigados a consumir este produto que é bem produzido (há que tirar o chapéu) nas terras de Vera Cruz. Digo “obrigados” porque qualquer que seja a hora do dia, ao ligarmos o nosso aparelho de audiovisão lá de casa damos de caras com cenas de sexo explicito, traições, ostentação do luxo e violência. Tudo isto oferecido pelas nossas queridas STV, TVM e Mira-Mar, que assumiram esta responsabilidade social (social, isso mesmo) de transmitir estes valores podres à nossa juventude.

A TVM e a STV passam na sua programação diária no mínimo 4/5 novelas (ou repetições) em horários flexiveis para que todo mundo possa acompanhar. Que algumas novelas até têm um certo teor educativo isso tenho que reconhecer, mas prestando bem atenção dá para concluir que as histórias são quase (senão sempre) as mesmas. São os ricos a tomarem café da manhã com bacon, queijo, presunto, suco de laranja e batido de sei lá quê, em contraste com os pobres (quase sempre favelados) lá na miséria. O mais engraçado é que os moçambicanos (e brasileiros) pobres ficam colados a TV para assistirem essas novelas, aumentam a frustração vendo uma realidade completamente oposta.

"Os ricos assistem para relaxar...

Até gosto e me divirto muito com Foguinho e suas artimanhas, mas por onde andam os programas educativos? Será que é de novelas que as crianças/jovens precisam para aprender e apreender algo sobre a vida? Por onde andam os programas que ensinam e divulgam a nossa cultura (o Mapiko, a dança do Tufo, o Nzorre,e.t.c)?

Neste capitulo a Mira-Mar é mais violenta. Uma hora da tarde e somos brindados (talvez seja a sobremesa) com “Vidas Opostas”, uma novela com um grau de violência extremamente elevado, da qual só podemos retirar aspectos negativos. O engraçado é que logo após a novela aparece o programa salvação da fé ou alma (sei lá o raio do nome do programa ao certo).

Portanto, mostram o Diabo da forma mais nua e crua e depois incentivam a busca de Jesus Cristo. Adivinhem onde? Igreja Universal do Reino de Deus, local de extorsão do dinheiro de muitos que acreditam em Deus e essas coisas divinas (na verdade são muito burros, isso sim). Bonita maneira de atrair crentes!!

Já dizia o sempre saudoso Marechal Samora Moisés Machel:

“A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO”.

Mas o que as novelas ensinam?

As filhas a meterem-se com os padrastos, o primo a meter-se com a prima, a mãe a seduzir o namorado da filha, as meninas a “entregarem-se” na busca de LUXUS, violência e mil maneiras de matar e roubar.

Ok, também ensinam o que é o amor, sentimento e blá blá, mas a vida não é só isso, não é só disso que se vive. Amor não alimenta nenhum estômago, principalmente o do comum moçambicano que todos os dias almoça e janta com erradicação da pobreza absoluta. “Não é tempo de amar este” – já se dizia numa peça do grupo Gungu.

Acordar, trabalhar, estudar, procurar a vida...isso sim eram coisas bonitas e importantes para serem passadas 24/7 nas nossas televisões.

As televisões são condicionadores do povo, usam a fraqueza do povo pelas novelas para ganhar audiência, e como consequência o povo fica burro.

As novelas viraram o ópio dos moçambicanos.

Pensem Nisso...

Tsapau